TEMA: POSSO PEDIR PROVISÃO?
Dá-nos hoje o alimento que precisamos. (Mateus 6:11 NTLH)
Introdução
- Aprendendo a orar com Jesus. Creio que seja a pessoa ideal a nos ensinar sobre oração. Pois ele entendia, praticava e ensina a oração.
- Estamos meditando sobre a oração do Pai Nosso. Na oração Dominical aprendemos sobre 02/10 – UM RELACIONAMENTO PAI E FILHO EM SANTIDADE; 09/10 – PEDINDO PELO REINO DE DEUS E SUA VONTADE. Mas também nos deparamos com um questionamento: posso orar pedindo provisão?
- Parece que a princípio não há relação de oração com dinheiro. Mas se sou crente, se confesso minha fé em Deus, se creio na Palavra, tenho a certeza que Deus se importa inclusive com minha vida financeira.
- Lendo Mateus 6:11 aprendemos se podemos ou não, e qual deve ser o direcionamento desse tipo de oração.
- O que podemos adiantar nesta introdução é que podemos pedir a provisão de Deus. Mas o que precisamos entender como prática da oração?
1. Temos que aprender a depender de Deus em oração
- Tem pessoas que crêem que o alimento e demais necessidades cotidianas se consegue com a força do braço. Jesus dá um jeito de incluir na oração Dominical o pedido por sustento e provisão.
- Quando oramos por provisão, pelo trabalho, por oportunidades estamos aprendendo a depender de Deus em oração.
- Será que somos dependentes de Deus? Será que precisamos aprender a confiar no cuidado de Deus?
Temos que orar como o Salmista:
Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Salmos 56:3. No Salmo 55:22 somos exortados a confiar nossos cuidados ao Senhor, pois ele nos susterá.
- Temos que exercitar nossa fé, temos que orar, pois é a única maneira de experimentarmos as grandes bênçãos e virtudes do Senhor em nossa vida.
2. Que a subsistência deve ser alvo de nossa oração
- Hoje vivemos o tempo da teologia da prosperidade. Vi algo horrível na internet, um bispo católico que gastou cerca de 34 milhões de reais para reformar sua mansão. Também vi um pastor evangélico neo pentecostal que entrou com um carro importado dentro do templo e mandou os fiéis tocarem com o objetivo de prosperarem! Evidente que após darem uma oferta especial! Isso beira o absurdo!
- Jesus nunca nos ensinou a fazer voto de pobreza, mas também nunca nos incentivou a galgarmos de maneira louca e desvairada desejarmos as riquezas deste mundo.
- Jesus nos ensina a pedir o pão cotidiano. Mateus 6:33 fala que ele suprirá nossas necessidades. Em Provérbios encontramos uma sabia oração: Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;Provérbios 30:7-9.
- Na realidade Jesus nunca nos ensinou a pedir riquezas, muitos bens, pelo simples fato dele saber que por causa de dinheiro famílias são desfeitas, guerras acontecem, violência cresce, a falta de amor reina, a corrupção aflora e tantas outras mazelas como nos alerta a Bíblia: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10
- Parece chocante o que vou dizer: Não ore para ficar rico, peça que Deus supra suas necessidades em Cristo Jesus e te faça uma pessoa próspera.
3. Compete a Deus prover necessidades e não extravagâncias
- Quando Jesus pede pelo pão de cada dia, ele está nos mostrando que temos que pedir a bênção de Deus para nossa vida. Além de nos ensinar a dependermos dele como nosso Pai, além de nos mostrar que o alvo da oração deve ser a subsistência. Fica claro que compete a Deus prover necessidades e não extravagâncias.
- Hoje infelizmente há muita gente fazendo campanha, orando, clamando, ofertando em busca de extravagâncias. Temos que entender que o compromisso de Deus são com necessidades.
- Já fui moço e agora sou velho, e jamais vi o justo desamparado e a mendigar o pão, nada tem a ver com extravagância (Salmo 37). Dizer isso, não significa que o salmista não deixou de fazer a viagem para Paris, que ele não deixou de trocar de carro, de comprar a casa própria, coisas que eu e você desejamos. Ele não foi desamparado em suas necessidades.
- Não podemos ler a Bíblia isoladamente, um versículo aqui e outro ali. Temos que ver o todo. O que diz o todo? De maneira simples é isso: Mas é grande ganho a piedade com contentamento.Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:6-12.
Conclusão
- Que Deus nos abençoe e ajude a orarmos por provisão da maneira que Jesus nos ensinou. Mesmo que isso seja contrário a nossa vontade e desejos humanos. Em nome de Jesus, amém.
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz