domingo, 29 de setembro de 2013

QUANDO DEUS ESTÁ CONOSCO!

TEMA: QUANDO DEUS ESTÁ CONOSCO

Davi foi ficando cada vez mais forte porque o Senhor Todo-Poderoso estava com ele. (1 Crônicas 11:9 NTLH)

- Quando Deus está conosco é a certeza de uma presença única, poderosa e necessária. Davi, um servo de Deus foi bem sucedido e vitorioso como rei, porque Deus estava com ele. No Novo Testamento, Jesus promete estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mateus 28:20). O mesmo Deus que esteve com Davi, também está com cada cristão. Por isso podemos começar ou terminar o dia declarando que Deus está conosco e no que implica essa maravilhosa presença. 
- Quando Deus está conosco somos fortes.
- Quando Deus está conosco vencemos as batalhas. 
- Quando Deus está conosco temos paz de espirito. 
- Quando Deus está conosco prosseguimos na jornada 
- Quando Deus está conosco experimentamos grandes milagres. 
- Quando Deus está conosco somos libertos do pecado. 
- Quando Deus está conosco o Diabo foge de nossa presença. 
- Quando Deus está conosco manifestamos o Reino de Deus onde estamos. 
- Quando Deus está conosco o louvor é entronizado em nossos corações e lábios. 
- Quando Deus está conosco temos direção de vida. 
- Quando Deus está conosco não nos sentimos sozinhos e desprotegidos. 
- Quando Deus está conosco a tempestade se acalma.
- Quando Deus está conosco somos prósperos em tudo o que fazemos. 
- Quando Deus está conosco o pecador se arrepende e aceita a Jesus. 
- Quando Deus está conosco o amor reina. 
- Poderíamos levantar milhares de situações que são resultados dessa presença tão importante. O convite de hoje é crermos que o mesmo Deus que esteve com Davi, está conosco em Cristo Jesus. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz. 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

COMO AGRADAR A DEUS?

TEMA: COMO AGRADAR A DEUS? 

Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hebreus 11:6 NTLH)

- Muitos pensam que agradam a Deus com seus rituais, com seu conhecimento, com suas preces, com suas canções ou suas boas obras. Mas como um ser humano pode de fato agradar a Deus? Lendo Hebreus 11:6 três expressões nos ajudam a entender como agradar a Deus. 

1. Tendo fé em Deus 
- Sem fé é impossível agradar a Deus. Fé não é um sentimento, não se trata de pensar positivo, mas é uma atitude de confiança em Deus. Pessoas que agradam a Deus são cheias de fé. Porém preciso pontuar que não se trata de uma fé louca, sem sentido ou explicação. Não é a mesma fé cantada por Gilberto Gil: andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar. A fé que agrada a Deus é a que está canalizada para a pessoa salvadora de Jesus Cristo. É uma fé de devoção, de entrega, de crença e dependência no filho de Deus. Em sua pessoa, sua obra na cruz e seu santo nome. 
2. Buscando a Deus 
- Como um ser humano pode agradar a Deus? É bem simples, buscando a esse Deus. Buscar tem relação com relacionamento, com desejo de estar na presença. De modo geral é bem comum e freqüente a expressão buscar a Deus na Bíblia. E a mesma sempre é apresentada de modo positivo. Deus se agrada de pessoas que separam um tempo para ele, em oração, louvor e jejum. Pois quando um ser humano está buscando a Deus, ele está dizendo que Deus é tudo. 
3. Conhecendo mais a Deus 
- É bem simples de entendermos isso, do por que Deus se agrada de pessoas que tem fé e buscam conhece-lo melhor. Quem conhece mais a Deus, ou o conhece melhor tem condições de errar menos e acertar mais. Na verdade a pessoa constrangida pela pessoa de Deus passa a viver em santidade. Conhecimento de Deus gera temor e novidade de vida. E qual a melhor maneira de conhecer mais a Deus? Com certeza na leitura sistemática e diária da Bíblia, revelação de Deus para a humanidade. Homens e mulheres que agradam a Deus são os que procuram conhece-lo melhor. 
Considerações finais
É bem simples sabermos se estamos agradando a Deus sem termos que ter acesso a uma série de normas e regras, mas simplesmente lendo a Bíblia Sagrada. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz

CUIDADO COM OS EQUÍVOCOS!

TEMA: CUIDADO COM EQUÍVOCOS

Quando chegaram a Gelilote, do lado oeste do rio Jordão, as duas tribos e meia construíram ali um altar grande, que podia ser visto de longe. Os israelitas das outras tribos ouviram falar disso e comentavam: — Escutem! O povo das tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste construiu um altar em Gelilote, do nosso lado do rio Jordão! (Josué 22:10, 11 NTLH)

- É um fato, o ser humano se equivoca com uma facilidade imensa. Quantos equívocos, quantas maneiras erradas de enxergar, interpretar acontecimentos e pessoas? Temos que aprender com essa história do povo de Israel. Duas tribos e meia resolveram morar fora de Canaã. Até ai tudo bem! Quando Josué os liberou para viverem em suas terras, eles resolveram construir um altar. E na religiosidade judaica, o altar era lugar de sacrifício e adoração, que no caso era limitado a Tenda do Encontro. Não era permitido a construção de altares. Isso era uma ofensa, pecado, algo digno de apedrejamento. Pois bem, as demais tribos ao verem a obra, resolveram se mobilizar para atacar as duas tribos e meia. Montaram uma comissão e em comitiva foram averiguar o que estava acontecendo. Graças a Deus, resolveram checar. Mas quantas vezes que agimos e falamos de maneira equivocada nas redes sociais e na vida cotidiana? Quantas vezes que julgamos, pensando e determinando que a atitude, que a fala foi por motivo A, mas era por motivo B? Quantas vezes que sofremos por equívocos? 
Essa história nos ensina a checarmos tudo antes de qualquer ação. De tentarmos entender o porque algo está sendo feito. E sempre pensarmos nas consequências de nossas ações contrárias a alguém. 
Hoje é dia de pensarmos se por ventura muitas situações que estamos passando é fruto de decisões e escolhas equivocadas! 
Temos que tomar cuidado com os equívocos, pois os mesmos roubam, destroem e machucam demais. Pense nisso.
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

É SEMPRE ASSIM!

TEMA: É SEMPRE ASSIM! 

Jesus também contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam os outros: — Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.” — Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!” E Jesus terminou, dizendo: — Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido. No mesmo instante o homem começou a ver e, dando glória a Deus, foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso começaram a louvar a Deus. (Lucas 18:9-14, 43 NTLH)

- É impressionante, quase 20 séculos depois e a espiritualidade humana tomou roupagem diferente, com novas religiões, com vertentes mil do cristianismo, mas o âmago da questão continua a mesma. Há pessoas que em nome de Deus, pelo conhecimento da Escritura se sentem um degrau acima das demais pessoas, estejam elas certas ou erradas. 
- Jesus em mais uma oportunidade está ensinando seus discípulos e as pessoas que se aglomeravam para vê-lo, através de parábolas. Nessa história em especial, Jesus coloca em cena um fariseu e um cobrador de impostos. 
- Apenas um detalhe. Muitos pregadores e leigos batem firme na tecla dos fariseus, do farisaismo que há nas igrejas, associam com religiosidade, sem nem entender quem eram os fariseus. E por que Jesus, sempre os tomava como exemplo negativo de espiritualidade. 
- Certa vez, assisti uma pregação de Eugene Peterson, pastor presbiteriano, que na ocasião me deu a melhor explicação do porque e de quem eram os fariseus. Mas de maneira simples e resumida, o grupo dos fariseus surgiu com uma finalidade positiva, preservar a lei de Deus, resguarda a cultura judaica das influências culturais e religiosas externas. Porém, com o passar dos anos e gerações, o grupo perdeu o foco. O amor a Lei de Deus se tornou legalismo e se enrijeceu, tornando inviável uma espiritualidade saudável, bíblica e centrada em Deus. Apenas um pequeno exemplo. O sábado foi instituído por Deus no contexto do Antigo Testamento, para descanso e adoração a Deus. Esse grupo era tão legalista que Jesus não podia curar no sábado. Jesus não estava trabalhando no sábado, mas devolvendo a dignidade as pessoas, manifestando a graça e o poder de Deus. Será que era da vontade de Deus o que os fariseus faziam, ou o que Jesus fazia? 
- O título dessa mensagem é proposital. No seio evangélico há pessoas que se consideram muito boas. Há pessoas que se consideram detentoras da verdade, que são mais espirituais, que são os únicos que estão certos. Cuidado se você pensa assim! 
- Cobrador de imposto era uma raça terrível em Israel. Eram judeus que oprimiam seus próprios conterrâneos, cobrando altas cargas tributárias, que eram destinadas não apenas ao Império Romano, mas a si mesmos. Tinham status social, saiam nas capas de revistas da época, eram rodeados de pessoas interesseiras, mas eram odiados, rejeitados pela maioria da sociedade religiosa. Volte no texto sagrado e veja a oração feita pelo fariseu (orgulho) e a oração do cobrador de impostos (humilde). 
- Veja que Jesus choca ao dizer que quem voltou para casa do Templo em paz com Deus foi o cobrador de impostos.
Penso que essa realidade sempre existirá, de legalismo e legalistas. infelizmente há muita deturpação, muita coisa esdrúxula está sendo feita em nome de Deus. Infelizmente há muitas heresias e deturpações e há muitos querendo ser xerifes da fé em um contexto em que basicamente não é possível essa atuação. 
Apenas para acalmar seu coração. O próprio Jesus afirmou que nos últimos dias surgiriam falsos profetas e até mesmo falsos cristos. O apóstolo Paulo deixou evidente em suas cartas que nos últimos dias muita gente seguiria ensinamentos de demônios, e que outros teriam líderes que falariam coisas para agradar os ouvidos. Então gostemos ou não esse cenário foi profetizado e faz parte do afunilamento da história, rumo ao cumprimento de toda Bíblia Sagrada. 
- Outro detalhe importante, com o advento da Reforma Protestante do século 16, a Bíblia se tornou acessível a todos na leitura e na interpretação, sendo dessa abertura e flexibilidade, posteriormente, cunhada por pensadores cristãos que a Bíblia é a mãe de todas as heresias. Não a Bíblia, pois ela é a Palavra de Deus. Mas a exegese que as pessoas deixam de fazer, os textos fora de contextos que se tornam doutrinas e dogmas, a cegueira espiritual de muitos e a falta do Espirito Santo na vida de pessoas que precisariam dele para receber a iluminação necessária para entender e compreender da maneira correta os Escritos Sagrados do Antigo e Novo Testamento. 
- Não precisamos mais de fariseus, não precisamos mais nos portarmos como eles, pois na verdade precisamos apenas amar a Deus e as pessoas com o amor de Cristo. 
- Na verdade, em minha maneira de ver, apenas na volta de Jesus, apenas no dia do julgamento final, quando o Pai separar os bodes das ovelhas, saberemos de fato quem são os que de fato vivem como o fariseu desta parábola, e quem é de fato, o cobrador de impostos. 
- Na verdade é provável que o céu será povoado de pessoas como Zaqueu, do que pessoas como Judas. De pessoas como Bartimeu, do que pessoas como Caifas. De pessoas como Maria Madalena do que pessoas como Safira. 
- Que possamos refletir nessa história contada por Jesus e repensarmos nossa espiritualidade, nossa maneira de nos portarmos diante daqueles que não vivem da maneira que vivemos, e entender que assim como os feiticeiros, os assassinos, os mentirosos, e tantas outras práticas que se não forem abandonadas em Jesus, os orgulhosos também não herdarão o Reino de Deus. 
Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. E ninguém vem ao Pai a não ser por mim. João 14:6. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz

domingo, 22 de setembro de 2013

QUANDO ESTAMOS EM OBRAS?



TEMA: QUANDO ESTAMOS EM OBRAS? 
Igreja Metodista Rio Preto - 21/09/13 - 19h30
 
Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus. (Filipenses 1:6 NTLH)
 
Introdução 
- Parece-nos que entendemos bem esta palavra, em obras. Principalmente os que utilizavam a Duque de Caxias, perto da Represa, na Swifit, quem está morando em uma casa em construção ou fase final. Ou como minha filha que estuda em um Colégio que esta ampliando suas instalações desde o inicio do ano. Como os que utilizam as rodovias como os que vão para Olímpia que sabem da grande oba que esta sendo feita naquele lugar. 

- Além disso, temos os especialistas, engenheiros e arquitetos que fazem obras grandiosas, lindas e únicas. Porém meu sermão não visa discutir as obras já citadas ou apresentar algum empreendimento comercial para vocês. Quero falar da obra que Deus tem para nossas vidas. 

- Filipenses 1:6 é um dos versículos clássicos da vida cristã. Muitos são importantes, mas essa passagem trata de um aspecto central, a obra de mudança de vida, de conversão, de çrescimento, de cumprir o propósitos de Deus para nossas vidas. 

- Por que precisamos meditar nessa passagem da Bíblia? Temos uma tendência em acomodarmos em nossa vida cristã. Temos um mau habito de taxar pessoas cristã, dizendo que elas não podem mudar. Terceiro, que sempre é bom aprender a Bíblia. 

- Quero responder a pergunta tema: Quando Estamos em obras? 

1. QUANDO RECONHECEMOS O AGIR DE DEUS EM NÓS
- Tudo começa em Deus já diz Rick Warren em seu escrito Uma Vida com Propósito. Precisamos ter a certeza que Deus tem uma obra em nossas vidas. Será que temos essa certeza? 

- Já li muitas coisas sobre o Apóstolo Paulo. Suas cartas pastorais, comentários de bíblistas como Jonh Stott, teólogos que escreveram suas peças doutrinárias com base no ensino Paulino. Mas tenho uma definição sobre Paulo. Um homem convicto e que sempre reconhecia o agir de Deus. 

- Em Romanos temos uma poética maneira de reconhecer o agir de Deus: Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento?” Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém! (Romanos 11:33-36 NTLH)

- Por que precisamos reconhecer, ter a certeza que Deus existe, que ele nos criou, que ele deseja trabalhar nossa vida? Pois não ter a mesma certeza que o apostolo Paulo tinha pode nos enquadrar em uma triste estatística: Uma pesquisa realizada por R. Brad White, fundador do Changing The Face of Christianity (Mudando a Cara do Cristianismo), aponta forte crescimento no número de cristãos “nominais”, também chamados “não praticantes”. “Os resultados são preocupantes, porque 1 em cada 3 autoproclamados cristãos admitem que raramente vivem os ensinamentos de Jesus Cristo”, afirmou o pesquisador. White completou ainda: “Nossa missão é reverter os estereótipos negativos dos cristãos para ajudar os cristãos a serem mais comprometidos com Jesus Cristo. E assim nosso objetivo é transformar estes cristãos em cristãos espiritualmente maduros que caminhem e representem melhor nossa fé ao mundo”. http://omelhordomundocristao.blogspot.com.br/2012/06/pesquisa-revela-1-em-cada-3-cristaos.html

- a) Precisamos reconhecer o agir de Deus em nossas vidas pelo fato revelado na Bíblia: Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. (Provérbios 3:6 NTLH).
 b) Reconhecermos o agir de Deus na vida dos outros: Então Pedro começou a falar. Ele disse: — Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça. (Atos 10:34, 35 NTLH). 
- c) Que é pecado não reconhecer a esse agir: Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso. Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. (Romanos 1:19-21 NTLH). 

2. QUANDO PERMITIMOS QUE DEUS TRABALHE NOSSA VIDA
- Quando estamos em obras? Quando permitimos que elas aconteçam. Temos que tomar muito cuidado em estarmos impedindo a obra de Deus em nossas vidas. Em estar fugindo daquilo que Deus tem para nossas vidas. De rejeitarmos o trabalhar de Deus. Será que isso é possível? Com certeza! 

- Deus é um gentleman. Um cavalheiro, um lord, alguém com finesse, que respeita nossa individualidade. Deus não agride, não obriga, não impõem, mas ele está todos os dias querendo trabalhar em nossas vidas. A uma expressão bíblica que os pregadores utilizavam em apelos, mas que foi escrito para a Igreja de Jesus : Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. (Apocalipse 3:20 NTLH). 

- Não seja uma obra abandonada. É terrível. Junta lixo, bicho, mosquito da dengue, ratos, meliantes. Imagine em nossas vidas? Se não deixarmos Deus operar? Tem uma colocação de Jesus muito interessante: Jesus continuou: — Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” Aí volta e encontra a casa varrida e arrumada. Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. (Lucas 11:24-26 NTLH).

- Fique tranquilo. Não estou dizendo que temos demônios. Pois os que crêem são selados pelo Espirito Santo. Mas fica claro que quem não se desenvolve quem não permite o trabalhar de Deus está se colocando em uma situação bem complicada espiritualmente falando. 

- Como Deus está trabalhando nossas vidas? Através dos lideres espirituais. Através da própria Palavra, através do Corpo de Cristo, através das lutas e tribulações, através da oração e jejum. É fato que esse é o processo pelo qual Deus vai trabalhando nossas vidas. Então, se abra! Permita! 

3. QUANDO ENTENDEMOS QUE O FIM NÃO É AQUI 
- Por que estamos aqui? Por que somos crentes? Por que nascemos? Por que estamos ouvindo esta mensagem? Por que existe Deus, Pai, Filho, Espirito Santo? Por que existe Biblia? Porque a vida não termina aqui, estamos sendo preparados para a eternidade. 

- É como um bebe. Minha esposa está gravida de nosso terceiro filho. É um privilégio. E abaixo de Deus temos uma série de planos para nosso bebe. Todos os pais fazem uma série de incerssoes, interferências, e direcionamentos para que seus filhos se casem bem, se formem em uma profissão, se tornem alguém na vida. Deus é a mesma coisa, porém ele não está pensando em décadas, mas na eternidade. 

- Quando leio Filipenses 1:6 penso que estamos matriculados na faculdade da vida. Que a universidade é a existência, os colegas de turma são os nossos semelhantes, que o professor é Jesus, a Bíblia o livro de estudo, o Espirito Santo nosso auxilio, e o Pai o diretor que aprova ou não seus alunos. 

- É por isso que precisamos rever alguns conceitos, valores, prioridades, compromissos, coisas que estamos gastando tempo, recursos, pois estamos de passagem. Claro que temos que viver, trabalhar, estudar, ter família, sonhar, curtir, mas sempre pensando que Deus enviou Jesus a terra não para criar uma religião, mas sim morrer na Cruz por nossos pecados, restaurar nossa relação com Deus e nos preparar para a vida eterna. 

- Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. (João 14:1-6 NTLH)

- Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 NTLH)

Conclusão 
Estamos em obras. Mas precisamos entender este versículo para que essa obra não pare. Mas para que de fato, estejamos sendo preparados para o que Deus tem para nossas vidas aqui e eternamente. Que Deus nos abençoe e ajude. Amém. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O PODER DA PALAVRA


TEMA: O PODER DA PALAVRA!


Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. (Hebreus 4:12 NTLH)

- Parece brincadeira, quando algum pregador pergunta ao seu auditório, se alguém trouxe a Bíblia. Geralmente tal pergunta é terminada com a seguinte afirmação: crente não pode andar desarmado. Todos caem na gargalhada e pensam que se trata de um quebra-gelo. Mas se atentarmos com atenção para o que está escrito em Hebreus 4:12 perceberemos que a Bíblia é poder de Deus. Vejo nessa passagem da Bíblia, o poder de Deus através das Escrituras Sagradas. O que aprendemos com essa porção bíblica? 
1. Não se trata de um livro qualquer 
- Evidente que sou cristão, e nesse sentido, suspeito para defender a Bíblia. Porém é um fato para qualquer pessoa evangélica ou não que a Bíblia não é um livro qualquer. Primeiro o fato histórico de ser um escrito de mais de 2000 anos. Mesmo se tratando de histórias sobre a antigüidade, outras culturas e contextos, seu conteúdo fala aos nossos corações. Isso é perceptível tanto ao que possui conhecimento acadêmico ou não. A expressão viva e poderosa explica o caráter singular da Bíblia, sua inspiração divina, seu conteúdo que alimenta o espírito. Além disso, é um livro diferenciado, pois mesmo existindo tantos avanços, a Bíblia faz sentido e tem seu papel na vida das pessoas, dando respostas ao sentido da vida que nenhuma equipe de filósofos e cientistas conseguiu dar a humanidade até hoje.
2. É uma arma poderosa a nosso dispor
- São muitas expressões que encontramos na Bíblia, sobre ela mesma, e uma delas é espada afiada dos dois lados. Tal definição está em harmonia com Efésios 6, quando o apóstolo Paulo fala sobre a espada do Espirito. A Bíblia é uma arma muito poderosa. Ela corta, ela cauteriza, ela faz sangrar. Quem sabe manusear, meditar e refletir se torna forte, bem armado para enfrentar demônios e pessoas. Para passar pelos vales, desertos, para superar tempestades e tribulações. Assim como um soldado não deve guerrear por seu país sem suas  armas, o cristão nunca deve viver sem a Palavra de Deus. 
3. A Bíblia toca nossas emoções, desejos e pensamentos 
- O poder da Palavra não está na equipe de marketing da Santa Sé, ou de algum movimento protestante, que a cada ano lança uma nova maneira de promover o Escrito Sagrado. Na verdade houve períodos que a cristandade não teve acesso a Bíblia, principalmente antes do século 16. Se fosse a força humana que mantivesse a Bíblia viva entre nós, em evidencia, com certeza no século 21 não saberíamos o que significa a Bíblia. Este livro foi escrito por homens, mas inspirado pelo Espirito Santo. É por isso que a Bíblia toca razão, emoção, desejos e pensamentos. É a única ferramenta que pode domar nossos desejos, sentimentos e pensamentos. A Bíblia penetra no íntimo. Ela ecoa onde a voz humana não chega, pois a Bíblia Sagrada é a voz de Deus revelada e escrita para a humanidade.  
Vimos nessa reflexão que a Bíblia é poder porque não é um livro qualquer, é a revelação de Deus para a humanidade, não é apenas um livro, é uma arma de defesa e combate. Além disso, é poder, porque tem a capacidade de adentrar o profundo de nosso ser. Fica a dica: leia, memorize, medite e pratique a Bíblia em sua vida. Pois de modo geral, a Bíblia revela o plano de Deus para sua vida e lhe apresenta uma pessoa maravilhosa, Jesus, o caminho, a verdade e a vida, único, o qual ninguém pode ir até o Pai sem ele (João 14:6). 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

QUE CRENTE SOMOS?


TEMA: QUE CRENTE EU SOU? 

Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou: — O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar. Aí o Senhor respondeu: — Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela. (Lucas 10:38-42 NTLH)

-  Que tipo de crente somos? Tem o crente "seis ora", que vive pedindo oração e nunca ora. O Crente Raimundo, um pé na igreja outro no mundo. O crente macaco, vive pulando de igreja em igreja. Será que somos o crente Peter Pan, nunca cresce? O crente pescador, sempre vive contando história? Crente Fautão, só aparece de domingo? Crente porco espinho, vive alfinetando as pessoas? Poderíamos falar sobre cada um deles, mas queremos hoje refletir sobre o crente Marta e o crente Maria. 
1. O CRENTE MARTA É HOSPITALEIRO 
Parece-me que Maria morava na casa de Marta, pois o relato bíblico afirma que Jesus foi recebido na casa de Marta. É muito importante sermos hospitaleiros. Assim como Marta precisamos cultivar o hábito de abrir nossas casas para Jesus e as pessoas que fazem e farão parte de sua Igreja. 
2. O CRENTE MARIA TEM DESEJO DE APRENDER
Deve ter sido um momento singular receber Jesus em casa. Maria ficou sentada aos pés de Jesus, ouvindo seis ensinos. Essa posição, assentada, ouvindo, demonstra abertura em aprender. Todo cristão precisa ter o desejo de aprender com Jesus. Quem ouve os ensinamentos de Jesus com atenção como Maria, está nutrindo grandes possibilidades de ser abençoado e bem sucedido em tudo o que fizer. 
3. O CRENTE MARTA GOSTA DE ATIVISMO
- Em nenhum momento temos uma virgula dizendo que Marta parou para fazer o mesmo que Maria. Parece nos que Marta queria impressionar, deixar um legado. Marta representa a pseudo espiritualidade de muitos cristãos que não ouvem a voz de Jesus, não atentam aos seus ensinos, mas estão trabalhando para ele. O crente Marta pensa que quanto mais fizer, mais está alegrando a Deus. Porém isso é um erro. O ativismo de Marta deflagra uma realidade sinistra e até neurótica. Ela faz, mas reclama. Então podemos concluir que ela não fez para Jesus, mas fez para si. O ativismo, a religiosidade que envolve essa maneira de viver a fé cega de tal modo, que Marta estava dando ordens para Jesus no V.40. 
4. O CRENTE MARIA É RECONHECIDO POR JESUS
- Jesus é demais. Ele sabe de nossos podres, contradições, mas pela sua graça temos acesso ao perdão, cura e libertação. Porém algo nos chama a atenção, Jesus sempre enxerga algo de positivo ou sempre ele valoriza o lado bom. Enquanto Jesus vê o lado bom, a religiosidade sempre dá um jeito de ver apenas o lado ruim. Para Jesus Maria estava fazendo algo maravilhoso, ela estava desenvolvendo sua espiritualidade através do ensino. A religiosidade de Marta a permitia ser hospitaleira e faz tudo! Apenas isso. Enquanto Maria estava disposta a um relacionamento de contemplação, Marta queria apenas a ostentação. Fica claro que Jesus não valoriza os que ostentam, aqueles que fazem de maneira superficial. Jesus valoriza e reconhece Maria, pois é esse tipo de crente que ele deseja. Creio que Deus não busca pessoas perfeitas, mas sim pessoas sinceras, humildes e que desejem sua presença acima de tudo. 
É provável que muitos de nós sejamos bipolares na vida espiritual. Uma hora somos Marta, em poucos minutos somos Maria. Mas o sacrifício de Jesus na Cruz é capaz de nos possibilitar sermos simplesmente Maria. Pessoas assentadas aos pés de Jesus. 
Que Deus nos ajude a escolhermos a melhor parte, Jesus! 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PROMESSAS DE OURO EM GÊNESIS 12:1-4

TEMA: PROMESSAS DE OURO DE GENESIS 12:1-4

Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo. Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. E Ló foi com ele. (Gênesis 12:1-4 NTLH)

Introdução 
- Promessas de ouro são verdadeiras pepitas da Palavra de Deus. É lindo saber que a Palavra nos enriquece, toca nosso coração e nos possibilita discernir o que está no coração de Deus. 

- Já estudamos Mateus 11:28-30; Salmo 37:1-5. E Hoje queremos nos alimentar de Gênesis 12:1-4. Estamos diante de uma das historias mais fantásticas da Bíblia. O chamado de uma família. A escolha de Deus na vida de um homem. O surgimento do relacionamento movido estritamente pela fé. 

- Não sei como você chegou a esta reunião, quais são suas lutas, inquietações, problemas, desafios, questionamentos, desânimos, problemas, mas sei do Deus de Abraão que pode operar em sua vida. 

- Este texto o considero de ouro pois além de ser a história de nosso pai na fé, é o relato de uma grande promessa que se cumpriu. Apenas um detalhe. Hoje Abraão é reverenciado pelo cristianismo, islamismo e judaísmo. 

- Por isso, o que aprendemos com a promessa de ouro de Gênesis 12:-14? 

1. Mudanças são de Deus
- Vejamos que interessante. Mudanças também são de Deus. Abrão morava com seus familiares e de repente Deus o desafia a sair de sua terra. 

- Muitas vezes eu e você estamos acomodados em nossa zona de conforto, com aquela via de sempre, e de repente Deus muda tudo. 

- Porém precisamos pontuar que as mudanças que Deus faz, na vida daqueles que se submetem a sua vontade sempre é para melhor. Jacó e seus filhos, da fome, para o Gosen no Egito. Da escravidão no Egito para a terra prometida. Da Babilônia para Jerusalém nos dias de Neemias. Das pescarias para a pregação do Evangelho, no caso de Pedro e André. De Belém, para Jerusalém no caso de Jesus. 

- Se abra para as mudanças de Deus. Quando vejo a história de Abrão fica evidente que Deus queria mudar não apenas uma família de localidade, mas queria mudar a vida dessas pessoas. (2 Corintios 5:17). 

2. As promessas de Deus envolvem a salvação de pessoas 
- É triste ver como as pessoas gastam suas vidas querendo sucesso, serem famosas, mesmo que seja das maneiras mais esdrúxulas possíveis. Deus queria fazer o nome de Abrão famoso, e de fato se tornou. O que aprendemos com isso?

- o sucesso de Deus em nossas vidas é com a única finalidade de salvar pessoas, de mudar histórias, e apontar a Deus para quem ainda não o conhece. 

- a grande mudança que pode ocorrer em nossas vidas é nos tornarmos bem sucedidos, famosos e realizados para glória de Deus. 

- Assim como Abrão nascemos para brilhar, para iluminar, para manifestar as boas dadivas e os dons perfeitos que procedem do Pai das luzes (Mateus 5:13-16; Tiago 1:17) em nosso caso através de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. 

- Não estou pregando teologia da prosperidade, que sairemos na capa da Veja, que entraremos para o casting da Rede Globo. Mas que se crermos Deus pode nos pegar, nos transformar e nos usar para mudar a historia de milhares de famílias. 

3. O segredo é a obediência 
- Uma pergunta: Você deseja as promessas de Deus em sua vida? É necessário apenas uma coisa de sua parte. Obediência. Abrão ouviu a voz de Deus, lutou contra sua realidade, contra suas raízes, abriu mão dos parentes, das facilidades e foi viver tudo aquilo que Deus tinha para sua vida através da obediência. 

- É facil crer nas promessas de Deus, mas o desafio é obedecer. Certamente que Moisés creu que tiraria o povo do Egito, mas o desafio foi obedecer a vontade de Deus. 

- Será que somos obedientes como Abrão? Será que ainda precisamos tomar a decisão de obedecer a Deus. Sempre que falo sobre obediência me recordo de duas situações. Primeiro: Obedecer é melhor do que sacrificar. E segundo: Estou pronto a fazer o que queres Senhor, confiando no seu poder...

- O segredo não é o tamanho da oração, o timbre de voz, se é em pé ou de joelhos, mas se obedecemos a Deus. Não existe meia obediência, ou obedecemos ou não (1 Samuel 15:22-23). 

Que possamos entender essa promessa de Deus para nossas vidas. Que possamos estar abertos as mudanças, que possamos entender o objetivo de nosso êxito. Que possamos obedecer ao Senhor. Que Deus nos abençoe ajude, amem. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

MARCAS DE UM CHAMADO!

TEMA: MARCAS DE UM CHAMADO

Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus. (Atos 20:24 NTLH)

- No que se baseia sua vocação e chamado? Quando penso em Igreja me vem a mente pessoas que foram chamadas por Deus para o desempenho de uma função visando um fim proveitoso e especifico. Precisamos pontuar que estabelecer quem está certo ou errado no desempenho do chamado é muito complicado, dada a pluralidade cristã evangélica e a livre interpretação da Bíblia e seus dogmas por parte especificamente do movimento evangélico. Mas mesmo com esse cenário temos alguns princípios e valores que se colocam acima dessa especificidade de interpretação e definição. Lendo Atos 20:24 percebemos algumas marcas de um chamado. 
1. RENÚNCIA 
- Como saber se um pastor, se uma Igreja é de Deus? Como saber se realmente somos chamados por Deus? Quanto mais há renúncia, mais percebemos que algo é de Deus. Hoje tem muita gente fazendo ministério e estabelecendo igrejas com base no ego, no eu, no desejo de ter o poder. E contrário a esse cenário, Paulo não dá valor a sua própria vida. Fica evite que chamado implica em renúncia. Precisamos aprender a renunciar nossas vontades, desejos, tempo, bens materiais, dinheiro, em favor do reino de Deus. 
2. COMPROMISSO 
- Outro aspecto que precisa ser comentado é o compromisso que envolve o chamado. Para Paulo o importante era cumprir sua missão. Um homem altamente comprometido com seu chamado. Será que somos comprometidos? Fazemos direito? Abrimos mão? Chegamos no horário? Fazemos o melhor? Lembre-se, é muito importante trabalhar, descansar, mas também é muito importante termos compromisso com Deus. 
3. OBJETIVO 
- Na verdade Paulo reproduz em sua vocação a ênfase ministerial de Jesus. Em sua passagem pela Terra, Jesus renunciou, viveu em compromisso e fez de tudo para cumprir seus objetivos (os de Deus em sua vida). Temos um grande objetivo. É bem simples, anunciar a boa notícia da graça de Deus. Podemos fazer qualquer coisa, desde que o objetivo seja esse. Podemos usar qualquer estratégia desde que a essência seja cumprir nosso objetivo. O problema de muitos pastores, igrejas e seus membros é que em algum momento o objetivo se perdeu, não há mais foco, sentido e lugar a se chegar. 
Que possamos refletir nas marcas do chamado de Paulo. Que possamos entender que as mesmas precisam se fazer presentes em nossa vida, mesmo que tenhamos outros dons e talentos, ou outra ênfase ministerial. Paulo era apostolo. De repente seu chamado é Diaconal, presbiterato, enfim, os diversos mirins presentes na Bíblia. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

DESVIOS DA VIDA!

TEMA: DESVIOS DA VIDA!

Josias fez o que agrada a Deus, o Senhor; ele seguiu o exemplo do seu antepassado, o rei Davi, e não se desviou nem para um lado nem para o outro. (2 Reis 22:2 NTLH)

- Quando penso na vida, na oportunidade que nos foi confiada de não apenas respirar, mas trabalhar, constituir família, fazer algo pela humanidade, penso que a cada um foi dada uma estrada a ser percorrida, cujo trajeto foi estabelecido por Deus. 
- Para cada pessoa Deus tem um propósito estabelecido, uma vontade, que observado produz muitas coisas boas. Infelizmente temos uma tendência a buscar atalhos, desvios, que a principio facilitam nossa vida, mas que depois nos custam muitas coisas. 
- Josias é um belo exemplo a ser enaltecido. Este homem era rei de Juda. Pela posição ocupada muitas possibilidades, muitas oportunidades para fazer coisas erradas, para perder o foco de Deus, para fazer sua vontade como a maioria das pessoas fazem, ainda mais ocupando uma alta posição que muitas vezes lubridia a mente humana rumo a soberba, vaidade, orgulho e pecado. 
- Sabemos que na história do povo de Israel, na vida das 12 tribos, o maior rei de todos os tempos foi Davi. Homem com falhas, que cometeu seus erros, mas que confiava em Deus, que se arrependia e mudava de vida constantemente. Davi foi fiel a Deus em sua vida.
- Então quando lemos que Josias seguiu o exemplo de Davi, é um indicio de que foi um homem correto diante dos homens e diante de Deus. 
- Mas o que impediu Josias de descambar para o mal caminho, se desviar de Deus e viver na imoralidade? Com certeza foi o fato dos seus serviçais terem encontrado a Palavra de Deus. Naquele contexto era apenas uma porção do que temos hoje. Mas prova que a única ferramenta capaz de impedir que desviemos pelos caminhos da vida, e de fato trilhemos o caminho de Deus para nossa existência é a Bíblia. 
- Assim como eu e você, Josias não era naturalmente bom, naturalmente inclinado para as coisas corretas na ótica de Deus, mas ao ouvir a mensagem de Deus revelada na Bíblia, algo sobrenatural aconteceu e acontece, somos transformados de dentro para fora. Somos guiados pelo Senhor. 
- Quem não considera os Escritos Sagrados da Bíblia em sua vida, dificilmente saberá se está no caminho certo, ou se em algum momento se desviou para a direita ou esquerda. 
- Hoje é tempo de um retorno! Muita gente se dá mal, se desvia, porque segue seu coração, as pessoas, são movidos por profecias que muitas vezes procedem do homem e se esquecem que tudo o que precisamos para vivermos uma vida que agrada e alegra ao coração está registrado na Bíblia. 
- Espero sinceramente que um dia quando escreverem sobre minha vida e a sua, que possam dizer o mesmo que disseram sobre Josias. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ELE SENTE PENA!

TEMA: ELE SENTE PENA! 

Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: — Não chore. (Lucas 7:13 NTLH)

- Fiquei feliz quando li esta expressão, de que Jesus teve pena daquela mulher que estava enterrando o próprio filho. É renovador ler algo nesse sentido, pois geralmente as pessoas não sentem pena dos outros. 
- Vivemos em um mundo cão. Enquanto Jesus tem piedade, a maioria das pessoas são impiedosas. Falta amor, compaixão, companheirismo, misericórdia e desejo de se colocar no lugar do outro. 
- A cada dia sou mais apaixonado por Jesus pois mesmo sendo Deus, mesmo sendo perfeito na Santíssima Trindade, mesmo sendo o Rei dos reis e Senhor dos senhores, ele se importa. E se importa comigo e com você! 
- Como cristãos temos que nos apegar nas verdades da Palavra, pois elas norteiam nossa fé. Em Hebreus é bem claro que Jesus é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Isso é fato. Jesus não é uma lenda, um mito, uma construção religiosa do século 1! Jesus está vivo, presente e atuante. Creio que hoje ele está tendo pena e mim e de você. E vejamos o detalhe. Ao sentir pena daquela viuva que havia perdido seu único filho, ele o trouxe de volta a vida.
- É bem provável que nesta semana tenhamos experiências sobrenaturais, milagres, curas, provisões, livramentos, providencia, portas que não são de Deus se fechando e o que é de Deus se abrindo. Sabe por que? Jesus está com pena de nossas vidas, sofrimentos e angustias. 
Pense nisso, e confie de todo o seu coração no Senhor Jesus! 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

COMO ESTÁ O SEU CORAÇÃO?

TEMA: COMO ESTÁ O SEU CORAÇÃO? 

Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente. Assim eles cumprirão as minhas leis e obedecerão fielmente a todos os meus mandamentos. Eles serão o meu povo, e eu serei o Deus deles. (Ezequiel 11:19, 20 NTLH)

- Este ano minha esposa e eu passamos por uma série de exames, rotineiros, para sabermos como estava o nosso coração. Em nosso caso, graças a Deus, tudo deu certo e os resultados de todos os exames apontaram que temos corações saudáveis para a nossa faixa etária. 
- Você sabia que assim como o médico, Deus se preocupa com o nosso coração? É sério! Enquanto os médicos querem descobrir se há o colesterol ruim, alguma veia ou artéria entupida, Deus quer nos mostrar se estamos obedecendo ou desobedecendo a Ele.  Pois assim como as placas de gordura, a desobediência interfere em nossas vidas. 
- Na cosmovisão bíblica, o coração é o centro do ser humano. É no coração que se deseja, sente, ama, confabula-se o certo ou o errado. Nosso coração é de pedra ou humano? O de pedra é desobediente, e o humano é obediente. 
- Interessante que Deus tem desejo de transformar nossas vidas. Parece-nos que ele não se alegra em nos ver batendo cabeça, errando e vivendo no pecado. Seu desejo é mudar e transformar nossas vidas na mente e coração. É se relacionar conosco através da mensagem, de sua Santa Palavra. 
- Quem muda o coração do ser humano de acordo com essa porção bíblica é Deus. Será que o que está faltando em nossas  vidas seja essa ação transformadora de Deus? 
- É tempo de conversão, de mudança de vida, de compromisso com Deus. Assim como existem aquelas equipes especializadas que conseguem quebrar as duras rochas de nosso planeta para extrair preciosos minerais, Deus através de Jesus Cristo, deseja quebrar a dureza do nosso coração e nos tornar pessoas melhores, pessoas obedientes. Na verdade Deus nos dá vida pois quem não conhece a Deus, quem não se converteu a Jesus Cristo, ainda está morto, mesmo estando vivo. 
Que nesse dia possamos abrir nosso coração para Deus acaso nossa resposta a pergunta: Como está o seu coração? Seja petrificado! 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

domingo, 15 de setembro de 2013

COMO OS SERVOS AGEM E PENSAM!



TEMA: COMO OS VERDADEIROS SERVOS AGEM E PENSAM! 
2a IPI RIO PRETO - 15/09/13 - 19h30 

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)    

Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, (Marcos 10:43 NTLH)


Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. (Mateus 7:16 NTLH)

Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra. (Números 14:24 NTLH)

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: (Filipenses 2:5 NTLH)

- No mundo que vivemos ser servo é coisa de bobo. Todos querem liderar, mas ninguém quer servir. Já pensou nisso? Na verdade temos que ter um coração de servos. E um coração de servo é testado em situações desfavoráveis, ou em áreas que não se referem aos nossos dons e talentos. Sua forma revela seu ministério, mas seu coração de servo revelará sua maturidade. 

- É duro dizer, mas há muita gente servindo sem ser servo. Ser servo apenas quando é conveniente é errado. Servos servem o tempo todo.  Por isso consagre sua agenda, tempo, dons, talentos e expectativas para Deus. Quem é servo de verdade quer fazer o bem o tempo todo. 

- Cremos que Deus coloca situações em nossas vidas para exercermos o serviço. Temos que estar sensíveis e agir de maneira espontânea diante das situações.  John Wesley tinha um lema: “Faça todo o bem que puder, com todos os recursos de que dispuser de todas as formas que puder, em todos os lugares que puder, sempre que puder, a todas as pessoas que puder, enquanto você puder”. 

- Servos não enrolam, mas fazem o que precisa ser feito. Tem gente que não se sente capaz. Pensam que apenas os talentosos podem servir. Não. Se você se sente limitado, fique tranqüilo Deus aceita seu serviço pelo outro. Servos não olham para o tamanho do desafio, apenas fazem. Servos fazem coisas triviais ou complexas. 

- Jesus é um exemplo. Ele serviu de todas as maneiras. Assim como Paulo após o Naufrágio. Temos que dar mais atenção as pequenas tarefas. Nelas estão as grandes realizações. Antes do extraordinário tente servir normalmente. Além disso, percebemos que servos são fieis confiáveis, pessoas que se esforçam. 

- Na verdade vivemos improvisando na igreja porque os que deveriam servir não servem, furam com a obra de Deus. Deus recompensara os servos fieis. Sirva a Deus e as pessoas por toda sua vida. Cuidado em querer ser visto pelos outros. Não sirva para agradar a homens e sim a Deus. 

- Geralmente os servos preferem o silencio, os bastidores, a solitude. Infelizmente muitos servos começam como servos e terminam como celebridades. Quando Cristo se manifestar novamente na terra, vocês também serão manifestos com ele, em glória. Por agora, contentem-se com o anonimato. Quem é servo não se move por elogios, fama e reconhecimento, mas sim em ser útil para o Corpo. Na verdade trabalhamos e servimos pensando no céu. Mesmo o menor serviço é reconhecido por Deus e recompensado.

Servir começa na mente.
É preciso pontuar que Deus esta mais interessado no porque fazemos e não o que fazemos. Um exemplo é o rei Amazias (2 Crônicas 25:5)

Precisamos ter 5 atitudes 

1. Os servos pensam mais nos outros do que em si. 
- Talvez seja esse o nosso problema. Pensamos como o mundo. E somos desafiados pela biblia (Filipenses 2:4) a pensarmos no próximo.  Jesus na verdade é o exemplo de serviço (Filipenses 2:7). Temos que parar de fazer pensando em nós, em barganhar com Deus. Na Bíblia temos o exemplo de Timóteo (Filipenses 2:20-21). Mas sabe qual é o desafio? Somos egoístas demais. Reagimos demais, queremos tudo do nosso jeito. Veja o que diz a Bíblia (Mateus 5:41).

2. Os servos pensam como administradores, não como donos. 
- Existe uma grande diferença entre sermos donos e administradores. José do Egito era um exemplo de administração. Na verdade serviço e administração andam juntas. (1 Coríntios 4:1).  Perguntas para reflexão: Como você está lidando com os recursos que Deus lhe confiou? Você serve a Deus ou ao dinheiro? Talvez nunca pensamos nisso, mas Deus  exige lealdade exclusiva, e não fidelidade de meio expediente. 

3. Servos pensam no seu trabalho, e não no que os outros estão fazendo.
 Se você não faz comparações, se você não vive criticando, não compete com os outros você é um servo. Temos que entender que estamos do mesmo lado. Temos diferentes tarefas, mas estamos aqui para servir a Deus (Lucas 16:11-13; Gálatas 5:26) Será que não é hora de pararmos com ciúmes. Tem muito crente Marta na Igreja (Lucas 16:38-42; Romanos 14:4; Neemias 6:3). 

 4. Se você serve como Jesus, pode esperar ser criticado. 
O mundo, e até mesmo grande parte da igreja, não compreende o que Deus valoriza. Um dos mais belos atos de amor demonstrados a Jesus foi criticado pelos discípulos. Maria tomou a coisa mais valiosa que possuía, um perfume caro, e derramou sobre Jesus. Seu generoso serviço foi chamado “desperdício” pelos discípulos, mas Jesus o chamou significativo, (Mateus 26:10) e isso é tudo o que importa. Seu serviço para Cristo nunca será um desperdício, não importa o que os outros digam.

5. Os servos baseiam sua identidade em Cristo. 
- Assim como todo jogador de futebol deseja ser como Messi. Assim como todo jovem estudante de Informática deseja ser como o Steven Jobs, assim como todo empresário se espelha em Antônio Emilio de Moraes. Assim como todo ator tem como referencia Fernanda Montenegro, todo cristão deve se basear em Jesus Cristo. (João 13:3-4).  Henry Nouwen disse: “Para sermos úteis aos outros, temos de morrer para eles, ou seja, temos de deixar de medir nossa importância e valor pelos parâmetros dos outros [...] dessa forma, ficamos livres para manifestar misericórdia”. Quando você baseia seu valor e sua identidade no seu relacionamento com Cristo, fica livre das expectativas dos outros, e isso permite que você realmente os sirva melhor.

6. Os servos não precisam cobrir as paredes com placas e prêmios para confirmar seu valor. 
- Pensar como servo implica em deixarmos de lado sobrenome, titulação, classe social, coisas que geralmente levamos em conta (2 Corintos 10:18; Tiago 1:1). Quanto mais próximo você estiver de Jesus, menos precisará promover a si mesmo.

7. Servos consideram o ministério uma oportunidade, não uma obrigação. 
- Esta ai uma grande diferença. Nosso serviço não deve ser por obrigação, mas de verdade (Salmo 100:2/ João 12:26/ Hebreus 6:10). Imagine o que poderia ter acontecido, se apenas 10% dos cristãos em todo o mundo levasse a sério seu papel de servo. Imagine todo o bem que poderia ter sido feito. Você está disposto a ser uma dessas pessoas? Não importa sua idade; Deus irá usá-lo se começar a agir e a pensar como servo. Albert Schweitzer disse: “As únicas pessoas realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir”.

Que Deus nos abençoe e ajude, amem. Por Rick Warren, Pr. Gilbean Ferraz