TEMA: BÍBLIA: DE DEUS PARA VOCÊ!
— Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao Senhor, nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis. (Deuteronômio 29:29 NTLH).
- Parece que ficamos empolgados quando nos dizem que aquilo foi feito ou escrito pensando exclusivamente em nós! E são muitos os motivos. É algo personalizado, demonstra que somos importantes, que ninguém possuiu o que recebemos, enfim, algo que valorizamos demais. Bom, se olharmos para o que está escrito em Deuteronômio 29:29 que a Lei de Deus foi escrita para cada um de nós, para cada pessoa criada por Deus. Parece meio tacanha o que afirmaremos, mas não precisamos saber de tudo, mas sim, daquilo que seja o necessário para fazermos a vontade de Deus. A Lei de Deus existe:
1. PARA NÓS
- Os 10 mandamentos foram escritos para o povo de Deus, as 12 tribos de Israel. Tudo que está escrito na Bíblia é pensando em nós. É importante que isso seja frisado, porque sempre pensamos que é para o outro, para aquela época, que não devemos nos preocupar. Porém, se analisarmos cuidadosamente a Revelação perceberemos que desde Gênesis ao Apocalipse, mesmo cada livro sendo escrito em épocas, pessoas e contextos diferentes, foi escrito para cada um de nós. E é bem simples a razão. O primeiro casal humano cometeu o pecado original, que dentre seus desdobramentos teve como motivação central a desobediência ao Criador. Com isso, o ser humano tem uma tendência a desobedecer a Deus. Além disso, por si mesmo, o ser humano não consegue estabelecer o certo e o errado. Leve a sério as palavras das Escrituras Sagradas, são de Deus para sua vida.
2. PARA NOSSOS FILHOS
- Certa ocasião Jesus disse que passará os céus e a terra, mas as minhas Palavras não passarão! Pois bem qual a intenção de Deus em preservar a Bíblia até hoje? A Lei de Deus é um livro de gerações. Que precisa ser passada de pais para filhos. É muito importante que guardemos as Leis de Deus estabelecidas por ele para nossa família. Mas tão importante quanto é tornarmos isso tangível aos nossos filhos. Sem os princípios revelados na Bíblia, partilhados com os filhos, podemos ter uma geração de pessoas firmes, conhecedoras da Palavra, mesmo assim, a próxima será uma geração corrompida e sem os valores determinados por Deus. Quem é pai ou mãe precisa ter bem claro, que a Bíblia é a nossa única de regra de fé e prática. Filhos alimentados e orientados nos princípios e valores da Lei de Deus tem a possibilidade de ter as informações e conhecimento necessário para desenvolver um relacionamento com Deus, para serem alguém de bem, enfim, se comportar como povo de Deus.
3. PARA SEMPRE
- A Bíblia é de Deus. Sabemos que tudo o que é escrito não tem prazo de validade, como produtos de limpeza e alimentação. Porém se os livros tivessem prazo de validade, em alguma parte de sua capa estaria escrito: prazo de validade: Prazo indeterminado! A Bíblia que Lemos hoje é a mesma da Idade Média, dos dias de Jesus. E com certeza continuará sendo até o final dos tempos. Evidente que alguns relatos estão na Bíblia apenas para informação, como base do que fazemos hoje. Apenas um exemplo: A Bíblia fala sobre circuncisão, manda circuncidar, mas sabemos que por causa do sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário não é mais preciso essa prática da circuncisão do prepulso do órgão genital masculino. Porém a verdadeira circuncisão é um coração convertido a Deus. Porém mesmo com esses detalhes, com esses contextos, a Bíblia vale para hoje, tem autoridade e deve ser considerada no desenvolvimento de nossa vida, pois é a Palavra de Deus.
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário