quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Textos de ouro - Mateus 11:28-30


TEMA: TEXTOS DE OURO: MATEUS 11:28-30 
2a IPI RIO PRETO - 04/09/13 às 20h 

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)

— Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. (Mateus 11:28-30 NTLH)

Introdução 
- Creio que todos os versículos da Bíblia são inspirados por Deus. Mas existem alguns que tocam nossos corações, que chamo de textos de ouro. Volto a frisar, que todos são igualmente inspirados, mesmos aqueles trechos que a principio não comuniquem a nossa geração e cultura. 

- Minha intenção em pregar alguns textos é promover a importância da Bíblia, de atentarmos para as verdades reveladas por Deus através dos profetas e apóstolos. 

- Quem escreveu Mateus 11:28-30? O evangelista Mateus. O mesmo registra uma das muitas falas de Jesus, mas uma das mais importantes. 

- Lendo o comentário da Bíblia anotada encontrei: Este grandioso convite, estendido a todos, é tríplice. 1 vir e receber salvação, 2 aprender em discipulado, 3 servir em um mesmo jugo com o Senhor. O jugo envolve instrução sob disciplina. No entanto, em contraste com o ensino dos escribas, o jugo de Jesus é leve. Ao longo dos séculos, estes versículos tem figurado entre os mais queridos em todo o NT. 

- O que aprendemos com esse texto de ouro? 

1. Jesus nos acolhe 
- Sei que constantemente falo isso, mas é verdade, vivemos em uma sociedade abortiva. Não apenas mulheres que infelizmente querem se livrar de um problema, arrumando outro e cometendo assassinato. Mas vivemos em uma sociedade que rejeita, que exclui, que nega atenção, ajuda, carinho e relacionamento. 

- Hoje temos as mais diversas redes sociais, desde as licitas, as imorais e as esdrúxulas, e mesmo assim as pessoas estão sofrendo, sozinhas, abandonadas e pedindo socorro. 

- Quantas portas não se abriram do outro lado, porque quem estava do lado de dentro não quis atender? Quantos telefonemas caíram na caixa postal e alguém em desespero ou precisando de ajuda, ou precisando ser ouvido e acolhido ouviu: no momento não posso atender, mas após o sinal grave seu recado? 

- Hoje são vários os fatores que fazem as pessoas não se sentirem ou não serem acolhidas. A violência, a maldade, o egoísmo, o individualismo, o secularismo, mas acima de tudo, o pecado. 

- Deus é o único que nos acolhe de verdade em Cristo. O único que poderia e deveria não nos acolher, estende suas mãos e nos convida ao seu abrigo, ao seu esconderijo. Na verdade o pecado humano, cometido pelo primeiro casal de nossa espécie, de rebeldia e desobediência a vontade de Deus instaurou o caos em nossas vidas. Pois todos nascemos inclinados ao pecado, a viver longe de Deus, logo longe uns dos outros. Mas Jesus na Cruz nos convida a reconhecermos nossos pecados, pedirmos perdão a Deus e sermos acolhidos diante de Deus. 

2. Jesus nos alivia 
- Se pudesse escolher uma palavra para definir nossa geração, sem dúvida alguma escolheria a palavra cansaço. As pessoas vivem cansadas. Acordam, dormem, trabalham, tiram férias, mas permanecem cansadas. Entramos em um processo de escravidão que só pode ser rompido pelos fortes braços de Jesus. 

- O nosso cansaço é tamanho que os remédios não estão sendo suficientes, as drogas estão sendo usadas de modo assustador, pois falta a volta ou a permanência em Deus. 

- Por que Jesus pode nos dar descanso e alivio? É simples. Ele é o salvador e senhor  do universo. Ele derrotou tudo aquilo que pesa em nossos ombros. A morte, o inferno, os demônios e o pecado. 

- Saber e viver Mateus 11:28-30 é fundamental a fé cristã, pois se trata de ternos acesso ao alívio que todos precisamos. Li uma tradução muito interessante: Vocês estão cansados, esfatiados de religião? Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo. Observem como eu faço. Aprendam os ritmos livres da graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza. ( Biblia A Mensagem). 

3. Jesus nos ensina 
- Todos os dias Jesus quer nos ensinar algo. Na verdade Jesus veio a terra nos ensinar muitas coisas. Nos ensinar o caminho da salvação, a sermos mais humanos, amáveis, dependentes de Deus, fervorosos, humildes e vivermos em liberdade e libertação. 

- Vir para Cristo, entender que ele morreu na Cruz por nossos pecados, que deveríamos morrer para sempre por pecarmos tanto, mas Jesus assume nossos pecados e morre em nosso lugar. E apenas um detalhe, apenas em filme que as pessoas morrem pelas outras, na vida real é cada um por si. Jesus é o único que realmente morreu em nosso lugar. Isso também ele fez para nos ensinar que existe um plano de Deus para nossas vidas. 

- Mateus 11:28-30 deixa explicito o caráter pedagógico da vida cristã. Antes de tudo, ser cristão é ser um eterno aluno aqui na terra. E quanto mais as palavras de Jesus ecoarem em nossos corações, mais firmados estaremos no Senhor. 

Conclusão 
- Realmente Mateus 11:28-30 é um texto de ouro, chave para a vida de qualquer pessoa que queira servir e andar com Deus. Que possamos atentar as três verdades que encontramos no convite de Jesus, pois é um convite para estarmos mais perto de Deus. Em nome de Jesus, amém. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário