O FATOR RESSURREIÇÃO
Se a nossa mensagem é que Cristo foi ressuscitado, como é que alguns de vocês dizem que os mortos não vão ressuscitar? Se não existe a ressurreição de mortos, então quer dizer que Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer. E mais ainda: nesse caso estaríamos mentindo contra Deus, porque afirmamos que ele ressuscitou Cristo. Mas, se é verdade que os mortos não são ressuscitados, então Deus não ressuscitou Cristo. Porque, se os mortos não são ressuscitados, Cristo também não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados. Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nele estão perdidos. Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.
(1 Coríntios 15:12-22 NTLH)
- Quando acordei neste domingo, o oficialmente definido como da celebração da ressurreição, logo me recordei deste texto de 1 Corintios 15:12-22.
- O fator ressurreição é uma opção que é aceita pela fé. Na verdade celebrar a Páscoa, é celebrar a morte, o sofrimento, o propósito de Jesus salvar a humanidade, possibilitar o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Mas celebrar a Páscoa é celebrar o fator da ressurreição.
- Muitos detalhes nos chamam a atenção na história de Jesus. O fato de nascer de uma virgem, sua trajetória humilde, uma vida de simplicidade, seus milagres fora do comum, sua sabedoria única e revolucionária, sua visão de fazer gestão da vida das pessoas, preparando uma excelente equipe com pessoas não tão excelentes. Porém, o fator maior, é sua ressurreição.
- Não é preciso ser um especialista em história ou em movimentos sociais, mas geralmente quando os líderes de um partido, governo, religião ou revolução morre ou é morto, o movimento se dissipa, a pessoa se torna um mito e não há mais força propulsora.
- No caso de Jesus, ele morre e dois mil anos depois seu nome, vida, ensinos são celebrados por bilhões de pessoas. E por que? O fator ressurreição. Três dias depois de sua morte ele ressuscitou dentre os mortos, ele vive.
- Sabemos que isso com certeza pode ser contra aos princípios da biologia e demais ciências, mas isso chama-se poder de Deus.
- Jesus não é uma lenda, um mito, mas de fato ele viveu as experiências relatadas pelos quatro evangelhos da Bíblia Sagrada. E uma dessas vivências foi vencer o pecado, o Diabo e a morte morrendo na cruz do Calvário e ressuscitando ao terceiro dia!
- Hoje é um dia singular. Não estamos celebrando o nascimento e muito menos a morte de alguém, mas sim estamos celebrando a RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.
- O fator da ressurreição é o que de fato deve nortear nossa tragetória, sonhos, desafios, prioridades, é nessa verdade que devemos estruturar nossa vida.
- Quando me associo ao pensamento do Apóstolo Paulo, comungo das mesmas posições sobre a morte e ressurreição de Jesus. Se não existe ressurreição, tudo o que estamos fazendo é perda de tempo. Tudo mesmo, não apenas as coisas religiosas, tudo! A morte ser o fim, é o fim, é trágico, melancólico e altamente desesperador.
- Mas se Jesus ressuscitou como de fato aconteceu, estamos no caminho certo.
- A ressurreição de Jesus nos apresenta a possibilidade da vida eterna, da morte não ser mais o fim. Surge uma luz, a esperança se renova, agora temos um sentido, um porque, um para que, pois a vida na Terra não é mais o fim, mas sim uma transição para o Eterno, para a perfeição, para o Céu.
- O fator ressurreição é o mais importante de todos, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por ele (Joao 14:6). Ele é a ressurreição e a vida, quem crê nele, ainda que morra viverá (João 11:24-25).
- Que neste domingo de Páscoa, possamos celebrar o fator ressurreição, celebrar o túmulo vazio de Jesus, celebrar seu sangue vertido na cruz, celebrar o fato que ele vive, está assentado a direita de Deus, intercede por nós e prometeu voltar para buscar sua Igreja, seu povo, que são aqueles e aquelas que confessam com seus lábios que Jesus é Senhor e que crêem que Deus o ressuscitou dentre os mortos.
- Que Deus na sua infinita graça nos abençoe e ajude a nós mantermos firmes nessa fé!
Feliz páscoa! Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário