Quando chegaram a Gelilote, do lado oeste do rio Jordão, as duas tribos e meia construíram ali um altar grande, que podia ser visto de longe. Os israelitas das outras tribos ouviram falar disso e comentavam: — Escutem! O povo das tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste construiu um altar em Gelilote, do nosso lado do rio Jordão! (Josué 22:10, 11 NTLH)
- É um fato, o ser humano se equivoca com uma facilidade imensa. Quantos equívocos, quantas maneiras erradas de enxergar, interpretar acontecimentos e pessoas? Temos que aprender com essa história do povo de Israel. Duas tribos e meia resolveram morar fora de Canaã. Até ai tudo bem! Quando Josué os liberou para viverem em suas terras, eles resolveram construir um altar. E na religiosidade judaica, o altar era lugar de sacrifício e adoração, que no caso era limitado a Tenda do Encontro. Não era permitido a construção de altares. Isso era uma ofensa, pecado, algo digno de apedrejamento. Pois bem, as demais tribos ao verem a obra, resolveram se mobilizar para atacar as duas tribos e meia. Montaram uma comissão e em comitiva foram averiguar o que estava acontecendo. Graças a Deus, resolveram checar. Mas quantas vezes que agimos e falamos de maneira equivocada nas redes sociais e na vida cotidiana? Quantas vezes que julgamos, pensando e determinando que a atitude, que a fala foi por motivo A, mas era por motivo B? Quantas vezes que sofremos por equívocos?
Essa história nos ensina a checarmos tudo antes de qualquer ação. De tentarmos entender o porque algo está sendo feito. E sempre pensarmos nas consequências de nossas ações contrárias a alguém.
Hoje é dia de pensarmos se por ventura muitas situações que estamos passando é fruto de decisões e escolhas equivocadas!
Temos que tomar cuidado com os equívocos, pois os mesmos roubam, destroem e machucam demais. Pense nisso.
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário