segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

TUDO COMEÇA EM DEUS!





TEMA: TUDO COMEÇA EM DEUS!
2ª IPI de S. J. do Rio Preto, 06.01.13 – 19H30  sede
Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo  que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Mateus 6:33 (NTLH)
Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele, e para ele, Deus criou todo o universo. Colossenses 1:16
Introdução
- Primeiro domingo de 2013. Seja bem vindo ao novo ano. Chegamos a terra prometida, já estamos respirando os ares dos 50 anos de nossa Igreja. Além disso muitos aqui tem expectativas, sonhos, metas, objetivos traçados. Como torna-los realidade? Com certeza buscando a presença do Senhor.
- Na verdade queremos começar a série deste ano, Uma Vida Com propósitos, Uma Igreja Vencedora. Durante este ano descobriremos na Palavra como devemos viver. Se você não quer saber qual a vontade de Deus para sua vida não apareça na Igreja. Pois se você vier todos os domingos, sua vida será transformada.
- Tudo começa por Deus. O problema é que as pessoas invertem e se colocam em primeiro lugar, querem a primazia. Você sabe o que significa isso? Temos que entender que não somos o centro do universo, que não somos autossuficientes, que não somos ilhas.
- Neste sermão queremos afirmar que tudo começa em Deus. A leitura de Colossenses1:16 nos possibilita fazer algumas afirmações:
1. NÃO PODEMOS OLHAR A VIDA A PARTIR DE NOSSA PERSPECTIVA
- Interessante que o mundo que vivemos aponta para o eu, a Bíblia em todo momento direciona Deus. Infelizmente hoje até mesmo dentro das Igrejas, está se criando a doutrina do eu. Eu posso, eu mereço, é meu, eu recebo, eu tenho, eu vou eu consigo. Em nenhum momento Colossenses 1:16 nos incentiva a olharmos a vida a partir de nossa perspectiva.
- Todo ano é a mesma coisa porque pensamos em nós, em nossas necessidades, em nossas possibilidades, em nossas vontades e nos esquecemos de perguntar se realmente é da vontade de Deus. Hoje tudo o que estamos fazendo é da vontade do Senhor?
- Muito provavelmente muitos de nós estamos nos condenando, estamos agora sendo acusados não pelo pastor, não pela Igreja, mas pela própria consciência. Muito do insucesso, das derrotas, das desgraças que acometem as pessoas, se dá pelo fato de olharmos a vida do ponto de vista do umbigo.
- Queridos, somos limitados, somos falhos, somos pó, não sabemos nem o que acontecerá daqui um segundo, será que vale a pena? Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade. Jó 12:10. Tudo está nas mãos do Senhor. Então, use a lógica, com quem você precisa contar, buscar, adorar, confiar?

2. SOMENTE O CRIADOR SABE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA
- Colossenses 1:16 é resposta que os cientistas não querem aceitar, de que Deus criou todas as coisas, as visíveis e invisíveis. Ele é o responsável, tem a assinatura de Deus em cada parte do universo, em nossas vidas. Não existe acaso, mas sim o Criador. Posso não ser um suprassumo em lógica, mas se ele fez, ele sabe para qual a finalidade de tudo?
São muitos os pensadores, filósofos e religiosos que mandam que olhemos para dentro do nosso ser. Mas como isto é possível se não criamos a nós mesmos? Pois somente quem inventou, quem fez, arquitetou sabe para que serve.
Para de ver horoscopo, pare de ler sorte, de ouvir homens. Na verdade, somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade. Somente em Deus podemos descobrir e compreender o propósito de nossa existência, pois foi ele quem nos criou.
- Assim como o autor da novela tem um propósito para cada personagem, tenho certeza que Deus tem algo especifico, direcionado e especial para todos. Basta perceber, querer e buscar.
- Não confunda o sentido da vida. Muitos se perguntam qual o sentido da vida. Se todos pudessem responder cada um falaria algo. Mas na verdade viver é deixar Deus usá-lo paraseus propósitos, e não você usar Deus para o que deseja. Vejamos o que está escrito na Palavra: 5 Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. 6A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; 7 a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. 8 Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. 9 Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a CristoRomanos 8:5-9

3. FAZ TODA DIFERENÇA QUANDO TUDO COMEÇA EM DEUS
- Colossenses 1:16 tem um trocadilhos de palavras. Para ele, por meio dele. Lembre-se disso, tudo começa em Deus. Faz toda diferença entender isto. Não queremos propor auto ajuda, já basta o que o mundo diz a todos.
- Imagine que estamos em uma estrada e alguém nos diz que temos que pegar tal estrada para chegarmos na praia. Qual sua reação? Você não segue pela estrada porque não gostou da fisionomia, porque nunca esteve. Ou realmente seguimos o conselho? Então você me diz que nem pergunta porque tem GPS. Mas você está creditando seu caminho para algo além de você! Entendeu? É a mesma coisa a nossa vida e Deus!
Na verdade deveríamos entender que quando tudo começa em Deus logo vivemos com propósitos. Há duas maneiras de descobrir-se isto, ou por especulação, que é o caso da maioria, ou revelação, através da palavra de Deus.
Ele nos revelou ao longo da Bíblia seus 5 propósitos para nossa vida. Na verdade a Bíblia é o nosso manual de instrução (1 Coríntios 2:7). Nela descobrimos que Deus não é apenas o ponto de partida, mas a fonte de nossa vida.  Para refletirmos: Sem Deus a vida não faz sentido!
- Faz a diferença quando tudo começa em Deus pois quem vive sem propósitos divinos, perde sua vida, e quem os percebe e os executa, ganha sua vida para sempre. Vejamos o que está escrito na Bíblia: 25 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. 26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?27 Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. Mateus 16:25-27
                                                               
São José do Rio Preto, 03 de janeiro de 2013, Pr. Gilbean Ferraz.
CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO
GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

É HORA DE SONHAR COM NOVOS COMEÇOS!

TEMA: É HORA DE SONHAR COM NOVOS COMEÇOS 
Noite de Esperança 2a IPI RIO PRETO 02.01.13 - 20h

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)

Que a sua felicidade esteja no  Senhor ! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. (Salmos 37:4 NTLH)

Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra; o passado será esquecido, e ninguém lembrará mais dele. (Isaías 65:17 NTLH)

Introdução
- Ano novo vida nova? Apenas se Deus estiver presente na vida dessa pessoa, do contrário, será a mesma coisa. Janeiro é um mês interessante, muitas contas para pagar, muitos desafios para se alcançar, mas a oportunidade de sonhar.

- Quais são seus sonhos para 2013? O que você deseja colocar diante de Deus? Que expectativas palpitam em seu coração? Espero que muitas. Nosso desejo é mostrar na Palavra que chegou o momento de sonharmos com novos começos. 

1. POIS O NOSSO DEUS É CRIADOR
- Interessante isto. Em nosso mundo a premissa é que nada se cria, tudo se copia. Mas com Deus é diferente, ele cria, ele faz, ele traz a existência. no texto sagrado está escrito. Estou criando.

- Se nos impressionamos com os pintores, com os construtores, arquitetos, engenheiros, cientistas, inventores, quero que você sonhe em 2013 porque Deus vai criar os caminhos para que seus sonhos se tornem realidade! 

- Não estou inventando nada, basta lermos Genesis 1. Ali está escrito que Deus criou do nada. Vamos ler alguns versículos desse capitulo. Do nada. Podemos sonhar porque o nosso Deus cria. E detalhe, ele não precisa de muita coisa, apenas nada! É por isso que para Deus nada é impossível. 

2. POIS ELE NOS LIBERTA DO PASSADO 
- Podemos sonhar com algo novo por que diferente das pessoas e do mundo que vivemos, Deus esquece o nosso passado. E vamos ser sincero, muitas vezes o nosso passado nos impede de sonhar. Porque o passado de muitos condena, desanima, persegue e desestimula a sonhar. 

- Deus ele apaga, esquece, joga no mar do esquecimento, restaura, é o que ele faz em nossas vidas se andarmos em sua presença. Pode ser que nosso passado nos condene, nos perturbe, nos impossibilite de crer em uma nova vida. Mas saiba ele apaga!

- Deus tem uma borracha em suas mãos que é constituída pelo precioso sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado, que nos restaura, que nos justifica, que nos faz ser aceitos por Deus, termos nosso passado apagado, para que uma nova história seja reescrita. Isso é tão serio e verdadeiro que no céu teremos novos nomes, corpos, enfim, sem passado, apenas com um futuro. Vamos ler Lamentações, 3:20-23. Sonhe porque quem vive de passado é o museu e o diabo! 

3. POIS DEUS NOS DÁ NOVAS POSSIBILIDADES 
- Será que podemos sonhar com algo novo? Precisamos ler 2 Corintios 2:9. Será que podemos sonhar com novos começos? Precisamos nos debruçar sobre Isaias 64:4, Jeremias 29:11, João 11:40. Todos esses versículos falam de novas possibilidades. 

- Na verdade o profeta Isaías traz a tona uma promessa muito forte, novos céus e nova terra. lhe pergunto: Se Deus promete aos seus filhos novos céus e nova terra será que ele tem novas possibilidades para nossa vida em 2013? Penso que precisamos sonhar e confiar nesse Deus. 

Conclusão 
- É hora de sonhar com novos começos. Temos que crer nessa possibilidade. Temos que confiar na Palavra. Em nome de Jesus, amem. Pr Gilbean ferraz 
TEMA: É HORA DE SONHAR COM NOVOS COMEÇOS
2a IPI RIO PRETO - 02.01.2013 - 20H
Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)

Que a sua felicidade esteja no Senhor ! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. (Salmos 37:4 NTLH)

Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra; o passado será esquecido, e ninguém lembrará mais dele. (Isaías 65:17 NTLH)

Introdução
- Ano novo vida nova? Apenas se Deus estiver presente na vida dessa pessoa, do contrário, será a mesma coisa. Janeiro é um mês interessante, muitas contas para pagar, muitos desafios para se alcançar, mas a oportunidade de sonhar.

- Quais são seus sonhos para 2013? O que você deseja colocar diante de Deus? Que expectativas palpitam em seu coração? Espero que muitas. Nosso desejo é mostrar na Palavra que chegou o momento de sonharmos com novos começos.

1. POIS O NOSSO DEUS É CRIADOR
- Interessante isto. Em nosso mundo a premissa é que nada se cria, tudo se copia. Mas com Deus é diferente, ele cria, ele faz, ele traz a existência. no texto sagrado está escrito. Estou criando.

- Se nos impressionamos com os pintores, com os construtores, arquitetos, engenheiros, cientistas, inventores, quero que você sonhe em 2013 porque Deus vai criar os caminhos para que seus sonhos se tornem realidade!

- Não estou inventando nada, basta lermos Genesis 1. Ali está escrito que Deus criou do nada. Vamos ler alguns versículos desse capitulo. Do nada. Podemos sonhar porque o nosso Deus cria. E detalhe, ele não precisa de muita coisa, apenas nada! É por isso que para Deus nada é impossível.

2. POIS ELE NOS LIBERTA DO PASSADO
- Podemos sonhar com algo novo por que diferente das pessoas e do mundo que vivemos, Us esquece o nosso passado. E vamos ser sincero, muitas vezes o nosso passado nos impede de sonhar. Por que o passado de muitos de nos nos condena, nos desanima, nos persegue, nos desestimula a sonhar.

- Deus ele apaga, esquece, joga no mar do esquecimento, restaura, é o que ele faz em nossas vidas se andarmos em sua presença. Pode ser que nosso passado nos condene, nos perturbe, nos impossibilite de crer em uma nova vida.

- Deus tem uma borracha em suas mãos que é constituída pelo precioso sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado, que nos restaura, que nos justifica, que nos faz ser aceitos por Deus, termos nosso passado apagado, para que uma nova história seja reescrita. Isso é tão serio e verdadeiro que no céu teremos novos nomes, corpos, enfim, sem passado, apenas com um futuro. Vamos ler Lamentações, 3:20-23.

3. POIS DEUS NOS DÁ NOVAS POSSIBILIDADES
- Será que podemos sonhar com algo novo? Precisamos ler 2 Corintios 2:9. Será que podemos sonhar com novos começos? Precisamos nos debruçar sobre Isaias 64:4, Jeremias 29:11, João 11:40.
Todos esses versículos falam de novas possibilidades.

- Na verdade o profeta Isaías traz a tona uma promessa muito forte, novos céus e nova terra. lhe pergunto. Se Deus promete aos seus filhos novos céus e noa terra será que ele tem novas possibilidades para nossa vida? Penso que precisamos sonhar e confiar nesse Deus.
 
Conclusão
Que Deus nos abençoe e ajude a sonhar com novos começos.
Em nome de Jesus, amém. Pr Gilbean Ferraz

COMO COMEÇAR E TERMINAR BEM 2013?

BANNERDAIGREJA2013FINAL
 
TEMA: COMO COMEÇAR E TERMINAR BEM 2013?
2a IPI RIO PRETO - 31.12.2012 - 22h30

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.
(Mateus 6:33 NTLH)

Introdução
- Tenho certeza do que vou dizer, tudo está no controle de Deus. O universo, o tempo, a história, as pessoas, os sonhos, os começos, os fins, a família, enfim tudo. É por isso que prefiro passar o ano em vigília, na Casa de Deus, buscando sua face.

- Em 2013 temos um objetivo viver uma vida com propósitos. Uma igreja vencedora. A tese é a seguinte, se o Gilbean, o José, a Maria, a Wania, e todos os demais viverem da maneira de Deus seremos uma Igreja vencedora.

- Na realidade nosso problema é não termos propósitos de Deus, pois geralmente todos tem algum objetivo, porém muitas vezes eles não são de Deus e conduzem a caminhos não muito corretos. Interessante que Mateus 6:33 nos coloca diante do segredo para que ao chegarmos em dezembro de 2013 possamos dizer valeu a pena. Conseguimos, vivemos com propósitos e alcançamos a vitória nos 50 anos de nossa Igreja.

- Minha mensagem de hoje é uma pergunta: Como começar e terminar bem 2013? Para uns é pulando 7 ondas, comendo lentilhas, vestindo branco, jogando na mega da virada, fazendo macumba. Mas para nos que cremos é vivermos Mateus 6:33. Digo isso pelos motivos que se seguem:

1. TENDO AS PRIORIDADES CERTAS
- Você tem idéia para quem foram ditas as palavras de Jesus registradas em Mateus 6:33? Para o colégio apostólico. Os 12 seguidores de Jesus, estavam vivendo um dilema. Seguir a Jesus ou trabalhar? Claro que posso trabalhar e servir a Deus, evidente. Mas naquele contexto os apóstolos deixaram seus ofícios para viverem peregrinando com o Mestre. Logo, perderam uma fonte de renda na coletoria, nas pescarias, na carpintaria, no partido político, enfim, naquilo que cada um deles fazia antes. Jesus vem trazer serenidade aos seus seguidores, de que seriam supridos, sustentados em suas necessidades. A única contrapartida, terem a prioridade certa.

- Na verdade todas as pessoas tem suas prioridades. Porém a questão chave é se elas estão certas ou não? Parece me que Jesus é bem claro, colocarmos em primeiro lugar o reino de Deus em suas vidas. Note bem, em nenhum momento ele utiliza a expressão ministério e Igreja. É algo além, é mais forte, é priorizar nossa pátria celestial, o reino de Deus.

- Não sei como foi em sua vida! Mas se sua prioridade foi outra, se outras coisas ocuparam o primeiro lugar em suas finanças, sua agenda, seus hábitos nos 366 dias vividos em 2012, que em 2013 possamos fazer diferente, possamos priorizar algumas coisas que se referem ao reino de Deus.

- Quero me deter ao próprio capitulo 6 de Mateus e os versículos que antecedem o 6:33 e apontar algumas coisas que precisamos priorizar em 2013. Ore mais: Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. Jejue mais: — Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Invista em coisas espirituais, como igreja, celula, evangelização, discipulado etc: Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Sirva mais a Deus do que ao dinheiro: — Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro (Mateus 6:6, 16, 20, 24, NTLH).

2. CULTIVANDO UM NOVO PADRÃO DE VIDA
- Sabe por que passa ano e entra ano e a nada muda? Parece que os anos estão todos iguais? Pois as pessoas não mudam de vida. Gostei muito de uma mensagem nas redes sociais, que as quisermos um 2013 diferente, nossa vida precisa ser diferente. Jesus utiliza duas expressões para comunicar isto aos seus apóstolos, o reino de Deus e aquilo o que Deus quer. A vontade de Deus. Enquanto os deuses das outras religiões tem boca e não falam, mãos e nao tocam, ouvidos e não escutam (Salmo 115:7)o nosso tem boca, mãos, pés, olhos, coração e uma vontade para nossas vidas.

- Quando Jesus convidou os discípulos para o seguirem, ele estava propondo não apenas um movimento, mas sim uma mudança de vida. Se somos cristãos temos que ter um novo padrão de vida. Se quero que 2013 seja diferente tenho que mudar a rota de minha vida. Na verdade o desafio que temos é assumirmos o padrão de Deus. Nosso estilo de vida precisa ser diferente. Tenho certeza que se nosso padrão de vida for o da vontade de Deus teremos vitoria no casamento, na vida financeira, no ministério, nossos sonhos se tornarão realidade, pois Deus tem prazer em abençoar quem faz sua vontade.

- Nosso novo padrão nada tem a ver com religiosidade — Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. Nosso novo padrão envolve humildade e discrição: Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Nosso novo padrão envolve sermos pessoas perdoadoras, comece 2013 zerado: — Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês. Nosso novo padrão requer santidade: — Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão! (Mateus 6:1, 3, 14, 15, 22, 23 NTLH)

3. ESPERANDO E CONFIANDO QUE DEUS CUMPRA SUAS PROMESSAS
- Do ponto de vista das circunstancias deve ter sido uma conversa difícil de Jesus com seus discípulos. Não digo por parte de Jesus, mas pelos discípulos. Eles não eram muito crentes! Na verdade eles se converteram mesmo depois da morte e ressurreição de Jesus. É difícil viver pela fé quando não se crê, mas se somos crentes temos que aprender a esperar e confiar em Deus. A questão dos discípulos era comida e vestimentas! Qual é a sua? Um emprego? Seu casamento? Uma estabilidade financeira? Um carro? Uma casa? A faculdade do seu filho? Mudanças?

- Gostei de uma frase. Entre o plantar e o realizar existe o tempo de espera. Para uma criança nascer demora 9 meses. Se hoje plantar milho, apenas depois de um período haverá a colheita. Se decidir construir algo terei que esperar o período da construção? É bem claro a resposta de Jesus aos nossos anseios, de que ele dará aquilo que necessitamos.

- Mateus 6:33 é um convite a fé e esperança. Não podemos ter ansiedade, medos, angustias, duvidas, temos que crer na palavra de Jesus. Se ele prometeu com certeza, Jesus cumprirá em nossas vidas. Vamos ler os versículos que antecedem ao texto do nosso estudo: — Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. — E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mateus 6:25-34 NTLH).

- Começar bem 2013 é depositar sua crença e esperança no Senhor. Que ao escutarmos os fogos anunciando a chegada de 2013 que possamos afirmar nossa certeza que assim como Samuel podemos dizer que até aqui nos ajudou o Senhor (1 Samuel 7:12). E que em 2013 veremos o pão sendo provido, as vestes, os sonhos, os desafios sendo transpostos, e o milagre se tornando real em nossas vidas.

Conclusão
- Que Deus nos de a graça de nao apenas começarmos bem, mas concluirmos 2013 vivendo uma vida com propósitos e nos tornando nos 50 anos de nossa igreja, em uma Igreja Vencedora. Em nome de Jesus, amem. Pr. Gilbean Ferraz
CADA CASA UMA IGREJA,
CADA MEMBRO UM MINISTRO
GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS

AS LIÇÕES DO DESERTO



TEMA: AS LIÇÕES DO DESERTO!
Efesios 4:15; Deuteronômio 8:1-2

Introdução
- Já diz a frase, ano vai e ano vem. Tudo tem passado rapidamente. Parece que foi ontem que iniciamos 2012. Na verdade quem tinha que fazer algo em 2012 que nos perdoe, já não é mais possível. Na verdade é melhor reconhecermos que não conseguimos muita coisa e nos prepararmos para entrarmos em 2013 com força total.
- Nesta edição queremos falar sobre 2013 como promessa de Deus, em como entrar nessa terra prometida. Queremos chegar lá, alcançar as bênçãos de Deus, termos uma vida diferente, especial, queremos famílias abençoadas, provisão, ganhar muitas vidas para Deus e nos prepararmos a cada dia para a vida eterna e a volta de Jesus.
- Pois bem, Deuteronômio 8:2 nos fala de um período na vida do povo de Israel, o deserto.Como foi este ano para você? A palavra deserto significa algo para você? Conclui que muitos nós estamos no início, no meio, ou no fim de um deserto. As lições do deserto são as seguintes:
1. FOMOS E SOMOS GUIADOS POR DEUS
- Tempo de deserto para o povo judeu durou 40 anos. Vamos ser sinceros, não deve ter sido fácil, as lutas, o calor, os que morreram pelo caminho, os que murmuravam, os que queriam voltar para o Egito, enfim, tudo o que envolve o deserto. Sabe como resistiram? Sabe como o povo de Deus venceu o deserto? Deus guiou a vida deles. É o que diz o v.2!
- Deus é apresentado pela Bíblia como guia do seu povo: Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte. Salmos 48:14; Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.Apocalipse 7:17; E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.Êxodo 13:21.
- Com lutas, com vitórias, com derrotas, com saúde, com enfermidade, com momentos agradáveis, com tribulações temos que reconhecer que em 2012 foi Deus quem nos guiou. Ele é o nosso guia em Cristo e sempre o será. A Bíblia diz que somos forasteiros e estrangeiros (1 Pedro 2:11). Esta terra não é nosso lugar.
- Então Jesus é como aquele guia turístico, que mostra onde podemos ou não entrar, onde aproveitar todas as potencialidades de um lugar, para depois voltarmos para casa, o céu, nosso lugar.
-O deserto não deve nos causar medo, incertezas, dúvidas, angústias, mas mesmo que a tempestade de areia esteja grande, que o calor esteja infernal, temos a certeza que Deus está nos guiando e indo a nossa frente.

2. FOMOS HUMILHADOS E PROVADOS POR DEUS
- Cerca ocasião acontece algumas coisas conosco que são impressionantes. Certa vez lecionando para adolescentes e de repente, empolgado com a aula, dando quase que uma aula corporal, fiz um movimento de perna que rasgou minha calça e fiquei com a cueca a vista de todos. Que humilhação! E quando alguém chega em uma festa e não seu nome na lista de convidados? Que humilhação! Quando em um acampamento de jovens e adolescentes, meu pneu furou, fiquei na estrada, cansado, com fome e com sono, que provação! E quando alguém corre para chegar a tempo de uma entrevista de emprego e perde a hora e a oportunidade, isso é prova! Por que será que essas coisas acontecem em nossas vidas? Por que será que o povo de Deus precisou ficar no deserto 40 anos? Usando as mesmas vestes? Comendo a mesma comida? Dormindo nos mesmos lugares?
- Quero citar Madame Guion, que já dizia que a nossa purificação se dá através do fogo do sofrimento. Não fomos criados para sofrer, mas quando enfrentamos o deserto somos forjados, fortalecidos e nos tornamos pessoas maduras na fé.
- É interessante que não gostamos de dificuldades, de problemas, de conflitos, de confrontos, de lutas, de portas fechadas, de nãos, de obstáculos, mas temos que entender que muitas vezes são necessários. Este ano foi um dos mais difíceis de minha vida cristã, mas foi o que mais aprendi.
Vejamos o que diz a Bíblia: E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados porela.Hebreus 12:11; Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.Salmos 119:67; Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.Tiago 1:12.
- Se 2012 foi um teste, creio que estamos sendo aprovados na escola da vida ao passarmos pelas provas. O sentido de humilhação e provação é que Deus nos tratou, para recebermos suas bênçãos em 2013.

3. NO DESERTO OU FAZEMOS A VONTADE DE DEUS OU NOS DESVIAMOS
- Gostaria de saber de você: Deus sabe de todas as coisas? Então porque será que ele precisava fazer o povo de Israel passar pelo que passou, para saber se eles eram fieis? Deus já sabia e sabe se fazemos, ou faremos a vontade dele, na verdade Deus queria que eles, o povo de Israel, descobrissem por si se faziam ou não a vontade de Deus.
- A lição que o deserto nos ensina é uma lição para a vida. Viver é um presente, é ótimo, especial, maravilhoso e privilégio ímpar. Porém, se viver fosse fácil, em vez de nascermos chorando, nasceríamos dando gargalhadas. Não dá para riscar do dicionário cristão a palavra deserto ou coisas parecidas. Se torna em riso, em paz, em alegria quando fazemos a vontade de Deus.
- Vejamos uma orientação na Palavra: 32 Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. 33 Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-sesolidários com os que assim foram tratados. 34 Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. 35 Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. 36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; 37 pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará. 38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. Hebreus 10:32-39
- Temos que entender que são nas dificuldades da vida que aprenderemos a nos relacionar com Deus, que tomaremos decisões sérias de sermos fiéis e fazermos sua vontade. Tome cuidado, mesmo que seu deserto esteja no começo, meio ou fim, cuidado em não se desviar e perder o foco. Faça a vontade de Deus, pois ela é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).
Conclusão
- É muito sério ser igreja, nos prepararmos em dezembro para começarmos bem 2013. É fundamental que as lições do deserto nos façam olhar mais para Jesus, confiar nele e crer que nossa vida será transformada pelo Senhor. Em nome de Jesus. Amém. Pr. Gilbean Ferraz