domingo, 20 de abril de 2014

O FATOR RESSURREIÇÃO

O FATOR RESSURREIÇÃO  

Se a nossa mensagem é que Cristo foi ressuscitado, como é que alguns de vocês dizem que os mortos não vão ressuscitar? Se não existe a ressurreição de mortos, então quer dizer que Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer. E mais ainda: nesse caso estaríamos mentindo contra Deus, porque afirmamos que ele ressuscitou Cristo. Mas, se é verdade que os mortos não são ressuscitados, então Deus não ressuscitou Cristo. Porque, se os mortos não são ressuscitados, Cristo também não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados. Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nele estão perdidos. Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão. 
(1 Coríntios 15:12-22 NTLH)

- Quando acordei neste domingo, o oficialmente definido como da celebração da ressurreição, logo me recordei deste texto de 1 Corintios 15:12-22. 

- O fator ressurreição é uma opção que é aceita pela fé. Na verdade celebrar a Páscoa, é celebrar a morte, o sofrimento, o propósito de Jesus salvar a humanidade, possibilitar o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Mas celebrar a Páscoa é celebrar o fator da ressurreição. 
- Muitos detalhes nos chamam a atenção na história de Jesus. O fato de nascer de uma virgem, sua trajetória humilde, uma vida de simplicidade, seus milagres fora do comum, sua sabedoria única e revolucionária, sua visão de fazer gestão da vida das pessoas, preparando uma excelente equipe com pessoas não tão excelentes. Porém, o fator maior, é sua ressurreição. 

- Não é preciso ser um especialista em história ou em movimentos sociais, mas geralmente quando os líderes de um partido, governo, religião ou revolução morre ou é morto, o movimento se dissipa, a pessoa se torna um mito e não há mais força propulsora. 

- No caso de Jesus, ele morre e dois mil anos depois seu nome, vida, ensinos são celebrados por bilhões de pessoas. E por que? O fator ressurreição. Três dias depois de sua morte ele ressuscitou dentre os mortos, ele vive. 

- Sabemos que isso com certeza pode ser contra aos princípios da biologia e demais ciências, mas isso chama-se poder de Deus. 

- Jesus não é uma lenda, um mito, mas de fato ele viveu as experiências relatadas pelos quatro evangelhos da Bíblia Sagrada. E uma dessas vivências foi vencer o pecado, o Diabo e a morte morrendo na cruz do Calvário e ressuscitando ao terceiro dia! 

- Hoje é um dia singular. Não estamos celebrando o nascimento e muito menos a morte de alguém, mas sim estamos celebrando a RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.

- O fator da ressurreição é o que de fato deve nortear nossa tragetória, sonhos, desafios, prioridades, é nessa verdade que devemos estruturar nossa vida. 

- Quando me associo ao pensamento do Apóstolo Paulo, comungo das mesmas posições sobre a morte e ressurreição de Jesus. Se não existe ressurreição, tudo o que estamos fazendo é perda de tempo. Tudo mesmo, não apenas as coisas religiosas, tudo! A morte ser o fim, é o fim, é trágico, melancólico e altamente desesperador. 

- Mas se Jesus ressuscitou como de fato aconteceu, estamos no caminho certo. 

- A ressurreição de Jesus nos apresenta a possibilidade da vida eterna, da morte não ser mais o fim. Surge uma luz, a esperança se renova, agora temos um sentido, um porque, um para que, pois a vida na Terra não é mais o fim, mas sim uma transição para o Eterno, para a perfeição, para o Céu. 

- O fator ressurreição é o mais importante de todos, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por ele (Joao 14:6). Ele é a ressurreição e a vida, quem crê nele, ainda que morra viverá (João 11:24-25). 

- Que neste domingo de Páscoa, possamos celebrar o fator ressurreição, celebrar o túmulo vazio de Jesus, celebrar seu sangue vertido na cruz, celebrar o fato que ele vive, está assentado a direita de Deus, intercede por nós e prometeu voltar para buscar sua Igreja, seu povo, que são aqueles e aquelas que confessam com seus lábios que Jesus é Senhor e que crêem que Deus o ressuscitou dentre os mortos. 

- Que Deus na sua infinita graça nos abençoe e ajude a nós mantermos firmes nessa fé! 

Feliz páscoa! Pr. Gilbean Ferraz 

terça-feira, 15 de abril de 2014

DEUS AGIRÁ

DEUS AGIRÁ

Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Qua...
ndo passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. Pois eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador. Dei como pagamento o Egito, a Etiópia e Seba a fim de que você fosse meu. Para libertar você, entrego nações inteiras como o preço do resgate, pois para mim você vale muito. Você é o povo que eu amo, um povo que merece muita honra. Não tenha medo, pois eu estou com você. “Do Leste e do Oeste levarei o meu povo de volta para o seu país. Ordenarei ao Norte que os deixe sair e direi ao Sul que não os segure. Dos lugares mais distantes do mundo deixem que os meus filhos e as minhas filhas voltem para casa! Todos eles são o meu próprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza.” O Senhor Deus diz: “Tragam o meu povo para ser julgado. Eles têm olhos, mas não veem, têm ouvidos, mas não ouvem. Reúnam-se no tribunal, todas as nações, ajuntem-se, todos os povos. Por acaso, um dos seus deuses anunciou o que ia acontecer? Algum deles disse o que está acontecendo agora? Que eles tragam as suas testemunhas e provem que estão certos, a fim de que todos digam: ‘É verdade mesmo!’ ” O Senhor diz: “Povo de Israel, você é a minha testemunha; você é o servo que eu escolhi para que me conheça, e creia em mim, e entenda que eu sou o único Deus. Antes de mim, não houve nenhum outro deus e nunca haverá outro depois. Eu, só eu, sou o Senhor, somente eu posso salvar vocês. Fui eu quem prometeu salvá-los e, de fato, foi isso que fiz. E vocês são testemunhas de que não foi outro deus que fez isso. Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço.” (Isaías 43:1-13 NTLH)

Introdução
- Empolgante é como me sinto ao ler Isaias 43:1-13. Que palavra, que mensagem, que profecia, que declaração para nossas vidas. Na verdade ao lermos essa passagem deveríamos ficar pelo menos 30 minutos aplaudindo a Deus, dando brados de vitória, de louvor pois ele promete agir em nossas vidas.

- Confesso a vocês que durante um período de minha existência não acreditava muito em Deus. Na realidade pensava que existia alguém, mas não fazia idéia de quem era, como ele agia, e como de fato ele pode interferir em nossa realidade.

- Quando aceitei a Jesus como meu único Senhor e Salvador tudo mudou. Comecei a ter experiências em que me provaram que Deus existe e age na vida das pessoas.

- Não servimos a uma imagem, uma lenda, um mito, a uma invenção, mas sim ao Deus vivo. Isso faz toda diferença. Na realidade, quando estudamos sobre religião, descobrimos que o diferencial entre o cristianismo e demais religiões, que nas demais expressões religiosas o ser humano tenta se achegar a Deus, na fé cristã é Deus que vem ao encontro do ser humano.

- Neste sermão tenho como objetivo mostrar que Deus age em nossas vidas. Que podemos esperar nele, por sua manifestação. Não estamos sozinhos, perdidos, pelo contrário, nossa esperança é o Senhor. Podemos crer, confiar e esperar nele.

- Pode ser que entramos aqui hoje desempregados. Deus agira. Pode ser que entramos aqui doentes, Deus agira. Pode ser que entramos aqui depressivos, Deus agira. Pode ser que entramos aqui sem recursos, Deus agira. Pode ser que entramos aqui cansados, Deus agira.

- Por que podemos crer no v.13? Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço.” (Isaías 43:13 NTLH).

1. ELE É O DEUS CRIADOR
- Deus agira em nossas vidas porque ele é o Criador. Os elementos químicos, as estruturas, os recursos como ouro, prata, água, tudo está sob seu conhecimento e domínio. Podemos crer e confiar pois ele fez tudo, sabe como funciona, pode agir e interferir em nossas vidas.

- Um testemunho é a bodas de Cana na Galileia. Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: — O vinho acabou. Jesus respondeu: — Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. Então ela disse aos empregados: — Façam o que ele mandar. Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. Jesus disse aos empregados: — Encham de água estes potes. E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou: — Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse: — Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho. Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele. (João 2:1-11 NTLH).

2. DEUS ESTÁ CONOSCO
- Deus agira pelo fato de estar presente em nossas vidas. Crer na presença de Deus não é força de expressão. É real. A presença de Deus é mais real que o ar que respiramos, que o chão que pisamos. Não estamos sozinhos. Deus age porque está perto, vendo, escutando e consequentemente agindo.

- Quando o povo de Israel estava cativo no Egito, Deus apareceu para Moisés e lhe disse o seguinte: Então o Senhor disse: — Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas. (Êxodo 3:7-10 NTLH).

3. SOMOS PROPRIEDADE DE DEUS
- Como seres humanos temos que usar a analogia para entendemos isso. O que nos fazemos com o que é nosso? Que tratamento damos aos nossos filhos? A nossa casa? Ao nosso carro? Moto? Computador? Cuidamos, zelamos, reformamos, investimos.

- E afirmo Deus faz o mesmo pós nós. Ele agira em nossas vidas por causa do que está escrito em 1Pedro 2:9-10:

- Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. Antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia. (1 Pedro 2:9, 10 NTLH).

4. O SENHOR NOS AMA
- Muitos tem uma visão deturpada sobre Deus. Alguns pensam que ele é um ser distante, alguém muito bravo, alguém indiferente. Mas Deus é amor. Ele é o Deus que realmente nos ama. O Senhor agira em sua vida porque ele te ama de verdade, e acima de todas as coisas.

- O amor de Deus é tão grande, que ele te criou, mesmo o ser humano caindo, ele enviou Jesus para morrer na cruz para pagar o preço por nossos pecados, nos redimir, nos dar a vida eterna, a qual não alcançaríamos por nos mesmos.

- Como Deus nos ama, não há como ele ver sua lágrima, sua dor, sua tribulação e ficar omisso, pois seu nome é AMOR. A maior prova desse amor foi seu sacrifício na cruz do Calvário.

- Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 NTLH).

5. DEUS É O NOSSO GUIA
- O agir de Deus é realidade na vida das pessoas que se permitem guiar por ele. O guia via de regra sempre sabe mais, já conhece o caminho, onde se deve ou não passar. Imagine Deus? Ele é o supremo guia!

- Como guia Deus abriu o Mar Vermelho para o seu povo passar.

- Porém Moisés respondeu: — Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o Senhor vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o Senhor lutará por vocês. O Senhor disse a Moisés: — Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche. Levante o bastão e o estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar. Eu farei com que os egípcios fiquem ainda mais teimosos, e eles entrarão no mar atrás dos israelitas. E eu ficarei famoso quando derrotar o rei do Egito, todo o seu exército, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros. Quando eu derrotar os egípcios, eles saberão que eu sou Deus, o Senhor. Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel. Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas. Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o Senhor, com um vento leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. As águas foram divididas, e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados. (Êxodo 14:13-22 NTLH).

6. O SENHOR TEM AUTORIDADE SOBRE O UNIVERSO
- Não duvide que o Senhor agirá em sua vida. E o motivo é bem simples, ele é o Senhor do Universo. Ele tem a voz de comando. O sol, a lua, as estrelas e demais estruturas só cumprem suas funções por causa da autoridade que Deus tem no universo.

- Assim como o programador tem sobre os sistemas e programas de computador, Deus tem sobre o universo.

- O Senhor Deus colocou o seu trono bem firme no céu; ele é Rei e domina tudo. Louvem o Senhor, fortes e poderosos anjos, que ouvem o que ele diz, que obedecem aos seus mandamentos! Louvem o Senhor, todos os anjos do céu, todos os seus servos, que fazem a sua vontade! Louvem o Senhor, todas as suas criaturas, em todo lugar onde ele reina! Que todo o meu ser te louve, ó Senhor! (Salmos 103:19-22 NTLH).

7. PARA QUE O NOME DELE SEJA EXALTADO
- Deus agira em nossas vidas pelo desejo que ele tem de ser exaltado e glorificado em nossas vidas. O agir de Deus é para a glória do seu nome, para que os povos, nações e pessoas o conheçam e reconheçam que apenas ele é Deus.

- Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo. “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.” O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. (Salmos 46:1-11 NVI).

8. POIS SEU AGIR NOS DESPERTA ESPIRITUALMENTE
- Deus age em nossas vidas e agira com o propósito de nos despertar, fortalecer espiritualmente. Não há como Deus apenas olhar, ele interfere mesmo, pois ao se revelar, operar e agir, passamos a buscar mais, a depender mais e a desejar ainda mais sua santa presença.

- Quando olhamos para a história do cristianismo perceberemos que o agir de Deus sempre é no sentido de despertar espiritualmente. Uma prova disso é as novas atitudes do povo de Israel após Deus agir na reconstrução de Jerusalém.

- “Assumimos a responsabilidade de, conforme o mandamento, dar anualmente quatro gramas para o serviço do templo de nosso Deus: para os pães consagrados, para as ofertas regulares de cereal e para os holocaustos, para as ofertas dos sábados, das festas de lua nova e das festas fixas, para as ofertas sagradas, para as ofertas pelo pecado para fazer propiciação por Israel e para as necessidades do templo de nosso Deus. “Também lançamos sortes entre as famílias dos sacerdotes, dos levitas e do povo, para escalar anualmente a família que deverá trazer lenha ao templo de nosso Deus, no tempo determinado, para queimar sobre o altar do Senhor, o nosso Deus, conforme está escrito na Lei. “Também assumimos a responsabilidade de trazer anualmente ao templo do Senhor os primeiros frutos de nossas colheitas e de toda árvore frutífera. “Conforme também está escrito na Lei, traremos o primeiro de nossos filhos e a primeira cria de nossos rebanhos, tanto de ovelhas como de bois, para o templo de nosso Deus, para os sacerdotes que ali estiverem ministrando. (Neemias 10:32-36 NVI)

9. COMO TESTEMUNHO DE SUA DIVINDADE ÚNICA
- Um dos indícios da prova de que Deus deseja agir em nossas vidas é pelo fato de que há tantos deuses no mundo, que as pessoa se curvam, diante de tantas coisas, que ele precisa ser testemunhado, as pessoas, tanto nos, quanto os que nos cercam precisam saber que ele é Deus, que não se trata de mais um deus qualquer, mas do único e verdadeiro Deus.

- Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’. (Atos 17:16, 22-28 NVI).

- À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente do altar e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. (1 Reis 18:36 NVI)

10. DEUS NOS ESCOLHEU
- O povo de Israel estava no exílio. De certa forma por viverem em outra nação, eles aguardavam pela ajuda de Deus, pelo agir do Senhor em suas vidas. O que garante que Deus de fato agiria em suas vidas? O fato do povo de Israel ter sido escolhido por Deus.

- Tenho uma boa notícia, Deus costuma agir na vida dos seus escolhidos. Ele cuida dos mínimos detalhes, ele vai a diante, protege, sustenta, livra, da o recurso, pois são os seus que estão em risco. Então, se você é um escolhido, pode confiar, Deus em sua vida agirá.

- Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Romanos 8:31-37 NVI).

11. ELE SABE QUE É O ÚNICO QUE PODE NOS SALVAR
- Uma coisa que precisa ficar clara, é que Deus sabe que ele é Deus, quem tem coisas que não podemos fazer e resolver. Quando leio Isaias 43:1-13 fica evidente que ele tem clareza disso.

- Dizer que Deus agira é simplesmente afirmar que se ele nos ver em uma situação difícil, de risco, de perigo, de problemas, ele estende sua mão salvadora. Uma linguagem bem simples, Deus é tipo bombeiro, sempre salvando os seus.

Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho. Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele. Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram: — É um fantasma! E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse: — Coragem! Sou eu! Não tenham medo! Então Pedro disse: — Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está. — Venha! — respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: — Socorro, Senhor! Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: — Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou? Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou. E os discípulos adoraram Jesus, dizendo: — De fato, o senhor é o Filho de Deus! (Mateus 14:22-33 NTLH).

12. DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS
- Você pode lançar dúvidas sobre a palavra de qualquer pessoa, pelos diversos motivos. Podemos duvidar que alguém cumprirá o que prometeu, pois infelizmente é do ser humano. Quantas vezes que esperamos em alguém e as coisas não acontecem?

- Mas não podemos lançar dúvidas sobre o Senhor. Se ele prometeu agir, ninguém pode impedir. Salvo um maluco nos Estados Unidos que resolveu processar a Deus, não existe processos contra Deus por propaganda enganosa. O que está em sua Palavra ele tem cumprido a centenas e milhares de anos, pois Deus cumpre o que promete.

- Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar. Nenhuma desgraça se vê em Jacó, nenhum sofrimento em Israel. O Senhor, o seu Deus, está com eles; o brado de aclamação do Rei está no meio deles. (Números 23:19-21 NVI).

13. PARA QUE SEJAMOS O PALCO DO SEU AGIR
- A expressão do v.13 agindo Deus quem impedirá tocou meu coração. Estou a um certo tempo dando motivos para que os que me acompanham nessa mensagem creiam que Deus agira em nossas vidas. Precisava compartilhar isso. E lendo o v.13 está claro, que um dos motivos para Deus agir em nós é que ele deseja que nossa vida seja o palco do operar de Deus.

- Não fomos chamados para sermos fracassados, humilhados, envergonhados. O Senhor nos fez para ser exaltado através de nossas vidas. Na realidade é o desejo do Senhor da história de escrever sua história em nossas histórias.

- A única coisa que pode impedir isso, chama-se incredulidade, falta de fé, por isso não tenha dúvidas, confie, creia, espere, busque, queira, deseje as ricas bênçãos de Deus sobre sua vida.

- Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11:1-6 NVI).

Conclusão
- Que Deus nos abençoe e ajude a crermos em seu agir em nossas vidas. Em nome de Jesus, amém, Pr. Gilbean Ferraz
 
 
Foto: DEUS AGIRÁ

Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. Pois eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador. Dei como pagamento o Egito, a Etiópia e Seba a fim de que você fosse meu. Para libertar você, entrego nações inteiras como o preço do resgate, pois para mim você vale muito. Você é o povo que eu amo, um povo que merece muita honra. Não tenha medo, pois eu estou com você. “Do Leste e do Oeste levarei o meu povo de volta para o seu país. Ordenarei ao Norte que os deixe sair e direi ao Sul que não os segure. Dos lugares mais distantes do mundo deixem que os meus filhos e as minhas filhas voltem para casa! Todos eles são o meu próprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza.” O Senhor Deus diz: “Tragam o meu povo para ser julgado. Eles têm olhos, mas não veem, têm ouvidos, mas não ouvem. Reúnam-se no tribunal, todas as nações, ajuntem-se, todos os povos. Por acaso, um dos seus deuses anunciou o que ia acontecer? Algum deles disse o que está acontecendo agora? Que eles tragam as suas testemunhas e provem que estão certos, a fim de que todos digam: ‘É verdade mesmo!’ ” O Senhor diz: “Povo de Israel, você é a minha testemunha; você é o servo que eu escolhi para que me conheça, e creia em mim, e entenda que eu sou o único Deus. Antes de mim, não houve nenhum outro deus e nunca haverá outro depois. Eu, só eu, sou o Senhor, somente eu posso salvar vocês. Fui eu quem prometeu salvá-los e, de fato, foi isso que fiz. E vocês são testemunhas de que não foi outro deus que fez isso. Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço.” (Isaías 43:1-13 NTLH)

Introdução
- Empolgante é como me sinto ao ler Isaias 43:1-13. Que palavra, que mensagem, que profecia, que declaração para nossas vidas. Na verdade ao lermos essa passagem deveríamos ficar pelo menos 30 minutos aplaudindo a Deus, dando brados de vitória, de louvor pois ele promete agir em nossas vidas. 

- Confesso a vocês que durante um período de minha existência não acreditava muito em Deus. Na realidade pensava que existia alguém, mas não fazia idéia de quem era, como ele agia, e como de fato ele pode interferir em nossa realidade. 

- Quando aceitei a Jesus como meu único Senhor e Salvador tudo mudou. Comecei a ter experiências em que me provaram que Deus existe e age na vida das  pessoas. 

- Não servimos a uma imagem, uma lenda, um mito, a uma invenção, mas sim ao Deus vivo. Isso faz toda diferença. Na realidade, quando estudamos sobre religião, descobrimos que o diferencial entre o cristianismo e demais religiões, que nas demais expressões religiosas o ser humano tenta se achegar a Deus, na fé cristã é Deus que vem ao encontro do ser humano. 

- Neste sermão tenho como objetivo mostrar que Deus age em nossas vidas. Que podemos esperar nele, por sua manifestação. Não estamos sozinhos, perdidos, pelo contrário, nossa esperança é o Senhor. Podemos crer, confiar e esperar nele. 

- Pode ser que entramos aqui hoje desempregados. Deus agira. Pode ser que entramos aqui doentes, Deus agira. Pode ser que entramos aqui depressivos, Deus agira. Pode ser que entramos aqui sem recursos, Deus agira. Pode ser que entramos aqui cansados, Deus agira. 

- Por que podemos crer no v.13? Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço.” (Isaías 43:13 NTLH).

1. ELE É O DEUS CRIADOR 
- Deus agira em nossas vidas porque ele é o Criador. Os elementos químicos, as estruturas, os recursos como ouro, prata, água, tudo está sob seu conhecimento e domínio. Podemos crer e confiar pois ele fez tudo, sabe como funciona, pode agir e interferir em nossas vidas. 

- Um testemunho é a bodas de Cana na Galileia. Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: — O vinho acabou. Jesus respondeu: — Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. Então ela disse aos empregados: — Façam o que ele mandar. Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. Jesus disse aos empregados: — Encham de água estes potes. E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou: — Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse: — Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho. Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele. (João 2:1-11 NTLH). 

2. DEUS ESTÁ CONOSCO
- Deus agira pelo fato de estar presente em nossas vidas. Crer na presença de Deus não é força de expressão. É real. A presença de Deus é mais real que o ar que respiramos, que o chão que pisamos. Não estamos sozinhos. Deus age porque está perto, vendo, escutando e consequentemente agindo. 

- Quando o povo de Israel estava cativo no Egito, Deus apareceu para Moisés e lhe disse o seguinte: Então o Senhor disse: — Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas. (Êxodo 3:7-10 NTLH).

3. SOMOS PROPRIEDADE DE DEUS
- Como seres humanos temos que usar a analogia para entendemos isso. O que nos fazemos com o que é nosso? Que tratamento damos aos nossos filhos? A nossa casa? Ao nosso carro? Moto? Computador? Cuidamos, zelamos, reformamos, investimos. 

- E afirmo Deus faz o mesmo pós nós. Ele agira em nossas vidas por causa do que está escrito em 1Pedro 2:9-10: 

- Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. Antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia. (1 Pedro 2:9, 10 NTLH). 

4. O SENHOR NOS AMA
- Muitos tem uma visão deturpada sobre Deus. Alguns pensam que ele é um ser distante, alguém muito bravo, alguém indiferente. Mas Deus é amor. Ele é o Deus que realmente nos ama. O Senhor agira em sua vida porque ele te ama de verdade, e acima de todas as coisas. 

- O amor de Deus é tão grande, que ele te criou, mesmo o ser humano caindo, ele enviou Jesus para morrer na cruz para pagar o preço por nossos pecados, nos redimir, nos dar a vida eterna, a qual não alcançaríamos por nos mesmos.

- Como Deus nos ama, não há como ele ver sua lágrima, sua dor, sua tribulação e ficar omisso, pois seu nome é AMOR. A maior prova desse amor foi seu sacrifício na cruz do Calvário. 

- Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 NTLH).

5. DEUS É O NOSSO GUIA 
- O agir de Deus é realidade na vida das pessoas que se permitem guiar por ele. O guia via de regra sempre sabe mais, já conhece o caminho, onde se deve ou não passar. Imagine Deus? Ele é o supremo guia! 

-  Como guia Deus abriu o Mar Vermelho para o seu povo passar. 

- Porém Moisés respondeu: — Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o Senhor vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o Senhor lutará por vocês. O Senhor disse a Moisés: — Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche. Levante o bastão e o estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar. Eu farei com que os egípcios fiquem ainda mais teimosos, e eles entrarão no mar atrás dos israelitas. E eu ficarei famoso quando derrotar o rei do Egito, todo o seu exército, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros. Quando eu derrotar os egípcios, eles saberão que eu sou Deus, o Senhor. Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel. Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas. Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o Senhor, com um vento leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. As águas foram divididas, e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados. (Êxodo 14:13-22 NTLH). 

6. O SENHOR TEM AUTORIDADE SOBRE O UNIVERSO 
- Não duvide que o Senhor agirá em sua vida. E o motivo é bem simples, ele é o Senhor do Universo. Ele tem a voz de comando. O sol, a lua, as estrelas e demais estruturas só cumprem suas funções por causa da autoridade que Deus tem no universo. 

- Assim como o programador tem sobre os sistemas e programas de computador, Deus tem sobre o universo. 

- O Senhor Deus colocou o seu trono bem firme no céu; ele é Rei e domina tudo. Louvem o Senhor, fortes e poderosos anjos, que ouvem o que ele diz, que obedecem aos seus mandamentos! Louvem o Senhor, todos os anjos do céu, todos os seus servos, que fazem a sua vontade! Louvem o Senhor, todas as suas criaturas, em todo lugar onde ele reina! Que todo o meu ser te louve, ó Senhor! (Salmos 103:19-22 NTLH).

7. PARA QUE O NOME DELE SEJA EXALTADO
- Deus agira em nossas vidas pelo desejo que ele tem de ser exaltado e glorificado em nossas vidas. O agir de Deus é para a glória do seu nome, para que os povos, nações e pessoas o conheçam e reconheçam que apenas ele é Deus. 

- Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo. “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.” O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. (Salmos 46:1-11 NVI).

8. POIS SEU AGIR NOS DESPERTA ESPIRITUALMENTE 
- Deus age em nossas vidas e agira com o propósito de nos despertar, fortalecer espiritualmente. Não há como Deus apenas olhar, ele interfere mesmo, pois ao se revelar, operar e agir, passamos a buscar mais, a depender mais e a desejar ainda mais sua santa presença. 

- Quando olhamos para a história do cristianismo perceberemos que o agir de Deus sempre é no sentido de despertar espiritualmente. Uma prova disso é as novas atitudes do povo de Israel após Deus agir na reconstrução de Jerusalém. 

- “Assumimos a responsabilidade de, conforme o mandamento, dar anualmente quatro gramas para o serviço do templo de nosso Deus: para os pães consagrados, para as ofertas regulares de cereal e para os holocaustos, para as ofertas dos sábados, das festas de lua nova e das festas fixas, para as ofertas sagradas, para as ofertas pelo pecado para fazer propiciação por Israel e para as necessidades do templo de nosso Deus. “Também lançamos sortes entre as famílias dos sacerdotes, dos levitas e do povo, para escalar anualmente a família que deverá trazer lenha ao templo de nosso Deus, no tempo determinado, para queimar sobre o altar do Senhor, o nosso Deus, conforme está escrito na Lei. “Também assumimos a responsabilidade de trazer anualmente ao templo do Senhor os primeiros frutos de nossas colheitas e de toda árvore frutífera. “Conforme também está escrito na Lei, traremos o primeiro de nossos filhos e a primeira cria de nossos rebanhos, tanto de ovelhas como de bois, para o templo de nosso Deus, para os sacerdotes que ali estiverem ministrando. (Neemias 10:32-36 NVI)

9. COMO TESTEMUNHO DE SUA DIVINDADE ÚNICA 
- Um dos indícios da prova de que Deus deseja agir em nossas vidas é pelo fato de que há tantos deuses no mundo, que as pessoa se curvam, diante de tantas coisas, que ele precisa ser testemunhado, as pessoas, tanto nos, quanto os que nos cercam precisam saber que ele é Deus, que não se trata de mais um deus qualquer, mas do único e verdadeiro Deus. 

- Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’. (Atos 17:16, 22-28 NVI). 

- À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente do altar e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. (1 Reis 18:36 NVI)

10. DEUS NOS ESCOLHEU 
- O povo de Israel estava no exílio. De certa forma por viverem em outra nação, eles aguardavam pela ajuda de Deus, pelo agir do Senhor em suas vidas. O que garante que Deus de fato agiria em suas vidas? O fato do povo de Israel ter sido escolhido por Deus.

- Tenho uma boa notícia, Deus costuma agir na vida dos seus escolhidos. Ele cuida dos mínimos detalhes, ele vai a diante, protege, sustenta, livra, da o recurso, pois são os seus que estão em risco. Então, se você é um escolhido, pode confiar, Deus em sua vida agirá. 

- Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Romanos 8:31-37 NVI). 

11. ELE SABE QUE É O ÚNICO QUE PODE NOS SALVAR
- Uma coisa que precisa ficar clara, é que Deus sabe que ele é Deus, quem tem coisas que não podemos fazer e resolver. Quando leio Isaias 43:1-13 fica evidente que ele tem clareza disso. 

- Dizer que Deus agira é simplesmente afirmar que se ele nos ver em uma situação difícil, de risco, de perigo, de problemas, ele estende sua mão salvadora. Uma linguagem bem simples, Deus é tipo bombeiro, sempre salvando os seus. 

Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho. Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele. Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram: — É um fantasma! E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse: — Coragem! Sou eu! Não tenham medo! Então Pedro disse: — Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está. — Venha! — respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: — Socorro, Senhor! Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: — Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou? Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou. E os discípulos adoraram Jesus, dizendo: — De fato, o senhor é o Filho de Deus! (Mateus 14:22-33 NTLH).

12. DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS 
- Você pode lançar dúvidas sobre a palavra de qualquer pessoa, pelos diversos motivos. Podemos duvidar que alguém cumprirá o que prometeu, pois infelizmente é do ser humano. Quantas vezes que esperamos em alguém e as coisas não acontecem?

- Mas não podemos lançar dúvidas sobre o Senhor. Se ele prometeu agir, ninguém pode impedir. Salvo um maluco nos Estados Unidos que resolveu processar a Deus, não existe processos contra Deus por propaganda enganosa. O que está em sua Palavra ele tem cumprido a centenas e milhares de anos, pois Deus cumpre o que promete. 

- Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar. Nenhuma desgraça se vê em Jacó, nenhum sofrimento em Israel. O Senhor, o seu Deus, está com eles; o brado de aclamação do Rei está no meio deles. (Números 23:19-21 NVI). 

13. PARA QUE SEJAMOS O PALCO DO SEU AGIR
- A expressão do v.13 agindo Deus quem impedirá tocou meu coração. Estou a um certo tempo dando motivos para que os que me acompanham nessa mensagem creiam que Deus agira em nossas vidas. Precisava compartilhar isso. E lendo o v.13 está claro, que um dos motivos para Deus agir em nós é que ele deseja que nossa vida seja o palco do operar de Deus. 

- Não fomos chamados para sermos fracassados, humilhados, envergonhados. O Senhor nos fez para ser exaltado através de nossas vidas. Na realidade é o desejo do Senhor da história de escrever sua história em nossas histórias. 

- A única coisa que pode impedir isso, chama-se incredulidade, falta de fé, por isso não tenha dúvidas, confie, creia, espere, busque, queira, deseje as ricas bênçãos de Deus sobre sua vida. 

- Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11:1-6 NVI).

Conclusão 
- Que Deus nos abençoe e ajude a crermos em seu agir em nossas vidas. Em nome de Jesus, amém, Pr. Gilbean Ferraz

RESTAURANDO MINHA FAMÍLIA!

RESTAURANDO MINHA FAMÍLIA!

Gênesis 35:1-15

Introdução
- A família com toda certeza é um dos bens mas preciosos que possuímos. Se não, o maior de todos. A família é o nosso tudo. Todos precisamos de família e fomos criados por Deus para ...vivenciarmos tal experiência.

- Em pleno século 21 existe a preocupação pela destruição do meio ambiente, em que sistemas inteiros estão sendo destruídos. Fauna, flora enfim, a natureza. Segundo a Fiocruz cerca de 100 espécies estão desaparecendo por dia. E afirmo a vocês que uma dessas espécies é a família.

- Nunca na história da humanidade a família esteve tão em risco como hoje. São muitos os fatores que conspiram contra. O estabelecimento do divórcio como algo normal e corriqueiro, a vulgarização do sexo e seu oferecimento e deturpação via teve, rádio, internet e impressos. O individualismo e egoísmo característica nata desta geração, em que as pessoas pensam em si mesmas, mais sdo que no outro.

- A história de Jacó precisa nos fazer repensar nossa família, escolhas, decisões estilo de vida, prioridade, valores, princípios, limites, responsabilidade, compromisso com Deus e a qualidade dos nossos relacionamentos entre pais e filhos, maridos e esposas.

- O que podemos aprender com a história de Jacó? Que para acontecer a restauração é necessário mudanças. E quais são elas?

1. MUDANÇA DE ROTA
- Deus disse a Jacó: — Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú. (Gênesis 35:1 NTLH).

- Sobre Jacó, o mesmo sempre teve uma vivência familiar um tanto complicada. Imagine, ele tinha irmão gêmeo, se relação de irmãos já é complicada, a dos dois era ainda mais.

- Jacó queria ser o mais velho, por causa da profecia dada a ele quando nasceu, porém, ele não esperou o tempo de Deus e queimou etapas.

- Jacó enganou o irmão, foi abençoado em seu lugar e fugiu para casa de seu Tio Labão. Lá ele queria se casar com sua filha Raquel, mas foi enganado pelo Tio e se casou com Lia, teve que trabalhar mais de 15 anos para o Tio para ficar com as duas. Saiu fugido, no caminho se reconcilia com seu irmão e se estabelece em Siquem.

- O capítulo 35 vem após uma tragédia familiar em Siquem, a filha de Jacó, Dina foi abusada sexualmente. Seus filhos por vingança mataram todos os homens de Siquem. Jacó que outrora teve experiências com Deus precisava de uma mudança de rota.

- As vezes não percebemos mas com o passar do tempo perdemos o foco, mudamos a rota do caminho de Deus para o do mundo e seus valores.

- Muitas famílias precisam mudar a rota, pois fatalmente haverá tragédias, separações, mortes, perdas, prejuízos, se o caminho que a família está trilhando não é o de Deus.

- Deus fez Jacó mudar a rota de sua jornada. Ficar em Siquem seria a ruína de sua família. As vezes precisa acontecer isso, mudarmos de rua, casa, cidade, trabalho, amizades para que nossa família possa dar uma guinada e ser restaurada e abençoada.

- Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3:5, 6 NVI).

- Deus sempre muda a rota da vida das pessoas que o servem, pois ele nos ama! Deus mudou a rota de Moisés, de um peregrino solitário, a libertador de Israel. Êxodo 3.

- Deus mudou a rota de Davi, de pastor de ovelhas a Rei de Israel. (1 Samuel 16)

- Deus mudou a rota de Paulo, de perseguidor do Evangelho a propagador da causa de Cristo (Atos 9).

- As mudanças de rota sempre é para o bem dos filhos de Deus. Por isso temos que estar atentos como Jacó, pois sua sensibilidade possibilitou sua família a viver uma nova etapa de restauração e novidade de vida.

2. MUDANÇAS DE HÁBITO
- Deus deseja restaurar nossa família. Temos que nos abrir, temos que desejar isso! Porém está claro que o que desencadeia a restauração de uma família é a mudança de hábitos.

- Quando Deus separou seu povo, ele não queria que os mesmos se contaminassem com a cultura e a religiosidade de seus dias! E hoje com certeza Deus tem o mesmo pensamento sobre nossas famílias.

- Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: “Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. (Gênesis 35:2 NVI).

- A família de Jacó se amoldou a sua sociedade. Eles já estavam adorando aos deuses estrangeiros, a cultura, as verdades do homem, que muitas vezes não é a de Deus.

- Só há restauração onde há mudança de hábitos. Onde as pessoas se santificam, abrem mão de valores e princípios contrários a Palavra de Deus.

- Muitos pais não percebem, mas suas famílias estão totalmente mundanizadas. Seja pela programação da televisão, pelo acesso irrestrito a internet a filhos, seja pelas amizades, tipos de músicas, ambientes freqüentados, enfim. O mundo está dentro das pessoas.

- E esse é o equívoco, famílias evangélicas vivendo como famílias que não conhecem a Palavra! Não se esqueça, Jesus morreu na cruz para tirar o mundo de nossos corações.

- As famílias estão sendo destruídas por vícios, pornografia, sexo fora do casamento, consumismo, materialismo e edonismo. Precisamos santificar nosso lar, precisamos mudar nossos hábitos, para que os mesmos sejam de acordo com a vontade de Deus.

- “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito e sirvam ao Senhor. Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor ”. (Josué 24:14, 15 NVI).

- O que precisa mudar em sua família? A programação da TV? Práticas comuns a sociedade? Rebeldia dos filhos? A sexualidade? Não importa quais e quantos, é hora de mudança dos hábitos!

3. MUDANÇAS NA ESPIRITUALIDADE
- Quando Jacó voltou da Mesopotâmia, Deus lhe apareceu outra vez e o abençoou, dizendo: “Você se chama Jacó, porém esse não será mais o seu nome; agora o seu nome será Israel.” Assim, Deus pôs nele o nome de Israel. Quando acabou de falar com Jacó, Deus subiu e foi embora daquele lugar. Então Jacó pegou uma pedra e a colocou como pilar no lugar onde Deus havia falado com ele. Ele a separou para Deus, derramando vinho e azeite em cima. E pôs naquele lugar o nome de Betel. (Gênesis 35:9, 10, 13-15 NTLH).

- Mudar a rota e hábitos não será suficiente para a restauração de nossa família se não restaurarmos nossa espiritualidade. Sempre que uma pessoa ou um casal adentra meu gabinete, uma das primeiras perguntas que faço é, como está sua vida espiritual?

- Jacó era neto de Abraão, será que temos noção disso? Será que temos noção que ele é os seus estavam perdendo o foco? Será que percebemos que se na família dos patriarcas ocorreu isso, imagine em nossas famílias?

- Jacó constrói um altar. E sempre que encontramos a palavra altar, tem relação com vida espiritual, com o nosso relacionamento com Deus. O ato de construir um altar demonstra a restauração de sua espiritualidade e de sua família.

- Quando adoramos a Deus, quando vivemos um relacionamento de fé e confiança blindamos nossa casa contra o mal, somos fortalecidos, aprendemos a resistir ao Diabo, ao pecado e as coisas do mundo.

- O cuidado com nossa espiritualidade é a chave! No caso de Jacó e seus filhos, eles perderam a espiritualidade ao adorarem aos deuses estrangeiros. E nosso caso pode ser que adoramos ao dinheiro, trabalho, fama, mas é hora de adoramos somente a Deus.

- Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor! Cantemos com alegria à rocha que nos salva. Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor. Pois o Senhor é Deus poderoso; é Rei poderoso acima de todos os deuses. Ele reina sobre o mundo inteiro, desde as cavernas mais profundas até os montes mais altos. O Senhor reina sobre o mar, que ele fez, e também sobre a terra, que ele mesmo formou. Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o Senhor. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador. Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida. Escutem hoje o que ele nos diz: (Salmos 95:1-7 NTLH).

Conclusão
- A restauração de nossa família passa por essas três mudanças. Que possamos tomar a decisão de buscarmos em Deus isso, pois o plano de Deus é restaurar nossa família como ele fez com a de Jacó. Em nome de Jesus, amém. Pr. Gilbean Ferraz
 
Foto: RESTAURANDO MINHA FAMÍLIA! 

Gênesis 35:1-15

Introdução 
- A família com toda certeza é um dos bens mas preciosos que possuímos. Se não, o maior de todos. A família é o nosso tudo. Todos precisamos de família e fomos criados por Deus para vivenciarmos tal experiência. 

- Em pleno século 21 existe a preocupação pela destruição do meio ambiente, em que sistemas inteiros estão sendo destruídos. Fauna, flora enfim, a natureza. Segundo a Fiocruz cerca de 100 espécies estão desaparecendo por dia. E afirmo a vocês que uma dessas espécies é a família. 

- Nunca na história da humanidade a família esteve tão em risco como hoje. São muitos os fatores que conspiram contra. O estabelecimento do divórcio como algo normal e corriqueiro, a vulgarização do sexo e seu oferecimento e deturpação via teve, rádio, internet e impressos. O individualismo e egoísmo característica nata desta geração, em que as pessoas pensam em si mesmas, mais sdo que no outro. 

- A história de Jacó precisa nos fazer repensar nossa família, escolhas, decisões estilo de vida, prioridade, valores, princípios, limites, responsabilidade, compromisso com Deus e a qualidade dos nossos relacionamentos entre pais e filhos, maridos e esposas. 

- O que podemos aprender com a história de Jacó? Que para acontecer a restauração é necessário mudanças. E quais são elas?

1. MUDANÇA DE ROTA
- Deus disse a Jacó: — Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú. (Gênesis 35:1 NTLH).

- Sobre Jacó, o mesmo sempre teve uma vivência familiar um tanto complicada. Imagine, ele tinha irmão gêmeo, se relação de irmãos já é complicada, a dos dois era ainda mais. 

- Jacó queria ser o mais velho, por causa da profecia dada a ele quando nasceu, porém, ele não esperou o tempo de Deus e queimou etapas. 

- Jacó enganou o irmão, foi abençoado em seu lugar e fugiu para casa de seu Tio Labão. Lá ele queria se casar com sua filha Raquel, mas foi enganado pelo Tio e se casou com Lia, teve que trabalhar mais de 15 anos para o Tio para ficar com as duas. Saiu fugido, no caminho se reconcilia com seu irmão e se estabelece em Siquem. 

- O capítulo 35 vem após uma tragédia familiar em Siquem, a filha de Jacó, Dina foi abusada sexualmente. Seus filhos por vingança mataram todos os homens de Siquem. Jacó que outrora teve experiências com Deus precisava de uma mudança de rota. 

- As vezes não percebemos mas com o passar do tempo perdemos o foco, mudamos a rota do caminho de Deus para o do mundo e seus valores.

- Muitas famílias precisam mudar a rota, pois fatalmente haverá tragédias, separações, mortes, perdas, prejuízos, se o caminho que a família está trilhando não é o de Deus. 

- Deus fez Jacó mudar a rota de sua jornada. Ficar em Siquem seria a ruína de sua família. As vezes precisa acontecer isso, mudarmos de rua, casa, cidade, trabalho, amizades para que nossa família possa dar uma guinada e ser restaurada e abençoada.

- Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3:5, 6 NVI). 

- Deus sempre muda a rota da vida das pessoas que o servem, pois ele nos ama! Deus mudou a rota de Moisés, de um peregrino solitário, a libertador de Israel. Êxodo 3. 

- Deus mudou a rota de Davi, de pastor de ovelhas a Rei de Israel. (1 Samuel 16)

- Deus mudou a rota de Paulo, de perseguidor do Evangelho a propagador da causa de Cristo (Atos 9). 

- As mudanças de rota sempre é para o bem dos filhos de Deus. Por isso temos que estar atentos como Jacó, pois sua sensibilidade possibilitou sua família a viver uma nova etapa de restauração e novidade de vida. 

2. MUDANÇAS DE HÁBITO
- Deus deseja restaurar nossa família. Temos que nos abrir, temos que desejar isso! Porém está claro que o que desencadeia a restauração de uma família é a mudança de hábitos. 

- Quando Deus separou seu povo, ele não queria que os mesmos se contaminassem com a cultura e a religiosidade de seus dias! E hoje com certeza Deus tem o mesmo pensamento sobre nossas famílias. 

- Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: “Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. (Gênesis 35:2 NVI).

- A família de Jacó se amoldou a sua sociedade. Eles já estavam adorando aos deuses estrangeiros, a cultura, as verdades do homem, que muitas vezes não é a de Deus. 

- Só há restauração onde há mudança de hábitos. Onde as pessoas se santificam, abrem mão de valores e princípios contrários a Palavra de Deus. 

- Muitos pais não percebem, mas suas famílias estão totalmente mundanizadas. Seja pela programação da televisão, pelo acesso irrestrito a internet a filhos, seja pelas amizades, tipos de músicas, ambientes freqüentados, enfim. O mundo está dentro das pessoas.

- E esse é o equívoco, famílias evangélicas vivendo como famílias que não conhecem a Palavra! Não se esqueça, Jesus morreu na cruz para tirar o mundo de nossos corações. 

- As famílias estão sendo destruídas por vícios, pornografia, sexo fora do casamento, consumismo, materialismo e edonismo. Precisamos santificar nosso lar, precisamos mudar nossos hábitos, para que os mesmos sejam de acordo com a vontade de Deus. 

- “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito e sirvam ao Senhor. Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor ”. (Josué 24:14, 15 NVI).

- O que precisa mudar em sua família? A programação da TV? Práticas comuns a sociedade? Rebeldia dos filhos? A sexualidade? Não importa quais e quantos, é hora de mudança dos hábitos! 

3. MUDANÇAS NA ESPIRITUALIDADE 
- Quando Jacó voltou da Mesopotâmia, Deus lhe apareceu outra vez e o abençoou, dizendo: “Você se chama Jacó, porém esse não será mais o seu nome; agora o seu nome será Israel.” Assim, Deus pôs nele o nome de Israel. Quando acabou de falar com Jacó, Deus subiu e foi embora daquele lugar. Então Jacó pegou uma pedra e a colocou como pilar no lugar onde Deus havia falado com ele. Ele a separou para Deus, derramando vinho e azeite em cima. E pôs naquele lugar o nome de Betel. (Gênesis 35:9, 10, 13-15 NTLH).

- Mudar a rota e hábitos não será suficiente para a restauração de nossa família se não restaurarmos nossa espiritualidade. Sempre que uma pessoa ou um casal adentra meu gabinete, uma das primeiras perguntas que faço é, como está sua vida espiritual? 

- Jacó era neto de Abraão, será que temos noção disso? Será que temos noção que ele é os seus estavam perdendo o foco? Será que percebemos que se na família dos patriarcas ocorreu isso, imagine em nossas famílias? 

- Jacó constrói um altar. E sempre que encontramos a palavra altar, tem relação com vida espiritual, com o nosso relacionamento com Deus. O ato de construir um altar demonstra a restauração de sua espiritualidade e de sua família.

- Quando adoramos a Deus, quando vivemos um relacionamento de fé e confiança blindamos nossa casa contra o mal, somos fortalecidos, aprendemos a resistir ao Diabo, ao pecado e as coisas do mundo. 

- O cuidado com nossa espiritualidade é a chave! No caso de Jacó e seus filhos, eles perderam a espiritualidade ao adorarem aos deuses estrangeiros. E nosso caso pode ser que adoramos ao dinheiro, trabalho, fama, mas é hora de adoramos somente a Deus. 

- Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor! Cantemos com alegria à rocha que nos salva. Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor. Pois o Senhor é Deus poderoso; é Rei poderoso acima de todos os deuses. Ele reina sobre o mundo inteiro, desde as cavernas mais profundas até os montes mais altos. O Senhor reina sobre o mar, que ele fez, e também sobre a terra, que ele mesmo formou. Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o Senhor. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador. Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida. Escutem hoje o que ele nos diz: (Salmos 95:1-7 NTLH). 

Conclusão 
- A restauração de nossa família passa por essas três mudanças. Que possamos tomar a decisão de buscarmos em Deus isso, pois o plano de Deus é restaurar nossa família como ele fez com a de Jacó. Em nome de Jesus, amém. 
Pr. Gilbean Ferraz

quarta-feira, 9 de abril de 2014

NOVO BLOG DE NOVO

Olá Pessoal
Não desisto do meu blog mesmo! Na verdade depois que criei minha página no facebook tem sido difícil atualiza-lo. Mas vou sincronizar. A medida que publicar lá, também o farei por aqui.
Meu blog tinha como lema, mensagens para a vida, decidi mudar e unificar com minha página, meu ministério pessoal, CONSCIENTE POR JESUS!!! ROMANOS 12:2.
Percebo muita gente em busca de emoção, de sentir, mas que pouco se traduz em frutos. Não sou contra sentir, penso que devemos se intensos, apaixonados pelo Senhor. Mas também, creio que precisamos REFLETIR nossa vida cristã e no que se baseia nossa espiritualidade.
Jesus precisa ser tudo em nosso pensar, sentir e agir!
Meu desejo é uma geração de pessoas cristãs que vivam o que Paulo escreveu aos romanos nesse versículo. Grande abraço, Pense nisso e creia! Pr. Gilbean Ferraz

A MORTE DE JOSÉ WILKER!

Confesso que por ter sido criado na infância diante de um televisor, pelas circunstâncias de meus pais terem que trabalhar o dia todo, vi muitas novelas, séries e atuações desse distinto ator, diretor e produtor artístico José Wilker. Na realidade não pretendo tecer comentários no aspecto profissional, até porque hoje não me chama a atenção o que outrora assisti demais.
A morte de José Wilker e especialmente a foto que postei, precisa nos fazer refletir no que estamos gastando nossos dias!
- Nas redes sociais li que esta foto foi tirada na noite antes de sua morte! Foi sua última noite!
As vezes perdemos tempo brigando, ofendendo, gastamos nossa vida trabalhando horas extras a mais, focamos em coisas, em bens, em dinheiro e nos esquecemos que a vida passa como um sopro.
Esta foto foi a última de Wilker antes de morrer.
Não quero entrar no mérito da vida espiritual desse querido ator brasileiro, mas quero entrar no mérito da sua!
Há um versículo bíblico que gostaria de deixar para reflexão!
Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. (Marcos 8:34-38 NVI).
De fato, chegou a hora de José Wilker. Mas e quando chegar a nossa vez? Como estaremos? Espero que você pense nisso, pois é sério o que Jesus disse e foi registrado pelo evangelista Marcos.
Uma boa semana, e saiba, JESUS TE AMA!
Pense nisso e creia, Pr. Gilbean Ferraz
Foto: A MORTE DE JOSÉ WILKER! 

Confesso que por ter sido criado na infância diante de um televisor, pelas circunstâncias de meus pais terem que trabalhar o dia todo, vi muitas novelas, séries e atuações desse distinto ator, diretor e produtor artístico José Wilker. Na realidade não pretendo tecer comentários no aspecto profissional, até porque hoje não me chama a atenção o que outrora assisti demais. 
A morte de José Wilquer e especialmente a foto que postei, precisa nos fazer refletir no que estamos gastando nossos dias! 
- Nas redes sociais li que esta foto foi tirada na noite antes de sua morte! Foi sua última noite! 
As vezes perdemos tempo brigando, ofendendo, gastamos nossa vida trabalhando horas extras a mais, focamos em coisas, em bens, em dinheiro e nos esquecemos que a vida passa como um sopro. 
Esta foto foi a última de Wilquer antes de morrer. 
Não quero entrar no mérito da vida espiritual desse querido ator brasileiro, mas quero entrar no mérito da sua! 
Há um versículo bíblico que gostaria de deixar para reflexão! 
Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. (Marcos 8:34-38 NVI).
De fato, chegou a hora de José Wilker. Mas e quando chegar a nossa vez? Como estaremos? Espero que você pense nisso, pois é sério o que Jesus disse e foi registrado pelo evangelista Marcos. 
Uma boa semana, e saiba, JESUS TE AMA! 
Pense nisso e creia, Pr. Gilbean Ferraz