sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

COMO COMEÇAR E TERMINAR BEM 2013?

BANNERDAIGREJA2013FINAL
 
TEMA: COMO COMEÇAR E TERMINAR BEM 2013?
2a IPI RIO PRETO - 31.12.2012 - 22h30

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.
(Mateus 6:33 NTLH)

Introdução
- Tenho certeza do que vou dizer, tudo está no controle de Deus. O universo, o tempo, a história, as pessoas, os sonhos, os começos, os fins, a família, enfim tudo. É por isso que prefiro passar o ano em vigília, na Casa de Deus, buscando sua face.

- Em 2013 temos um objetivo viver uma vida com propósitos. Uma igreja vencedora. A tese é a seguinte, se o Gilbean, o José, a Maria, a Wania, e todos os demais viverem da maneira de Deus seremos uma Igreja vencedora.

- Na realidade nosso problema é não termos propósitos de Deus, pois geralmente todos tem algum objetivo, porém muitas vezes eles não são de Deus e conduzem a caminhos não muito corretos. Interessante que Mateus 6:33 nos coloca diante do segredo para que ao chegarmos em dezembro de 2013 possamos dizer valeu a pena. Conseguimos, vivemos com propósitos e alcançamos a vitória nos 50 anos de nossa Igreja.

- Minha mensagem de hoje é uma pergunta: Como começar e terminar bem 2013? Para uns é pulando 7 ondas, comendo lentilhas, vestindo branco, jogando na mega da virada, fazendo macumba. Mas para nos que cremos é vivermos Mateus 6:33. Digo isso pelos motivos que se seguem:

1. TENDO AS PRIORIDADES CERTAS
- Você tem idéia para quem foram ditas as palavras de Jesus registradas em Mateus 6:33? Para o colégio apostólico. Os 12 seguidores de Jesus, estavam vivendo um dilema. Seguir a Jesus ou trabalhar? Claro que posso trabalhar e servir a Deus, evidente. Mas naquele contexto os apóstolos deixaram seus ofícios para viverem peregrinando com o Mestre. Logo, perderam uma fonte de renda na coletoria, nas pescarias, na carpintaria, no partido político, enfim, naquilo que cada um deles fazia antes. Jesus vem trazer serenidade aos seus seguidores, de que seriam supridos, sustentados em suas necessidades. A única contrapartida, terem a prioridade certa.

- Na verdade todas as pessoas tem suas prioridades. Porém a questão chave é se elas estão certas ou não? Parece me que Jesus é bem claro, colocarmos em primeiro lugar o reino de Deus em suas vidas. Note bem, em nenhum momento ele utiliza a expressão ministério e Igreja. É algo além, é mais forte, é priorizar nossa pátria celestial, o reino de Deus.

- Não sei como foi em sua vida! Mas se sua prioridade foi outra, se outras coisas ocuparam o primeiro lugar em suas finanças, sua agenda, seus hábitos nos 366 dias vividos em 2012, que em 2013 possamos fazer diferente, possamos priorizar algumas coisas que se referem ao reino de Deus.

- Quero me deter ao próprio capitulo 6 de Mateus e os versículos que antecedem o 6:33 e apontar algumas coisas que precisamos priorizar em 2013. Ore mais: Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. Jejue mais: — Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Invista em coisas espirituais, como igreja, celula, evangelização, discipulado etc: Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Sirva mais a Deus do que ao dinheiro: — Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro (Mateus 6:6, 16, 20, 24, NTLH).

2. CULTIVANDO UM NOVO PADRÃO DE VIDA
- Sabe por que passa ano e entra ano e a nada muda? Parece que os anos estão todos iguais? Pois as pessoas não mudam de vida. Gostei muito de uma mensagem nas redes sociais, que as quisermos um 2013 diferente, nossa vida precisa ser diferente. Jesus utiliza duas expressões para comunicar isto aos seus apóstolos, o reino de Deus e aquilo o que Deus quer. A vontade de Deus. Enquanto os deuses das outras religiões tem boca e não falam, mãos e nao tocam, ouvidos e não escutam (Salmo 115:7)o nosso tem boca, mãos, pés, olhos, coração e uma vontade para nossas vidas.

- Quando Jesus convidou os discípulos para o seguirem, ele estava propondo não apenas um movimento, mas sim uma mudança de vida. Se somos cristãos temos que ter um novo padrão de vida. Se quero que 2013 seja diferente tenho que mudar a rota de minha vida. Na verdade o desafio que temos é assumirmos o padrão de Deus. Nosso estilo de vida precisa ser diferente. Tenho certeza que se nosso padrão de vida for o da vontade de Deus teremos vitoria no casamento, na vida financeira, no ministério, nossos sonhos se tornarão realidade, pois Deus tem prazer em abençoar quem faz sua vontade.

- Nosso novo padrão nada tem a ver com religiosidade — Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. Nosso novo padrão envolve humildade e discrição: Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Nosso novo padrão envolve sermos pessoas perdoadoras, comece 2013 zerado: — Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês. Nosso novo padrão requer santidade: — Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão! (Mateus 6:1, 3, 14, 15, 22, 23 NTLH)

3. ESPERANDO E CONFIANDO QUE DEUS CUMPRA SUAS PROMESSAS
- Do ponto de vista das circunstancias deve ter sido uma conversa difícil de Jesus com seus discípulos. Não digo por parte de Jesus, mas pelos discípulos. Eles não eram muito crentes! Na verdade eles se converteram mesmo depois da morte e ressurreição de Jesus. É difícil viver pela fé quando não se crê, mas se somos crentes temos que aprender a esperar e confiar em Deus. A questão dos discípulos era comida e vestimentas! Qual é a sua? Um emprego? Seu casamento? Uma estabilidade financeira? Um carro? Uma casa? A faculdade do seu filho? Mudanças?

- Gostei de uma frase. Entre o plantar e o realizar existe o tempo de espera. Para uma criança nascer demora 9 meses. Se hoje plantar milho, apenas depois de um período haverá a colheita. Se decidir construir algo terei que esperar o período da construção? É bem claro a resposta de Jesus aos nossos anseios, de que ele dará aquilo que necessitamos.

- Mateus 6:33 é um convite a fé e esperança. Não podemos ter ansiedade, medos, angustias, duvidas, temos que crer na palavra de Jesus. Se ele prometeu com certeza, Jesus cumprirá em nossas vidas. Vamos ler os versículos que antecedem ao texto do nosso estudo: — Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. — E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mateus 6:25-34 NTLH).

- Começar bem 2013 é depositar sua crença e esperança no Senhor. Que ao escutarmos os fogos anunciando a chegada de 2013 que possamos afirmar nossa certeza que assim como Samuel podemos dizer que até aqui nos ajudou o Senhor (1 Samuel 7:12). E que em 2013 veremos o pão sendo provido, as vestes, os sonhos, os desafios sendo transpostos, e o milagre se tornando real em nossas vidas.

Conclusão
- Que Deus nos de a graça de nao apenas começarmos bem, mas concluirmos 2013 vivendo uma vida com propósitos e nos tornando nos 50 anos de nossa igreja, em uma Igreja Vencedora. Em nome de Jesus, amem. Pr. Gilbean Ferraz
CADA CASA UMA IGREJA,
CADA MEMBRO UM MINISTRO
GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS

Um comentário:

  1. PASTOR QUE MENSAGEM LINDA,É MUITO BOM COMEÇAR O ANO COM ESTA CERTEZA DO AMOR E DA DEDICAÇÃO DEUS POR NÓS,QUE ESTE ANO SEJA O ANO QUE VAI MUDAR MUITAS VIDAS,E MUITOS ENCONTROS COM DEUS..

    ResponderExcluir