quarta-feira, 7 de agosto de 2013

JOSUÉ! UM CHAMADO, UMA ESCOLHA, UMA PROMESSA


TEMA: JOSUÉ: UM CHAMADO, UMA ESCOLHA, UMA PROMESSA! 

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Josué 1:9NTLH)! Leia Josué 1:1 a 9! 

- Sempre que temos que tomar grandes decisões, assumir grandes desafios ou enfrentar fortes inimigos somos assombrados pela dúvida, perseguidos pelo medo e instigados pelo desânimo. Isso é até natural, somos humanos, limitados e apegados. Hoje pela manhã, em oração, clamando ao Senhor pelo meu futuro, de minha família, no que se refere a ministério recebi essa orientação de Deus que compartilho com todos. O capítulo 1 de Josué é muito intenso. É o inicio da história da conquista da terra prometida, de uma promessa feita por Deus a Abraão, o pai da fé. Chamamos a atenção a história de Josué, o desafio, o que estava por vir, o peso de substituir Moisés, de liderar um povo em tempo de guerra. Lendo Josué 1 aprendemos sobre: 
1. UM CHAMADO 
- Lendo o capitulo 1 encontro um homem sendo chamado por Deus. O chamado é algo muito forte, que precisa ser refletido e obedecido por quem é desafiado. Ser chamado por Deus implica em compreendermos que existe algo a ser feito. Que precisamos nos preparar para executar essa missão que está no coração de Deus. Vejo o chamado como um privilégio, uma honra, mas uma grande responsabilidade. Josué precisava dizer sim ao chamado de assumir a função de Moisés. Com certeza não foi uma decisão ou tarefa de fácil execução. Principalmente porque Moisés foi um líder bem sucedido no que se propôs a fazer. É fácil suceder líderes fracassados, já os que obtiveram êxito já não é o caso. Josué foi chamado por Deus. Fica claro, que o nosso chamado é de Deus. Temos que levantar a cabeça, agradecer a Deus, e confiarmos que Deus nos chamou para sua obra. Em todo o momento o inimigo de nossas almas, o Diabo, tentará nos atingir com dúvidas cruéis, no sentido de duvidarmos do chamado do Mestre. Lembre-se nosso chamado é de Deus! 
2. UMA ESCOLHA
- Assim como Josué, temos que fazer uma escolha. Vamos seguir adiante ou desistiremos? Vamos crer que é de Deus ou começaremos a construir a idéia que é coisa de nossa mente? Homens e mulheres de Deus fazem escolhas. E geralmente a escolha é obedecer a Deus, seguir seus mandamentos e glorificar seu Santo Nome. Evidente que seria mais cômodo para Josué ficar com sua tribo, conquistar seu pedaço de terra e nada mais. Porém há momentos que temos que fazer escolhas difíceis, desafiadoras e que requer de nós muita fé e convicção em Deus. Porém a história bíblica e linear prova que quem escolhe o que é da vontade de Deus sempre se dá bem. A única coisa que Deus deseja se optarmos suas escolhas é de fato obedecermos a ele, guardarmos sua Palavra, sermos pessoas comprometidas com os mandamentos de Deus.  O que faremos? Fugiremos? Desistiremos? Choraremos como crianças?   Não! Inspirados em Josué escolheremos dizer sim para Deus. 
3. UMA PROMESSA
- Lendo o capitulo 1 de Josué aprendemos sobre o Deus que promete nos ajudar, proteger, prover e abençoar. Evidente que mesmo lendo uma passagem como essa é provável que as lutas ainda estejam a porta, que as incertezas ainda rondem sua mente, mas eu e você temos uma promessa. Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Josué 1:9 NTLH). A promessa é a própria presença de Deus conosco. Nunca vi algo que Deus verdadeiramente estava presente dar errado. Tudo que tem a presença de Deus, a aprovação de Deus, a boa mão dele prospera, acontece, é um sucesso, mesmo que seja contrário a vontade de homens. É tempo de vivermos pelas promessas de Deus. O que separa bebes espirituais de pais na fé é o quanto se crê nas promessas do Senhor. Promessas são determinações divinas que aconteceram, estão acontecendo neste exato momento e que ocorrerão futuramente para a glória de Deus. 
Que Deus nos abençoe e ajude sermos como Josué. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

Um comentário:

  1. Glórias a Deus nas altura, estou estudando essa história de Josué há uma semana,e através desse estudo eu pode entender o que Deus queria falar comigo. Deus continue ti abençoando meu irmão a paz de Cristo

    ResponderExcluir