O MILAGRE DA CURA DA HEMORRAGIA!
Texto: Marcos 5:24-34
Introdução
- Nesses dias estamos falando sobre histórias de milagres. A Bíblia é repleta de histórias que contam e registram genuínos milagres de Deus. No último sermão falamos sobre o milagre da multiplicação dos pães e peixes, que milagre.
- Refletir e observar a história de um milagre é uma oportunidade de perceber como se dá a manifestação do poder de Deus em nossas vidas. De que forma e em que circunstâncias ele costuma ocorrer em nossa vida. Nos demonstra do quanto necessitamos do milagre de Deus.
- Quando o milagre acontece representa muitas coisas. Que Deus resolveu olhar para quem está precisando de ajuda. Que a vida de uma pessoa foi transformada e que existe esperança para as demais pessoas.
- O milagre de hoje é o da mulher que estava enferma há 12 anos. Que já estava desacreditada pelos médicos, sem perspectiva. E como é difícil quando em nossa vida nos encontramos sem perspectiva. Essa mulher tinha um sério problema por ser considerada impura. Toda mulher judaica no período mestrual tinha que se isolar, se abster de relações sexuais com o marido, deixar de frequentar ao templo e outras situações e isso há 12 anos.
- O que aconteceu nessa passagem da Bíblia que vale a pena refletirmos e meditarmos?
I – NÃO DEVEMOS ACEITAR A ENFERMIDADE
- Certamente que uma das situações mais difíceis de ser enfrentada por uma pessoa é o momento da doença. É preferível perder emprego, carro, e até pessoas que gostamos, do que a própria saúde. Pois na visão geral das pessoas, quem não tem saúde está limitado em muitas coisas. E isso é a mais pura verdade.
- Por mais que encontremos versículos que nos ensinam a sermos resilientes diante da doença, encontramos centenas de versículos que nos demonstram que não devemos aceitar a enfermidade em nossa tenda.
- Em Êxodo 15:26 Deus promete livrar seu povo das enfermidades que acometeram os egípcios. Também no Salmo 103:3 o salmista afirma que ele sara todas as nossas enfermidades. Quando Jesus mandou os 70 discípulos pregarem, ele em Lucas 10:9 mandou que eles curassem a todos.
- O que podemos aprender com a história do milagre da mulher do fluxo de sangue é com certeza a verdade que não podemos aceitar a enfermidade. Temos que resistir, lutar, crer, confiar e rejeitar isso em nossa vida. Lembram-se do rei Ezequias? Isaías 38:1-5.
II – TEMOS QUE RESPEITAR OS MÉDICOS, MAS CONFIAR EM JESUS
- Sinceramente, carregar uma enfermidade por 12 anos não é para qualquer pessoa. Ir em todos os médicos, nos melhores da época, gastar todas suas economias, e em vez de melhorar, a cada ano piorar sua saúde.
- Não quero que soe que sou contra os médicos. Pelo contrário tenho vários amigos que são médicos. Louvo a Deus pelos avanços e grande capacidade humana nessa área. Mas não podemos pegar a palavra deles como final e absoluta. Só Deus pode nos dar uma palavra final e absoluta.
- Vejo no milagre do fluxo de sangue que nossa confiança tem que estar no médico dos médicos. O que aconteceu nesta história é o que pode ocorrer em sua vida. No v.28 ela demonstra essa confiança.
- A dúvida é um mal terrível, pois desestabiliza, enfraquece e põem em questionamento nossas convicções de fé. Mesmo que em qualquer momento de sua vida um médico lhe condene, ou estipule que você viverá até tal data, continue confiando em Jesus.
- Basta lermos Atos 3:16! Pela medicina aquele coxo nunca teria sua saúde e vida estabelecida. Pois para medicina 2 + 2 é 4. Mas para Deus pode ser 10, 100 ou 1000.
III – TEMOS QUE COMPREENDER QUE JESUS TEM PODER PARA CURAR
- No v.30 Jesus afirma que ele sentiu que dele saiu poder. O mesmo poder criador das estrelas, do sol e lua, trovões, natureza, pois em João 1:3 aprendemos que Jesus criou todas as coisas e sem ele nada do que existe foi feito.
- No comentário bíblico da NVI lemos que ela foi curada com poder sobrenatural. Você percebe a dimensão de Jesus. Ele não era um charlatão, um curandeiro, um dominador de massas através de estratégias da hipnose. Jesus realmente era e é o todo poderoso.
- Quando somos curados tivemos a graça de experimentarmos o poder de Deus adentrando nossa estrutura física, finita e humana. Em Lucas 6:19 encontramos uma cena similar, das pessoas o tocando e saindo poder dele, e conseqüentemente curando a todos.
- A história do milagre do fluxo de sangue nos ensina que a essência de Deus é o seu grande poder. E esse poder está aqui através do nome de Jesus, através da nossa fé em Cristo, através da Palavra de Deus que nos estimula a crermos que o poder de Deus pode ser derramado em nossos corações.
Conclusão
- O mesmo milagre que Deus fez na vida dessa mulher que nem sabemos o nome pode se repetir hoje. Mas para isto precisamos entender o que ocorreu. E com a graça de Deus está claro que não devemos aceitar a enfermidade, precisamos confiar em Jesus, pois ele tem poder. Que Deus nos abençoe e derrame de sua cura em nosso meio. Em nome de Jesus, Amém.
Escrito em São José do Rio Preto, em 10 de fevereiro de 2010
Pr. Gilbean Ferraz