A FORÇA DE DEUS EM NÓS!
Com quem vocês vão comparar o Santo Deus? Quem é igual a ele? Olhem para o céu e vejam as estrelas. Quem foi que as criou? Foi aquele que as faz sair em ordem como um exército; ele sabe quantas são e chama cada uma... pelo seu nome. A sua força e o seu poder são tão grandes, que nenhuma delas deixa de responder. Povo de Israel, por que você se queixa, dizendo: “O Senhor não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação”? Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Isaías 40:25-31 NTLH)
introdução
- Conquistadores da Nova Canaã. Deus tem algo novo para nossas vidas. Já consigo visualizar, perceber e sentir. Um novo tempo, templo e mover. Não podemos dormir, perder tempo ou foco diante de uma Palavra como essa. Vimos que conquistadores vivem baseados na promessa de Deus, a promessa de que ele nos abençoará. Também já meditamos o que implica a natureza de Deus em nós, a vida de Deus em nós e hoje, falaremos sobre a força de Deus em nós.
- Estamos diante de uma mensagem revelada ao profeta Isaías, no período do exílio na Babilônia. Talvez um dos períodos mais tristes do povo de Israel. Pois devido o pecado, de viver do seu jeito, o povo de Deus passou por momentos terríveis longe de casa.
- Na realidade quando optamos pelo nosso próprio jeito de viver, quase sempre o resultado é cansaço, fadiga, desânimo e desejo de desistir. Na realidade é a confissão de Davi: Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. (Salmos 32:3-5 NTLH).
- Nesse sentido, pode ser que nosso cansaço seja em decorrência de escolhas mau feitas, de decisões equivocadas, de tentarmos guiar nossa vida. Mas graças a Deus que há esperança para os que se encontram enfraquecidos. O nosso Deus é forte, ele não se cansa!
- Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. (Isaías 40:28 NTLH).
- Deus é o Deus Forte. Sua força sustenta o Universo, a vida, a morte, tudo está em suas mãos. Sua força é tão grande que nele há poder para interferir, dirigir, guiar, operar na existência humana, independente das circunstâncias. Conquistadores tem a força de Deus em sua vida. Todos aqueles que conquistaram vitórias, terras, bênçãos na Bíblia eram homens e mulheres que eram tomados pela força de Deus, eram movidos pela força de Deus.
- Assim como a natureza de Deus em nós, assim como a vida de Deus em nós, precisamos da força de Deus em nossas vidas. Por isso, o que podemos aprender com Isaias 40:25-31?
1. A FORÇA DE DEUS REVIGORA AO CANSADO
- Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. (Isaías 40:29 NVI).
- Enquanto preparava este sermão pensei o quanto as pessoas andam cansadas! Talvez seja de conhecimento de todos. Mas o que refleti é que pessoas cansadas não conquistam nada. Pessoas cansadas não tem forças para lutar, batalhar e conquistar.
- Por isso creio muito que ao prometer renovar ao cansado, isso implica que Deus nos quer conquistando. Que o estado de cansaço deve ser momentâneo e transitório. Que vive cansado quem não busca e não deseja da presença de Deus.
- Na realidade é muito perigoso viver cansado. Pessoas cansadas tomam decisões erradas, se precipitam, cometem falhas e se afastam ainda mais do querer de Deus. Um exemplo é Esau, filho mais velho de Isaque. Ele tinha o direito da primogênitura. Era o filho mais velho. Deus tinha uma promessa sobre Jacó, mas o direito era de Esau. E jamais Deus tiraria o direito de alguém, mas ele estava cansado. Vejamos o que aconteceu:
- Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: — Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí (Por isso puseram em Esaú o nome de Edom.). Jacó respondeu: — Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho. Esaú disse: — Está bem. Eu estou quase morrendo; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho? — Então jure primeiro — disse Jacó. Esaú fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho. (Gênesis 25:29-34 NTLH).
- Tu fizeste cair muita chuva e renovaste a tua terra cansada. (Salmos 68:9 NTLH).
- Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. (Salmos 34:18 NTLH).
- Pois o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: “Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças. (Isaías 57:15 NTLH).
2. A FORÇA DE DEUS É PARA AQUELES QUE CONFIAM NELE
- mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças... (Isaias 40:31a).
- Geralmente quando observamos sobre extração de petróleo, ouro, enfim, todos os recursos naturais, quem alcança são os que procuram, os que escavam, os que se dedicam a essa busca. A força de Deus é o mesmo. Ela está disponível. Temos livre acesso, esse poder pode fluir em nossas vidas. O segredo é confiar em Deus.
- Na realidade para facilitar nossa compreensão. No livro do Pr. Jonathan do Santos escreve que "aquele povo estava cansado. Muitos deles tinham sido ricos, mas por desobediência a Deus, por não ouvirem a Palavra de Deus, foram escravizados, empobrecidos. Agora estavam cansados de trabalhar, de lutar, de servir, de esperar, de cooperar.
- Por isso temos que os que recebem novas forças são os que confiam em Deus, pois quem confia obedece ao Senhor!
- Mas como confiamos em Deus? Encontrei uma boa resposta no site: http://www.gotquestions.org/Portugues/confiar-Deus.html. Resposta: Não podemos confiar em alguém que não conhecemos, e esse é o segredo de aprender a confiar em Deus. Quando alguém diz: "Confie em mim", temos uma de duas reações. Ou podemos dizer: "Sim, eu vou confiar em você", ou podemos dizer: "Por que eu deveria?" No caso de Deus, confiar nEle é a consequência natural quando entendemos por que deveríamos.
- Devemos confiar em Deus porque ele é Deus, é o Criador, Senhor, é soberano, Eterno, Poderoso, Onipotente é onipresente. Porque ele não mente, não volta atrás, não faz propaganda enganosa, não abandona, não trai, não falha. Ele é extremamente confiável.
- Conquistadores chegam lá, porque confiam em Deus, esperam por seu auxílio. E por terem essa consciência de fé, são renovados e vivem conectados em uma fonte inesgotável de vida, de renovo e de força espiritual, física e mental.
- Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme. Como as montanhas estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, agora e sempre. (Salmos 125:1, 2 NTLH).
3. A FORÇA DE DEUS É O UP PARA GRANDES VÔOS.
- Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Isaías 40:31 NTLH).
- É muito importante que entendamos uma Palavra como essa. É fundamental. Quando o povo de Israel estava para conquistar a Terra Prometida, voltando ao primeiro sermão, e o contexto que ensejou está série de pregações, eles haviam acabado de perder seu grande líder, Moisés.
- O que faz um povo ter coragem para conquistar uma nova terra ainda de luto, com muitas incertezas e preocupações? Com toda certeza foi a força de Deus na vida de Josué e das 12 tribos.
- Na realidade precisamos entender o que significa Isaías 40:31: vejamos novamente na tradução de A Mensagem de Eugene Peterson: mas os que esperam no Eterno renovam suas forças. Abrem as asas e voam alto como águias. Correm e não se cansam, andam e não ficam exaustos.
- Na força de Deus conseguiremos o que não estávamos conseguindo. Na força de Deus venceremos obstáculos, problemas terão resoluções, Na força de Deus temos um UP, um extra, algo além do convencional para vencer as batalhas da vida e conquistarmos o que Deus tem reservado para seus filhos.
- Sinceramente, aprecio muito este versículo. A Bíblia poderia nos comparar a qualquer animal da natureza. E todos, tem suas virtudes e pontos que nos tocam. Diz o texto bíblico que ao recebermos novas forças de Deus nos tornamos como águias. Você e eu somos comparados a uma águia. http://youtu.be/qFPNwUh6Rmk.
- Isso significa que com nossa fé baseada em Jesus Cristo podemos voar alto, nos renovar, voar mais alto. Uma águia enxerga longe, é determinada, enfrenta seus temores, se reinventa e prossegue para o seu alvo. Está na hora de mudarmos nossa maneira de enxergar a vida. Pois Deus nos quer águias, voando alto, conquistando o que ele tem para nossas vidas.
- O Senhor Deus é a força do seu povo. O Senhor é o refúgio seguro do rei que ele escolheu. (Salmos 28:8 NTLH)
- Este Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a sua proteção. O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha. Ele é o Deus que me dá forças e me protege aonde quer que eu vá. Ele não me deixa tropeçar e me põe a salvo nas montanhas. Ele me treina para a batalha para que eu possa usar os arcos mais fortes. (Salmos 18:30-34 NTLH).
Conclusão
- Para sermos conquistadores temos que ter a natureza, a vida e a força de Deus em nossas vidas. Precisamos no caso deste sermão nos perguntarmos se nosso estado de fraqueza e cansaço é apenas um infortúnio da vida, ou se trata de vida no pecado, vida de rebelião contra Deus. Pois se for temos que pedir perdão, e através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz sermos redimidos para que possamos receber novas forças de Deus. Em nome de Jesus, amém. Pr. Gilbean Ferraz
Com quem vocês vão comparar o Santo Deus? Quem é igual a ele? Olhem para o céu e vejam as estrelas. Quem foi que as criou? Foi aquele que as faz sair em ordem como um exército; ele sabe quantas são e chama cada uma... pelo seu nome. A sua força e o seu poder são tão grandes, que nenhuma delas deixa de responder. Povo de Israel, por que você se queixa, dizendo: “O Senhor não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação”? Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Isaías 40:25-31 NTLH)
introdução
- Conquistadores da Nova Canaã. Deus tem algo novo para nossas vidas. Já consigo visualizar, perceber e sentir. Um novo tempo, templo e mover. Não podemos dormir, perder tempo ou foco diante de uma Palavra como essa. Vimos que conquistadores vivem baseados na promessa de Deus, a promessa de que ele nos abençoará. Também já meditamos o que implica a natureza de Deus em nós, a vida de Deus em nós e hoje, falaremos sobre a força de Deus em nós.
- Estamos diante de uma mensagem revelada ao profeta Isaías, no período do exílio na Babilônia. Talvez um dos períodos mais tristes do povo de Israel. Pois devido o pecado, de viver do seu jeito, o povo de Deus passou por momentos terríveis longe de casa.
- Na realidade quando optamos pelo nosso próprio jeito de viver, quase sempre o resultado é cansaço, fadiga, desânimo e desejo de desistir. Na realidade é a confissão de Davi: Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. (Salmos 32:3-5 NTLH).
- Nesse sentido, pode ser que nosso cansaço seja em decorrência de escolhas mau feitas, de decisões equivocadas, de tentarmos guiar nossa vida. Mas graças a Deus que há esperança para os que se encontram enfraquecidos. O nosso Deus é forte, ele não se cansa!
- Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. (Isaías 40:28 NTLH).
- Deus é o Deus Forte. Sua força sustenta o Universo, a vida, a morte, tudo está em suas mãos. Sua força é tão grande que nele há poder para interferir, dirigir, guiar, operar na existência humana, independente das circunstâncias. Conquistadores tem a força de Deus em sua vida. Todos aqueles que conquistaram vitórias, terras, bênçãos na Bíblia eram homens e mulheres que eram tomados pela força de Deus, eram movidos pela força de Deus.
- Assim como a natureza de Deus em nós, assim como a vida de Deus em nós, precisamos da força de Deus em nossas vidas. Por isso, o que podemos aprender com Isaias 40:25-31?
1. A FORÇA DE DEUS REVIGORA AO CANSADO
- Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. (Isaías 40:29 NVI).
- Enquanto preparava este sermão pensei o quanto as pessoas andam cansadas! Talvez seja de conhecimento de todos. Mas o que refleti é que pessoas cansadas não conquistam nada. Pessoas cansadas não tem forças para lutar, batalhar e conquistar.
- Por isso creio muito que ao prometer renovar ao cansado, isso implica que Deus nos quer conquistando. Que o estado de cansaço deve ser momentâneo e transitório. Que vive cansado quem não busca e não deseja da presença de Deus.
- Na realidade é muito perigoso viver cansado. Pessoas cansadas tomam decisões erradas, se precipitam, cometem falhas e se afastam ainda mais do querer de Deus. Um exemplo é Esau, filho mais velho de Isaque. Ele tinha o direito da primogênitura. Era o filho mais velho. Deus tinha uma promessa sobre Jacó, mas o direito era de Esau. E jamais Deus tiraria o direito de alguém, mas ele estava cansado. Vejamos o que aconteceu:
- Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: — Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí (Por isso puseram em Esaú o nome de Edom.). Jacó respondeu: — Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho. Esaú disse: — Está bem. Eu estou quase morrendo; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho? — Então jure primeiro — disse Jacó. Esaú fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho. (Gênesis 25:29-34 NTLH).
- Tu fizeste cair muita chuva e renovaste a tua terra cansada. (Salmos 68:9 NTLH).
- Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. (Salmos 34:18 NTLH).
- Pois o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: “Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças. (Isaías 57:15 NTLH).
2. A FORÇA DE DEUS É PARA AQUELES QUE CONFIAM NELE
- mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças... (Isaias 40:31a).
- Geralmente quando observamos sobre extração de petróleo, ouro, enfim, todos os recursos naturais, quem alcança são os que procuram, os que escavam, os que se dedicam a essa busca. A força de Deus é o mesmo. Ela está disponível. Temos livre acesso, esse poder pode fluir em nossas vidas. O segredo é confiar em Deus.
- Na realidade para facilitar nossa compreensão. No livro do Pr. Jonathan do Santos escreve que "aquele povo estava cansado. Muitos deles tinham sido ricos, mas por desobediência a Deus, por não ouvirem a Palavra de Deus, foram escravizados, empobrecidos. Agora estavam cansados de trabalhar, de lutar, de servir, de esperar, de cooperar.
- Por isso temos que os que recebem novas forças são os que confiam em Deus, pois quem confia obedece ao Senhor!
- Mas como confiamos em Deus? Encontrei uma boa resposta no site: http://www.gotquestions.org/Portugues/confiar-Deus.html. Resposta: Não podemos confiar em alguém que não conhecemos, e esse é o segredo de aprender a confiar em Deus. Quando alguém diz: "Confie em mim", temos uma de duas reações. Ou podemos dizer: "Sim, eu vou confiar em você", ou podemos dizer: "Por que eu deveria?" No caso de Deus, confiar nEle é a consequência natural quando entendemos por que deveríamos.
- Devemos confiar em Deus porque ele é Deus, é o Criador, Senhor, é soberano, Eterno, Poderoso, Onipotente é onipresente. Porque ele não mente, não volta atrás, não faz propaganda enganosa, não abandona, não trai, não falha. Ele é extremamente confiável.
- Conquistadores chegam lá, porque confiam em Deus, esperam por seu auxílio. E por terem essa consciência de fé, são renovados e vivem conectados em uma fonte inesgotável de vida, de renovo e de força espiritual, física e mental.
- Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme. Como as montanhas estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, agora e sempre. (Salmos 125:1, 2 NTLH).
3. A FORÇA DE DEUS É O UP PARA GRANDES VÔOS.
- Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Isaías 40:31 NTLH).
- É muito importante que entendamos uma Palavra como essa. É fundamental. Quando o povo de Israel estava para conquistar a Terra Prometida, voltando ao primeiro sermão, e o contexto que ensejou está série de pregações, eles haviam acabado de perder seu grande líder, Moisés.
- O que faz um povo ter coragem para conquistar uma nova terra ainda de luto, com muitas incertezas e preocupações? Com toda certeza foi a força de Deus na vida de Josué e das 12 tribos.
- Na realidade precisamos entender o que significa Isaías 40:31: vejamos novamente na tradução de A Mensagem de Eugene Peterson: mas os que esperam no Eterno renovam suas forças. Abrem as asas e voam alto como águias. Correm e não se cansam, andam e não ficam exaustos.
- Na força de Deus conseguiremos o que não estávamos conseguindo. Na força de Deus venceremos obstáculos, problemas terão resoluções, Na força de Deus temos um UP, um extra, algo além do convencional para vencer as batalhas da vida e conquistarmos o que Deus tem reservado para seus filhos.
- Sinceramente, aprecio muito este versículo. A Bíblia poderia nos comparar a qualquer animal da natureza. E todos, tem suas virtudes e pontos que nos tocam. Diz o texto bíblico que ao recebermos novas forças de Deus nos tornamos como águias. Você e eu somos comparados a uma águia. http://youtu.be/qFPNwUh6Rmk.
- Isso significa que com nossa fé baseada em Jesus Cristo podemos voar alto, nos renovar, voar mais alto. Uma águia enxerga longe, é determinada, enfrenta seus temores, se reinventa e prossegue para o seu alvo. Está na hora de mudarmos nossa maneira de enxergar a vida. Pois Deus nos quer águias, voando alto, conquistando o que ele tem para nossas vidas.
- O Senhor Deus é a força do seu povo. O Senhor é o refúgio seguro do rei que ele escolheu. (Salmos 28:8 NTLH)
- Este Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a sua proteção. O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha. Ele é o Deus que me dá forças e me protege aonde quer que eu vá. Ele não me deixa tropeçar e me põe a salvo nas montanhas. Ele me treina para a batalha para que eu possa usar os arcos mais fortes. (Salmos 18:30-34 NTLH).
Conclusão
- Para sermos conquistadores temos que ter a natureza, a vida e a força de Deus em nossas vidas. Precisamos no caso deste sermão nos perguntarmos se nosso estado de fraqueza e cansaço é apenas um infortúnio da vida, ou se trata de vida no pecado, vida de rebelião contra Deus. Pois se for temos que pedir perdão, e através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz sermos redimidos para que possamos receber novas forças de Deus. Em nome de Jesus, amém. Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário