sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O PODER DA PALAVRA


TEMA: O PODER DA PALAVRA!


Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. (Hebreus 4:12 NTLH)

- Parece brincadeira, quando algum pregador pergunta ao seu auditório, se alguém trouxe a Bíblia. Geralmente tal pergunta é terminada com a seguinte afirmação: crente não pode andar desarmado. Todos caem na gargalhada e pensam que se trata de um quebra-gelo. Mas se atentarmos com atenção para o que está escrito em Hebreus 4:12 perceberemos que a Bíblia é poder de Deus. Vejo nessa passagem da Bíblia, o poder de Deus através das Escrituras Sagradas. O que aprendemos com essa porção bíblica? 
1. Não se trata de um livro qualquer 
- Evidente que sou cristão, e nesse sentido, suspeito para defender a Bíblia. Porém é um fato para qualquer pessoa evangélica ou não que a Bíblia não é um livro qualquer. Primeiro o fato histórico de ser um escrito de mais de 2000 anos. Mesmo se tratando de histórias sobre a antigüidade, outras culturas e contextos, seu conteúdo fala aos nossos corações. Isso é perceptível tanto ao que possui conhecimento acadêmico ou não. A expressão viva e poderosa explica o caráter singular da Bíblia, sua inspiração divina, seu conteúdo que alimenta o espírito. Além disso, é um livro diferenciado, pois mesmo existindo tantos avanços, a Bíblia faz sentido e tem seu papel na vida das pessoas, dando respostas ao sentido da vida que nenhuma equipe de filósofos e cientistas conseguiu dar a humanidade até hoje.
2. É uma arma poderosa a nosso dispor
- São muitas expressões que encontramos na Bíblia, sobre ela mesma, e uma delas é espada afiada dos dois lados. Tal definição está em harmonia com Efésios 6, quando o apóstolo Paulo fala sobre a espada do Espirito. A Bíblia é uma arma muito poderosa. Ela corta, ela cauteriza, ela faz sangrar. Quem sabe manusear, meditar e refletir se torna forte, bem armado para enfrentar demônios e pessoas. Para passar pelos vales, desertos, para superar tempestades e tribulações. Assim como um soldado não deve guerrear por seu país sem suas  armas, o cristão nunca deve viver sem a Palavra de Deus. 
3. A Bíblia toca nossas emoções, desejos e pensamentos 
- O poder da Palavra não está na equipe de marketing da Santa Sé, ou de algum movimento protestante, que a cada ano lança uma nova maneira de promover o Escrito Sagrado. Na verdade houve períodos que a cristandade não teve acesso a Bíblia, principalmente antes do século 16. Se fosse a força humana que mantivesse a Bíblia viva entre nós, em evidencia, com certeza no século 21 não saberíamos o que significa a Bíblia. Este livro foi escrito por homens, mas inspirado pelo Espirito Santo. É por isso que a Bíblia toca razão, emoção, desejos e pensamentos. É a única ferramenta que pode domar nossos desejos, sentimentos e pensamentos. A Bíblia penetra no íntimo. Ela ecoa onde a voz humana não chega, pois a Bíblia Sagrada é a voz de Deus revelada e escrita para a humanidade.  
Vimos nessa reflexão que a Bíblia é poder porque não é um livro qualquer, é a revelação de Deus para a humanidade, não é apenas um livro, é uma arma de defesa e combate. Além disso, é poder, porque tem a capacidade de adentrar o profundo de nosso ser. Fica a dica: leia, memorize, medite e pratique a Bíblia em sua vida. Pois de modo geral, a Bíblia revela o plano de Deus para sua vida e lhe apresenta uma pessoa maravilhosa, Jesus, o caminho, a verdade e a vida, único, o qual ninguém pode ir até o Pai sem ele (João 14:6). 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário