quarta-feira, 19 de junho de 2013

LIÇÕES DO DEUS DO SALMO 23 - PARTE 3


 
LIÇÕES DO DEUS DO SALMO 23:
MINHA PROTEÇÃO E CONSOLO!

2ª IPI de S. J. do Rio Preto 19.06.2013 – 20H

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

1 O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. 2 Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; 3 restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. 6 Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver. Salmos 23:1-6

- O Salmo 23 com certeza é maravilhoso. Uma bela e convicta declaração de confiança em Deus. Estamos aprendendo muitas lições sobre o Salmo 23. Hoje queremos dar prosseguimento refletindo sobre esse Deus que é protetor e consolo.

- Nessa vida todos estamos expostos a situações de risco, que nos abalam, que interferem em nossas emoções. Não foi diferente com Davi. Oitavo filho de Jessé, o caçula, protegido, mas visado por ser o mais novo. Queria servir a Deus. Estava sentindo o chamado para reinar em Israel, porém sofreu muitas situações adversas. Foi odiado por Saul, precisou enfrentar um gigante, foi perseguido pelos filisteus, foi jurado de morte, foi traído por um filho, e mesmo em meio a tudo isso, Davi percebeu que o Senhor era o seu pastor, que nada lhe faltaria!

- Será que essas mesmas coisas acontecem conosco? Será que os que servem a Deus em nossa geração também passam por situações parecidas que Davi? Se idênticas não sabemos pontuar agora. Mas provavelmente. Porém, Deus continua sendo nosso Pastor, protetor e consolo. Por que Davi nos apresenta um Deus que é protetor e consolo?

1. Deus se faz presente em nossa caminhada

- Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte. Andar tem relação com caminhada. Essa caminhada é a nossa vida, o tempo que temos nesta terra. Desde o nascimento até a morte. Deus se torna protetor e consolo na vida daqueles que percebem sua presença em suas vidas. É muito forte a afirmação de Davi, tu estás comigo.

- Precisamos perceber mais a presença de Deus conosco. Se olharmos com cuidado a Revelação bíblica ficará evidente que mesmo que não o vejamos, que não o sintamos, que não o percebamos com os 5 sentidos, a presença de Deus é uma grande realidade.

- E disse o SENHOR a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo. Gênesis 31:3; Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Josué 1:5 ; Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20.

- As vezes sinto que as pessoas não acreditam muito nisso. Ou se esquecem dessa presença de Deus, de que o Senhor está conosco. Como o servo de Eliseu que estava morrendo de medo dos soldados de Acabe, e não estava vendo a presença de Deus naquele lugar. (2 Reis 6:16-17). Como os discipulos de Emaus queestavam caminhando com Jesus por cerca de 2 horas e não perceberam a presença de Jesus! Lucas 24:13-32.

 

 

2. Deus nos protege em nossa caminhada

- Davi era um guerreiro. Certamente enfrentou muitas batalhas como soldado e depois como rei. É provável que em muitas situações ele esteve em risco de morte. Em muitas situações ele foi livrado e protegido pelo Senhor. Temos que aprender a crer que Deus nos protege em nossa caminhada.

- Quando o povo de Israel estava saindo do Egito, sob perseguição, Faraó e seu exército estavam a captura, com o desejo de prende-los, de impedi-los de sair do Egito, quando o mar vermelho que havia se abrido, fechou e engoliu todos, Deus protegeu seu povo! (Exodo).

- É evidente que os níveis de violência estão imensos, é claro que podemos sofrer perseguição no trabalho, que somos vulneráveis a acidentes e até mesmo de presenciarmos tragédias como uma avalanche, tempestade, inundação, furacão, terremoto. Porém diante de tudo isso cremos que Deus nos protege.

- O Salmo 34:7 é muito claro em relação a essa convicção. O texto bíblico afirma que o anjo do Senhor acampa-se ao derredor dos que temem a Deus e os livra.

- É provável que as pessoas que experimentaram isso de maneira grandiosa foi um grupo de 4 amigos hebreus. Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Os três amigos de Daniel foram jogados em uma fornalha fervente e não sofreram dano algum. Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Daniel 3:28. Daniel foi jogado em uma cova cheia de leões famintos, e não sofreu dano algum. O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Daniel 6:22 Sabe por que? Deus protegeu seus filhos. E nesta noite experimentaremos a proteção de Deus em nossas vidas.

3. Deus nos honra em nossa caminhada

- Parece estranho dizer isso, mas somos honrados por Deus. Na verdade temos que honrar a Deus, fomos criados para honrar nosso criador, mas é bíblico que Deus nos honra, no sentido de cumprir seus mandamentos em nossas vidas.

- Cremos que o Espírito Santo nos consola. Cremos que a Bíblia nos consola. Mas o sentido que quero passar de consolo, é que chegará o dia de nossa honra. É mais ou menos, o que diz no texto bíblico, de que o humilhado será exaltado (Lucas 14:11).

- Davi sofreu muito em sua vida. Passou por muitas dificuldades, mas cria que um dia Deus o faria sobressair sobre seus inimigos, sobre os problemas, seria honrado por ser fiel a Deus. Cremos que há momentos que seremos provados, que passaremos por desertos, que teremos dificuldades a serem superadas, mas há o momento da honra. E isto Deus faz em nossa vida e em vida.

- Deus nos honrar em nossa caminhada é como aconteceu com Ruth de Noemi, que ficou viúva, se entregou ao Deus de Israel e foi honrada pelo Senhor com um casamento abençoado (Rute 4:13-22). Como Ana que não podia ter filhos de Elcana, que era motivo de sarro por parte da outra esposa, e foi honrada por Deus e se tornou mãe de Samuel (1 Samuel 1-2). Como Mardocai que foi honrado por Hamã, que desejava seu mal, mas foi honrado andando no cavalo real e vestido com a coroa e vestes reais (Ester 6:6-9).

Conclusão

- Com certeza o Deus do Salmo 23 nos protege e consola. Ficou evidente que temos que nos relacionar com ele da mesma maneira, sabendo que em nossa caminhada se faz presente, nos protege e nos honra. Creia! Em nome de Jesus, amém. São José do Rio Preto, 19 de junho de 2013, Pr. Gilbean Ferraz

CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO

GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário