quarta-feira, 19 de junho de 2013

LIÇÕES DO DEUS DO SALMO 23 - PARTE 3


 
LIÇÕES DO DEUS DO SALMO 23:
MINHA PROTEÇÃO E CONSOLO!

2ª IPI de S. J. do Rio Preto 19.06.2013 – 20H

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

1 O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. 2 Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; 3 restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. 6 Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver. Salmos 23:1-6

- O Salmo 23 com certeza é maravilhoso. Uma bela e convicta declaração de confiança em Deus. Estamos aprendendo muitas lições sobre o Salmo 23. Hoje queremos dar prosseguimento refletindo sobre esse Deus que é protetor e consolo.

- Nessa vida todos estamos expostos a situações de risco, que nos abalam, que interferem em nossas emoções. Não foi diferente com Davi. Oitavo filho de Jessé, o caçula, protegido, mas visado por ser o mais novo. Queria servir a Deus. Estava sentindo o chamado para reinar em Israel, porém sofreu muitas situações adversas. Foi odiado por Saul, precisou enfrentar um gigante, foi perseguido pelos filisteus, foi jurado de morte, foi traído por um filho, e mesmo em meio a tudo isso, Davi percebeu que o Senhor era o seu pastor, que nada lhe faltaria!

- Será que essas mesmas coisas acontecem conosco? Será que os que servem a Deus em nossa geração também passam por situações parecidas que Davi? Se idênticas não sabemos pontuar agora. Mas provavelmente. Porém, Deus continua sendo nosso Pastor, protetor e consolo. Por que Davi nos apresenta um Deus que é protetor e consolo?

1. Deus se faz presente em nossa caminhada

- Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte. Andar tem relação com caminhada. Essa caminhada é a nossa vida, o tempo que temos nesta terra. Desde o nascimento até a morte. Deus se torna protetor e consolo na vida daqueles que percebem sua presença em suas vidas. É muito forte a afirmação de Davi, tu estás comigo.

- Precisamos perceber mais a presença de Deus conosco. Se olharmos com cuidado a Revelação bíblica ficará evidente que mesmo que não o vejamos, que não o sintamos, que não o percebamos com os 5 sentidos, a presença de Deus é uma grande realidade.

- E disse o SENHOR a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo. Gênesis 31:3; Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Josué 1:5 ; Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20.

- As vezes sinto que as pessoas não acreditam muito nisso. Ou se esquecem dessa presença de Deus, de que o Senhor está conosco. Como o servo de Eliseu que estava morrendo de medo dos soldados de Acabe, e não estava vendo a presença de Deus naquele lugar. (2 Reis 6:16-17). Como os discipulos de Emaus queestavam caminhando com Jesus por cerca de 2 horas e não perceberam a presença de Jesus! Lucas 24:13-32.

 

 

2. Deus nos protege em nossa caminhada

- Davi era um guerreiro. Certamente enfrentou muitas batalhas como soldado e depois como rei. É provável que em muitas situações ele esteve em risco de morte. Em muitas situações ele foi livrado e protegido pelo Senhor. Temos que aprender a crer que Deus nos protege em nossa caminhada.

- Quando o povo de Israel estava saindo do Egito, sob perseguição, Faraó e seu exército estavam a captura, com o desejo de prende-los, de impedi-los de sair do Egito, quando o mar vermelho que havia se abrido, fechou e engoliu todos, Deus protegeu seu povo! (Exodo).

- É evidente que os níveis de violência estão imensos, é claro que podemos sofrer perseguição no trabalho, que somos vulneráveis a acidentes e até mesmo de presenciarmos tragédias como uma avalanche, tempestade, inundação, furacão, terremoto. Porém diante de tudo isso cremos que Deus nos protege.

- O Salmo 34:7 é muito claro em relação a essa convicção. O texto bíblico afirma que o anjo do Senhor acampa-se ao derredor dos que temem a Deus e os livra.

- É provável que as pessoas que experimentaram isso de maneira grandiosa foi um grupo de 4 amigos hebreus. Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Os três amigos de Daniel foram jogados em uma fornalha fervente e não sofreram dano algum. Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Daniel 3:28. Daniel foi jogado em uma cova cheia de leões famintos, e não sofreu dano algum. O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Daniel 6:22 Sabe por que? Deus protegeu seus filhos. E nesta noite experimentaremos a proteção de Deus em nossas vidas.

3. Deus nos honra em nossa caminhada

- Parece estranho dizer isso, mas somos honrados por Deus. Na verdade temos que honrar a Deus, fomos criados para honrar nosso criador, mas é bíblico que Deus nos honra, no sentido de cumprir seus mandamentos em nossas vidas.

- Cremos que o Espírito Santo nos consola. Cremos que a Bíblia nos consola. Mas o sentido que quero passar de consolo, é que chegará o dia de nossa honra. É mais ou menos, o que diz no texto bíblico, de que o humilhado será exaltado (Lucas 14:11).

- Davi sofreu muito em sua vida. Passou por muitas dificuldades, mas cria que um dia Deus o faria sobressair sobre seus inimigos, sobre os problemas, seria honrado por ser fiel a Deus. Cremos que há momentos que seremos provados, que passaremos por desertos, que teremos dificuldades a serem superadas, mas há o momento da honra. E isto Deus faz em nossa vida e em vida.

- Deus nos honrar em nossa caminhada é como aconteceu com Ruth de Noemi, que ficou viúva, se entregou ao Deus de Israel e foi honrada pelo Senhor com um casamento abençoado (Rute 4:13-22). Como Ana que não podia ter filhos de Elcana, que era motivo de sarro por parte da outra esposa, e foi honrada por Deus e se tornou mãe de Samuel (1 Samuel 1-2). Como Mardocai que foi honrado por Hamã, que desejava seu mal, mas foi honrado andando no cavalo real e vestido com a coroa e vestes reais (Ester 6:6-9).

Conclusão

- Com certeza o Deus do Salmo 23 nos protege e consola. Ficou evidente que temos que nos relacionar com ele da mesma maneira, sabendo que em nossa caminhada se faz presente, nos protege e nos honra. Creia! Em nome de Jesus, amém. São José do Rio Preto, 19 de junho de 2013, Pr. Gilbean Ferraz

CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO

GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS

quinta-feira, 6 de junho de 2013

LIÇÕES DO DEUS DO SALMO 23 - PARTE 1


TEMA: LIÇÕES DO DEUS DO SALMO 23:
MEU PASTOR E PROVEDOR!

2ª IPI de S. J. do Rio Preto 05.06.2013 – 20H

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

1 O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. 2 Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; 3 restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. 6 Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver. Salmos 23:1-6

Introdução
- Com certeza estamos diante de um das porções bíblicas mais conhecidas do mundo. O famoso Salmo 23. E nesse contexto, com certeza todos nós já tivemos experiências de fé com essa oração. Na verdade não é a oração, não se trata das palavras, mas sim do Deus do Salmo 23. Saber quem é esse Deus significa muito e pode fazer muita diferença em nossas vidas.

- A cada semana estudaremos atributos de Deus revelados nesse Salmo. Atributos são características peculiares a alguém, em nosso caso, de Deus. Qual a finalidade de estudar os atributos de Deus revelados no salmo 23? De maneira bem simples e direta, gerar em nós a fagulha da fé, a certeza de quem cremos e servimos, paz, esperança e segurança diante das incertezas da vida. Os atributos revelam o que o atribuído pode fazer por si e pelos outros.

- Hoje queremos falar sobre a verdade de que Deus é o nosso pastor e provedor! O que aprendemos com o Salmo 23:1?

 

1.    Pastor e provedor nos ensina sobre o cuidado de Deus

- Dizer o Senhor é meu pastor, nada me faltará nos ensina sobre o cuidado de Deus. Pastor na antiguidade era um oficio cuja finalidade era cuidar das ovelhas. Cuidar é o ato de proteger, alimentar. Na verdade pastor e provedor são palavras relacionadas. Não há como Deus ser nosso pastor e não nos prover. Não há como ele nos prover e não ser nosso pastor.

- Se cremos no Deus do Salmo 23:1 cremos em seu cuidado em nossas vidas. Ser cuidado por Deus é uma experiência maravilhosa e destina em quem crê no Senhor Jesus.

- Se percorrermos toda a Bíblia perceberemos que a afirmação do Salmo 23:1 não é uma expressão solitária, um devaneio de um fanático, uma invenção de algum religioso oportunista.

- Paulo, o apóstolo, escreve aos cristãos de Filipos afirmando e ensinando sobre o cuidado de Deus: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:19 .

- Também no livro dos Salmos, o mesmo salmista nos manda lançar os nossos cuidados nas mãos de Deus. Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. Salmos 55:22. Mas por que o salmista nos dá essa orientação? Pois o Deus do Salmo 23 cuida dos seus, dos que confiam em seu nome.

- Logo temos que abrir mão da ansiedade, das preocupações e crermos que o Deus do Salmo 23 é nosso pastor e provedor. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

2.    Pastor e provedor nos ensina sobre a providencia de Deus

- Providência parece uma palavra difícil, mas que tem o significado muito interessante e importante. A suprema sabedoria atribuída a Deus, com que ele governa todas as coisas. (Nesta acepção, grafa-se com inicial maiúscula.) Acontecimento feliz.

- Se nos lembrarmos da figura do pastor e provedor, temos que nos lembrar que a função do pastor apresentado na Bíblia. Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você". 1 Samuel 17:34-37.

- O que faz um pastor por suas ovelhas? Providenciar aquilo que elas necessitam para viver. Está claro que o Salmo 23:1 nos aponta para essa promessa. O que significa nada me faltará? Será que Deus está dizendo que nos dará tudo? Penso que não, mas o que ele nos der, será suficiente, pois o que vem das mãos de Deus é o suficiente.

3.    Pastor e provedor nos desafia a confiar no Senhor

- O Deus do Salmo 23:1 nos faz aprender muitas coisas sobre Deus. Já vimos que ele cuida de suas ovelhas, que Deus age em providencia aos seus filhos e filhas. E este versículo nos desafia a confiar no Senhor. A questão é sempre essa. Confiar ou duvidar. Crer ou não crer.

- O salmista é bem enfático, o Senhor é o  meu pastor. Ele não disse foi ou será. É da o sentido de confiança plena nesse Deus que é pastor e provedor. Se abrimos em João 10 encontraremos no Novo Testamento essa mesma expressão, mas com palavras diferentes. 10 O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. 11 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. 13 Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas. 14 "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. João 10:10-15.

- Se de fato Deus é o nosso pastor e provedor, tanto no Antigo como no Novo Testamento, só nos resta e nos cabe confiar nele. Certamente a dificuldade de muitos cristãos é confiar nessa verdade. Quando cremos partimos para uma experiência única, sobrenatural e espiritual, que é ver de modo palpável o agir desse Deus, nosso pastor!

- Até hoje, nas ocasiões que estive em sítios e fazendas, nunca vi ovelha estressada. Pode ser que elas tenham fome, frio, medo, mas elas sabem que o pastor delas as alimentará e as protegerá.

- Estava pensando como terminaria meu sermão. Hoje pela manhã minha querida esposa me mandou uma mensagem de texto com um versículo Bíblico. No momento me alegrei mas não li. Porém depois lendo me alegrei, pois, é essa expectativa que Deus espera que seus filhos tenham nele, confiança. Naquele dia você dirá: "Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste. Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! " Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação. Naquele dia vocês dirão: "Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado. Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo. Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês". Isaías 12:1-6

 

Conclusão

- Que ao lermos o Salmo 23:1 possamos ter a certeza e convicção que o nosso Deus é o Deus do Salmo 23. E esse Deus foi, é e sempre será nosso pastor e provedor. Em nome de Jesus, amém.

São José do Rio Preto, 05 de junho de 2013, Pr. Gilbean Ferraz

 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

FAMÍLIA. LUGAR DE SERVIR!


 
TEMA: FAMÍLIA: LUGAR DE SERVIR!

2ª IPI de S. J. do Rio Preto 15.05.2013 – 20H

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15

Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 1 Pedro 4:10

- A que Deus estamos servindo? Vivemos em uma geração que assim como a de Josué tem servido a muitos deuses, exceto ao Senhor. Naqueles dias serviam a Moloque, Baal, e outros. Hoje servem ao dinheiro, sexo, vícios, trabalho, ídolos, enfim, situações que ocupam o lugar de Deus.

- Porém, pior do que esses falsos deuses, percebemos que nas famílias e Igrejas anda imperando o egoísmo. O que é o egoísmo? É o olhar para si mesmo, servir a si mesmo, querer sua realização em detrimento dos demais. Porém, lendo a Bíblia fica evidente que somos chamados ao serviço.

- Nosso tema geral é Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. E para servirmos a Deus necessariamente temos que aprender a servir uns aos outros. Pedro escreveu para a Igreja, mas quero aplicar este versículo nas famílias. O primeiro lugar onde precisamos aprender a servir é em nossas casas. Pois se não servirmos as pessoas de nosso próprio lar, não servimos para nada! Pois a família é tudo depois de Deus!

Que lições aprendemos em 1 Pedro 4:10?

1-    Cada um precisa entender seu papel

- Quando nos propomos a viver em família precisamos entender que o princípio base de uma família é a compreensão dos papéis. Na verdade a Bíblia é bem clara em relação aos papéis de cada um. Se lermos Gênesis 2, por ocasião da criação dos primeiros humanos, veremos lá: Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha. Gênesis 2:21-25. Está bem claro que existe o papel de homem e mulher.  Se caminharmos até Efésios encontraremos mais orientações sobre exercer papel: Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5:22-33. Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6:1-4.

- Lemos todos esses versículos para evidenciar que o que está errado é que na maioria das famílias os papéis não estão sendo cumpridos. As pessoas estão trocando de papel, negligenciando, jogando para o outro, enfim e quando isso acontece não existe serviço, não existe adoração e com certeza a vontade de Deus não é feita pela família. É hora de cada um voltar ao seu papel e servir a família naquilo que lhe cabe.

2-    O sentido de família é servir e não ser servido

- Família com toda certeza é bênção de Deus. É um presente de Deus. Porém, nas família tem muita gente, desculpe a expressão, folgada. Hoje as pessoas querem ser servidas e não servir. Como esta semana conversando com uma mãe, que me contou de sua ex-nora, veja a expressão que ela utilizou, ela só queria saber de cama, de dormir. Não cozinhava, não limpava, nem mesmo a roupa lavava.

- Porém se o problema fosse apenas essa jovem que se separou, tudo bem. Mas hoje maridos não querem mais sustentar suas famílias, esposas não querem cuidar de suas casas, filhos não querem estudar, nem mesmo arrumar suas camas. O problema da maioria das família é que se perdeu o senso do que é família. A família é uma comunidade de pessoas que se ajudam, se completam, se protegem e que servem uns aos outros.

- Precisamos tomar a decisão de servir em nossas casas, pois se olharmos a Bíblia não há base bíblica para ser servido, mas há para serviço ao outro. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. João 13:14. Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Mateus 20:25-28.

3-    Servir é manifestar a graça de Deus

- Por que Deus criou a família composta por homem e mulher? É simples, a família é a célula base da sociedade. A ideia de família é para que a sociedade seja cuidada de maneira bem personalizada. Nossa sociedade não está bem porque a maioria das famílias se esqueceu de servir a Deus. Muitas família na Igreja estão doentes porque se esqueceram de servir ao Senhor.

- Muitos enxergam a família apenas como uma estrutura social, outros percebem na família uma maneira de lucrar, outros enxergam a família como um peso, porém vejo a família como o lugar da manifestação da graça de Deus.

- Tudo o que temos e somos é com a finalidade de manifestarmos a graça de Deus na vida das pessoas, a começar de nossa família. Somos agentes da graça de Deus. Somos pessoas cristãs, recebemos dons e talentos com a única finalidade de servirmos as pessoas, a começar de nosso lar. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:8-10.

 

Conclusão

- Que Deus nos conceda sua graça para servirmos nossa família! Em nome de Jesus, Amém.

São José do Rio Preto, 15 de maio de 2013, Pr. Gilbean Ferraz

CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO

GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS