sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PESSOAS QUE SE PERDEM PELO CAMINHO!!!


O QUE ACONTECEU COM JOÃO BATISTA?

Reflexão Pastoral





No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:29



Dirigindo-se a Jesus, aqueles homens disseram: "João Batista nos enviou para te perguntarmos: ‘És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? Lucas 7:20




A vida é cheia de mistérios e situações que nos chocam. Uma delas é o que as circunstâncias podem acarretar ao coração de um crente. Um dia está firme, já em outro não. Para exemplificar isto faço uso da Bíblia e uma personagem que considero a mais emblemática de todas, João Batista. Ao mesmo tempo em que João Batista é reverenciado como mestre sala do Messias, o mesmo é censurado pelo próprio Jesus que afirmou que nascido de mulher jamais houve como João Batista, mas no reino dos céus o menor é maior do que ele.

Sabemos que João Batista era primo de Jesus. Uma das relações mais belas no processo de desenvolvimento da vida humana. Geralmente na infância é que estão guardadas as melhores lembranças de nossos primos e as brincadeiras, viagens e longas conversas pelas madrugadas olhando para o teto no escuro.

Mesmo se tratando de uma época diferente da nossa, penso que Jesus e João jogaram muita bola juntos, brincaram de “pic esconde” e outras coisas de criança. Podemos afirmar que João Batista desde pequeno experimentou quem era Jesus. Quando sua mãe Isabel estava grávida, ao se encontrar com Maria, também grávida de Jesus, o mesmo estremeceu no ventre de Isabel, porque a mesma sentiu uma presença de Deus muito forte na vida de Jesus.

O que aconteceu com João Batista? Primeiramente o encontramos em João 1:29 professando sua fé, de alguém apaixonado por Jesus e pela obra que na ocasião, o mesmo está por realizar. Chamar Jesus de o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, é dizer que Jesus é o Messias, que Jesus é o enviado de Deus para redimir a Israel e toda humanidade. Dizer que Jesus é o cordeiro de Deus é uma autêntica pública profissão de fé.

Porém, adiante, já não tanto em evidência, já sofrendo os revezes do ministério de profeta (perseguição), em Lucas 7:20 encontramos outro João Batista, um tanto cético, questionando se de fato Jesus é o Messias. Que incongruência, que chocante. Se não soubéssemos diríamos que são “Joãos” diferentes. Em um paira a certeza de fé, a convicção espiritual e no outro prevalece o ponto de interrogação.

O que aconteceu com João Batista? Na verdade é o que ocorre com muitos cristãos. É a dura realidade que muitas de nossas Igrejas e pastores estão sofrendo e lidando, em que pessoas convictas abraçam a causa do evangelho, se submetem a todas as exigências da Igreja local para se tornarem membros, afirmam crer em Bíblia, Confissão de Fé de Westminster, prometem mundos e fundos, afirmam sua crença no Salvador e depois de um tempo, em muitos casos, pouquíssimo tempo estão desertando da fé, estão abraçando o padrão de vida do mundo, estão entrando no rol da incredulidade, da dúvida e do pior de todos os sentimentos que pode tomar conta do coração humano, a relatividade da verdade bíblica e sua aplicação em nossos dias.

Nunca me esqueço de uma visita que fiz a uma família, cujo membro da família liderou sua casa e igreja da qual eram membros ativos ao movimento de missões, congressos, eventos, atividades evangelísticas, enfim, buscando fazer o que era da vontade de Deus. Hoje essa pessoa segundo a própria família nem freqüenta mais igreja alguma.

É bem possível que se não tomarmos cuidado, de perseverar na carreira cristã, podemos estar hoje em um culto, vigília, contribuindo com fidelidade, buscando a Deus e nos encontrarmos no final desta próxima década em um boteco da vida dizendo: coloca mais uma garçom. O que aconteceu com João Batista é um alerta a nossa vida cristã.

Para que o João Batista de João 1:29 não se transforme no João Batista de Lucas 7:20, é fundamental uma entrega total e irrestrita a Jesus Cristo. Mesmo João Batista sendo um escolhido de Deus, alguém especial, que teve a honra de anteceder o Messias e ser usado por Deus para batizar Jesus nas águas do Rio Jordão e preparar o coração do povo de Israel, lhe faltou convicção, conviver mais com Jesus, acompanhá-lo e não apenas no discurso dizer que convinha que ele (João) diminuísse e Cristo crescesse.

O que aconteceu com João Batista? A negligência de um ponto fundamental. Na prática não se dar por satisfeito com aquilo que Deus tinha para sua vida, ser apenas o Paulo Henrique Ganso do cristianismo e não o Neymar. Que a partir de agora seu cristianismo seja firmado em Cristo. Que a partir de agora você desenvolva em seu coração o entusiasmo de Jesus ser honrado e glorificado em você. Em nome de Jesus, amém.




São José do Rio Preto, 05 de novembro de 2011. Pr. Gilbean Ferraz

Pastor da 2ª Igreja Presbiteriana Independente de São José do Rio Preto

Acesse: www.ipidoboavistariopreto.wordpress.com

Acesse: www.vidaplenapravoce.blogspot.com



CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO

GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS








sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PRECISA PERDOAR ALGUÉM, LEIA ESTA MENSAGEM!!!


CELEBRANDO A CURA DO PERDÃO!





A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Salmos 19:7



Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Colossenses 3:13






Introdução


 - Precisamos celebrar algumas coisas, precisamos crer que servimos a um Deus que nos cura e nos restaura através de sua Palavra. Lemos no Salmo 19:7 que a lei do Senhor revigora a alma.

- Precisamos tomar posse, precisamos nos apropriar dessa verdade para que nossa vida seja restaurada e curada pelo Senhor. A cura é uma dádiva de Deus, é um presente que ele concede aos que se aproximam de sua presença e comunhão.

- Como celebrar a cura do perdão?


1. Suportando uns aos outros

- É muito difícil caminhar sozinho. Na realidade a falta de perdão nos distância, nos torna técnicos, nos causa um sentimento de isolamento. A falta de perdão causa mágoas, revoltas, questionamentos e solidão.

- Quando celebramos a cura do perdão, resolvemos suportar uns aos outros, resolvemos nos colocar a disposição para ajudar, para compreender, para aceitar, para fortalecer. Suportar uns aos outros é o sentido de dar suporte. Enquanto a falta de perdão habitar nosso coração não teremos condições de dar suporte aos irmãos em Cristo.


2. Deixando de lado as queixas

- A celebração da cura do perdão acontece quando colocamos as pessoas acimas dos atos. Não estou incentivando passar a mão no erro, não estou dizendo que devemos aceitar que nos façam de gato e sapato, mas sim, que temos que olhar além do erro que nos atingiu, além da atitude errada de alguém que nos chateou.

- Se deixarmos as queixas tomarem conta de nossas emoções, jamais teremos relacionamentos saudáveis. Temos que ser menos implicantes, mais amorosos, mais amigos. Temos que começar a ver virtudes em vez de defeito. Deixar de lado é esquecer, é tornar irrelevante, é vencer o obstáculo da inimizade.


3. Agindo como o Senhor Jesus

- Quem é cristão é imitador de Jesus. Não há outra alternativa. Se não aceitamos é melhor com todo o respeito as demais religiões, que sejamos budistas, espíritas, ou qualquer outra religião. Ser cristão é ser uma pessoa propensa, aberta e que aprende a perdoar as pessoas. A questão que está clara no versículo é que temos que perdoar como Jesus nos perdoou.

- Diz a Bíblia que Jesus nos perdoa de todos os nossos pecados. Que ele nos aceita em seus braços todos os dias. Se agirmos como o Senhor seremos mais felizes, nosso coração não sofrerá os danos do estresse da raiva, mágoa e revolta. Se perdoarmos como Jesus evitaremos muitas enfermidades que são fruto de falta de perdão. A única maneira de celebrarmos a cura em nossas vidas é realmente tomarmos a decisão de perdoar quem nos ofende, seja em atitudes ou palavras.


Considerações finais


Que Deus nos abençoe e ajude. Amém. Pr. Gilbean Ferraz

2a Igreja Presbiteriana Independente de S. J.do Rio Preto
CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO
GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UMA MENSAGEM PARA SUA FAMÍLIA!!!


TEMA: SALVANDO NOSSO CASA!

Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, , construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.". Hebreus 11:7

 
Introdução

- Uma das coisas que mais nos tocam é quando falamos sobre a família. Quem não tem a sua? Todos precisamos de uma, todos temos que atentar para alguns princípios para que possamos salvar a nossa família.

- Hebreus 11:7 é o texto chave de todas as nossas pregações em maio. Vamos ministrar o tema: salvando nossa casa. Há coisas que não agradam a Deus, há coisas que colocam nossa casa em risco, há hábitos e atitudes que podem prejudicá-la.

- Noé salva sua família, demonstrando que não é Deus quem tem que salvar, ele dá os princípios, não é o pastor e igreja, mas sou eu que tenho que lutar pela salvação de minha família. Para isso preciso:

 
1. Ter discernimento do que está
acontecendo em minha casa

- Em Hebreus 11:7 lemos: Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam. Noé era uma pessoa, casado, com filhos, noras e netos, enfim, a realidade da maioria de vocês. Poderiamos dizer que ele teria o perfil para ser membro de nossa Igreja. Homem crente, de bom testemunho, porém vivendo em uma geração corrompida e sem Deus. Veja o que Deus disse sobre o tempo em que Noé viveu: 5 O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. 6 Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração. 7 Disse o Senhor: "Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito". 8 A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.Gênesis 6:5-8.

- Por ser um homem de fé Noé entendeu o que estava acontecendo, teve discernimento e tratou de buscar a salvação de sua familia. Tem pessoas que pensam que Noé construi a arca para salvar a humanidade, porém lendo o versículo afirmo que ele fez o que fez para salvar sua familia.

- Não existe humanidade sem familia. Ela é a base da sociedade, é o fundamento no qual tudo se contrói. Sendo a base precisa ser a primeira a ser salva.

- Quantas coisas que Deus já lhe avisou sobre sua familia, através de pregações, estudos, conselhos, sonhos, conversas, que foram de Deus para sua vida e nada foi feito? Peça discernimento para Deus, peça para ele falar ao seu coração pois a salvação de sua casa depende de você.

 
2. Ter o temor de Deus em minhas atitudes e palavras

- Lemos em Hebreus 11:7: movido por santo temor. Vemos que Noé tinha temor de Deus. Não há como salvar a família se não houver temor de Deus no coração das pessoas. Ter temor não significa perfeição, mas cuidado com algumas coisas que fazemos, pensamos e falamos.
 
- Quando Deus mandou Noé construir a arca ele obedeceu por temor santo. Logicamente que Deus salvaria sua família. E se Noé tivesse duvidado, zombado de Deus e não feito o certo? Com certeza sua família teria morrido afogada como as demais.

- Talvez seja por isso que muitas famílias evangélicas estão destruídas, fracassadas, divididas, desviadas, pois as pessoas não tem temor de Deus, não respeitam ao Senhor, não obedecem a Palavra e preferem achar que é normal algumas coisas, é normal família errada, é normal falta de compromisso, promiscuidade, mentiras, é normal. Concordo que é normal, mas não da maneira que você pensa. È normal que quem pensa ou vive assim consiga destruir sua família em menos de 20 anos.

- Noé conseguiu salvar sua família não porque fosse um grande construtor de barcos, um engenheiro, um super herói, mas pelo fato dele ter em sua vida o principio da sabedoria, do sucesso, da proteção, da vida longa e felicidade, o temor de Deus.

- O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Provérbios 1:7

- O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada. Provérbios 10:27

- O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas. Provérbios 19:23

- Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. Provérbios 8:13

- Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça. Provérbios 28:14 .

 
3. Sempre crer que ao fazer a vontade de Deus dará certo

- Em Hebreus 11:7 diz: Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Tudo se resume em crermos. Não podemos duvidar, pois a incredulidade nos cega, nos inibe, nos preciona a desistir do caminho de Deus. Precisamos crer que ao fazer a vontade de Deus dará certo.

- Noé salvou sua familia porque creu em Deus e fez tudo o que ele mandou. Se um homem, mulher, marido, esposa, pais ou filhos não creem estão em maus lençois. Porém quem cre mas não faz a vontade de Deus também está colocando sua familia em risco.

- Vejo o quanto as pessoas são zelosas com carros, casas, roupas, corpo fisico, trabalho, porém a maioria negligencia a familia e depois coloca a culpa no pastor, na Igreja, que não soube trabalhar, acompanhar e aconselhar. Sabe de quem é a culpa se minha familia não caminhar bem?  É minha.
 
- Se tua casa não está bem, comece hoje a crer que Deus pode mudar essa história, mas comece a fazer o certo, a colocar em pratica principios de Deus. Comece a seguir os principios de respeito, santidade, humildade, arrependimento, novas atitudes, pois fazendo isso sua familia será salva. 1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2).

Conclusão

- A salvação de sua familia está mais perto do que você possa imaginar. Deus pode fazer um milagre em sua casa. Mas enquanto você continuar no pecado, na murmuração, aceitando o erro nada mudará. Volte a noite e venha escutar sobre a primeira coisa que você deve se esforçar pela fé para salvar sua familia, a salvação do pecado. Em nome de Jesus, Amém.

Escrito em São José do Rio Preto, 01 de maio de 2011. Pr. Gilbean Ferraz


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

UMA MENSAGEM SOBRE O SACRIFICIO DE JESUS!


A DIMENSÃO SOBRENATURAL DO SACRIFÍCIO DE JESUS!



Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. Hebreus 10:12



51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; 52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; 53 E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. 54 E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus. 55 E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; 56 Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. 57 E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. 58 Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. 59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol. Mateus 27:51-59

Introdução



- É um fato que a cerca de 2000 anos Jesus Cristo veio a terra, nasceu em Belém, viveu na região da Galiléia e morreu em uma cruz para reconciliar a humanidade com Deus. Isso é tão real quanto o sol que nasceu hoje pela manhã, quanto a chuva que cai do céu, como a noticia do tsunami no Japão. Não é conto, lenda, metáfora, invenção, mas a mais pura realidade.



- Lemos em Hebreus 10:12 que foi um sacrifício o que ele fez. Custou algo, custou caro, custou sua própria vida em favor da nossa. Ninguém se sacrificou por nós como o salvador. Isso digo com todo respeito a quem você mais estima.



- Ao olharmos para o sacrifício de Jesus nesse momento temos que compreender que existe uma dimensão sobrenatural do que ele fez. Sobrenatural é tudo aquilo que foge ao comum, ao físico, ao palpável, ao trivial, ao possível do ponto de vista humano. Afirmamos que essa dimensão sobrenatural nos revela que por causa dele temos:


 
1. ACESSO A ÁREA VIP DA FESTA DE DEUS

- Gosto muito de festa. É algo interessante, pessoas reunidas para comemorar o aniversário de alguém especial, o crescimento da empresa, as bodas de prata ou ouro, a chegada de alguém que estava morando no exterior, a vitória do time de futebol, uma confraternização entre amigos, a inauguração de algum projeto. Festa é de Deus!



- Na tradição judaica o templo era local de festa ao Senhor, celebração, orações, leituras de textos sagrados e sacrifícios a Deus. Um exemplo é o Salmo 100: 1 Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! 2 Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. 3 Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. 4 Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.5 Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

- O templo da religião judaica, que deu origem ao cristianismo se dividia em três ambientes, átrio, santo lugar e santo dos santos. No átrio podia entrar todos, no santo lugar apenas os sacerdotes e no santo dos santos apenas o sumo sacerdote. Detalhe, a área vip da festa de Deus era o santo dos santos. Esse lugar era tão sagrado que o sumo sacerdote entrava 1 vez por ano. Isso significa que ninguém tinha acesso a presença de Deus de forma real e concreta, mas apenas de maneira simbólica.



- O sacrificio de Jesus foi tão forte, tão sobrenatural que rasgou a cortina do templo que impedia qualquer pessoa de entrar na presença de Deus, de estar na intimidade de Deus. No v.51 o véu se rasga de cima em baixo, demonstrando que é Deus que estava tomando essa decisão. Ele está abrindo as portas de sua presença para quem quiser estar com ele. Pense que é algo real, paupável, forte, intenso, pois quem adentra a área vip está face a face com Deus. Saiba que Jesus morreu na cruz para que você pudesse entrar em seu quarto e estar diante do Pai Celestial, diante do Deus vivo, tendo um relacionamento com Deus (festa ao Senhor).



2. ACESSO A PROMESSA DA RESSURREIÇÃO

- Nesses dias sepultei 3 pessoas, das quais tinham uma certa ligação. A primeira avó de um grande amigo meu, o segundo avô de um irmão em Cristo muito querido e por último uma pessoa que foi minha ovelha aqui na Igreja, a Maisa. Sempre que faço velórios vem a tona uma discussão interna sobre a morte. Como lidamos com a morte? Como você lida com a sua própria morte?



- Concordemos ou não, gostemos ou viremos a cara é um fato que um dia ela baterá a nossa porta, chegará o dia em que todo homem ou mulher, rico ou pobre, com curso universitário ou não passará por essa experiência.



- O fato de Jesus Cristo se sacrificar, significa que ele morreu. Sabe quando ligaram para você para falar que seu familiar morreu, como ocorreu comigo mês passado quando minha prima de 30 e poucos anos morreu de um AVC fulminante em Ponta Grossa no Paraná? Foi isso que falaram para Maria, José, os discípulos, que viram o salvador morto.



- Qual a diferença da morte de Jesus para a de Che Guevara, Buda, Confúcio, Zoroastro, Michael Jackson, Elizabeth Taylor, José de Alencar, enfim, qualquer ser humano, famoso ou não? Primeiro quando eles morreram pessoas choraram e alguns até morreram juntos. E se você for no túmulo deles seus restos mortais serão encontrados ou foram. No v.53 diz que após a morte de Jesus mortos ressuscitaram e em sua ressurreição as pessoas viram as pessoas ressuscitadas. O tumulo de Jesus está vazio, ele venceu a morte para que todo o que nele crer tenha a vida eterna e a ressurreição do corpo (João 4:24-25).



- Pela manhã pontuei que não cremos que a morte seja o fim, nem que reencarnaremos infinitamente como esses filmes nosso lar e as mães de Chico tem pontuado. Não uma nem outra é uma doutrina bíblica: Hebreus 9:25-28: 25 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas 26 no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. 27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, 28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

 
3. ACESSO A UMA NOVA VIDA COMO SEGUIDOR

- Ler o v.57 nos faz tirar muitas conclusões. Quem é José de Arimatéia? Por que ele aparece apenas no final da história? Por que o autor faz questão de dizer que ele era um seguidor de Jesus? Como é possível um homem rico seguir Jesus e dar dinheiro para Igreja? José de Arimateia saiu do armário, ele saiu de cima do muro, era um simpatizante, um seguidor de Jesus mas que precisou saber que o salvador havia morrido por ele para se manifestar, para exercer sua nova vida.



- O sacrifício de Jesus na cruz do calvário se deu justamente para esta finalidade, libertar as pessoas da religião, da falta de compromisso, da obscuridade, da vida que a maioria das pessoas levam. Foi tão sobrenatural o que Jesus fez que nos leva a mudar de vida (conversão).



- O que o sacrifício de Jesus tem causado em sua vida? Você já parou de beber? Já parou de enganar as pessoas? Parou com as mentiras? Para de trair seu marido ou esposa? Parou de dar cheque sem fundo? Parou de viver reclamando da vida e de todos? Parou de roubar aquilo o que é de Deus (dízimos e ofertas) ?



- Você não foi criado por Deus para viver dessa maneira, você é amado por Deus, ele quer lhe libertar, transformar. Jesus se sacrificou para que você seja um seguidor dele, alguém comprometido com ele. Pense na atitude de José de Arimatéia. Ele foi pedir o corpo de Jesus para quem mandou crucificar a Jesus. Ele tinha uma nova vida. Quem renasce em Cristo está disposto a tudo. José professa sua fé diante de Pilatos, ele demonstra amar o salvador, ele investe nas coisas de Deus dando um tumulo novo para Jesus, mesmo que Jesus só usasse por três dias.



- Jesus morreu na cruz não para fundar uma religião, não para liderar uma revolução, mas ele morreu na cruz para que nossa vida pudesse ser transformada, mudada. A sua morte e ressurreição nos fazem perceber que precisamos mudar de vida. 2 Coríntios 5:17: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

 

Conclusão

- É algo sobrenatural o sacrificio de Jesus, pois ele nos permite estarmos bem perto de Deus, para que possamos ter um relacionamento verdadeiro com Deus. Também temos a certeza que quem crê em Jesus tem a vida eterna e a promessa da ressurreição. E por fim, temos a certeza que Jesus precisou morrer na cruz para que as pessoas pudessem mudar de vida de verdade, morrer para si e renascer em Cristo. Que nesta vespera de pascoa, possamos entregar nossas vidas ao Senhor. Em nome de Jesus, Amém.

Escrito em São José do Rio Preto, 14 de abril de 2011. Pr. Gilbean Ferraz



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ENFRENTANDO A TEMPESTADE FINANCEIRA



NAS FINANÇAS


Pois tens sido o protetor dos pobres, o defensor dos necessitados, um abrigo na tempestade e uma sombra no calor. A fúria de homens violentos é como uma tempestade de inverno. ISAIAS 25:4



Introdução

- Enfrentar tempestades nunca é fácil, tanto as físicas, Chuva de verdade, quanto as espirituais. E com certeza uma das horas em que as pessoas mais sofrem é quando a vida financeira se desestabiliza. O que fazer nessas horas?



- Será que devemos desesperar? Arrancar os cabelos? Correr para o agiota? Panamericano? Vender as jóias? Cremos que os que creem em Deus confiam em sua ação e manifestação no meio da tempestade.



- Escolher Isaías 25:4 nos passa o sentimento de que existe um Deus que se preocupa com o necessitado, com o pobre, com quem precisa de recursos financeiros. Não creio no deus das igrejas neo-pentecostais, que dá mansão, carro zero por dar, creio que Deus prospera quando há propósitos, creio que ele supre quando o nome dele é honrado e glorificado.



- Não sei da vida financeira de vocês, mas quero deixar algumas lições da Bíblia que podem nos ajudar a vencer as tempestades da vida na vida financeira. Princípios que valem para todos os tempos.



1. CRENDO NA PROVISÃO DE DEUS

- Desde que aceitei a Cristo tenho lidado com finanças, quer seja a minha, de minha casa, ajudando outras pessoas, administrando os recursos da Igreja através do Conselho. Na verdade o dinheiro é algo que devemos tratar com naturalidade e devemos dar a ele o seu devido lugar.



- Já enfrentei tempestades financeiras, mas era no período em que morava com meus pais. Tempos difíceis, de problemas, escassez, dificuldades e falta de recursos. Talvez uma das piores coisas que pode ocorrer com alguém é a falta de recursos. Sabe as vezes me questionei o porque minha família passou tanta tribulação na vida financeira. E cheguei a conclusão que o que faltou em minha casa foi a falta de fé na provisão de Deus.



- A fé é o segredo básico, se não creio não tenho acesso as bênçãos de Deus. A provisão divina é liberada quando o cristão crê que Deus dará provisão. Será que posso crer que choverá dinheiro do céu? O que diz a Palavra? Malaquias 3:10.



- Isso é crer, não duvidar. Quando o cristão crê há uma possibilidade muito grande de vitória, de êxito, solução e saídas para a tempestade na vida financeira.



2. REAVALIANDO O ESTILO DE VIDA

- Quem passa por dificuldades financeiras precisa entender algo que julgo ser fundamental. Quando as finanças não vão bem podemos usar uma figura de linguagem para explicar o que ocorre. Existe um barco que começa a afundar. E se não há uma solução prática, objetiva e realista o barco vai afundando. Pois bem, quando um barco está afundando qual é a primeira providencia que o capitão toma para evitar o afundamento instantâneo?



- Com toda certeza é jogar fora o peso extra, caixas, baús, enfim, coisas que o barco pode ficar sem e sobreviver. Na realidade em nossa vida é a mesma coisa. Existe uma sangria, um problema, uma dificuldade, uma conta que não fecha. Então a única saída depois da oração é reavaliar o estilo de vida, jogar caixas ao mar. Quais são elas?



- Jogar a caixa do Mc donald’s (fast food), da troca de carro, moveis, das guloseimas, da tv LCD, enfim, de objetos e gostos que são salutares quando há recursos e bonança. Que caixas você precisa jogar ao mar e tirar de sua vida para que suas finanças respirem? 1 Timóteo 6:9-10.

 

3. AGUENTANDO FIRME ATÉ AS COISAS MELHORAREM

- Na verdade a chuva é bênção de Deus, mas a tempestade nos incomoda. Quando uma pessoa enfrenta a tempestade na vida financeira é necessário que se tenha a idéia de ficar firme até que termine.



- Quem agüenta firme chora, pensa em desistir, passa por tensões, mas recebe uma bênção grandiosa, ser suprido e abençoado por Deus. Todos os homens e mulheres da Bíblia que agüentaram até o fim viram as coisas melhorarem.



- Abraão perseverou e venceu muitos reis, enriqueceu e ainda deu o dízimo de tudo (Gênesis 14:19-20). Como Noé que agüentou firme todo o período do dilúvio e no final viu um arco Iris lindo e uma terra inteira para habitar. Gênesis 9:1-17. Como Jacó que agüentou o tempo que trabalhou para seu sogro Labão e depois se tornou um homem bem sucedido em suas finanças (Gênesis 30:43).



- Não desista, agüente firme, saiba que ainda o sol vai brilhar para você, as coisas vão acontecer em seu favor. Com muita fé, luta e perseverança a bênção de Deus será derramada em suas finanças.



Conclusão

Que Deus lhe abençoe e ajude. Amém.

Escrito em São José do Rio Preto, 23 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz




ENFRENTANDO AS TEMPESTADES

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CRESCENDO ESPIRITUALMENTE!!!

CRESCENDO ESPIRITUALMENTE!
Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho estão lutando juntos com um só desejo. Filipenses 1:27



Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor,

cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.

Efésios 4:15

Introdução

Todo crente é um cidadão do reino (Filipenses 1:27). Se somos, temos valores que norteiam nossa vida. Desde o início do mês estamos mostrando a vocês que há valores que são inegociáveis. Temos que viver para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31), temos que influenciar pessoas (Rute 1:15-16) e com certeza é crescer espiritualmente.



- O Apóstolo Paulo escreve aos cristão que congregavam em Éfeso, eram pessoas que viveram em um tempo diferente que o nosso, em uma sociedade que não se parecia nem um pouco com a nossa, mas que eram pessoas de carne e osso como somos, que tinham uma cultura, trabalho, sonhos, tentações e desafios como nós. Acreditavam no mesmo Jesus em que cremos.



- Como cidadãos do reino de Deus temos como valor crescer espiritualmente, pois de acordo com o versículo crescimento em tudo até a altura espiritual de Cristo tem relação com crescimento espiritual.



- Talvez pensávamos que quem cresce é economia de países, árvores e barriga de homens após certa idade, mas todo cristão precisa crescer espiritualmente. O cidadão do reino cresce espiritualmente:

1. EM SEU RELACIONAMENTO COM DEUS

- Relacionar-se com Deus é o segredo da vida cristã. Enquanto uma pessoa que freqüenta uma Igreja não tiver um encontro pessoal e poderoso com Deus tudo o que ela faz e fala até sobre Deus não passa de superficialidade e religiosidade. É como a pessoa que comenta sobre um assunto que apenas viu na televisão, filme, estudo, mas nunca presenciou, nunca experimentou, nunca foi até o fim.



- Comparo relacionamento a se deliciar com uma laranja, é necessário não apenas olhar ou escutar alguém falando sobre ela. Temos que provar e depois que provarmos chuparmos até o fim.

- Lembrei-me de um personagem da Bíblia, Jó. Uma das histórias mais fascinantes e empolgantes da Bíblia, pelo ocorrido e intensidade. Jó conhecia a Deus, mas ele precisava crescer espiritualmente. Como ele não tomava iniciativa Deus permitiu que ele passasse por tribulações que o fizeram conhecer mais o Senhor e crescer em seu relacionamento com Deus.

- Leiamos Jó 42:1-5: Então, em resposta ao SENHOR, Jó disse: 2 Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. 3 Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. 4 Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. 5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. 6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.



- O nosso padrão de vida se chama Jesus. Ser cidadão do reino é ter como valor o cuidado com o relacionamento com Deus. Você tem crescido em sua relação de fé para com Deus? Assim como em nossas relações humanas temos vários níveis de relacionamento (desconhecido, colega, amigo, cônjuge) temos que desenvolver nossa vida espiritual, ao ponto de Deus não ser um colega, mas mais íntimo que nosso esposo ou esposa.
 
2. EM SUA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS

- Quando nos reunimos em chácaras, jantares, futebol, vigílias,  é mais uma oportunidade para exercitarmos nossa comunhão. Quem cresce espiritualmente com toda certeza sente o desejo e necessidade de crescer no relacionamento com pessoas de Deus. As pessoas de Deus são melhores que as não convertidas? Creio que não, porém a Bíblia nos alerta: Salmo 1:1: Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!



- Devemos viver no meio das pessoas para testemunharmos do amor de Deus, para ajudarmos que precisa de ajuda, mas é fundamental que tenhamos comunhão com as pessoas da Igreja. Viver em comunidade é um dos pilares da Igreja em células 1. Vida em comunidade, 2. Cuidado com os novos, 3. Prestação de contas, 4. treinamento de liderança e 5 . evangelismo. O primeiro é comunhão.



- Vamos ler o Salmo 133: Canção de peregrinos. De Davi. Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! É como o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal. É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Pois é em Sião que o SENHOR Deus dá a sua bênção, a vida para sempre.



- Penso que o Diabo se incomoda quando as pessoas desenvolvem ou pegam gosto pela comunhão. Saber o nome das pessoas, visitá-las quando elas necessitam, saber os problemas, compartilhar as cargas, orar juntos, chorar juntos, dar risadas juntos. Isso é comunhão, isso são as áreas que precisamos desenvolvê-las e crescer.



- Vamos perceber que comunhão faz diferença na vida das pessoas (Chamar dois irmãos que não se conhecem e dois que possuem comunhão). Mas além desses argumentos fortes que lhe dei, estar com as pessoas que seguem a Jesus é fator decisivo para nossa jornada na terra. Cercado de pessoas cristãs (quem tem a disposição de dar sua vida por Cristo) tornamo-nos alguém fortalecido e abençoado. Pare de limitar seu relacionamento com as pessoas apenas ao culto de domingo e encontro da célula. Os discípulos tiveram comunhão com Jesus pescando, festando de forma saudável e sem vícios, estudando, descansando, em vigília, em pequenos grupos, na ceia, viajando, enfim, nas coisas da vida.

 
3. NOS ESTÁGIOS DESCRITOS NA BÍBLIA PARA A VIDA CRISTA

- Você sabia que existe um projeto de vida para você sonhado por Deus? Na realidade desde que chegamos a Igreja esse tem sido o nosso trabalho, conduzir a Igreja a maturidade espiritual. Veja qual é a visão de sua Igreja: Crescer integralmente até que todos da Igreja atinjam a maturidade cristã, levando salvação e transformação de vida a todas as pessoas. E porque estamos trabalhando assim?



- Por causa de 1 João 2:11-14: Filhinhos, escrevo a vocês porque os seus pecados são perdoados por causa de Cristo. Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Jovens, escrevo a vocês porque vocês têm vencido o Maligno. Escrevo a vocês, filhinhos, porque conhecem o Pai. Escrevo a vocês, pais, porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno.



- Descobrimos que filhinho é o recém convertido ou o crente que não saiu da infância espiritual. Jovem é aquela pessoa que consegue dizer não para vícios e pecados e conseguem evangelizar e discipular as pessoas. E os pais são aqueles que são exemplo dos fiéis, que evangelizam e discipulam pessoas e se tornam líderes.



- Porém corremos o risco de sermos apenas bebes espirituais, pessoas que não crescem na fé, no compromisso e na caminhada da Igreja. Vejamos um triste quadro de uma Igreja em Hebreus 5:12-13: Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.



- Na realidade Igreja não é empresa, mas ela tem um plano de carreira para sua vida. E o nosso objetivo é que todos sejam pais que é ser parecido com Jesus. Ralph Neighbour Jr. diz que: O alvo de Deus é maturidade do cristão. Assim como todos os pais têm a responsabilidade de preparar e conduzir os seus filhos para a maturidade, também os líderes cristãos têm o dever de discipular os cristãos rumo à maturidade.



Conclusão

- Se você não está crescendo espiritualmente é hora de crescer, pois quem não cresce morre espiritualmente. Saiba que a vida cristã é uma bênção, mas se crescermos em nosso relacionamento com Deus, na comunhão dos irmãos até a maturidade espiritual que é sermos crentes que ministram, que servem, que evangelizam e discipulam as pessoas para o reino de Deus. Não aceite ser um estagnado cresça espiritualmente. Em nome de Jesus, Amém.

Escrito em São José do Rio Preto, 20 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz





























sexta-feira, 15 de abril de 2011


ÁREAS QUE DEUS QUER TRABALHAR
EM MINHA VIDA!

E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar. Filipenses 1:6



Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’. Mateus 13:15

Introdução

- Dias desses meu sogro me levou para ver uma casa em construção. É terrível, sujeira, entulho, partes feias e inacabadas, terra para todo lado. Mas tenho certeza que quando a obra estiver finalizada vou querer até comprar a casa. Não seria diferente com nossa vida, a própria Biblia diz que Deus começou uma obra em nossas vidas, significa que há coisas a serem concertadas.



- Qual é a avaliação quer você faz de sua vida cristã? Digo isso, porque, por mais que construamos nossa vida no dinheiro, prazer, enfim as coisas gostosas que há neste mundo, um dia, em algum momento prestaremos contas a Deus de nossa existência.



- O que será que nesses dias Deus quer e precisa trabalhar em sua vida espiritual? Será que Deus precisa trabalhar seu caráter, hábitos, pensamentos, uma dificuldade de relacionamento com seus pais, um vício que tem escravizado você, uma fraqueza sexual, uma dependência química? Responda para o seu coração. Pode ser que sua resposta seja na direção de que está tudo certo. Quero lhe mostrar na Palavra, o que Deus quer trabalhar em sua vida.


1. DEUS QUER TRANSFORMAR SEU CORAÇÃO (DESEJOS)

- Qual é uma das primeiras coisas que somos examinados no consultório medico? Com toda certeza, independentemente da especialidade, o médico costuma escutar nosso coração. No texto bíblico Jesus diz que o povo de Deus se tornou um povo de coração insensível.



- Qual é o sentido dessa insensibilidade? Com toda certeza passa pela falta de fé, de espiritualidade, de temor pelo Senhor, de carnalidade, vida no pecado que é o ingrediente principal para a insensibilidade espiritual.



- A obra de Deus em sua vida não progrediu porque o seu coração está totalmente fechado, lacrado e anestesiado para as coisas de Deus. Temos alguns versículos que confirmam isto na Bíblia.



- Em 1 Reis 11:4 temos uma triste situação que temos que deixar Deus trabalhar em nossas vidas, quando o coração já não é ou nunca foi totalmente dedicado ao Senhor. Veja o triste fim de um homem de Deus: À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi. 1 Reis 11:4.



- Um coração dividido é um coração desviado. Com Deus não existe meio termo, ou sou do Salvador ou não pertenço a ele. Ou minha vida realmente é do mestre ou não passo de um religioso que precisa se aproximar de Jesus. Mas porque será que Salomão já não tinha um coração toalmente dedicado a Deus? Com toda certeza é o fato de se esquecer dos princípios do Senhor. É por isto que o salmista declarou: Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11



- Quando falo de coração estou ministrando sobre desejos, vontades, coisas que sentimos em relação a pessoas, a Deus, a Igreja, enfim tudo aquilo que está no mais profundo de nossa alma. Deus lhe ama tantoque está de mangas arregaçadas para colocar ordem em seu mundo interior, para resolver todas as pendencias de seu coração. Na realidade, Deus é o único capaz de transformar o nosso coração. Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Ezequiel 11:19


2. DEUS QUER TRANSFORMAR SEU OUVIDO
 (DISCERNIMENTO)

- Você sabia que Deus fala? Alguém aqui sinceramente já ouviu a voz de Deus? Quem ainda não escutou é porque Deus precisa transformar seu ouvido espiritual. È importante que você saiba que devemos falar com Deus, fazer nossas orações, pedir aquilo que consideramos ser importante, mas sempre tendo como principio escutar sua voz.



- Na realidade não escutar de propósito é mais grave do que alguém que seja surdo. Mas em ambos os casos tem-se grandes e graves problemas. Quem não presta atenção no que lhe foi falado geralmente faz algo errado (dinâmica para pedir para alguém fazer algo). Quem não escuta além de fazer algo errado não sabe e nem tem a mínima idéia do que lhe está sendo solicitado.



- Para que você possa ser um jovem e adolescente abençoado por Deus é preciso que se tenha discernimento espiritual que é o ato de escutar atentamente o que Deus fala. Na realidade a voz de Deus existe, ela é poderosa, porém, como forma de desfazer a sabedoria e prepotência humana, se manifesta na vida daqueles que o buscam verdadeiramente.



- Queremos demonstrar a importância de escutarmos a Deus e entendermos que ele quer trabalhar nosso ouvido. Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros’."Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.Endureceram o coração para não ouvirem a Lei e as palavras que o Senhor dos Exércitos tinha falado pelo seu Espírito por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos Exércitos irou-se muito"." ‘Quando eu os chamei, não deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não ouvirei’, diz o Senhor dos Exércitos.‘Eu os espalhei com um vendaval entre nações que eles nem conhecem. A terra que deixaram para trás ficou tão destruída que ninguém podia atravessá-la. Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas’ ".Zacarias 7:9-14

- Não vale apena rejeitar a voz de Deus. Isto é muito sério. Se não escutar pessos nos custa muita coisa, imagine então deixar de escutar a Deus. Quem faz isto se torna alguém sem discernimento entre o certo e errado. (silencio e oração).

3. DEUS QUER TRANSFORMAR SEUS OLHOS (VISÃO)

- Fechar os olhos é uma expressão que todos entendemos. Quando acontece uma adultério, um filho nas drogas (fechou os olhos para a situação). Quando não enxergamos sérios problemas surgem. Na realidade os olhos são muito importantes, pois nos permitem perceber coisas que somente visualmente para entendermos. Olhos na Bíblia tem o sentido de visão, de estar focado. O povo de Deus de acordo com o desabafo de Jesus estava com os olhos fechados. Significa que eles estavam no caminho errado, tomando decisões precipitadas e fora do propósito de Deus.



- Será que seus olhos estão fechados ou fora do padrão de Deus? Para isso precisamos descobrir como você se enxerga no espelho. Você se aceita fisicamente? Como você enxerga a oportunidade de viver. Você vive para você, em busca de seus ideais ou para servir a Deus? Como você enxerga as pessoas ao seu derredor? Como objetos, meios do seu prazer ou como irmãos e pessoas amadas por Deus? Deus quer abrir seus olhos em três direções.



- Abra seus olhos e perceba que você é obra das mãos de Deus. Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. (Salmo 139:13-14). Você é lindo (a) do jeito que Deus lhe fez e pronto.



- Abra seus olhos e perceba que você é um vencedor. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37. Não se enxergue mais como um derrotado. Se Jesus lhe deu a vitória sobre a morte, pecado, com certeza ele lhe dará vitória sobre as outras áreas de sua vida.



- Abra seus olhos e perceba que Deus tem uma missão para você. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:18-20). Deus não lhe trouxe ao mundo a passeio, mas para ser um evangelista e discipulador, para ganhar vidas para o reino de Deus.

Conclusão

- Se deixarmos Deus trasformar nossa vida nessas três coisas, seremos curados por Deus, pois é isto que ele prometeu que faria pelo povo de Israel. Note bem, a obra de Deus só se concretiza na vida de pessoas que querem ser trabalhadas por Deus. Pois o agir dele em nós significa renuncia e novidade de vida. Em nome de Jesus, Amém.

Escrito em São José do Rio Preto, 03 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz