A DIMENSÃO SOBRENATURAL DO SACRIFÍCIO DE JESUS!
Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. Hebreus 10:12
51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; 52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; 53 E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. 54 E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus. 55 E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; 56 Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. 57 E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. 58 Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. 59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol. Mateus 27:51-59
Introdução
- É um fato que a cerca de 2000 anos Jesus Cristo veio a terra, nasceu em Belém, viveu na região da Galiléia e morreu em uma cruz para reconciliar a humanidade com Deus. Isso é tão real quanto o sol que nasceu hoje pela manhã, quanto a chuva que cai do céu, como a noticia do tsunami no Japão. Não é conto, lenda, metáfora, invenção, mas a mais pura realidade.
- Lemos em Hebreus 10:12 que foi um sacrifício o que ele fez. Custou algo, custou caro, custou sua própria vida em favor da nossa. Ninguém se sacrificou por nós como o salvador. Isso digo com todo respeito a quem você mais estima.
- Ao olharmos para o sacrifício de Jesus nesse momento temos que compreender que existe uma dimensão sobrenatural do que ele fez. Sobrenatural é tudo aquilo que foge ao comum, ao físico, ao palpável, ao trivial, ao possível do ponto de vista humano. Afirmamos que essa dimensão sobrenatural nos revela que por causa dele temos:
1. ACESSO A ÁREA VIP DA FESTA DE DEUS
- Gosto muito de festa. É algo interessante, pessoas reunidas para comemorar o aniversário de alguém especial, o crescimento da empresa, as bodas de prata ou ouro, a chegada de alguém que estava morando no exterior, a vitória do time de futebol, uma confraternização entre amigos, a inauguração de algum projeto. Festa é de Deus!
- Na tradição judaica o templo era local de festa ao Senhor, celebração, orações, leituras de textos sagrados e sacrifícios a Deus. Um exemplo é o Salmo 100: 1 Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! 2 Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. 3 Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. 4 Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.5 Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.
- O templo da religião judaica, que deu origem ao cristianismo se dividia em três ambientes, átrio, santo lugar e santo dos santos. No átrio podia entrar todos, no santo lugar apenas os sacerdotes e no santo dos santos apenas o sumo sacerdote. Detalhe, a área vip da festa de Deus era o santo dos santos. Esse lugar era tão sagrado que o sumo sacerdote entrava 1 vez por ano. Isso significa que ninguém tinha acesso a presença de Deus de forma real e concreta, mas apenas de maneira simbólica.
- O sacrificio de Jesus foi tão forte, tão sobrenatural que rasgou a cortina do templo que impedia qualquer pessoa de entrar na presença de Deus, de estar na intimidade de Deus. No v.51 o véu se rasga de cima em baixo, demonstrando que é Deus que estava tomando essa decisão. Ele está abrindo as portas de sua presença para quem quiser estar com ele. Pense que é algo real, paupável, forte, intenso, pois quem adentra a área vip está face a face com Deus. Saiba que Jesus morreu na cruz para que você pudesse entrar em seu quarto e estar diante do Pai Celestial, diante do Deus vivo, tendo um relacionamento com Deus (festa ao Senhor).
2. ACESSO A PROMESSA DA RESSURREIÇÃO
- Nesses dias sepultei 3 pessoas, das quais tinham uma certa ligação. A primeira avó de um grande amigo meu, o segundo avô de um irmão em Cristo muito querido e por último uma pessoa que foi minha ovelha aqui na Igreja, a Maisa. Sempre que faço velórios vem a tona uma discussão interna sobre a morte. Como lidamos com a morte? Como você lida com a sua própria morte?
- Concordemos ou não, gostemos ou viremos a cara é um fato que um dia ela baterá a nossa porta, chegará o dia em que todo homem ou mulher, rico ou pobre, com curso universitário ou não passará por essa experiência.
- O fato de Jesus Cristo se sacrificar, significa que ele morreu. Sabe quando ligaram para você para falar que seu familiar morreu, como ocorreu comigo mês passado quando minha prima de 30 e poucos anos morreu de um AVC fulminante em Ponta Grossa no Paraná? Foi isso que falaram para Maria, José, os discípulos, que viram o salvador morto.
- Qual a diferença da morte de Jesus para a de Che Guevara, Buda, Confúcio, Zoroastro, Michael Jackson, Elizabeth Taylor, José de Alencar, enfim, qualquer ser humano, famoso ou não? Primeiro quando eles morreram pessoas choraram e alguns até morreram juntos. E se você for no túmulo deles seus restos mortais serão encontrados ou foram. No v.53 diz que após a morte de Jesus mortos ressuscitaram e em sua ressurreição as pessoas viram as pessoas ressuscitadas. O tumulo de Jesus está vazio, ele venceu a morte para que todo o que nele crer tenha a vida eterna e a ressurreição do corpo (João 4:24-25).
- Pela manhã pontuei que não cremos que a morte seja o fim, nem que reencarnaremos infinitamente como esses filmes nosso lar e as mães de Chico tem pontuado. Não uma nem outra é uma doutrina bíblica: Hebreus 9:25-28: 25 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas 26 no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. 27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, 28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
3. ACESSO A UMA NOVA VIDA COMO SEGUIDOR
- Ler o v.57 nos faz tirar muitas conclusões. Quem é José de Arimatéia? Por que ele aparece apenas no final da história? Por que o autor faz questão de dizer que ele era um seguidor de Jesus? Como é possível um homem rico seguir Jesus e dar dinheiro para Igreja? José de Arimateia saiu do armário, ele saiu de cima do muro, era um simpatizante, um seguidor de Jesus mas que precisou saber que o salvador havia morrido por ele para se manifestar, para exercer sua nova vida.
- O sacrifício de Jesus na cruz do calvário se deu justamente para esta finalidade, libertar as pessoas da religião, da falta de compromisso, da obscuridade, da vida que a maioria das pessoas levam. Foi tão sobrenatural o que Jesus fez que nos leva a mudar de vida (conversão).
- O que o sacrifício de Jesus tem causado em sua vida? Você já parou de beber? Já parou de enganar as pessoas? Parou com as mentiras? Para de trair seu marido ou esposa? Parou de dar cheque sem fundo? Parou de viver reclamando da vida e de todos? Parou de roubar aquilo o que é de Deus (dízimos e ofertas) ?
- Você não foi criado por Deus para viver dessa maneira, você é amado por Deus, ele quer lhe libertar, transformar. Jesus se sacrificou para que você seja um seguidor dele, alguém comprometido com ele. Pense na atitude de José de Arimatéia. Ele foi pedir o corpo de Jesus para quem mandou crucificar a Jesus. Ele tinha uma nova vida. Quem renasce em Cristo está disposto a tudo. José professa sua fé diante de Pilatos, ele demonstra amar o salvador, ele investe nas coisas de Deus dando um tumulo novo para Jesus, mesmo que Jesus só usasse por três dias.
- Jesus morreu na cruz não para fundar uma religião, não para liderar uma revolução, mas ele morreu na cruz para que nossa vida pudesse ser transformada, mudada. A sua morte e ressurreição nos fazem perceber que precisamos mudar de vida. 2 Coríntios 5:17: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Conclusão
- É algo sobrenatural o sacrificio de Jesus, pois ele nos permite estarmos bem perto de Deus, para que possamos ter um relacionamento verdadeiro com Deus. Também temos a certeza que quem crê em Jesus tem a vida eterna e a promessa da ressurreição. E por fim, temos a certeza que Jesus precisou morrer na cruz para que as pessoas pudessem mudar de vida de verdade, morrer para si e renascer em Cristo. Que nesta vespera de pascoa, possamos entregar nossas vidas ao Senhor. Em nome de Jesus, Amém.
Escrito em São José do Rio Preto, 14 de abril de 2011. Pr. Gilbean Ferraz