quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A ORIGEM DA ANSIEDADE!



TEMA: A ORIGEM DA ANSIEDADE! 

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Filipenses 4:6, 7 NTLH)

A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Provérbios 12:25!


Introdução 
- Neste mês de agosto estamos iniciando uma nova série de mensagens sobre o tema Derrotando a ansiedade. Hoje falaremos sobre a origem dela. Dia 14/08 - as consequências da ansiedade, 21/08 o remédio para a ansiedade, e 28/08 vitória sobre a ansiedade. 

- Está aí um assunto que nos preocupa. A ansiedade hoje é motivo de preocupações. Pois quem vive ansioso não vive, não trabalha direito, gasta muito com medicações, sofre fisicamente, emocionalmente e em muitos casos até espiritualmente. 

- Encontrei uma definição biológica ou cientifica para a ansiedade: de que ansiedade pode ter origem genética, gerada pelo meio, algum trauma. No site www.ansiedade.com.br, encontrei a seguinte colocação de que a ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo, (muitas vezes onde a diferenciação não é possível). é distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estimulo teria características mais subjetivas. 

- A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos como taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais) aumento da motilidade intestinal, cefaléia (dor de cabeça). Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (Crise ansiosa aguda). Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um Neurotransmissor chamada Noradrenalina que é produzida nas Supra-renais, Lócus Cerúleos e Núcleo Amigdalóide.Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno Ansioso, Transtorno Hipocondríaco, Transtorno Histérico, Transtorno Fóbico. 

- E biblicamente? É isso que queremos descobrir! Somos filhos de Deus. Fomos criados para vencer a ansiedade. Pr. Lucinho Barreto da Igreja Batista da Lagoinha, afirmou que preocupação é o nome mais bonito que damos para medo. E ansiedade o nome mais bonito para falta de fé. Será que ele tem razão? Para isso precisamos descobrir a origem da ansiedade. 

1. A origem é dúvidas do agir de Deus
- Quando alguém está ansioso pode se dar qualquer justificativa, de que está cansado, que as lutas são grandes, que é humano e não tem a obrigação de ser forte. Mas na verdade quando esse alguém professa a fé cristã e está vivendo na ansiedade está caminhando pelo terreno ardiloso da dúvida. 

- É por isso que a Bíblia exorta a não vivermos ansiosos. O Senhor Jesus nos exortou, os apóstolos Pedro e Paulo. Pois a ansiedade não é de Deus para nossas vidas. E o que está por detrás da ansiedade é de fato duvidas de que Deus realmente possa agir. 

- No contexto bíblico temos muitas personagens e histórias de pessoas que duvidaram do agir de Deus e tiveram consequências negativas em suas vidas. 

- Começo por Abraão e Sara que duvidaram que seriam pais pelos meios naturais e resolveram ter um filho através de Agar, uma das empregadas de Sara. Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Gênesis 16:1-4

- Como o povo de Israel que recebeu de Moisés a orientação de Deus para entrar na terra prometida. Eles duvidaram do agir de Deus. Veja o relato dos 10 espias: E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. Números 13:25-33.

- Em ambos os casos, a dúvida produziu ansiedade, que levou as pessoas a tomarem decisões erradas, que produziram consequências desastrosas para a vida delas e dos que estavam ao seu redor.

2. Vazão excessiva das emoções 
- A segunda origem da ansiedade é quando somos dominados pelas emoções. É uma bênção sentir emoções, mas o problema é ser dominado pelas emoções. Sempre que viajo de avião, se deixar minhas emoções aflorarem, penso que o avião cairá todas as vezes, e logo sinto ansiedade e acabo pecando e desagradando a Deus. Por isso exercito a minha fé e me recordo do Salmo 121, que Deus guardará minha saída e entrada. 

- Temos muitos exemplos de pessoas que ficam ansiosas por extravasar demais suas emoções. Sentem muito medo, angústia, tristeza, decepções, raiva e outros sentimentos. Evidente que é normal sentir essas emoções, mas é anormal ser dominado por elas. Saul extravasou e pediu que o soldado o matasse: Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. 2 Samuel 1:9. Vejamos o salmista reconhecendo estar a ponto de explodir emocionalmente: As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. Salmos 25:17. Esses exemplos evidenciam como as emoções ao tomarem conta, produzem ansiedade e logo todas aquelas doenças da alma que citamos no começo dessa mensagem. 

3. Opressão espiritual 
- Existe um outro fator que produz ansiedade. As opressões malignas. Parece exagero, fanatismo, mas o inimigo através de suas estratégias infernais pode assaltar uma pessoa com falta de fé, dúvidas e logo ansiedade (João 10:10). Vejamos o alerta bíblico. Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Efésios 6:16.

- Na prática funciona assim. O inimigo percebendo sua fé, seu compromisso com Deus, sua vida de oração, sua disposição em descansar em Deus começa a atacar sem dó nem piedade sua mente. São tantos pensamentos que o certo vira errado, o confirmado surge dúvidas e a certeza se torna em indefinição. Em muitos casos ansiedade é resultado da opressão satânica. 

- O que temos que fazer é decidir pelas armas de Deus para essa batalha. A única maneira de proteger o coração e não ser assaltado pela ansiedade é combater as trevas; 1. pelo nome de Jesus; 2. pela oração; 3. pela declaração da Palavra. São três armas eficazes. 

- Porém preciso afirmar que quando somos atacados pelo inimigo Essa briga é de Deus. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.Romanos 16:20

Conclusão 
- Sobre a ansiedade, que Deus nos abençoe a ajude, após descobrirmos sua origem, com a força de Deus derrotarmos ela em nossos corações. Em nome de Jesus, Amém, Pr. Gilbean Ferraz 


Nenhum comentário:

Postar um comentário