TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DA ANSIEDADE
Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Filipenses 4:6, 7 NTLH)
Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. (1 Pedro 5:7 NTLH)
Introdução
- Ansiedade. Não se trata apenas de um dos males do século 21, mas é fato que desde que a humanidade existe, também há relatos da presença da ansiedade na vida humana. É impressionante como as pessoas são ansiosas.
- Estava vendo sobre a gravides de uma artista famosa, Ana Hickman, e grávida de algumas semanas, já sabe o sexo do bebê, ansiedade. As pessoas estão tão ansiosas, que em outubro já estão montando árvore de de Natal. Não se admite esperar, na verdade é muito difícil esperar.
- Nesta introdução fica evidente que as pessoas são muito ansiosas e que isso é terrível. Não estou inventando nada, basta andar pelo calçadão, se tomarmos um ônibus, se aguardarmos na fila do banco ficará evidente que as pessoas estão preocupadas. São muitos os motivos que geram ansiedade! Desemprego, enfermidade, carreira profissional, casamento, filhos e tantas outras coisas do cotidiano.
- Neste mês estamos pregando sobre o tema Derrotando a Ansiedade. Já vimos sobre a origem da ansiedade. E hoje queremos falar sobre as consequências. Na verdade precisamos compreender o por que Pedro escreve 1 Pedro 5:7. Na verdade, Pedro reproduz um ensino específico que ele aprendeu com Jesus Cristo, o qual gostaria de partilhar agora:
— Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. — E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mateus 6:25-34 NTLH). Mediante tudo isso que falamos nesta introdução, quais são as consequências da ansiedade?
1. Paralisados pelas preocupações
- Sempre que medito no tema ansiedade percebo logo de início, que se trata de um mal a ser banido de nossas vidas. A ansiedade nos causa muitos malefícios, mas um dos principais é a paralisia causada pelas preocupações.
- Uma coisa é ter preocupações, outra é vivermos preocupados. Se nos atermos a história de Jesus com Pedro e os demais apóstolos, veremos que Pedro foi chamado para ser apóstolo. Porém ele era pescador. O chamado de apóstolo implicava em abandonar o ofício. Pedro e os demais tinham família. Se não trabalhavam, como se sustentavam? Será que naquele momento eles estavam passando privações? Será que o que eles estavam tendo agora era menos do que antes? Pode ser! Mas o que chama nossa atenção é o fato de Jesus combater a preocupação excessiva dos apóstolos. Pois preocupação paralisa!
- Quando estamos preocupados perdemos a motivação, os sonhos ficam em segundo plano, a vitória parece distante, a batalha parece que será perdida. É impressionante como há inúmeros textos bíblicos que apontam para a necessidade de não nos preocuparmos. E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, (Lucas 21:34 NTLH). Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. (Mateus 13:22 NTLH).
2. Perde-se a percepção da realidade pelo medo
- Jesus com certeza não era biólogo, não participava de nenhum grupo naturista, mas fica evidente que quando as pessoas vivem ansiosas, perde-se a percepção da realidade. Olhar para os pássaros e lírios é a iniciativa de Jesus de trazer seus seguidores a realidade. O medo tira nossa percepção da realidade. E como sabemos medo é dos resultados de uma vida ansiosa. Quantas fobias que são resultados das preocupações que sentimos?
- A consequência de não entendermos que não precisamos ficar ansiosos nos aprisiona na zona do medo. Esse lugar é terrível. Viver na zona do medo nos faz pensar em tragédias quando nada há, pensar que nada dará certo, quando as chances são imensas, afundar quando basta firmar os pés, enfim.
- Os apóstolos estavam com medo de não terem o que comer e vestir. Qual é o seu medo? O que tem feito você não perceber o que Deus está fazendo ou pode fazer em sua vida? Quem não tem uma boa percepção da realidade está sujeito a tomar decisões erradas, a perder as oportunidades certas e deixar de fazer a vontade de Deus.
- Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.” (Mateus 25:25 NTLH); — Eu pequei! — respondeu Saul. — Desobedeci às ordens de Deus, o Senhor, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam. (1 Samuel 15:24 NTLH). Penso que seja melhor seguir o conselho de Jesus Cristo e entregarmos nossa ansiedade para Deus.
3. Com o passar do tempo a pessoa definhará em sua fé
- Quando vejo Jesus dizendo homens de pequena fé, ser iguais aos pagãos, aqueles que não são convertidos, na verdade está claro que o final de uma ansiedade pode não ser uma úlcera, uma dor de cabeça aguda, sobrepeso, mas incredulidade e apostasia. Falta de fé com certeza não é da vontade de Deus e não agrada ao Senhor.
- O que fazer diante de uma afirmação como esta? Na realidade é bem parecido como quando vamos ao médico. O médico olha para o exame, para a enfermidade, e diz, se o senhor não fizer tal coisa, o senhor morrerá dessa doença aqui! E no momento as pessoas não acreditam que podem morrer do coração, de câncer, de diabetes, e outras doenças humanas. Porém, infelizmente isso ocorre! Da mesma maneira a incredulidade, se dermos vazão a ansiedade, ela pode se tornar em falta de fé.
- Na realidade precisamos entender com base nas palavras de Jesus, que ansiedade, preocupação, falta de fé é coisa de gente que não acredita em Deus. Quem tem fé, quem confia, sente paz, serenidade, tem certeza, sabe quem é o Deus vivo, criador dos céus da terra.
- Somos convidados a buscarmos ao Senhor em primeiro lugar, a descansar no cuidado e fidelidade de Deus, a crermos em sua manifestação em nossas vidas. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. (João 7:38 NTLH); Jesus respondeu: — Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé. (Marcos 9:23 NTLH); Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hebreus 11:6 NTLH).
Conclusão
- Está claro neste sermão porque Pedro escreve 1 Pedro 5:7. Ele aprendeu com Jesus! E temos que entender que se não seguirmos os preceitos bíblicos, a vontade de Deus revelada na Escritura Sagrada corremos o risco de sofrermos as consequências da ansiedade, as quais pontuamos neste sermão, através da fala de Jesus aos seus discípulos, inclusive o apóstolo Pedro.
Em nome de Jesus, amém, Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário