NÃO VOU ME CALAR DO QUE?
Texto: Isaías 62:1 – Mensagem 1 – Lucas 4:18-19
Introdução
- Você já recebeu um desafio? No final de 2009 fui desafiado a ser o preletor de um acampamento de jovens e adolescentes do Presbitério do Distrito Federal sobre o tema: Não me calarei. Foi um grande desafio e é, pois preguei e estou conversando com pessoas ilustres e inteligentes. Porque se trata de um texto de grande aplicação e interpretação e porque precisarei da graça de Deus para pregar tantas vezes sem repetições e sem cansá-los. Orem por mim!
- Você se lembra qual é o tema do encontro: Não me calarei. A pergunta que faço é: Não vou me calar do que? O que está acontecendo, o que preciso fazer? Será que sairemos gritando, desenfreados sem saber o que gritar, ou que dizer as pessoas? Como um casal de amigos meus, que foram convidados para um casamento, se dirigiram para Igreja, mas como não conheciam muito bem os que lhes convidaram, acabaram indo para o casamento errado, saíram nas fotos e sem saberem quem eram aqueles noivos.
- Estudar Isaías 62:1 é desvendar coisas fantásticas e altamente relevantes para nossa vida. Não quero entrar nos pormenores do livro, se Isaias era profeta ou não (o autor), se mais pessoas escreveram esse maravilhoso livro. Enfim detalhes que são válidos de serem meditados mas que não nos cabe refletir agora.
- O que quero frisar é: pense que neste momento você tem em mãos ou está escutando um livro que foi lido pelo próprio Jesus (Lucas 4:17). É um livro que existe como fruto da experiência do povo de Deus no exílio da Babilônia, talvez um dos piores momentos históricos de Judá/ Israel. E porque o livro de Isaías é um recado de Deus, como toda Bíblia é para você.
- Você se lembra qual é o tema do encontro: Não me calarei. A pergunta que faço é: Não vou me calar do que? O que está acontecendo, o que preciso fazer? Será que sairemos gritando, desenfreados sem saber o que gritar, ou que dizer as pessoas? Como um casal de amigos meus, que foram convidados para um casamento, se dirigiram para Igreja, mas como não conheciam muito bem os que lhes convidaram, acabaram indo para o casamento errado, saíram nas fotos e sem saberem quem eram aqueles noivos.
- Precisamos ler Lucas 4:18-19 para entendermos do que não podemos nos calar:
O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele me nomeou para pregar a Boa Nova aos pobres; mandou-me anunciar que os presos serão libertos e os cegos verão: que os oprimidos serão libertados de seus opressores, e que Deus está pronto a abençoar todos aqueles que vêm a Ele. (Bíblia Viva).
Este versículo nos mostra do que não devemos nos calar:
I – DIANTE DA POBREZA MATERIAL E ESPIRITUAL DAS PESSOAS
- Acreditemos ou não, existimos porque Deus tem um propósito para nossas vidas (vamos falar mais sobre isso adiante). Tenho repensado minha forma de ser crente. Tem pessoas preocupadas se estamos sendo presbiterianos independentes como manda o figurino. Tem pessoas de mais idade e até jovens preocupados se cantamos hinos ou não. É importante ser presbiteriano independete, zelar pela tradição, mas o que deveria nos preocupar como jovens cristãos é se estamos olhando para a pobreza ao nosso derredor!
- Na cena de Lucas 4:18-19, Jesus nos conscientiza que não nos calaremos diante da pobreza pois: Ele me nomeou para pregar a Boa Nova aos pobres; Repita isso comigo, agora diga para a pessoa ao seu lado (ele te nomeou...). O nosso mundo por estar alicerçado no maligno (1 João 5:19), é um mundo, digo, sociedade, alicerçado em valores que nasceram no inferno, e esses valores promovem a pobreza, tanto material, mas principalmente a espiritual.
- Não estou dizendo que quem é pobre não é amado por Deus, que quem é pobre é do diabo. O que é infernal são as estruturas que mantém essas pessoas nessa condição. Não me calarei não é fazermos um culto que todos escutem, não é sairmos e gritarmos pelas ruas. Não me calar é entendermos que temos que ir até os pobres e levar uma boa notícia para eles, de transformação e vida.
- Apenas para facilitar precisamos entender a expressão pobre na Bíblia e hoje. O biblista Pery no vocabulário de Von Allmen escreve: Pobre é escravo dos homens, aquele que a necessidade o colocou em posição subordinada, ou aquele que é obrigado a pedir. Os pobres são aqueles que dependem dos outros, isto, é os mendigos. Existe na Bíblia a pobreza material e espiritual. Já no dicionário de língua portuguesa encontramos a seguinte definição de pobre: Desprovido ou mal provido do necessário; que tem poucas posses; que tem pouco dinheiro; mal dotado; pouco favorecido; digno de compaixão; infeliz.
- Você conhece alguém que se enquadre nessas definições? Pessoas que precisam ouvir uma mensagem de esperança e ver uma ação de mudança em prol de sua vida? Esse não me calar deve começar na Igreja e também na sociedade. Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre isto: (Lucas 14:13; 18:22; Atos 4:34; Tiago 2:14-18).
II – DE MOSTRAR A SAÍDA PARA QUEM ESTÁ PRESO, CEGO E OPRIMIDO
- Existe uma segunda expressão interessante no texto bíblico: mandou-me anunciar que; Prisão, cegueira e opressão são estados de situação e consciência. A pessoa tanto pode estar literalmente vivenciando isso, como também se sentindo assim. Temos que olhar para o mundo ao nosso derredor e abrirmos nossa boca para declarar que existe uma saída.
- O mundo está sendo destruído! Neste minuto, uma área do tamanho do maracanã foi destruída na Amazônia. Neste instante seu amigo está acordando depois de ter usado maconha, cocaína ou crack pela primeira ou milésima vez. Há pessoas roubando, brigando, traindo, depressivas, desanimadas e todas se sentem sem saída. Na realidade, vou mais além, talvez você seja essa pessoa.
- Quero afirmar que existe uma saída para toda e qualquer pessoa que se encontra presa em algo, cegado a algo ou oprimida por algo. Anunciar é dizer, é propor e mostrar algo que possa transformar os rumos dessas vidas.
- Você está lendo este sermão porque Deus te escolheu, te chamou para estar aqui e se preparar para algo muito importante. Jesus afirma que ele foi escolhido para anunciar a saída para as pessoas aprisionadas, cegas e oprimidas.
- Para refletir o que estamos dizendo, vamos ler uma história da Bíblia em Lucas 13:10-17. Uma mulher, com uma doença de 18 anos, Jesus a chama, mostra a ela que existe uma saída, o poder de Deus, a cura, a restauração e a libertação.
- Evidente que preso não liberta preso, que cego não consegue guiar outro cego e nem oprimido dá alento a outro oprimido. É evidente que se nossa vida não estiver firmada em Deus, se verdadeiramente não formos discípulos de Jesus não poderemos mostrar uma saída que nem nós conhecemos. Então não se esqueça, existe uma saída para todos os problemas e essa saída é Jesus. Diga João 8:32 e 2 Coríntio 5:17.
III – DE DIZER A TODOS QUE DEUS ABENÇOA QUEM ANDA COM ELE
- Você está lendo uma reflexão cristã que foi ministrada em um acampamento de carnaval. Isso é muito bom, mas digo isso depois que me converti, pois antes de aceitar a Cristo estava cansado de religião. Passar carnaval rezando? Era loucura, mas hoje é bênção de Deus!
- O mundo não precisa de religião. O católico, o espírita, o agnóstico, o ateu, o macumbeiro, enfim, todas as religiosidades não precisam de uma nova religião, mesmo que ao se converter, uma pessoa acabe por mudar de religião. O mundo precisa da bênção de Deus. Veja a terceira expressão no texto bíblico: e que Deus está pronto a abençoar todos aqueles que vêm a Ele.
- Você sabia que Deus abençoa quem vem até ele? Isso mesmo, quem é amigo de Deus, tem relacionamento com o criador e Pai de Jesus Cristo é uma pessoa abençoada por Deus. Quem vem a ele é salvo, fortalecido, perdoado, suprido, guiado e saciado em tudo. Porque Deus abençoa quem vem a ele.
- Quero citar alguns versículos da Bíblia com vários objetivos. Primeiro te dar a base bíblica desta minha certeza. Segundo te dar condições de orientar a todas as pessoas sobre esta verdade. Não me calarei em relação a isso. Em vez de me omitir, me calar, em vez de forçar as pessoas com a minha religião, vou mostrar o Deus dessa religião. Isso é tão sério que seria o mesmo que indo ao Rio de Janeiro, em vez de me mostrarem o Cristo Redentor, a pessoa gastasse seu tempo para me mostrar a estrutura administrativa por detrás do turismo naquele ponto turístico, a beleza da grande escadaria, enfim, você entendeu.
- Em Gênesis 9:1 encontramos Deus abençoando a Noé e seus filhos. Deus abençoando a Abrão (Gênesis 12:2). Encontramos Deus abençoando a Sansão (Juízes 13:24). Em Jó 42:2 encontramos Deus abençoando a vida de Jó. O que essas pessoas tinham em comum. No momento dessa bênção estavam diante de Deus, adorando, se reconciliando, sendo chamados e vivendo como povo dele.
- Após experimentarmos isto em nossa vida temos que ter a consciência que as pessoas ainda não sabem dessa verdade, mas vamos conversar mais sobre isso depois. Creio que Deus tem nos abençoado. Minha vida mudou quando percebi que ser abençoado, ou bem sucedido é estar com Deus é ir até ele.
Conclusão
- Agora sabemos porque não devemos nos calar. Realmente Deus nos chamou para sermos a boca de Deus aqui na terra, pois o Espírito Santo habita em nós. Então se você deseja isso para sua vida, se coloque diante de Deus e creia que o Senhor te ungiu para essa finalidade. Em nome de Jesus, Amém! Pr. Gilbean Ferraz