Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo. Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. E Ló foi com ele. (Gênesis 12:1-4 NTLH)
Introdução
- Promessas de ouro são verdadeiras pepitas da Palavra de Deus. É lindo saber que a Palavra nos enriquece, toca nosso coração e nos possibilita discernir o que está no coração de Deus.
- Já estudamos Mateus 11:28-30; Salmo 37:1-5. E Hoje queremos nos alimentar de Gênesis 12:1-4. Estamos diante de uma das historias mais fantásticas da Bíblia. O chamado de uma família. A escolha de Deus na vida de um homem. O surgimento do relacionamento movido estritamente pela fé.
- Não sei como você chegou a esta reunião, quais são suas lutas, inquietações, problemas, desafios, questionamentos, desânimos, problemas, mas sei do Deus de Abraão que pode operar em sua vida.
- Este texto o considero de ouro pois além de ser a história de nosso pai na fé, é o relato de uma grande promessa que se cumpriu. Apenas um detalhe. Hoje Abraão é reverenciado pelo cristianismo, islamismo e judaísmo.
- Por isso, o que aprendemos com a promessa de ouro de Gênesis 12:-14?
1. Mudanças são de Deus
- Vejamos que interessante. Mudanças também são de Deus. Abrão morava com seus familiares e de repente Deus o desafia a sair de sua terra.
- Muitas vezes eu e você estamos acomodados em nossa zona de conforto, com aquela via de sempre, e de repente Deus muda tudo.
- Porém precisamos pontuar que as mudanças que Deus faz, na vida daqueles que se submetem a sua vontade sempre é para melhor. Jacó e seus filhos, da fome, para o Gosen no Egito. Da escravidão no Egito para a terra prometida. Da Babilônia para Jerusalém nos dias de Neemias. Das pescarias para a pregação do Evangelho, no caso de Pedro e André. De Belém, para Jerusalém no caso de Jesus.
- Se abra para as mudanças de Deus. Quando vejo a história de Abrão fica evidente que Deus queria mudar não apenas uma família de localidade, mas queria mudar a vida dessas pessoas. (2 Corintios 5:17).
2. As promessas de Deus envolvem a salvação de pessoas
- É triste ver como as pessoas gastam suas vidas querendo sucesso, serem famosas, mesmo que seja das maneiras mais esdrúxulas possíveis. Deus queria fazer o nome de Abrão famoso, e de fato se tornou. O que aprendemos com isso?
- o sucesso de Deus em nossas vidas é com a única finalidade de salvar pessoas, de mudar histórias, e apontar a Deus para quem ainda não o conhece.
- a grande mudança que pode ocorrer em nossas vidas é nos tornarmos bem sucedidos, famosos e realizados para glória de Deus.
- Assim como Abrão nascemos para brilhar, para iluminar, para manifestar as boas dadivas e os dons perfeitos que procedem do Pai das luzes (Mateus 5:13-16; Tiago 1:17) em nosso caso através de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.
- Não estou pregando teologia da prosperidade, que sairemos na capa da Veja, que entraremos para o casting da Rede Globo. Mas que se crermos Deus pode nos pegar, nos transformar e nos usar para mudar a historia de milhares de famílias.
3. O segredo é a obediência
- Uma pergunta: Você deseja as promessas de Deus em sua vida? É necessário apenas uma coisa de sua parte. Obediência. Abrão ouviu a voz de Deus, lutou contra sua realidade, contra suas raízes, abriu mão dos parentes, das facilidades e foi viver tudo aquilo que Deus tinha para sua vida através da obediência.
- É facil crer nas promessas de Deus, mas o desafio é obedecer. Certamente que Moisés creu que tiraria o povo do Egito, mas o desafio foi obedecer a vontade de Deus.
- Será que somos obedientes como Abrão? Será que ainda precisamos tomar a decisão de obedecer a Deus. Sempre que falo sobre obediência me recordo de duas situações. Primeiro: Obedecer é melhor do que sacrificar. E segundo: Estou pronto a fazer o que queres Senhor, confiando no seu poder...
- O segredo não é o tamanho da oração, o timbre de voz, se é em pé ou de joelhos, mas se obedecemos a Deus. Não existe meia obediência, ou obedecemos ou não (1 Samuel 15:22-23).
Que possamos entender essa promessa de Deus para nossas vidas. Que possamos estar abertos as mudanças, que possamos entender o objetivo de nosso êxito. Que possamos obedecer ao Senhor. Que Deus nos abençoe ajude, amem.
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário