quinta-feira, 26 de setembro de 2013

É SEMPRE ASSIM!

TEMA: É SEMPRE ASSIM! 

Jesus também contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam os outros: — Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.” — Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!” E Jesus terminou, dizendo: — Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido. No mesmo instante o homem começou a ver e, dando glória a Deus, foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso começaram a louvar a Deus. (Lucas 18:9-14, 43 NTLH)

- É impressionante, quase 20 séculos depois e a espiritualidade humana tomou roupagem diferente, com novas religiões, com vertentes mil do cristianismo, mas o âmago da questão continua a mesma. Há pessoas que em nome de Deus, pelo conhecimento da Escritura se sentem um degrau acima das demais pessoas, estejam elas certas ou erradas. 
- Jesus em mais uma oportunidade está ensinando seus discípulos e as pessoas que se aglomeravam para vê-lo, através de parábolas. Nessa história em especial, Jesus coloca em cena um fariseu e um cobrador de impostos. 
- Apenas um detalhe. Muitos pregadores e leigos batem firme na tecla dos fariseus, do farisaismo que há nas igrejas, associam com religiosidade, sem nem entender quem eram os fariseus. E por que Jesus, sempre os tomava como exemplo negativo de espiritualidade. 
- Certa vez, assisti uma pregação de Eugene Peterson, pastor presbiteriano, que na ocasião me deu a melhor explicação do porque e de quem eram os fariseus. Mas de maneira simples e resumida, o grupo dos fariseus surgiu com uma finalidade positiva, preservar a lei de Deus, resguarda a cultura judaica das influências culturais e religiosas externas. Porém, com o passar dos anos e gerações, o grupo perdeu o foco. O amor a Lei de Deus se tornou legalismo e se enrijeceu, tornando inviável uma espiritualidade saudável, bíblica e centrada em Deus. Apenas um pequeno exemplo. O sábado foi instituído por Deus no contexto do Antigo Testamento, para descanso e adoração a Deus. Esse grupo era tão legalista que Jesus não podia curar no sábado. Jesus não estava trabalhando no sábado, mas devolvendo a dignidade as pessoas, manifestando a graça e o poder de Deus. Será que era da vontade de Deus o que os fariseus faziam, ou o que Jesus fazia? 
- O título dessa mensagem é proposital. No seio evangélico há pessoas que se consideram muito boas. Há pessoas que se consideram detentoras da verdade, que são mais espirituais, que são os únicos que estão certos. Cuidado se você pensa assim! 
- Cobrador de imposto era uma raça terrível em Israel. Eram judeus que oprimiam seus próprios conterrâneos, cobrando altas cargas tributárias, que eram destinadas não apenas ao Império Romano, mas a si mesmos. Tinham status social, saiam nas capas de revistas da época, eram rodeados de pessoas interesseiras, mas eram odiados, rejeitados pela maioria da sociedade religiosa. Volte no texto sagrado e veja a oração feita pelo fariseu (orgulho) e a oração do cobrador de impostos (humilde). 
- Veja que Jesus choca ao dizer que quem voltou para casa do Templo em paz com Deus foi o cobrador de impostos.
Penso que essa realidade sempre existirá, de legalismo e legalistas. infelizmente há muita deturpação, muita coisa esdrúxula está sendo feita em nome de Deus. Infelizmente há muitas heresias e deturpações e há muitos querendo ser xerifes da fé em um contexto em que basicamente não é possível essa atuação. 
Apenas para acalmar seu coração. O próprio Jesus afirmou que nos últimos dias surgiriam falsos profetas e até mesmo falsos cristos. O apóstolo Paulo deixou evidente em suas cartas que nos últimos dias muita gente seguiria ensinamentos de demônios, e que outros teriam líderes que falariam coisas para agradar os ouvidos. Então gostemos ou não esse cenário foi profetizado e faz parte do afunilamento da história, rumo ao cumprimento de toda Bíblia Sagrada. 
- Outro detalhe importante, com o advento da Reforma Protestante do século 16, a Bíblia se tornou acessível a todos na leitura e na interpretação, sendo dessa abertura e flexibilidade, posteriormente, cunhada por pensadores cristãos que a Bíblia é a mãe de todas as heresias. Não a Bíblia, pois ela é a Palavra de Deus. Mas a exegese que as pessoas deixam de fazer, os textos fora de contextos que se tornam doutrinas e dogmas, a cegueira espiritual de muitos e a falta do Espirito Santo na vida de pessoas que precisariam dele para receber a iluminação necessária para entender e compreender da maneira correta os Escritos Sagrados do Antigo e Novo Testamento. 
- Não precisamos mais de fariseus, não precisamos mais nos portarmos como eles, pois na verdade precisamos apenas amar a Deus e as pessoas com o amor de Cristo. 
- Na verdade, em minha maneira de ver, apenas na volta de Jesus, apenas no dia do julgamento final, quando o Pai separar os bodes das ovelhas, saberemos de fato quem são os que de fato vivem como o fariseu desta parábola, e quem é de fato, o cobrador de impostos. 
- Na verdade é provável que o céu será povoado de pessoas como Zaqueu, do que pessoas como Judas. De pessoas como Bartimeu, do que pessoas como Caifas. De pessoas como Maria Madalena do que pessoas como Safira. 
- Que possamos refletir nessa história contada por Jesus e repensarmos nossa espiritualidade, nossa maneira de nos portarmos diante daqueles que não vivem da maneira que vivemos, e entender que assim como os feiticeiros, os assassinos, os mentirosos, e tantas outras práticas que se não forem abandonadas em Jesus, os orgulhosos também não herdarão o Reino de Deus. 
Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. E ninguém vem ao Pai a não ser por mim. João 14:6. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário