TEMA: QUANDO ESTAMOS EM OBRAS?
Igreja Metodista Rio Preto - 21/09/13 - 19h30
Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus. (Filipenses 1:6 NTLH)
Introdução
- Parece-nos que entendemos bem esta palavra, em obras. Principalmente os que utilizavam a Duque de Caxias, perto da Represa, na Swifit, quem está morando em uma casa em construção ou fase final. Ou como minha filha que estuda em um Colégio que esta ampliando suas instalações desde o inicio do ano. Como os que utilizam as rodovias como os que vão para Olímpia que sabem da grande oba que esta sendo feita naquele lugar.
- Além disso, temos os especialistas, engenheiros e arquitetos que fazem obras grandiosas, lindas e únicas. Porém meu sermão não visa discutir as obras já citadas ou apresentar algum empreendimento comercial para vocês. Quero falar da obra que Deus tem para nossas vidas.
- Filipenses 1:6 é um dos versículos clássicos da vida cristã. Muitos são importantes, mas essa passagem trata de um aspecto central, a obra de mudança de vida, de conversão, de çrescimento, de cumprir o propósitos de Deus para nossas vidas.
- Por que precisamos meditar nessa passagem da Bíblia? Temos uma tendência em acomodarmos em nossa vida cristã. Temos um mau habito de taxar pessoas cristã, dizendo que elas não podem mudar. Terceiro, que sempre é bom aprender a Bíblia.
- Quero responder a pergunta tema: Quando Estamos em obras?
1. QUANDO RECONHECEMOS O AGIR DE DEUS EM NÓS
- Tudo começa em Deus já diz Rick Warren em seu escrito Uma Vida com Propósito. Precisamos ter a certeza que Deus tem uma obra em nossas vidas. Será que temos essa certeza?
- Já li muitas coisas sobre o Apóstolo Paulo. Suas cartas pastorais, comentários de bíblistas como Jonh Stott, teólogos que escreveram suas peças doutrinárias com base no ensino Paulino. Mas tenho uma definição sobre Paulo. Um homem convicto e que sempre reconhecia o agir de Deus.
- Em Romanos temos uma poética maneira de reconhecer o agir de Deus: Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento?” Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém! (Romanos 11:33-36 NTLH)
- Por que precisamos reconhecer, ter a certeza que Deus existe, que ele nos criou, que ele deseja trabalhar nossa vida? Pois não ter a mesma certeza que o apostolo Paulo tinha pode nos enquadrar em uma triste estatística: Uma pesquisa realizada por R. Brad White, fundador do Changing The Face of Christianity (Mudando a Cara do Cristianismo), aponta forte crescimento no número de cristãos “nominais”, também chamados “não praticantes”. “Os resultados são preocupantes, porque 1 em cada 3 autoproclamados cristãos admitem que raramente vivem os ensinamentos de Jesus Cristo”, afirmou o pesquisador. White completou ainda: “Nossa missão é reverter os estereótipos negativos dos cristãos para ajudar os cristãos a serem mais comprometidos com Jesus Cristo. E assim nosso objetivo é transformar estes cristãos em cristãos espiritualmente maduros que caminhem e representem melhor nossa fé ao mundo”.
http://omelhordomundocristao.blogspot.com.br/2012/06/pesquisa-revela-1-em-cada-3-cristaos.html
- a) Precisamos reconhecer o agir de Deus em nossas vidas pelo fato revelado na Bíblia: Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. (Provérbios 3:6 NTLH).
-
b) Reconhecermos o agir de Deus na vida dos outros: Então Pedro começou a falar. Ele disse: — Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça. (Atos
10:34, 35 NTLH).
- c) Que é pecado não reconhecer a esse agir: Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso. Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. (Romanos
1:19-21 NTLH).
2. QUANDO PERMITIMOS QUE DEUS TRABALHE NOSSA VIDA
- Quando estamos em obras? Quando permitimos que elas aconteçam. Temos que tomar muito cuidado em estarmos impedindo a obra de Deus em nossas vidas. Em estar fugindo daquilo que Deus tem para nossas vidas. De rejeitarmos o trabalhar de Deus. Será que isso é possível? Com certeza!
- Deus é um gentleman. Um cavalheiro, um lord, alguém com finesse, que respeita nossa individualidade. Deus não agride, não obriga, não impõem, mas ele está todos os dias querendo trabalhar em nossas vidas. A uma expressão bíblica que os pregadores utilizavam em apelos, mas que foi escrito para a Igreja de Jesus : Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. (Apocalipse
3:20 NTLH).
- Não seja uma obra abandonada. É terrível. Junta lixo, bicho, mosquito da dengue, ratos, meliantes. Imagine em nossas vidas? Se não deixarmos Deus operar? Tem uma colocação de Jesus muito interessante: Jesus continuou: — Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” Aí volta e encontra a casa varrida e arrumada. Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. (Lucas 11:24-26 NTLH).
- Fique tranquilo. Não estou dizendo que temos demônios. Pois os que crêem são selados pelo Espirito Santo. Mas fica claro que quem não se desenvolve quem não permite o trabalhar de Deus está se colocando em uma situação bem complicada espiritualmente falando.
- Como Deus está trabalhando nossas vidas? Através dos lideres espirituais. Através da própria Palavra, através do Corpo de Cristo, através das lutas e tribulações, através da oração e jejum. É fato que esse é o processo pelo qual Deus vai trabalhando nossas vidas. Então, se abra! Permita!
3. QUANDO ENTENDEMOS QUE O FIM NÃO É AQUI
- Por que estamos aqui? Por que somos crentes? Por que nascemos? Por que estamos ouvindo esta mensagem? Por que existe Deus, Pai, Filho, Espirito Santo? Por que existe Biblia? Porque a vida não termina aqui, estamos sendo preparados para a eternidade.
- É como um bebe. Minha esposa está gravida de nosso terceiro filho. É um privilégio. E abaixo de Deus temos uma série de planos para nosso bebe. Todos os pais fazem uma série de incerssoes, interferências, e direcionamentos para que seus filhos se casem bem, se formem em uma profissão, se tornem alguém na vida. Deus é a mesma coisa, porém ele não está pensando em décadas, mas na eternidade.
- Quando leio Filipenses 1:6 penso que estamos matriculados na faculdade da vida. Que a universidade é a existência, os colegas de turma são os nossos semelhantes, que o professor é Jesus, a Bíblia o livro de estudo, o Espirito Santo nosso auxilio, e o Pai o diretor que aprova ou não seus alunos.
- É por isso que precisamos rever alguns conceitos, valores, prioridades, compromissos, coisas que estamos gastando tempo, recursos, pois estamos de passagem. Claro que temos que viver, trabalhar, estudar, ter família, sonhar, curtir, mas sempre pensando que Deus enviou Jesus a terra não para criar uma religião, mas sim morrer na Cruz por nossos pecados, restaurar nossa relação com Deus e nos preparar para a vida eterna.
- Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. (João 14:1-6 NTLH)
- Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João
3:16 NTLH)
Conclusão
Estamos em obras. Mas precisamos entender este versículo para que essa obra não pare. Mas para que de fato, estejamos sendo preparados para o que Deus tem para nossas vidas aqui e eternamente. Que Deus nos abençoe e ajude. Amém.
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz