sábado, 26 de junho de 2010

JAMAIS ME CALAREI - PARTE 1

NÃO VOU ME CALAR DO QUE?

Texto: Isaías 62:1 – Mensagem 1 – Lucas 4:18-19

 
Introdução

- Você já recebeu um desafio? No final de 2009 fui desafiado a ser o preletor de um acampamento de jovens e adolescentes do Presbitério do Distrito Federal sobre o tema: Não me calarei. Foi um grande desafio e é, pois preguei e estou conversando com pessoas ilustres e inteligentes. Porque se trata de um texto de grande aplicação e interpretação e porque precisarei da graça de Deus para pregar tantas vezes sem repetições e sem cansá-los. Orem por mim!

- Estudar Isaías 62:1 é desvendar coisas fantásticas e altamente relevantes para nossa vida. Não quero entrar nos pormenores do livro, se Isaias era profeta ou não (o autor), se mais pessoas escreveram esse maravilhoso livro. Enfim detalhes que são válidos de serem meditados mas que não nos cabe refletir agora.
 
- O que quero frisar é: pense que neste momento você tem em mãos ou está escutando um livro que foi lido pelo próprio Jesus (Lucas 4:17). É um livro que existe como fruto da experiência do povo de Deus no exílio da Babilônia, talvez um dos piores momentos históricos de Judá/ Israel. E porque o livro de Isaías é um recado de Deus, como toda Bíblia é para você.

- Você se lembra qual é o tema do encontro: Não me calarei. A pergunta que faço é: Não vou me calar do que? O que está acontecendo, o que preciso fazer? Será que sairemos gritando, desenfreados sem saber o que gritar, ou que dizer as pessoas? Como um casal de amigos meus, que foram convidados para um casamento, se dirigiram para Igreja, mas como não conheciam muito bem os que lhes convidaram, acabaram indo para o casamento errado, saíram nas fotos e sem saberem quem eram aqueles noivos.
- Precisamos ler Lucas 4:18-19 para entendermos do que não podemos nos calar:
O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele me nomeou para pregar a Boa Nova aos pobres; mandou-me anunciar que os presos serão libertos e os cegos verão: que os oprimidos serão libertados de seus opressores, e que Deus está pronto a abençoar todos aqueles que vêm a Ele. (Bíblia Viva).

Este versículo nos mostra do que não devemos nos calar:
 

I – DIANTE DA POBREZA MATERIAL E ESPIRITUAL DAS PESSOAS
- Acreditemos ou não, existimos porque Deus tem um propósito para nossas vidas (vamos falar mais sobre isso adiante). Tenho repensado minha forma de ser crente. Tem pessoas preocupadas se estamos sendo presbiterianos independentes como manda o figurino. Tem pessoas de mais idade e até jovens preocupados se cantamos hinos ou não. É importante ser presbiteriano independete, zelar pela tradição, mas o que deveria nos preocupar como jovens cristãos  é se estamos olhando para a pobreza ao nosso derredor!
 
- Na cena de Lucas 4:18-19, Jesus nos conscientiza que não nos calaremos diante da pobreza pois: Ele me nomeou para pregar a Boa Nova aos pobres; Repita isso comigo, agora diga para a pessoa ao seu lado (ele te nomeou...). O nosso mundo por estar alicerçado no maligno (1 João 5:19), é um mundo, digo, sociedade, alicerçado em valores que nasceram no inferno, e esses valores promovem a pobreza, tanto material, mas principalmente a espiritual.
 
- Não estou dizendo que quem é pobre não é amado por Deus, que quem é pobre é do diabo. O que é infernal são as estruturas que mantém essas pessoas nessa condição. Não me calarei não é fazermos um culto que todos escutem, não é sairmos e gritarmos pelas ruas. Não me calar é entendermos que temos que ir até os pobres e levar uma boa notícia para eles, de transformação e vida.
 
- Apenas para facilitar precisamos entender a expressão pobre na Bíblia e hoje. O biblista Pery no vocabulário de Von Allmen escreve: Pobre é escravo dos homens, aquele que a necessidade o colocou em posição subordinada, ou aquele que é obrigado a pedir. Os pobres são aqueles que dependem dos outros, isto, é os mendigos. Existe na Bíblia a pobreza material e espiritual. Já no dicionário de língua portuguesa encontramos a seguinte definição de pobre: Desprovido ou mal provido do necessário; que tem poucas posses; que tem pouco dinheiro; mal dotado; pouco favorecido; digno de compaixão; infeliz.
 
- Você conhece alguém que se enquadre nessas definições? Pessoas que precisam ouvir uma mensagem de esperança e ver uma ação de mudança em prol de sua vida? Esse não me calar deve começar na Igreja e também na sociedade. Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre isto: (Lucas 14:13; 18:22; Atos 4:34; Tiago 2:14-18).

 
II – DE MOSTRAR A SAÍDA PARA QUEM ESTÁ PRESO, CEGO E OPRIMIDO
- Existe uma segunda expressão interessante no texto bíblico: mandou-me anunciar que; Prisão, cegueira e opressão são estados de situação e consciência. A pessoa tanto pode estar literalmente vivenciando isso, como também se sentindo assim. Temos que olhar para o mundo ao nosso derredor e abrirmos nossa boca para declarar que existe uma saída.
 
- O mundo está sendo destruído! Neste minuto, uma área do tamanho do maracanã foi destruída na Amazônia. Neste instante seu amigo está acordando depois de ter usado maconha, cocaína ou crack pela primeira ou milésima vez. Há pessoas roubando, brigando, traindo, depressivas, desanimadas e todas se sentem sem saída. Na realidade, vou mais além, talvez você seja essa pessoa.
 
- Quero afirmar que existe uma saída para toda e qualquer pessoa que se encontra presa em algo, cegado a algo ou oprimida por algo. Anunciar é dizer, é propor e mostrar algo que possa transformar os rumos dessas vidas.
 
- Você está lendo este sermão porque Deus te escolheu, te chamou para estar aqui e se preparar para algo muito importante. Jesus afirma que ele foi escolhido para anunciar a saída para as pessoas aprisionadas, cegas e oprimidas.
 
- Para refletir o que estamos dizendo, vamos ler uma história da Bíblia em Lucas 13:10-17. Uma mulher, com uma doença de 18 anos, Jesus a chama, mostra a ela que existe uma saída, o poder de Deus, a cura, a restauração e a libertação.
 
- Evidente que preso não liberta preso, que cego não consegue guiar outro cego e nem oprimido dá alento a outro oprimido. É evidente que se nossa vida não estiver firmada em Deus, se verdadeiramente não formos discípulos de Jesus não poderemos mostrar uma saída que nem nós conhecemos. Então não se esqueça, existe uma saída para todos os problemas e essa saída é Jesus. Diga João 8:32 e 2 Coríntio 5:17.

 
III – DE DIZER A TODOS QUE DEUS ABENÇOA QUEM ANDA COM ELE
- Você está lendo uma reflexão cristã que foi ministrada em um acampamento de carnaval. Isso é muito bom, mas digo isso depois que me converti, pois antes de aceitar a Cristo estava cansado de religião. Passar carnaval rezando? Era loucura, mas hoje é bênção de Deus!
 
- O mundo não precisa de religião. O católico, o espírita, o agnóstico, o ateu, o macumbeiro, enfim, todas as religiosidades não precisam de uma nova religião, mesmo que ao se converter, uma pessoa acabe por mudar de religião. O mundo precisa da bênção de Deus. Veja a terceira expressão no texto bíblico: e que Deus está pronto a abençoar todos aqueles que vêm a Ele.
 
- Você sabia que Deus abençoa quem vem até ele? Isso mesmo, quem é amigo de Deus, tem relacionamento com o criador e Pai de Jesus Cristo é uma pessoa abençoada por Deus. Quem vem a ele é salvo, fortalecido, perdoado, suprido, guiado e saciado em tudo. Porque Deus abençoa quem vem a ele.
 
- Quero citar alguns versículos da Bíblia com vários objetivos. Primeiro te dar a base bíblica desta minha certeza. Segundo te dar condições de orientar a todas as pessoas sobre esta verdade. Não me calarei em relação a isso. Em vez de me omitir, me calar, em vez de forçar as pessoas com a minha religião, vou mostrar o Deus dessa religião. Isso é tão sério que seria o mesmo que indo ao Rio de Janeiro, em vez de me mostrarem o Cristo Redentor, a pessoa gastasse seu tempo para me mostrar a estrutura administrativa por detrás do turismo naquele ponto turístico, a beleza da grande escadaria, enfim, você entendeu.
 
- Em Gênesis 9:1 encontramos Deus abençoando a Noé e seus filhos. Deus abençoando a Abrão (Gênesis 12:2). Encontramos Deus abençoando a Sansão (Juízes 13:24). Em Jó 42:2 encontramos Deus abençoando a vida de Jó. O que essas pessoas tinham em comum. No momento dessa bênção estavam diante de Deus, adorando, se reconciliando, sendo chamados e vivendo como povo dele.
 
- Após experimentarmos isto em nossa vida temos que ter a consciência que as pessoas ainda não sabem dessa verdade, mas vamos conversar mais sobre isso depois. Creio que Deus tem nos abençoado. Minha vida mudou quando percebi que ser abençoado, ou bem sucedido é estar com Deus é ir até ele.
 

Conclusão
- Agora sabemos porque não devemos nos calar. Realmente Deus nos chamou para sermos a boca de Deus aqui na terra, pois o Espírito Santo habita em nós. Então se você deseja isso para sua vida, se coloque diante de Deus e creia que o Senhor te ungiu para essa finalidade. Em nome de Jesus, Amém! Pr. Gilbean Ferraz

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ENTRE O CERTO E O MELHOR, QUAL ESCOLHER?


Tenho percebido que um dos grandes dilemas da vida é a escolha entre o certo e o melhor. Talvez nunca paramos para refletir, mas como é difícil fazer a escolha certa. É um fato que hoje as pessoas querem o que é melhor para elas e não o que seja o certo. Mas será que não deveríamos optar pelo certo? Segundo definição geral, a qual encontramos em dicionários, certo significa tudo aquilo que é verdadeiro, que não tem erro, evidente, infalivel, exato, preciso, e outros adjetivos mais. A palavra melhor tem como significado aquilo que é superior a outro em bondade ou qualidade, aquilo que é preferível, aquilo que é sensato ou acertado (combinado) e outros sentidos.

Que dúvida cruel, escolher o emprego certo ou o melhor emprego. Escolher a rua certa ou a que consideramos a melhor? Decidir pela pessoa certa ou pela que nos aparenta ser a melhor é um grande desafio.

Aparentemente o certo e o melhor se confunde na cabeça de quem precisa fazer uma escolha. Se o certo fosse escolhido teríamos um índice menor de separações, brigas, desemprego, corrupção e outras mazelas. Certamente que muita gente deve ter se prejudicado quando ficou com o melhor e não com o certo. Pode ser que temos que atentar para isso. Além disso, o melhor de hoje pode ser o errado de amanhã. Por isso antes de optar, escolher ou definir algo para sua vida tome uma posição.

A minha resposta pessoal sobre a escolha entre o que é certo e o que é o melhor para mim é que devemos optar pelo certo, pois ele sempe será.

O melhor tem a desvantagem que existem outras possibilidades. Escolher o melhor para si é algo altamente prazeroso, mas indefinido por ser uma percepção particular e abstrata de algo, que pode vir a ser algo ruim. Já o certo sempre será algo definido. É certo tomar uma injeção contra a gripe H1N1, mesmo que doa, mesmo que a agulha é enorme, mas vale o resultado depois pois é o certo a se fazer. Será que é o melhor para mim? Talvez sob a ótica da dor, do medo de uma ação de contaminação em massa da humanidade (recebi por e-mail essa notícia) muitos escolheram não se vacinar por entenderem ser o melhor. Eu pessoalmente tomei, pois é o certo a se fazer!!!
Talvez não esteja sendo claro, mas me recordei da experiência de Roboão (2 Crônicas 10), filho de Salomão, que assumiu o reinado de Israel no lugar de seu pai. Ele recebeu dois conselhos, um de um grupo de anciãos e outro dos jovens amigos. Os mais velhos o aconselharam a ser benigno para com o povo que reinvindicava melhores condições de trabalho, pois no tempo de Salomão, devido aos projetos de contrução do palácio real e do templo de Deus, as pessoas tiveram que se sacrificar muito. Os amigos jovens sugeriram que Roboão demonstrasse para as pessoas que ele era mais forte que seu pai. O certo era flexibilizar e o melhor para ele era endurecer. Sabe qual foi sua escolha? Ele escolheu o melhor em sua visão. Sabe o que aconteceu? O reino se dividiu. Sabe o que isto nos ensina? É sempre melhor fazer o certo do que o melhor.
O que deve estar em pauta em nossa vida é que só é possível acertar e fazer a melhor coisa em relação a decisões e escolhas procurando fazer a vontade de Deus que é boa , perfeita e agradável (Romanos 12:2). Quem para e pergunta para Deus qual é sua vontade saberá escolher entre o certo e o melhor. Quem entende a proposta do Evangelho, carrega sua cruz e faz a escolha mais acertada de todas, que é viver segundo Deus, não mais do seu jeito, mas de acordo com o querer perfeito do seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. O certo estará sempre orbitando na vontade de Deus que sempre será o melhor!

Então pare de fazer sua vontade e faça a de Deus, pois não haverá problemas ou dúvidas se o que estou escolhendo é o certo ou o melhor. Amém, Pr. Gilbean Ferraz

terça-feira, 8 de junho de 2010

VOCÊ FOI CRIADO PARA ADORAR A DEUS!


ADORANDO DE VERDADE!
Texto: Daniel 6:10 - 2ª IPI de S. J. do Rio Preto – 06.06.2010 às 19h30

Introdução
- Vamos ler o texto proposto: Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. Daniel 6:10

- Quero falar sobre espiritualidade, mostrar na Palavra a verdadeira espiritualidade que deve ser objeto de nossa prática. Estamos diante de uma história incrível da Bíblia, de alguém que realmente era crente, Daniel.

- Toda pessoa que crê em Deus deve compreender que sua vida tem como principal objetivo adorar a Deus. A questão é, por que então as pessoas não conseguem adorar a Deus de verdade? Muitas pessoas confundem rito com adoração. Tanto é que se lembram e se achegam a Deus apenas no domingo por causa do pastor, liturgistas ou ministro de louvor, naquele momento de hinos e cânticos. Isso é uma falsa espiritualidade!

- Apenas para compreenderemos o peso do v.6 que lemos acima, esta história se trata da experiência de Daniel que foi levado como escravo para a Babilônia e pela graça de Deus se tornou ministro do reinado de Dario (v.2), sendo que no coração do rei era o escolhido para liderar a nação (v.3), o que causou grande inveja dos babilônios (v.4). Daniel foi proibido de adorar a Deus (vv.7-9), pois os seus inimigos sabiam que ele era crente.

- Se você quer ter uma espiritualidade verdadeira é preciso que considere três afirmações que faço a seguir: Quando adoramos a Deus de verdade:

I - TEMOS UMA VIDA CORRETA DIANTE DAS PESSOAS.
- Está ai uma situação que não se encaixa em muitas pessoas que professam a fé cristã. Não disse vida perfeita, mas sim correta. Como uma prima minha que se casou com um pastor de uma determinada igreja, se separaram, e está fugido com a filha. A mesma foi pedir contas a Igreja e sabe o que ela escutou da liderança: a vida dele fora da Igreja não é problema nosso.

- Será que isso é de Deus? Será que é essa adoração que Deus procura? Será que ser espiritual é apenas vir a este lugar (templo) com constância, é simplesmente repetir ritos e dogmas? Ou será que temos que ter uma vida que demonstre que somos diferentes?

- O detalhe no v.4 é que Daniel tinha uma vida correta, ele era fiel, ninguém podia acusá-lo de nada. Ele era diferente, ético, verdadeiro, comprometido e o segredo está no v.10. Ele realmente adorava a Deus.

- E você? Tem essa mesma postura, de ter uma vida correta? O que será que as pessoas dizem a seu respeito, pois de acordo com os vv.4-5 seus próprios inimigos, aqueles que o invejavam diziam que ele era inculpável, alguém correto, alguém que possua uma vida correta.

- Se queremos viver uma vida que agrade a Deus, se queremos ser crentes de verdade neste dia precisamos acertar nossa vida, rever nossos negócios, hábitos, relacionamentos, atitudes para que possamos então chegar nesse nível de espiritualidade que é a que agrada a Deus.

- Na verdade Daniel entendia o princípio de Filipenses 2:15, de viver como filho de Deus. Não adianta adorar com a boca tem que ser com a vida. Nossa adoração é luz de Deus neste mundo. A sua está acesa, falhando, queimada ou apagada?

II- NÃO DEIXAMOS AS CIRCUNSTÂNCIAS NOS IMPEDIR DE ADORAR.
- Ler a história de Daniel nos coloca diante de um dilema: devemos adorar a Deus em que circunstâncias? Em todas é a resposta. O nosso problema é que olhamos mais para as circunstâncias e nos esquecemos de Deus, não conseguimos perceber que Deus tem solução e jeito para tudo.

- Se você quer cultivar uma espiritualidade bíblica, coerente com o ensino de Jesus você precisa aprender a louvar a Deus, a limpar sua boca, a não falar mais palavrão, palavras de murmuração, de derrota, aprenda a desviar seu olhar da dificuldade da vida e louve e adore a Jesus.

- Certamente que você conhece uma famosa expressão bíblica: Em tudo daí graças (1 Tessalonicenses 5:18). Enfatizamos sempre a primeira parte. Refletimos que muitas vezes não é fácil dar graças a Deus sempre. Mas esquecemos da outra parte do versículo: e esta é a vontade de Deus em Cristo.

- Ler sobre a experiência de Daniel nos faz lembrar daquilo que os cristãos de hoje vivem em países em que há perseguição. Sempre digo que adorar enquanto tudo vai bem é fácil, temos que adorar quando somos perseguidos, quando as coisas não vão bem (Salmo 34:1). Sei que não é fácil adorar desempregado, doente, com problemas na família, mas queria ver adorar depois que o pastor de sua igreja fosse queimado vivo como aconteceu na Nigéria recentemente. Queria ver você adorar no Catar em que as pessoas sofrem retaliações familiares e também sociais.

- No v.10 mesmo sabendo que seria jogado em uma cova cheia de leões, mesmo sabendo que havia pessoas com má intenção em sua vida, Daniel entrou em seu quarto e adorou. Recentemente ouvi a experiência da cantora Eyshila que perdeu a voz, e após um milagre teve sua voz de volta. Mesmo passando por isso ela escreveu uma linda canção: nada pode calar um adorador. Entre neste link e escute a canção: http://letras.terra.com.br/eyshila/1589823/

III - SOMOS HONRADOS POR SERMOS ADORADORES.
- Tem pessoas que pensam ser perda de tempo adorar, vir ao culto, agir diferente na sociedade, ser crente de verdade. Na realidade estou impressionado com o que está acontecendo em Londrina. O atual prefeito Homero Barboza Neto é cristão, é um moço brilhante, jornalista, deputado estadual e sabe o que ele fez? Convocou a cidade em três dias de jejum e oração.

- Deus se alegra com pessoas que o adoram de verdade, que vivem os valores do Evangelho, que com suas atitudes e palavras dizem glória a Deus. Nossa Igreja (IPI do Brasil) não tem essa cultura, mas não adianta ficar o culto inteiro dando glória e depois a semana inteira envergonhando a glória de Deus. Também não adianta não dar glória no culto e também envergonhar a Deus.

- Daniel nos ensina um principio elementar na vida daquele que tem uma espiritualidade bíblica e de acordo com o ensino de Jesus Cristo, ele vive para honrar a Deus e ser honrado pelo Senhor. Pastor será que eu honro a Deus? Toda pessoa que honra a Deus não se curva diante do pecado, de outros deuses e imagens de escultura e vive aquilo que prega.

- Sempre que falo sobre adoração não consigo não citar duas pessoas, Paulo e Silas. Nessa história vejo que Deus honra quem o adora de verdade. Leia comigo Atos 16:25-26 e veja se eles não foram honrados pelo Senhor? Quem entende este princípio é abençoado por Deus. Daniel foi jogado em uma cova cheia de leões e sobreviveu, pois Deus nunca desampara um verdadeiro adorador (vv.21-26). Precisamos nos lembrar da história de dois homens que foram ao templo adorar (Lucas 18:9-14).

Conclusão
- Pode ser que ao escutar uma mensagem como esta seu coração se entristeceu. Prefiro que você fique triste em vez de endurecido. Prefiro que choremos nesta noite a saiamos daqui como aquele homem que pensava não ser digno e foi aceito por Deus, do que aquele que se considerava alguma coisa diante de Deus. Que Deus nos ajude e transforme. Amém.

São José do Rio Preto, 06 de junho de 2010. Pr. Gilbean Ferraz

sexta-feira, 4 de junho de 2010

UMA CANÇÃO PARA PENSAR!


Faz tempo que estou para manifestar meu apoio a canção de João Alexandre: É proíbido pensar. Ainda não sei como disponibilizar a canção que é conhecida de muitos. Estamos em um momento delicado da cristandade, devido ao surgimento de movimentos e propostas religiosas que contradizem totalmente a Bíblia mesmo tendo o rótulo de IGREJA, PASTOR, MISSIONÁRIO, EVANGÉLICO. Estou orando e brevemente vou publicar minhas 95 teses contra tudo que percebo no meio cristão no qual me incluo (tradicional, pentecostal ou neo pentecostal) que é contrário a Bíblia. Só sei que estou cansado de tudo isso, quero algo de Deus, novo, bíblico, que realmente seja o mais próximo possível do ensino e prática de Jesus Cristo o filho de Deus. Segue um testemunho de um menino chamado Logan, sua história me fez refletir que precisamos voltar a essência.

Em Cristo, Pr. Gilbean Ferraz

UMA VIDA ENTRE ERROS E ACERTO!


É muito comum as pessoas embarcarem em um trem e ao final do trecho perceberem que entraram na estação errada, é muito comum, após um dia de estresse, no meio de um ônibus lotado o cidadão descobrir que está indo para o sentido contrário ao seu objetivo. Quantas vezes alguém acelerou a 120 km/h em uma rodovia e depois de 40 minutos revoltou-se porque não viu a placa dizendo: para São Paulo vire no acesso 445. São situações do cotidiano que nos ensinam muitas coisas. Podemos estar errados em nossas escolhas, não na escolha da faculdade, da camisa nova que compramos, mas sim nos propósitos de nossa vida. Parece-nos que como seres humanos temos a facilidade de optar pelo errado pensando ser o certo.

Viver no século 21 é uma dádiva especial por muitos motivos que alenco a seguir: Somos a geração da globalização e integração dos povos; somos a era dos avanços tecnológicos, cientificos e medicinais; somos uma sociedade que mesmo tendo graves problemas de ordem ambiental, econômica e social, nunca se viveu tão bem no que tange a expectativa de vida, acesso a cultura, lazer e outras maravilhas que poderiamos enumerar até amanhã. São coisas positivas!

Mas somos uma geração de pessoas que optam em embarcar no trem errado e conscientemente fazer essa viagem, dizendo que tudo bem, não tem problema perder o trem, podemos embarcar na linha certa depois. Porém o erro que se comete é crucial, pois não estamos falando da viagem Corinthians a Itaquera, que é um trecho comum no metro de São Paulo, mas sim a viagem da vida.

No que reside a falácia humana nesse sentido? Preferimos acreditar que o ser humano é o que é devido a milhões de anos a humanidade, que na ocasião ainda não era, ter dominado o fogo. Preferimos defender como verdade absoluta que o fato dos humanos terem aprendido a cozinhar seus alimentos o fez se tornar a ponta da cadeia alimentar, social e intelectual; preferimos defender que o mundo existe como obra de uma grande explosão aleatória e inexplicável que ocorreu uma vez ou que ciclicamente acontece; preferimos defender a tese que a vida é fruto de um infortúneo contextual (ambiente propício) do que reconhecer que uma mente inteligente a quem chamo de Deus e Pai de Jesus Cristo resolveu criar e preordenar todas as coisas. Sinceramente se alguém nos dissesse que o carro que usamos em nosso dia-a-dia surgiu, que se criou, que se fez, que começou como um carrinho de rolemam e chegou ao que é hoje graças a ação do tempo (milhoooooões de anos) e de fatores de seleção natural. Diríamos a essa pessoa: por favor, procure o engenhero "fulano", o designer "beltrano" e se retrate com ele, pois toda criação tem um criador.

Mas em que sentido isso é um erro por parte das pessoas? Talvez seja o seu caso, ou de alguém que você conhece. O erro está em excluir Deus de sua vida, de não considerá-lo em suas escolhas e decisões, em não perceber que acima das estrelas está Deus que mesmo estando tão alto e sublime, está bem perto de quem chamar ou precisar de sua ajuda, para corrigir a rota de sua vida.

Dizem que errar é humano, pode ser, mas permanecer no erro e conscientemente, vocês já sabem o que é! Por isso espero que aqueles que são sensatos e inteligentes revejam suas condutas e chamem esse Deus maravilhoso para direcionar suas vidas. Só vive no erro quem quer, só continua na viagem errada quem realmente não deseja compreender aquilo que Deus tem para sua vida. A Bíblia tem um versículo bem legal: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Provérbios 16:1. Pense, reflita e procure ajuda em uma Igreja comprometida com a Palavra de Deus e busque aprender mais sobre o caminho da verdade, o caminho certo que reside na pessoa salvadora de Jesus Cristo.

Com amor e responsabilidade, Pr. Gilbean Ferraz

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O QUE ACONTECE DEPOIS DA VIDA?

Eis a pergunta que intriga uns e amedronta outros. Na realidade o que acontece depois da vida é o que motiva o surgimento de respostas de fé das mais diversas ênfases e teorias. Que morreremos isso é um fato, se há uma experiência que todos compartilham é o ato de nascer e morrer. Para uns existe um imenso túnel, para outros um plano espiritual e há aqueles que acreditam que o que é reservado ao ser humano é apenas o pó. O que deveria ser motivo de preocupação não é o fato que todos um dia morrerão, pois se isso é irrevogável não deve ser motivo de angústias ou ansiedade. O que deve ser motivo de reflexão é o que é reservado as pessoas segundo a mensagem bíblica, o céu ou inferno, a vida eterna ou a morte eterna.

Parece um tanto complexo, mas a proposta é a seguinte. Quem anda e segue os mandamentos de Deus (crer e temer) recebe a herança do céu e da vida eterna. Quem não anda e não segue os mandamentos de Deus (incrédulo/ímpio) recebe como herança o inferno e a morte eterna. E para facilitar, ou possibilitar essa aproximação do ser humano com Deus, Jesus Cristo se torna o caminho, a verdade e a vida para Deus, sendo segundo a Bíblia o único jeito de se aproximar do Criador, que de apenas um Deus Criador se torna o Pai de quem crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.

O que acontece depois da vida é fruto de escolhas feitas em vida. Por isso não espere envelhecer para se posicionar, não espere ajeitar a vida financeira, não conte com um momento de bem estar e felicidade extrema para se aproximar do seu Criador.

A vida nào é um erro, não é acaso, não é um conjunto de números matemáticos, a vida não é extraterrestre, a vida não é mística, a vida é um projeto de Deus para você. De maneira alguma ele deseja a morte e destruição para sua vida, o que precisa acontecer é uma consciência de que o melhor está por vir para aqueles que escolhem ou são escolhidos por Deus.

Não desperdice sua vida, não gaste seu tempo longe de Deus. Por mais que você tenha dificuldades com religião, com Igreja, com ritos, doutrinas, dogmas é preciso que você acorde para a necessidade de abrir seu coração para a vida que Deus tem para você.

Hoje vendem essa vida em templos religiosos através de sacrifícios materiais, hoje pregam-se uma mensagem de vida que na realidade conduz para a morte e perdição. Vida só é bem vivida com Jesus Cristo. E para saber sobre o que acontece depois da vida, como tê-la de verdade é necessário ler, meditar e praticar um livro mundialmente conhecido como Bíblia Sagrada, mas não leia com os olhos da crítica ácida dos ateus, daqueles que fantasiam que a Bíblia é uma invensão de homens maldosos que criaram uma religião para facilitar o domínio das massas. Leia a Bíblia como um recado de Deus para sua vida. Se escrevo isso e dessa maneira é porque foi dessa maneira que compreendi a coisa mais importante do mundo. Saber como viver esta vida sem prejudicar o que vem depois dela. Pense nisso!

Pr. Gilbean Ferraz

terça-feira, 1 de junho de 2010

VOCÊ ESTÁ ANSIOSO? LEIA COM ATENÇÃO!


COMO VENCER A ANSIEDADE?
Texto: 1 Pedro 5:7
2ª IPI de S. J. do Rio Preto – 18/04/2010 – 19h30

Introdução
- Lemos na palavra de Deus em 1 Pedro 5:7: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Não é nem uma ou duas vezes que a Bíblia alerta sobre a ansiedade. E por que ela faz isso? É porque toda forma de insegurança, preocupação, medo excessivo não agrada o coração de Deus. O ansioso não consegue enxergar em Deus a solução para sua vida.

- Já pratiquei muitos esportes: futebol, natação, corrida, basquete, queimada, futsal, vôlei, rapel, e outros. Sempre apreciei esportes, mas um sempre me e inclusive já pratiquei, luta de boxe. Concordo que seja um esporte violento, mas interessante pelo que é necessário para se tornar um vencedor. Para vencer o invencível, para superar aquele que está invicto é preciso estudar o adversário para então poder construir o caminho da vitória.

- Ansiedade não é um esporte, mas precisa ser vencida. Ainda bem que não precisamos subir em um ringue para vencer a ansiedade, mas temos sim um caminho a percorrer e que está claro na palavra de Deus.

- Pedro escreve aos jovens da Igreja, geralmente a faixa etária que naturalmente é ansiosa, mas também a todos os cristãos. Ao falar que temos que lançar sobre Deus nossa ansiedade Pedro está escrevendo com experiência. Ele que em tantas situações se viu preocupado (Lucas 5:1-5; Mateus 14:28-33; Mateus 17:24-27) aprendeu que a vitória sobre a ansiedade vem quando assumimos algumas posturas que estão claras neste versículo da Bíblia:



I - QUANDO APRENDEMOS A ENTREGAR TUDO PARA DEUS.
- No v. 7 lemos que temos que lançar sobre ele (Deus), toda a nossa ansiedade. Está ai uma coisa que é difícil de fazer, pois a ansiedade na vida de muitos preenche um vazio, da certo sentido a vida da pessoa. Pode ser que por um período consigamos carregar ou conviver com os resultados de vivermos ansiosos, mas chega um momento em que as coisas começam a ficar perigosas.

- Por que será que Pedro recomenda que devemos entregar para Deus nossa ansiedade? A primeira coisa é que Deus é Deus, ele é o todo poderoso, aquele que tem o controle e o domínio de todas as coisas. Em segundo lugar é que a atitude de entregar representa um ato libertador para aquele que crê em Deus. Enquanto estamos ansiosos vamos definhando, nossa fé diminuindo e nos escravizando cada vez mais. Terceiro porque Deus só faz quando há entrega (Salmo 37:5). Sendo assim, deveríamos cantar mais: Tudo entregarei, tudo entregarei, sim por ti Jesus bendito, tudo deixarei.

- Tenho aprendido sobre a importância de deixar tudo nas mãos de Deus. Na realidade quem não aprende a entregar tudo para Deus está pecando, pois está em síntese dizendo que não precisa da ajuda ou da ação de Deus em sua vida. Enquanto não lançamos nas mãos de Deus vivemos carregando um imenso fardo pesado, que é contrário ao querer de Deus (Mateus 11:28-30).

- Quando aprendemos a entregar nossos problemas para Deus aprendemos a descansar, a sentir alívio, nosso coração começa a se tornar confiante e temos então outra maneira de enxergar a vida. Sabemos que estamos colocando aquela preocupação nas mãos de quem realmente entende.



II - QUANDO RECONHECEMOS QUE TEMOS UMA ANSIEDADE
- Pedro faz questão de ressaltar para que seja lançada sobre Deus a ansiedade. Geralmente temos a tendência de não reconhecer coisas erradas que há em nós. É um problema muito sério a ansiedade, pois o próprio Jesus disse que não devemos viver ansiosos, mas pior ainda é não reconhecer ou perceber em sua vida ela.

- No v.7 está escrito que deve ser toda ansiedade lançada nas mãos de Deus. Só conseguimos lançar algo que reconhecemos em nós. Enquanto pensarmos que é normal, que é um tique nervoso não teremos vitória.

- É muito fácil descobrir se somos ansiosos ou não. Se comemos além da conta, se não temos dormido direito, se roemos unha, se não temos ousadia ou coragem para determinadas coisas. Sabe aquela dor que você sente? É bem provável que não seja uma doença grave, mas sim um sintoma de ansiedade.

- Não gostamos de reconhecer as coisas, pois representa humilhação, significa que temos que encarar nossos problemas, que temos que nos colocar diante daquilo que nos aflige, preocupa ou causa insegurança. Reconhecer fraquezas, pecados ou dificuldades é um princípio de Deus (Provérbios 3:6; Jeremias 3:13; Gênesis 42:21; 2 Samuel 16:12; Salmo 31:7).


III - QUANDO PERCEBEMOS O CUIDADO DE DEUS
- Percebi que sempre que a Bíblia fala sobre ansiedade, pelo menos no NT ela dá um jeito de mostrar ao coração ansioso que não é para se viver ansioso porque Deus cuida de seus filhos. Saber que Deus cuida é o ingrediente chave para se sentir seguro, para vencer a ansiedade.

- Basta nos recordarmos de Jesus ressaltando isso aos seus seguidores (Mateus 6:25-26;30). Para Jesus era muito claro isso, pois ele olha para os céus e percebe que Deus cuida dos pássaros, que eles se alimentam, voam e sempre estão lá. Depois Jesus olha para a terra e vê os lírios do campo e percebe também o cuidado de Deus. Não vou viver ansioso porque Deus cuida de mim.

- No v.7 Pedro tem certeza e afirma: porque ele tem cuidado de vocês. Ele não duvida, ele não dá possibilidades para incertezas, ele confia que Deus cuida. Ele cuida nos enviando as chuvas e as estações (Atos 14:17); ele cuida enviando o seus anjos (Êxodo 23:20); ele cuida capacitando seus filhos a lhe servirem (Efésios 4:11); ele cuida enviando seu filho para salvar as pessoas da perdição e lhe dar a vida eterna (João 3:16). Ele cuida nos momentos mais difíceis, como foi quando Pedro estava preso e um anjo o libertou (Atos 12:7).

- Entender isso é difícil, mas é o caminho para a vitória contra a ansiedade. É preciso que você perceba que Deus está cuidando de você, não importa sua situação, não importa quantos problemas esteja enfrentando. Conheço um homem na Bíblia que certamente não tinha ansiedade por ter uma consciência muito grande a cerca de Deus. No Salmo 40:17 o salmista diz: Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim...

Conclusão
- Considerações finais: Temos que lembrar de Filipenses 4:6-7. Pois ali está à solução para aqueles que vivem ansiosos. Saiba que a vitória é sua, que Deus não lhe fez para viver ansioso, mas sim em paz. Amém.
São José do Rio Preto, 15 de abril de 2010. Pr. Gilbean Ferraz