terça-feira, 1 de junho de 2010

VOCÊ ESTÁ ANSIOSO? LEIA COM ATENÇÃO!


COMO VENCER A ANSIEDADE?
Texto: 1 Pedro 5:7
2ª IPI de S. J. do Rio Preto – 18/04/2010 – 19h30

Introdução
- Lemos na palavra de Deus em 1 Pedro 5:7: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Não é nem uma ou duas vezes que a Bíblia alerta sobre a ansiedade. E por que ela faz isso? É porque toda forma de insegurança, preocupação, medo excessivo não agrada o coração de Deus. O ansioso não consegue enxergar em Deus a solução para sua vida.

- Já pratiquei muitos esportes: futebol, natação, corrida, basquete, queimada, futsal, vôlei, rapel, e outros. Sempre apreciei esportes, mas um sempre me e inclusive já pratiquei, luta de boxe. Concordo que seja um esporte violento, mas interessante pelo que é necessário para se tornar um vencedor. Para vencer o invencível, para superar aquele que está invicto é preciso estudar o adversário para então poder construir o caminho da vitória.

- Ansiedade não é um esporte, mas precisa ser vencida. Ainda bem que não precisamos subir em um ringue para vencer a ansiedade, mas temos sim um caminho a percorrer e que está claro na palavra de Deus.

- Pedro escreve aos jovens da Igreja, geralmente a faixa etária que naturalmente é ansiosa, mas também a todos os cristãos. Ao falar que temos que lançar sobre Deus nossa ansiedade Pedro está escrevendo com experiência. Ele que em tantas situações se viu preocupado (Lucas 5:1-5; Mateus 14:28-33; Mateus 17:24-27) aprendeu que a vitória sobre a ansiedade vem quando assumimos algumas posturas que estão claras neste versículo da Bíblia:



I - QUANDO APRENDEMOS A ENTREGAR TUDO PARA DEUS.
- No v. 7 lemos que temos que lançar sobre ele (Deus), toda a nossa ansiedade. Está ai uma coisa que é difícil de fazer, pois a ansiedade na vida de muitos preenche um vazio, da certo sentido a vida da pessoa. Pode ser que por um período consigamos carregar ou conviver com os resultados de vivermos ansiosos, mas chega um momento em que as coisas começam a ficar perigosas.

- Por que será que Pedro recomenda que devemos entregar para Deus nossa ansiedade? A primeira coisa é que Deus é Deus, ele é o todo poderoso, aquele que tem o controle e o domínio de todas as coisas. Em segundo lugar é que a atitude de entregar representa um ato libertador para aquele que crê em Deus. Enquanto estamos ansiosos vamos definhando, nossa fé diminuindo e nos escravizando cada vez mais. Terceiro porque Deus só faz quando há entrega (Salmo 37:5). Sendo assim, deveríamos cantar mais: Tudo entregarei, tudo entregarei, sim por ti Jesus bendito, tudo deixarei.

- Tenho aprendido sobre a importância de deixar tudo nas mãos de Deus. Na realidade quem não aprende a entregar tudo para Deus está pecando, pois está em síntese dizendo que não precisa da ajuda ou da ação de Deus em sua vida. Enquanto não lançamos nas mãos de Deus vivemos carregando um imenso fardo pesado, que é contrário ao querer de Deus (Mateus 11:28-30).

- Quando aprendemos a entregar nossos problemas para Deus aprendemos a descansar, a sentir alívio, nosso coração começa a se tornar confiante e temos então outra maneira de enxergar a vida. Sabemos que estamos colocando aquela preocupação nas mãos de quem realmente entende.



II - QUANDO RECONHECEMOS QUE TEMOS UMA ANSIEDADE
- Pedro faz questão de ressaltar para que seja lançada sobre Deus a ansiedade. Geralmente temos a tendência de não reconhecer coisas erradas que há em nós. É um problema muito sério a ansiedade, pois o próprio Jesus disse que não devemos viver ansiosos, mas pior ainda é não reconhecer ou perceber em sua vida ela.

- No v.7 está escrito que deve ser toda ansiedade lançada nas mãos de Deus. Só conseguimos lançar algo que reconhecemos em nós. Enquanto pensarmos que é normal, que é um tique nervoso não teremos vitória.

- É muito fácil descobrir se somos ansiosos ou não. Se comemos além da conta, se não temos dormido direito, se roemos unha, se não temos ousadia ou coragem para determinadas coisas. Sabe aquela dor que você sente? É bem provável que não seja uma doença grave, mas sim um sintoma de ansiedade.

- Não gostamos de reconhecer as coisas, pois representa humilhação, significa que temos que encarar nossos problemas, que temos que nos colocar diante daquilo que nos aflige, preocupa ou causa insegurança. Reconhecer fraquezas, pecados ou dificuldades é um princípio de Deus (Provérbios 3:6; Jeremias 3:13; Gênesis 42:21; 2 Samuel 16:12; Salmo 31:7).


III - QUANDO PERCEBEMOS O CUIDADO DE DEUS
- Percebi que sempre que a Bíblia fala sobre ansiedade, pelo menos no NT ela dá um jeito de mostrar ao coração ansioso que não é para se viver ansioso porque Deus cuida de seus filhos. Saber que Deus cuida é o ingrediente chave para se sentir seguro, para vencer a ansiedade.

- Basta nos recordarmos de Jesus ressaltando isso aos seus seguidores (Mateus 6:25-26;30). Para Jesus era muito claro isso, pois ele olha para os céus e percebe que Deus cuida dos pássaros, que eles se alimentam, voam e sempre estão lá. Depois Jesus olha para a terra e vê os lírios do campo e percebe também o cuidado de Deus. Não vou viver ansioso porque Deus cuida de mim.

- No v.7 Pedro tem certeza e afirma: porque ele tem cuidado de vocês. Ele não duvida, ele não dá possibilidades para incertezas, ele confia que Deus cuida. Ele cuida nos enviando as chuvas e as estações (Atos 14:17); ele cuida enviando o seus anjos (Êxodo 23:20); ele cuida capacitando seus filhos a lhe servirem (Efésios 4:11); ele cuida enviando seu filho para salvar as pessoas da perdição e lhe dar a vida eterna (João 3:16). Ele cuida nos momentos mais difíceis, como foi quando Pedro estava preso e um anjo o libertou (Atos 12:7).

- Entender isso é difícil, mas é o caminho para a vitória contra a ansiedade. É preciso que você perceba que Deus está cuidando de você, não importa sua situação, não importa quantos problemas esteja enfrentando. Conheço um homem na Bíblia que certamente não tinha ansiedade por ter uma consciência muito grande a cerca de Deus. No Salmo 40:17 o salmista diz: Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim...

Conclusão
- Considerações finais: Temos que lembrar de Filipenses 4:6-7. Pois ali está à solução para aqueles que vivem ansiosos. Saiba que a vitória é sua, que Deus não lhe fez para viver ansioso, mas sim em paz. Amém.
São José do Rio Preto, 15 de abril de 2010. Pr. Gilbean Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário