
TEMA: AS LIÇÕES DO DESERTO!
Efesios 4:15; Deuteronômio 8:1-2
Introdução
- Já diz a frase, ano vai e ano vem. Tudo tem passado rapidamente. Parece que foi ontem que iniciamos 2012. Na verdade quem tinha que fazer algo em 2012 que nos perdoe, já não é mais possível. Na verdade é melhor reconhecermos que não conseguimos muita coisa e nos prepararmos para entrarmos em 2013 com força total.
- Nesta edição queremos falar sobre 2013 como promessa de Deus, em como entrar nessa terra prometida. Queremos chegar lá, alcançar as bênçãos de Deus, termos uma vida diferente, especial, queremos famílias abençoadas, provisão, ganhar muitas vidas para Deus e nos prepararmos a cada dia para a vida eterna e a volta de Jesus.
- Pois bem, Deuteronômio 8:2 nos fala de um período na vida do povo de Israel, o deserto.Como foi este ano para você? A palavra deserto significa algo para você? Conclui que muitos nós estamos no início, no meio, ou no fim de um deserto. As lições do deserto são as seguintes:
1. FOMOS E SOMOS GUIADOS POR DEUS
- Tempo de deserto para o povo judeu durou 40 anos. Vamos ser sinceros, não deve ter sido fácil, as lutas, o calor, os que morreram pelo caminho, os que murmuravam, os que queriam voltar para o Egito, enfim, tudo o que envolve o deserto. Sabe como resistiram? Sabe como o povo de Deus venceu o deserto? Deus guiou a vida deles. É o que diz o v.2!
- Deus é apresentado pela Bíblia como guia do seu povo: Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte. Salmos 48:14; Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.Apocalipse 7:17; E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.Êxodo 13:21.
- Com lutas, com vitórias, com derrotas, com saúde, com enfermidade, com momentos agradáveis, com tribulações temos que reconhecer que em 2012 foi Deus quem nos guiou. Ele é o nosso guia em Cristo e sempre o será. A Bíblia diz que somos forasteiros e estrangeiros (1 Pedro 2:11). Esta terra não é nosso lugar.
- Então Jesus é como aquele guia turístico, que mostra onde podemos ou não entrar, onde aproveitar todas as potencialidades de um lugar, para depois voltarmos para casa, o céu, nosso lugar.
-O deserto não deve nos causar medo, incertezas, dúvidas, angústias, mas mesmo que a tempestade de areia esteja grande, que o calor esteja infernal, temos a certeza que Deus está nos guiando e indo a nossa frente.
2. FOMOS HUMILHADOS E PROVADOS POR DEUS
- Cerca ocasião acontece algumas coisas conosco que são impressionantes. Certa vez lecionando para adolescentes e de repente, empolgado com a aula, dando quase que uma aula corporal, fiz um movimento de perna que rasgou minha calça e fiquei com a cueca a vista de todos. Que humilhação! E quando alguém chega em uma festa e não vê seu nome na lista de convidados? Que humilhação! Quando em um acampamento de jovens e adolescentes, meu pneu furou, fiquei na estrada, cansado, com fome e com sono, que provação! E quando alguém corre para chegar a tempo de uma entrevista de emprego e perde a hora e a oportunidade, isso é prova! Por que será que essas coisas acontecem em nossas vidas? Por que será que o povo de Deus precisou ficar no deserto 40 anos? Usando as mesmas vestes? Comendo a mesma comida? Dormindo nos mesmos lugares?
- Quero citar Madame Guion, que já dizia que a nossa purificação se dá através do fogo do sofrimento. Não fomos criados para sofrer, mas quando enfrentamos o deserto somos forjados, fortalecidos e nos tornamos pessoas maduras na fé.
- É interessante que não gostamos de dificuldades, de problemas, de conflitos, de confrontos, de lutas, de portas fechadas, de nãos, de obstáculos, mas temos que entender que muitas vezes são necessários. Este ano foi um dos mais difíceis de minha vida cristã, mas foi o que mais aprendi.
Vejamos o que diz a Bíblia: E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados porela.Hebreus 12:11; Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.Salmos 119:67; Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.Tiago 1:12.
- Se 2012 foi um teste, creio que estamos sendo aprovados na escola da vida ao passarmos pelas provas. O sentido de humilhação e provação é que Deus nos tratou, para recebermos suas bênçãos em 2013.
3. NO DESERTO OU FAZEMOS A VONTADE DE DEUS OU NOS DESVIAMOS
- Gostaria de saber de você: Deus sabe de todas as coisas? Então porque será que ele precisava fazer o povo de Israel passar pelo que passou, para saber se eles eram fieis? Deus já sabia e sabe se fazemos, ou faremos a vontade dele, na verdade Deus queria que eles, o povo de Israel, descobrissem por si se faziam ou não a vontade de Deus.
- A lição que o deserto nos ensina é uma lição para a vida. Viver é um presente, é ótimo, especial, maravilhoso e privilégio ímpar. Porém, se viver fosse fácil, em vez de nascermos chorando, nasceríamos dando gargalhadas. Não dá para riscar do dicionário cristão a palavra deserto ou coisas parecidas. Se torna em riso, em paz, em alegria quando fazemos a vontade de Deus.
- Vejamos uma orientação na Palavra: 32 Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. 33 Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-sesolidários com os que assim foram tratados. 34 Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. 35 Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. 36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; 37 pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará. 38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. Hebreus 10:32-39
- Temos que entender que são nas dificuldades da vida que aprenderemos a nos relacionar com Deus, que tomaremos decisões sérias de sermos fiéis e fazermos sua vontade. Tome cuidado, mesmo que seu deserto esteja no começo, meio ou fim, cuidado em não se desviar e perder o foco. Faça a vontade de Deus, pois ela é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).
Conclusão
- É muito sério ser igreja, nos prepararmos em dezembro para começarmos bem 2013. É fundamental que as lições do deserto nos façam olhar mais para Jesus, confiar nele e crer que nossa vida será transformada pelo Senhor. Em nome de Jesus. Amém. Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário