quinta-feira, 17 de outubro de 2013

POSSO PEDIR PROVISÃO?


TEMA: POSSO PEDIR PROVISÃO? 

Dá-nos hoje o alimento que precisamos. (Mateus 6:11 NTLH)

Introdução 
- Aprendendo a orar com Jesus. Creio que seja a pessoa ideal a nos ensinar sobre oração. Pois ele entendia, praticava e ensina a oração. 

- Estamos meditando sobre a oração do Pai Nosso. Na oração Dominical aprendemos sobre 02/10 – UM RELACIONAMENTO PAI E FILHO EM SANTIDADE; 09/10 – PEDINDO PELO REINO DE DEUS E SUA VONTADE. Mas também nos deparamos com um questionamento: posso orar pedindo provisão?

- Parece que a princípio não há relação de oração com dinheiro. Mas se sou crente, se confesso minha fé em Deus, se creio na Palavra, tenho a certeza que Deus se importa inclusive com minha vida financeira. 

- Lendo Mateus 6:11 aprendemos se podemos ou não, e qual deve ser o direcionamento desse tipo de oração. 

- O que podemos adiantar nesta introdução é que podemos pedir a provisão de Deus. Mas o que precisamos entender como prática da oração? 

1. Temos que aprender a depender de Deus em oração 
- Tem pessoas que crêem que o alimento e demais necessidades cotidianas se consegue com a força do braço. Jesus dá um jeito de incluir na oração Dominical o pedido por sustento e provisão. 

- Quando oramos por provisão, pelo trabalho, por oportunidades estamos aprendendo a depender de Deus em oração. 

- Será que somos dependentes de Deus? Será que precisamos aprender a confiar no cuidado de Deus? 

Temos que orar como o Salmista: 
Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Salmos 56:3.  No Salmo 55:22 somos exortados a confiar nossos cuidados ao Senhor, pois ele nos susterá. 

- Temos que exercitar nossa fé, temos que orar, pois é a única maneira de experimentarmos as grandes bênçãos e virtudes do Senhor em nossa vida. 


2. Que a subsistência deve ser alvo de nossa oração 
- Hoje vivemos o tempo da teologia da prosperidade. Vi algo horrível na internet, um bispo católico que gastou cerca de 34 milhões de reais para reformar sua mansão. Também vi um pastor evangélico neo pentecostal que entrou com um carro importado dentro do templo e mandou os fiéis tocarem com o objetivo de prosperarem! Evidente que após darem uma oferta especial! Isso beira o absurdo!

- Jesus nunca nos ensinou a fazer voto de pobreza, mas também nunca nos incentivou a galgarmos de maneira louca e desvairada desejarmos as riquezas deste mundo. 

- Jesus nos ensina a pedir o pão cotidiano. Mateus 6:33 fala que ele suprirá nossas necessidades. Em Provérbios encontramos uma sabia oração: Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;Provérbios 30:7-9.

- Na realidade Jesus nunca nos ensinou a pedir riquezas, muitos bens, pelo simples fato dele saber que por causa de dinheiro famílias são desfeitas, guerras acontecem, violência cresce, a falta de amor reina, a corrupção aflora e tantas outras mazelas como nos alerta a Bíblia: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10

- Parece chocante o que vou dizer: Não ore para ficar rico, peça que Deus supra suas necessidades em Cristo Jesus e te faça uma pessoa próspera. 


3. Compete a Deus prover necessidades e não extravagâncias 
- Quando Jesus pede pelo pão de cada dia, ele está nos mostrando que temos que pedir a bênção de Deus para nossa vida. Além de nos ensinar a dependermos dele  como nosso Pai, além de nos mostrar que o alvo da oração deve ser a subsistência. Fica claro que compete a Deus prover necessidades e não extravagâncias. 

- Hoje infelizmente há muita gente fazendo campanha, orando, clamando, ofertando em busca de extravagâncias. Temos que entender que o compromisso de Deus são com necessidades. 

- Já fui moço e agora sou velho, e jamais vi o justo desamparado e a mendigar o pão, nada tem a ver com extravagância (Salmo 37). Dizer isso, não significa que o salmista não deixou de fazer a viagem para Paris, que ele não deixou de trocar de carro, de comprar a casa própria, coisas que eu e você desejamos. Ele não foi desamparado em suas necessidades. 

- Não podemos ler a Bíblia isoladamente, um versículo aqui e outro ali. Temos que ver o todo. O que diz o todo? De maneira simples é isso: Mas é grande ganho a piedade com contentamento.Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:6-12. 

Conclusão 
- Que Deus nos abençoe e ajude a orarmos  por provisão da maneira que Jesus nos ensinou. Mesmo que isso seja contrário a nossa vontade e desejos humanos. Em nome de Jesus, amém. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz 

sábado, 12 de outubro de 2013

LIÇÕES DE UM ENCONTRO!


TEMA: LIÇÕES DE UM ENCONTRO
1a IPI de Lusiania - 13/10/13 - 9h

No dia seguinte, Jesus resolveu ir para a região da Galileia. Antes de ir, foi procurar Filipe e disse: — Venha comigo! Filipe foi procurar Natanael e disse: — Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré. Natanael perguntou: — E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré? — Venha ver! — respondeu Filipe. Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele: — Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero. Então Natanael perguntou a Jesus: — De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu: — Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. Então Natanael exclamou: — Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! Jesus respondeu: — Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. (João 1:43, 45-51 NTLH)

Introdução 

- Tenho uma tese. Todos os encontros de Jesus com pessoas no Novo Testamento nos ensinam muitas lições. Se tivermos outras oportunidades quero falar sobre todos esses encontros, mas hoje me deterei ao encontro de Jesus com Natanael. 

- Estamos lendo uma história relatada por João. Diferente dos demais evangelhos que relatam algo da infância de Jesus ou o aspecto humano de sua vida.

- A título de exemplo: 
- Mateus 1 trata da genealogia e o dilema de José de casar ou não com Maria, sendo convencido pelo anjo do Senhor. 
- Marcos 1 introdução de João Batista, apresentação de Jesus, sendo batizado e começando efetivamente seu ministério, o chamado dos apóstolos, expulsão de demônio, curas, ensino e milagres. 
- Lucas 1 história da gravidez Isabel mãe de João Batista e Maria, mãe de Jesus, como se deu todo o processo dessa gravidez. O aparecimento do anjo Gabriel para Maria, encontro de Maria e Isabel. Nascimento de João Batista. 

- Mas do que trata João 1? Da divindade de Jesus! O verbo se fez carne. O encontro de Natanael é um encontro com Deus. O que aprendemos? 

1. Pessoas levam pessoas até Jesus
- Quantos de nós somos apaixonados por Jesus? E como se deu esse amor? Não tenho dúvidas que foi através de alguém. Sempre é através de alguém. Somos pessoas, e todo processo da vida se da através de pessoas. 

- Vejamos o detalhe da cena. Jesus chega até Filipe, que leva Natanael até Jesus. Será que estamos fazendo isso? Como Igreja temos uma missão. Alcançar as pessoas para Deus. 

- O desafio que temos é entender que nosso encontro com Jesus no culto, em casa, no dia a dia deve nos levar até as pessoas com o objetivo de conduzi-las a Cristo, como Filipe fez com Natanael. 

- É por isso que precisamos levar a sério Mateus 28:19-20! Os que se encontraram com Jesus ajudam outros a terem essa benção em sua vida. 

- Além do que se trata de darmos continuidade no que Jesus sempre fez: se importar com pessoas. Até porque como disse Pr. Rick Warren:. Não se trata da grande sugestão, mas sim da grande comissão. Responsabilidade. (Ezequiel 3:18).

2. Conhecer a Palavra ajuda nesse encontro 
- Creio que orar é fundamental, que louvar é especial, mas a busca na Palavra é essencial. Filipe conhecia a Palavra, Natanael também tinha o conhecimento da Palavra. Por que estou dizendo isso? Por que a Bíblia é revelação de Deus para nossas vidas. 

- † “Enquanto outros livros informam e poucos reformam, só este livro transforma.” - A. T. Pierson

- Podemos negociar qualquer coisa, exceto o ensino das Escrituras Sagrada. Quer ajudar alguém a se encontrar com Jesus, ministre a Palavra. Quer conhecer mais sobre Jesus, medite na Palavra. 

- † “A Bíblia é uma mina de diamantes, um colar de pérolas, a espada do espírito; um mapa pelo qual o cristão navega para a eternidade; o roteiro pelo qual anda todos os dias; o relógio pelo qual acerta sua vida; a balança com a qual pesa suas ações.” - Thomas Watson

- A Bíblia é alimento (Mateus 4:4); ela é lâmpada (Salmo 119:105); ela é espada (Hebreus 4:12); ela é lei de Deus ( Salmo 78:10). 

- O desafio que temos é perceber que precisamos da Palavra no conhecimento que precisamos ter para um encontro com Jesus. Tive uma experiência clara esta semana. Estava me lembrando que Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos. E naquele instante me aproximei de Jesus, e pedi que ele estivesse com minha filha na sala de aula. E tive uma certeza, uma sensação tão forte que me derramei em lágrimas. 


3. Jesus nos conhece muito bem
- Quer descobrir quem realmente você é? Marque um encontro com Jesus. Jesus é mais que um espelho, é mais que um psicólogo, ele sabe quem somos, o que pensamos e o que sentimos. 

- Jesus sabia quem era Natanael, assim como ele sabe quem somos. Ele sabe de nossas virtudes e fraquezas, conhece nossos pensamentos e desejos. 

- Gostaria que soubéssemos que  a mesma  Palavra que vale para Natanael, vale para todos os que crêem:  Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. 

- Antes, mas antes mesmo ele já nos conhecia. — Vá chamar o seu marido e volte aqui! — ordenou Jesus. — Eu não tenho marido! — respondeu a mulher. Então Jesus disse: — Você está certa ao dizer que não tem marido, pois já teve cinco, e este que você tem agora não é, de fato, seu marido. Sim, você falou a verdade. (João 4:16-18 NTLH). Então só nos resta orar: Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23, 24 NTLH). 
4. Somos levados a uma nova dimensão
- Até se encontrar com Jesus Natanael pensava que não viria coisa boa de Nazaré. Mas depois desse encontro tudo mudou! Uma nova dimensão se abriu diante de seus olhos.  Quando nos encontramos com Jesus somos levados a uma nova dimensão de fé, de compromisso, de missão pois estamos nos encontrando com o tudo do universo. 

- Todas as pessoas que se aproximaram de Jesus foram levados a uma nova dimensão. Pedro de simples pescador à líder do colégio apostólico juntamente com Tiago irmão de Jesus e ganhador de vidas. A mulher samaritana de simples dona de casa a evangelista, Paulo de conservador judaico a missionário. 

- É notório que Deus tem uma nova dimensão para sua vida. É por isso que Jesus nos convida a estar com ele, a buscarmos a Deus, a oramos, é por isso que precisamos arrumar tempo em nossa agenda para estarmos com Jesus. De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4

Conclusão
- Hoje é dia de encontrarmo-nos com Jesus. Sabendo que estamos nos relacionando com Deus. Que este encontro sendo diário e sistemático pode com toda certeza revolucionar nossa vida. Em nome de Jesus, amém, Pr. Gilbean Ferraz 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

UM LAR ABENÇOADO!


TEMA: UM LAR ABENÇOADO! 

Assim Davi não levou a arca consigo para a Cidade de Davi. Em vez disso, ele a deixou na casa de um homem chamado Obede-Edom, que era da cidade de Gate. A arca ficou ali três meses, e Deus abençoou a família de Obede-Edom e tudo o que era dele. (1 Crônicas 13:13, 14 NTLH).

- É um fato que uma das coisas que mais nos são cara é nossa família. De modo geral, salvo exceções e deturpações, ninguém vive sem família. Outro aspecto importante, geralmente todos querem o bem de sua casa. Ao acompanharmos o desenvolvimento das pessoas percebemos que muitos pensam que um lar abençoado é aquele provido dos itens de consumo do século 21, como casa própria, carro, equipamentos eletrônicos, conforto, enfim, aspectos materiais da vida. Porém, na prática, quando as pessoas alcançam essas coisas, ainda não se sentem felizes e abençoadas. 
- Não existe atalho para um lar abençoado. Também não existe site para comprarmos a benção de um lar abençoado. A única coisa capaz de abençoar nossa família é a própria presença de Deus. Quando Deus está presente, suas ricas e infinitas bênçãos são derramadas sobre as pessoas.
- Quando nos deparamos com a história de Obede- Edon, percebemos como se dá esse processo. Obede-Edon acolheu a Arca da Aliança em sua casa e simplesmente desfrutou de tudo aquilo que Deus faz na vida de seus filhos. O simples ato de se abrir para Deus, de permitir sua presença em sua casa, atrai a bênção de Deus. 
- Se olharmos com carinho para a Bíblia, perceberemos que todas as vezes que famílias se abriram para Deus e o acolheram em suas casas, foram salvas, abençoadas, prosperaram e tiveram êxito em sua jornada e propósitos. Isso é muito significativo, e deveria nos fazer repensar nossas prioridades. Um lar abençoado é fruto da presença de Deus. Na verdade, Deus deseja habitar nossas vidas e família. Três versículos bíblicos para nossa reflexão e conclusão dessa meditação: 
- 1. Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor. (Josué 24:15 NTLH). 
- 2. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: — Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. (Lucas 19:5 NTLH). 
- 3. Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. (Apocalipse 3:20 NTLH).
- O primeiro fala sobre a família toda servir ao Senhor, isso conduz a realidade de Obede-Edon. O segundo fala sobre o desejo de Jesus de entrar na casa de Zaqueu. E quando Jesus entrou naquele lar, tudo mudou, e para melhor. Ali não faltava dinheiro, mas sim conversão e salvação.   E para finalizar, no terceiro, encontramos o convite de Jesus, ele quer entrar em nossa casa. Ele quer ser como a Arca da Aliança na casa de Obede Edon. Faz toda a diferença. Quer experimentar? Então, simplesmente abra a porta para Jesus e diga, és bem vindo! 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz. 

UM POVO QUE CELEBRA!

TEMA: UM POVO QUE CELEBRA! 

Então Davi e todo o povo começaram a dançar com todas as suas forças em louvor a Deus. Eles cantavam e tocavam instrumentos musicais, isto é, harpas, liras, tambores, pratos e trombetas. (1 Crônicas 13:8 NTLH)

- Um dos principais fundamentos de nossa existência é que nascemos para glorificarmos a Deus em atitudes e palavras. Somos chamados a celebrar a Deus com toda nossa vida. Ver Davi, seus oficiais e o povo de Israel louvando a Deus com  danças, cantando e tocando instrumentos musicais é algo altamente inspirador. 
- DHavia alegria no coração deles por estarem resgatando a Arca da Aliança, que na ocasião representava a presença de Deus e seu compromisso de guardar seu povo. 
- Somos convidados a celebrar a Deus e seus atos poderosos, a glorificarmos seu Santo nome. Hoje não existe mais a Arca da Aliança, mas existe a nova aliança entre Deus e os homens, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, que se entregou na cruz do Calvário para morrer por nossos pecados, nos reconciliar com Deus e nos dar a vida eterna. 
- Que neste dia possamos louvar no carro, no culto, em nosso exercício devocional, na escola, no serviço, na faculdade, em casa, no trânsito, pois temos uma Nova Aliança com Deus. Somos um povo que celebra e que glorifica a Deus. Amém. 
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz.