quinta-feira, 1 de maio de 2014

PONDERAÇÕES SOBRE O DIA DO TRABALHO!!!

PONDERAÇÕES SOBRE O DIA DO TRABALHO!!!
 
Quem trabalha tem com o que viver,
mas quem só conversa passará necessidade. Provérbios 14:23
 
O feriado que mais aprecio é o da Páscoa, pelo fato de ser a celebração da ressurreição de Jesus. E sendo cristão desde que passei pelo processo de conversão comemoro a Páscoa da maneira que a data requer. Porém, se pudesse eleger o segundo, com certeza escolho o Dia do Trabalho, pois desde que entrei na cadeia produtiva do trabalho, primeiramente como digitador em uma empresa, depois como estudante e hoje como sacerdote religioso tenho alegria de acordar todos os dias e trabalhar. Será que sabemos o por que dessa data existir? Sobre o trabalho, por curiosidade resolvi buscar sua origem, por que celebramos: Cito um trecho retirado do site:
 
"O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes".
 
Hoje é um dia especial, não apenas pelo que ensejou a comemoração, mas sim o fato de celebrar de certo modo a vida. Trabalhar com certeza é uma expressão de que estamos vivos, pois no desempenho do trabalho se produz, se cria, se traduz em resultados energia, inteligência e aptidões.
 
Além disso, é impossível uma sociedade se manter sem o trabalho. Trabalhar dignifica o ser humano, lhe permite alçar voos, crescer na vida, adquirir bens de consumo, contribuir com a manutenção da sociedade com os impostos, ajudar instituições filantrópicas e religiosas, produzir os mecanismos necessários para nossa sobrevivência individual e coletiva.
 
Evidente que ainda há distorções. Há lugares no mundo e no Brasil, que ainda há o trabalho escravo, onde pessoas são obrigadas e forçadas a trabalhar, sem remuneração, sem direitos, sem as condições necessárias para tal tarefa. Também há lugares em que as pessoas se tornaram verdadeiros escravos remunerados, em que pessoas trabalham 13 horas por dia, não porque são obrigados, mas porque acreditam estar fazendo a melhor coisa.
 
No dia do trabalho temos que frisar que nem todos os trabalhos são permitidos, ou não deveriam. Há pessoas trabalhando com drogas, com prostituição, com tráfico humano e de animais. Há pessoas que trabalham de maneira corrupta, ilícita e imoral. E isso não deve ser celebrado, mas sim lamentado e coibido.
 
No dia do Trabalho temos que frisar que Deus nos criou para sermos uma sociedade de trabalho, mas infelizmente, lendo Gênesis 1-4 percebemos que o trabalho se tornou um peso, pelo afastamento do ser humano de Deus, por se rebelar, e construir uma sociedade, e valores, sem a presença de Deus. Por isso, lendo e refletindo a origem da humanidade em Gênesis, vendo a queda da humanidade por desobedecerem a Deus, a maioria das vezes é custoso e precisamos trabalhar muito para conseguir sustento pelo fato do primeiro casal, Adão e Eva terem pecado, e terem como consequência em sua vida e descendência, a necessidade de conseguir penosamente o sustento.
 
 Apenas em Jesus Cristo essa maldição é desfeita, pois ele morre na cruz por nossos pecados. Ele reconcilia as pessoas com Deus. Muda o interior. E quando há mudança interior, da maneira de enxergar a vida, quando a cosmovisão se torna a partir da Bíblia Sagrada, dos princípios e valores cristãos, o trabalho é restaurado em todas as suas implicações, todas são filtradas nos moldes definidos por Deus de justiça, equidade, respeito e amor.
 
Em Cristo o trabalho é restaurado, pois Jesus prega dignidade, respeito, valorização da vida, amor ao próximo, temor a Deus, todos os princípios que tornam a dinâmica do trabalho justa e saudável.
 
Que neste dia, possamos agradecer a Deus pelo trabalho. Que possamos refletir se nosso trabalho é correto e contribui com o todo. Que possamos ter alegria de trabalhar, mesmo que em última análise o retorno financeiro ainda não seja o que julgamos ser o que merecemos. Que possamos a cada dia incentivarmos a sociedade do trabalho, na qual as pessoas, jovens, adultos e idosos tem a possibilidade de desenvolver suas potencialidades e contribuir para o avanço de todos.
 
Que Deus abençoe a todos os trabalhadores e trabalhadoras deste país. Em nome de Jesus, amém.
Pastor Gilbean Ferraz
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário