TEMA: O QUE DEUS ESPERA?
O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus. Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas. Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele. Portanto, quem rejeita esse ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo. (1 Tessalonicenses 4:3-8 NTLH)
Saber o que Deus quer em dias em que tudo pode, em que o divórcio se tornou corriqueiro, pessoas terem relações sexuais com a torcida inteira do Flamengo, a sociedade ver com bons olhos relações homossexuais, desde o ato sexual em si, a instituição de "casamentos". Como afirmar a vontade de Deus em dias onde mulheres aparecem nuas em revistas, jornais e todo tipo de comunicação. O sexo é vendido e apresentado como um fim em si mesmo. O prazer hoje é o objetivo da existência humana. As pessoas trabalham, constroem, tem relações sexuais, compram, criam, estudam pelo objetivo de obter prazer. Vivemos dias confusos, onde não existe mais uma verdade, mas muitas mentiras disfarçadas de verdade. Só temos duas opções: ou cremos no Deus revelado pela Bíblia Sagrada ou nos entregamos a esse sistema. Não existe meio termo. Se estou disposto a crer e entender que a vida se constrói a partir de Deus e de sua santa vontade preciso aceitar que:
1. Minha vida precisa ser dedicada a Deus.
Quando penso na palavra dedicação, logo fica evidente que é justamente isso que as pessoas não possuem disposição. Dedicar-se é dar se, entregar-se, se colocar a disposição com tempo, recursos, dons e talentos. Uma vida dedicada a Deus nada tem a ver em matricular-se em um convento ou monastério, digo isso com todo respeito e admiração pelas pessoas que optam por essa maneira de viver. Temos que dedicar nossa vida a Deus no trabalho, em casa, nas férias, no serviço religioso, enfim, 24 horas do dia.
2. Preciso evitar a imoralidade
Infelizmente o ser humano tem uma tendência a imoralidade. É fato comprovado. Como é impressionante ver isso e perceber que a humanidade realmente precisa de Deus em suas vidas. O que é imoralidade? Trata-se de práticas contrarias as leis da vida e de Deus. Não é preciso estar escrito em uma constituição ou até mesmo na Bíblia que não devemos roubar, para o ser humano saber que isso é imoral. Hoje existe imoralidade sexual, social e espiritual. A sexual é tudo que fuja ao conceito de sexo vivido no casamento monogamico entre um homem e mulher no casamento. Na social é tudo aquilo que fuja ao conceito de respeito, justiça e equidade necessário para a manutenção de uma sociedade. Mesmo que ninguém veja, temos que respeitar, sermos justos e termos equidade em tudo. E espiritual se refere a busca do ser humano de criar sua própria divindade, de ter seus ídolos, suas religiões que falam aquilo que é agradável. Existe muita imoralidade religiosa, entre os próprios lideres sacerdotais, no que me refiro a todas as religiões, inclusive a evangélica.
3. Que viva e defenda o conceito bíblico de família
- Mesmo que hoje seja comum no século 21 pessoas do mesmo sexo se amarem e quererem constituir suas famílias. Mesmo que seja comum pessoas como artistas como Fábio Jr e Grecthem se casarem 590 vezes. Mesmo que seja comum pessoas de muita idade, mas muita idade mesmo se casarem com pessoas de 2 a 3 gerações diferentes, mesmo que seja comum hoje pensadores e pessoas que se frustraram como matrimonio defenderem sua dissolução, temos que defender e propagar a idéia bíblica de família. Se analisarmos a Bíblia, especialmente quando Deus cria homem e mulher, Deus os cria para constituir uma família com vistas a procriação e o estabelecimento de uma sociedade. Tudo o que não se encaixa nessa definição não deve ser bandeira do povo verdadeiro de Deus. E por mais que os liberais e os de fora da Igreja classifiquem uma escrita como esta de fundamentalista, de homofóbica, de preconceituosa, isso é a nossa crença. E credo é algo pessoal, que lei alguma pode nos impedir de viver, ensinar e defender.
4. Nunca façamos nada que prejudique nosso semelhante
Tenho certeza que quando Deus nos criou seu desejo era que nunca fizéssemos nada para prejudicar nossos semelhantes. Se a humanidade levasse isso a sério não haveriam guerras, brigas, divisões, assassinatos, roubos, gente dando golpe, querendo tirar vantagem das pessoas. Se algo que desejamos e faremos prejudicará nosso semelhante temos que repensar. Evidente que se nosso semelhante for prejudicado porque falamos a verdade, porque não aceitamos o erro, porque escolhemos a vontade de Deus, podemos dormir tranqüilos no Senhor. Porém, se estamos julgando, falando mal, usurpando, desfraldando, atrapalhando, enfim, com certeza temos que repensar nossa conduta para com o próximo.
5. Tomar cuidado em não rejeitarmos a Deus
O que precisa ficar claro é que Deus não precisa das pessoas, como assisti no filme sobre a mitologia grega, em que os deuses se alimentavam das orações da humanidade. Quando falamos que não se deve rejeitar a Deus é pelo fato que as consequências serão ruins para o nosso lado. Deus é como o cinto de segurança, a bem da verdade, só se sentirá falta, quando for necessário e a pessoa não estiver usando. Em algum momento todo ser humano precisará da ajuda de Deus. A questão é que muita gente, inclusive cristãos rejeitam a Deus, se esquecem de sua vontade e não vivem aquilo que dizem acreditar. O testemunho de que cremos não é sabermos as liturgias, fazermos as orações, recitarmos o credo, dizermos que cremos, mas o quanto obedecemos ao Senhor. Obedecer a Deus e sua Palavra não se trata de boas obras, mas atos concretos de nossa fé em Deus. Muitos dizem crer, rejeitam a Deus e estão vivendo como o motorista imprudente que dirige sem cinto de segurança. Vocês já sabem o resultado? Pois então, que nunca rejeitemos quem nos ama de verdade, quem enviou seu filho Jesus para morrer na cruz por nossos pecados, e nos dar a salvação e a vida eterna se nos arrependermos de nossos pecados e crermos em Jesus como único senhor e salvador. E absolutamente de graça nos dar tão grande dádiva.
Que possamos pensar e aceitar o que Deus quer de seus filhos.
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário