quarta-feira, 24 de julho de 2013

Quando oramos

TEMA: QUANDO ORAMOS! 

Então oramos, pedindo socorro ao Senhor, o Deus dos nossos antepassados. Ele nos atendeu e viu a nossa aflição, a nossa miséria e como éramos perseguidos. Com a sua força e com o seu poder ele fez milagres, maravilhas e coisas espantosas, e nos tirou do Egito, e nos trouxe até esta terra que nos deu, uma terra boa e rica. (Deuteronômio 26:7-9 NTLH)

Já faz um certo tempo que tenho escrito muito sobre oração, não significando que porventura não tenha as mesmas lutas e dificuldades que qualquer cristão para manter uma sistemática e disciplina em minha vida espiritual. Já dizia meu pastor, que orar é muito difícil, pois a nossa natureza humana não sente por si essa inclinação. Porém, a oração é fundamental ao desenvolvimento da espiritualidade cristã e de um relacionamento com Deus. 
Um compositor evangélico, chamado André Bereta, uma pessoa que nutro uma grande admiração e carinho compôs uma bela canção e oração com o título: Quando oramos, cuja letra publico: 
Levantemos nossas mãos para adorar
A Jesus, o Rei dos reis e nosso salvador
Àquele que nos amou primeiro
E por nós se entregou
 
O caminho Ele nos abriu por Seu sangue
E hoje todo o filho pode se achegar
Jesus pois fim ao que nos separava
Hoje temos acesso à presença do Pai
 
Quando oramos algo novo acontece
Pois Deus ouve com amor e responde
Da forma certa e em tempo certo
 
Nossas vozes juntas podem romper muralhas
Pela fé nós moveremos montanhas
Somos o povo que atrai a presença de Deus

O título dessa canção nos desafia, pois fala que quando oramos algo novo acontece. E o relato bíblico que me propus a meditar hoje também relata um momento que pessoas que criam em Deus oraram. Quando oramos: 

1. Reconhecemos que precisamos de ajuda
Quem ora não está atestando ser um fraco, inútil, ou incapaz. Quem ora, ou quando oramos reconhecemos que precisamos da ajuda de Deus. Reconhecemos que Deus é forte, poderoso e  único capaz de nos socorrer. Aprender a reconhecer que precisa de ajuda é fundamental para qualquer ser humano, mas principalmente para quem deseja andar com Deus. Falta de oração não demonstra apenas falta de compromisso com Deus, indisciplina, indisposição a solitude, mas também orgulho, soberba e auto-suficiência. O relato de Moisés é que eles oraram pedindo socorro ao Senhor. Não titubearam em pedir ajuda por meio da oração! 
2. Chamamos a atenção de Deus 
A oração atrai o olhar de Deus. Parece herético dizer isso. Calma! Sei que os olhos do Senhor estão em todos os lugares contemplando os maus e os bons (Provérbios 15:3). Porém poderia citar inúmeros relatos bíblicos de que Deus tem a expectativa que as pessoas do seu povo clamem em oração por ele (2 Crônicas 7:14; Jeremias 33:3; Mateus 7:7-14). Quando oramos chamamos a atenção de Deus. O que chama a atenção de Deus não é um belo templo, conhecimento bíblico e religioso, ser bom, fazer tudo correto. Claro que são atitudes presentes na vida de pessoas de Deus e que certamente agrada a Deus. Mas o que chama a atenção do Senhor é um joelho dobrado, alguém em arrependimento, necessidade ou adoração se reportando ao Senhor em oração. 
3. Experimentamos milagres, prodígios e sinais em nossa vida 
Orar não é apenas um ritual. A oração é a porta para o sobrenatural de Deus. No v.8 Moisés afirma que viram Deus agir em suas vidas, após orarem, viram Deus com força, poder, milagres, maravilhas e coisas espantosas. Este relato é apenas uma confirmação de que orar faz a diferença. Já disse o pensador que quando trabalhamos, trabalhamos, quando oramos, Deus trabalha. Precisamos levar a sério a oração como levamos nosso trabalho e faculdade. Precisamos dedicar tempo e fé em Deus. Enquanto escrevo essa reflexão para minha edificação, e que partilho com os demais, recordei-me de Pedro preso por Herodes. Enquanto ele estava preso, acorrentado, cercado de soldados, a Igreja estava orando e milagrosamente, de maneira sobrenatural um anjo o libertou! Tudo isso aconteceu, até provem o contrário, porque a igreja estava orando! 
4. Somos abençoados por Deus 
Quando oramos somos abençoados, somos visitados pelo Senhor com provisão, com a resposta, com a direção, com a solução, com a oportunidade profissional,  com a cura, com a conversão do nosso alvo. Quem ora é abençoado por Deus. O povo de Israel foi tirado do Egito para a Terra prometida. Evidente que demorou, que enfrentaram muitas lutas, algumas por determinação de Deus, outras pelas escolhas equivocadas de Moisés e o povo de Israel, mas se existe Israel hoje, é porque o povo de Deus orou ao Senhor. Não perca de ser abençoado. Quem não ora deixa de experimentar as bênçãos de Deus que são resultados da prática da oração. Quando oramos somos abençoados por Deus. 
Que possamos individualmente e institucionalmente, na família, no trabalho, nas células, cultos enfatizarmos e priorizarmos a oração. Se a oração é o oxigênio dos cristãos, infelizmente tem muita gente morrendo sem ar. Por isso, que a partir de hoje, sejamos pessoas dedicadas a oração. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário