NAS FINANÇAS
Pois tens sido o protetor dos pobres, o defensor dos necessitados, um abrigo na tempestade e uma sombra no calor. A fúria de homens violentos é como uma tempestade de inverno. ISAIAS 25:4
Introdução
- Enfrentar tempestades nunca é fácil, tanto as físicas, Chuva de verdade, quanto as espirituais. E com certeza uma das horas em que as pessoas mais sofrem é quando a vida financeira se desestabiliza. O que fazer nessas horas?
- Será que devemos desesperar? Arrancar os cabelos? Correr para o agiota? Panamericano? Vender as jóias? Cremos que os que creem em Deus confiam em sua ação e manifestação no meio da tempestade.
- Escolher Isaías 25:4 nos passa o sentimento de que existe um Deus que se preocupa com o necessitado, com o pobre, com quem precisa de recursos financeiros. Não creio no deus das igrejas neo-pentecostais, que dá mansão, carro zero por dar, creio que Deus prospera quando há propósitos, creio que ele supre quando o nome dele é honrado e glorificado.
- Não sei da vida financeira de vocês, mas quero deixar algumas lições da Bíblia que podem nos ajudar a vencer as tempestades da vida na vida financeira. Princípios que valem para todos os tempos.
1. CRENDO NA PROVISÃO DE DEUS
- Desde que aceitei a Cristo tenho lidado com finanças, quer seja a minha, de minha casa, ajudando outras pessoas, administrando os recursos da Igreja através do Conselho. Na verdade o dinheiro é algo que devemos tratar com naturalidade e devemos dar a ele o seu devido lugar.
- Já enfrentei tempestades financeiras, mas era no período em que morava com meus pais. Tempos difíceis, de problemas, escassez, dificuldades e falta de recursos. Talvez uma das piores coisas que pode ocorrer com alguém é a falta de recursos. Sabe as vezes me questionei o porque minha família passou tanta tribulação na vida financeira. E cheguei a conclusão que o que faltou em minha casa foi a falta de fé na provisão de Deus.
- A fé é o segredo básico, se não creio não tenho acesso as bênçãos de Deus. A provisão divina é liberada quando o cristão crê que Deus dará provisão. Será que posso crer que choverá dinheiro do céu? O que diz a Palavra? Malaquias 3:10.
- Isso é crer, não duvidar. Quando o cristão crê há uma possibilidade muito grande de vitória, de êxito, solução e saídas para a tempestade na vida financeira.
2. REAVALIANDO O ESTILO DE VIDA
- Quem passa por dificuldades financeiras precisa entender algo que julgo ser fundamental. Quando as finanças não vão bem podemos usar uma figura de linguagem para explicar o que ocorre. Existe um barco que começa a afundar. E se não há uma solução prática, objetiva e realista o barco vai afundando. Pois bem, quando um barco está afundando qual é a primeira providencia que o capitão toma para evitar o afundamento instantâneo?
- Com toda certeza é jogar fora o peso extra, caixas, baús, enfim, coisas que o barco pode ficar sem e sobreviver. Na realidade em nossa vida é a mesma coisa. Existe uma sangria, um problema, uma dificuldade, uma conta que não fecha. Então a única saída depois da oração é reavaliar o estilo de vida, jogar caixas ao mar. Quais são elas?
- Jogar a caixa do Mc donald’s (fast food), da troca de carro, moveis, das guloseimas, da tv LCD, enfim, de objetos e gostos que são salutares quando há recursos e bonança. Que caixas você precisa jogar ao mar e tirar de sua vida para que suas finanças respirem? 1 Timóteo 6:9-10.
3. AGUENTANDO FIRME ATÉ AS COISAS MELHORAREM
- Na verdade a chuva é bênção de Deus, mas a tempestade nos incomoda. Quando uma pessoa enfrenta a tempestade na vida financeira é necessário que se tenha a idéia de ficar firme até que termine.
- Quem agüenta firme chora, pensa em desistir, passa por tensões, mas recebe uma bênção grandiosa, ser suprido e abençoado por Deus. Todos os homens e mulheres da Bíblia que agüentaram até o fim viram as coisas melhorarem.
- Abraão perseverou e venceu muitos reis, enriqueceu e ainda deu o dízimo de tudo (Gênesis 14:19-20). Como Noé que agüentou firme todo o período do dilúvio e no final viu um arco Iris lindo e uma terra inteira para habitar. Gênesis 9:1-17. Como Jacó que agüentou o tempo que trabalhou para seu sogro Labão e depois se tornou um homem bem sucedido em suas finanças (Gênesis 30:43).
- Não desista, agüente firme, saiba que ainda o sol vai brilhar para você, as coisas vão acontecer em seu favor. Com muita fé, luta e perseverança a bênção de Deus será derramada em suas finanças.
Conclusão
Que Deus lhe abençoe e ajude. Amém.
Escrito em São José do Rio Preto, 23 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário