Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. Portanto, não se envergonhe de dar o seu testemunho a favor do nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou na cadeia porque sou servo dele. Pelo contrário, com a força que vem de Deus, esteja pronto para sofrer comigo por amor ao evangelho. Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo. Mas agora ela foi revelada a nós por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador. Ele acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. Deus me escolheu como apóstolo e mestre para anunciar o evangelho. É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou. (2 Timóteo 1:7-12 NTLH)
- Um antigo hino cristão me chama a atenção: Sim eu sempre amarei essa cruz, seu triunfo meu gozo será. Pois um dia em lugar de uma cruz a coroa Jesus me dará. Temos que viver por amor ao Evangelho. Pessoalmente me sinto como o apóstolo Paulo, não na grandeza dessa personagem da Bíblia Sagrada, mas na opção de realmente pregar o Evangelho. Na verdade penso que a maioria dos que optam pelo ministério, de ser usado por Deus na obra de alcançar os perdidos tem em seu coração o amor ao Evangelho. A mensagem de que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna (João 3:16). O Evangelho é uma boa noticia que realmente é verdade e tem o poder de transformar uma pessoa, um povo, uma nação. Por amor ao Evangelho de Jesus:
1. NÃO SOMOS MEDROSOS. Medo pode até existir em nosso dicionário, mas devemos combate-lo com o único antídoto eficaz, fé na Palavra de Deus. Não temos medo de dar um passo de fé, de buscar novas vidas para Deus, de evangelizar porque temos o Espírito de Deus.
2. BUSCA OS A PLENITUDE DO ESPIRITO
Quando olhamos a Bíblia, a principio parece aquele monte de fios, sem conexão e sem sentido. Engano de quem pensa assim. A Bíblia tem sentido em si e para nossas vidas. Na ressurreição de Jesus ele pediu que seus discípulos e apóstolos ficassem em Jerusalém até que o Espírito Santo fosse derramado sobre eles. E de fato isso ocorreu em Atos 2. Plenos do Espirito de Deus temos poder, amor e prudência, qualidades necessárias para sermos usados por Deus.
3. NÃO TEMOS VERGONHA. Temos sempre que ter vergonha de fazer coisas erradas, mas não devemos mos envergonhar de Deus, da Bíblia, do que e como cremos. Não podemos nos envergonhar daquele e das coisas de quem nos ama de verdade, Deus.
4. CONFIO TOTALMENTE EM DEUS. Desde o inicio de minha conversão, com 16 anos dizia para as pessoas que DEUS não se explica, se vive. Claro que temos que dar explicações sobre Deus para as pessoas. Mas quem faz isso precisa ter experiências com Deus. O que mais nos chama a atenção em Paulo é o fato dele ser chamado por Deus para evangelizar e plantar Igrejas entre os gentios. Interessante que o chamado dele foi algo pessoal, reconhecido por outras pessoas, porém Paulo enfrentou muitas lutas, perseguições e dificuldades. Ainda mais pelo fato de sua vida progresso a esse encontro com Jesus e chamado. Mas Paulo confiou totalmente em Deus. Imagine se Paulo tivesse desistido de pregar o Evangelho? Certamente não haveria as 13 cartas paulinas na Bíblia. Provável que o Evangelho não tivesse chegado até nós, pois nesse processo Paulo foi fundamental. É preciso que aqueles que sentem o chamado para pregar o Evangelho tem essa dependência de Deus de confiança total e irrestrita diante dele.
O amor ao Evangelho é amor ao Deus vivo, que nos criou, nos redimiu em Jesus, perdoou nossos pecados, nos reconciliou consigo mesmo, nos deu do seu Espirito Santo, nos assegurando a vida eterna e nos chamou para o cumprimento de uma missão, levar a mensagem do Evangelho para as pessoas que ainda não ouviram e a aceitaram em suas vidas. Desde São José do Rio Preto até os confins da terra.
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz