TEMA: COMO OS VERDADEIROS SERVOS AGEM E PENSAM!
2a IPI RIO PRETO - 15/09/13 - 19h30
Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)
Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, (Marcos 10:43 NTLH)
Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. (Mateus 7:16 NTLH)
Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra. (Números 14:24 NTLH)
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: (Filipenses 2:5 NTLH)
- No mundo que vivemos ser servo é coisa de bobo. Todos querem liderar, mas ninguém quer servir. Já pensou nisso? Na verdade temos que ter um coração de servos. E um coração de servo é testado em situações desfavoráveis, ou em áreas que não se referem aos nossos dons e talentos. Sua forma revela seu ministério, mas seu coração de servo revelará sua maturidade.
- É duro dizer, mas há muita gente servindo sem ser servo. Ser servo apenas quando é conveniente é errado. Servos servem o tempo todo. Por isso consagre sua agenda, tempo, dons, talentos e expectativas para Deus. Quem é servo de verdade quer fazer o bem o tempo todo.
- Cremos que Deus coloca situações em nossas vidas para exercermos o serviço. Temos que estar sensíveis e agir de maneira espontânea diante das situações. John Wesley tinha um lema: “Faça todo o bem que puder, com todos os recursos de que dispuser de todas as formas que puder, em todos os lugares que puder, sempre que puder, a todas as pessoas que puder, enquanto você puder”.
- Servos não enrolam, mas fazem o que precisa ser feito. Tem gente que não se sente capaz. Pensam que apenas os talentosos podem servir. Não. Se você se sente limitado, fique tranqüilo Deus aceita seu serviço pelo outro. Servos não olham para o tamanho do desafio, apenas fazem. Servos fazem coisas triviais ou complexas.
- Jesus é um exemplo. Ele serviu de todas as maneiras. Assim como Paulo após o Naufrágio. Temos que dar mais atenção as pequenas tarefas. Nelas estão as grandes realizações. Antes do extraordinário tente servir normalmente. Além disso, percebemos que servos são fieis confiáveis, pessoas que se esforçam.
- Na verdade vivemos improvisando na igreja porque os que deveriam servir não servem, furam com a obra de Deus. Deus recompensara os servos fieis. Sirva a Deus e as pessoas por toda sua vida. Cuidado em querer ser visto pelos outros. Não sirva para agradar a homens e sim a Deus.
- Geralmente os servos preferem o silencio, os bastidores, a solitude. Infelizmente muitos servos começam como servos e terminam como celebridades. Quando Cristo se manifestar novamente na terra, vocês também serão manifestos com ele, em glória. Por agora, contentem-se com o anonimato. Quem é servo não se move por elogios, fama e reconhecimento, mas sim em ser útil para o Corpo. Na verdade trabalhamos e servimos pensando no céu. Mesmo o menor serviço é reconhecido por Deus e recompensado.
Servir começa na mente.
É preciso pontuar que Deus esta mais interessado no porque fazemos e não o que fazemos. Um exemplo é o rei Amazias (2 Crônicas 25:5)
Precisamos ter 5 atitudes
1. Os servos pensam mais nos outros do que em si.
- Talvez seja esse o nosso problema. Pensamos como o mundo. E somos desafiados pela biblia (Filipenses 2:4) a pensarmos no próximo. Jesus na verdade é o exemplo de serviço (Filipenses 2:7). Temos que parar de fazer pensando em nós, em barganhar com Deus. Na Bíblia temos o exemplo de Timóteo (Filipenses 2:20-21). Mas sabe qual é o desafio? Somos egoístas demais. Reagimos demais, queremos tudo do nosso jeito. Veja o que diz a Bíblia (Mateus 5:41).
2. Os servos pensam como administradores, não como donos.
- Existe uma grande diferença entre sermos donos e administradores. José do Egito era um exemplo de administração. Na verdade serviço e administração andam juntas. (1 Coríntios 4:1). Perguntas para reflexão: Como você está lidando com os recursos que Deus lhe confiou? Você serve a Deus ou ao dinheiro? Talvez nunca pensamos nisso, mas Deus exige lealdade exclusiva, e não fidelidade de meio expediente.
3. Servos pensam no seu trabalho, e não no que os outros estão fazendo.
- Se você não faz comparações, se você não vive criticando, não compete com os outros você é um servo. Temos que entender que estamos do mesmo lado. Temos diferentes tarefas, mas estamos aqui para servir a Deus (Lucas 16:11-13; Gálatas 5:26) Será que não é hora de pararmos com ciúmes. Tem muito crente Marta na Igreja (Lucas 16:38-42; Romanos 14:4; Neemias 6:3).
4. Se você serve como Jesus, pode esperar ser criticado.
O mundo, e até mesmo grande parte da igreja, não compreende o que Deus valoriza. Um dos mais belos atos de amor demonstrados a Jesus foi criticado pelos discípulos. Maria tomou a coisa mais valiosa que possuía, um perfume caro, e derramou sobre Jesus. Seu generoso serviço foi chamado “desperdício” pelos discípulos, mas Jesus o chamou significativo, (Mateus 26:10) e isso é tudo o que importa. Seu serviço para Cristo nunca será um desperdício, não importa o que os outros digam.
5. Os servos baseiam sua identidade em Cristo.
- Assim como todo jogador de futebol deseja ser como Messi. Assim como todo jovem estudante de Informática deseja ser como o Steven Jobs, assim como todo empresário se espelha em Antônio Emilio de Moraes. Assim como todo ator tem como referencia Fernanda Montenegro, todo cristão deve se basear em Jesus Cristo. (João 13:3-4). Henry Nouwen disse: “Para sermos úteis aos outros, temos de morrer para eles, ou seja, temos de deixar de medir nossa importância e valor pelos parâmetros dos outros [...] dessa forma, ficamos livres para manifestar misericórdia”. Quando você baseia seu valor e sua identidade no seu relacionamento com Cristo, fica livre das expectativas dos outros, e isso permite que você realmente os sirva melhor.
6. Os servos não precisam cobrir as paredes com placas e prêmios para confirmar seu valor.
- Pensar como servo implica em deixarmos de lado sobrenome, titulação, classe social, coisas que geralmente levamos em conta (2 Corintos 10:18; Tiago 1:1). Quanto mais próximo você estiver de Jesus, menos precisará promover a si mesmo.
7. Servos consideram o ministério uma oportunidade, não uma obrigação.
- Esta ai uma grande diferença. Nosso serviço não deve ser por obrigação, mas de verdade (Salmo 100:2/ João 12:26/ Hebreus 6:10). Imagine o que poderia ter acontecido, se apenas 10% dos cristãos em todo o mundo levasse a sério seu papel de servo. Imagine todo o bem que poderia ter sido feito. Você está disposto a ser uma dessas pessoas? Não importa sua idade; Deus irá usá-lo se começar a agir e a pensar como servo. Albert Schweitzer disse: “As únicas pessoas realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir”.
Que Deus nos abençoe e ajude, amem. Por Rick Warren, Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário