Tema: O PENSAMENTO DE JESUS
SOBRE MIM!
Texto: João 15:5
Introdução
- Com certeza nos preocupamos ou consideramos o que nosso chefe pensa. Certamente que ponderamos o que nosso pai fala, esposa, ou marido. Pois muito de sua fala representa seu pensamento. E o que alguém importante pensa é de extrema importância para nossa vida.
- Resolvi pregar sobre o pensamento de Jesus, pois sinto que os cristãos não se preocupam com o que ele pensa. No mês de dezembro tivemos essa tarefa, expor de forma clara e concisa o pensamento de Jesus sobre quatro temas: Perdão, Igreja, Vida Eterna e hoje acera de você.
- Hoje queremos falar sobre o pensamento de Jesus Cristo sobre o individuo, sobre a pessoa que resolve ser cristã. Quantos aqui é essa pessoa? O texto escolhido como ponto de partida é João 15:5 onde lemos: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, essa dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
- O pensamento de Jesus sobre as nossas vidas é muito interessante. Fica claro no texto bíblico, e isso dizemos com todo respeito a sua religião, classe social, moral, que com ele somos tudo e sem ele não somos nada. Essa verdade por mais dura que seja é a mais pura verdade. Pensamos que somos alguma coisa, mas sem Jesus não somos nada.
- Não sei quantos domingos você esteve na Igreja, se você realmente segue a Jesus em sua vida, mas hoje preciso lhe falar o porquê ele pensa que com ele somos tudo e sem não somos nada?
São três afirmações que queremos fazer.
I – QUEM TEM JESUS TEM VIDA COMPLETA (V4)
- Este primeiro ponto tem sido alvo de minhas orações. Escrevi um livro: Uma vida plena para você que quero lançar nesse próximo ano, em que o enfoque do ensino em nossos cultos e Grupo Vida será com base em João 10:10. As pessoas estão na Igreja, mas não estão em Jesus. Se minha vida não está alicerçada, direcionada e guiada por ele, não tenho vida completa.
- Quem tem Jesus tem tudo porque sua vida é completa. No texto bíblico que escolhi, Jesus conta uma parábola. Ele diz que Deus é o agricultor, que ele é a videira e que seus discípulos são os ramos. Sabemos o que cada um desses personagens desempenha.
- O agricultor é quem ara a terra, aduba, prepara as sementes, combate as pragas e protege o desenvolvimento de sua planta. A videira é o meio pelo qual os ramos se mantém. Através da videira os ramos se desenvolvem, pois nela está a raiz que suga os nutrientes e vitaminas do solo. O ramo é o local em que surgem os frutos. Para que eles frutifiquem é preciso estar ligado na planta.
- Vida completa é representado pela afirmação de que quem permanece em Jesus produz fruto não por si, mas através dele. Quem não está em Jesus nunca saberá que é ter paz em meio à tempestade, nunca entenderá o que é alegria de espírito, o que é ter fé mesmo quando tudo ao redor diz que não.
- Nunca saberá por que é maravilhoso passar natal e ano novo na Igreja e não em qualquer outro lugar. Nunca saberá o sentido de milagre, de multiplicação e provisão. Pois quem está em Jesus é abundante em tudo, está pronto para frutificar e abençoar as pessoas e glorificar a Deus. Se você quer andar em conformidade com o pensamento de Jesus, é necessário que você esteja conectado a ele.
II – QUEM TEM JESUS TEM AUTORIDADE (V.7)
- Pedir o que quiser e ser feito, passa-me a idéia de autoridade. Quem tem autoridade é governante, é presidente, é policial, juiz, quem está uma posição acima dos demais. Esse versículo nos coloca uma posição acima dos meros mortais.
- Que interessante, Jesus nos torna segundo o pensamento de Paulo, herdeiros e co-herdeiros com ele (Romanos 8:17). Mas para ser herdeiro e co-herdeiro, a pessoa precisa andar em conformidade com a vontade de Deus.
- A Bíblia nos deixa claro que quem tem Jesus tem tudo devido à autoridade que reside sobre a vida dessa pessoa. Cristianismo não é barganha com Deus, mas no v. 7 fica claro que se fizermos o que Jesus quer, pediremos o que quisermos e será feito. Quem faz o que Deus quer aprende a pedir do jeito certo.
- Mas em que aspecto reside essa autoridade espiritual? Jesus disse que em nome dele faríamos coisas maiores do que ele. Que enfrentaríamos adversidades, que através do nome dele seríamos atendidos por Deus. Essa autoridade está na capacitação para resistir às tentações, para vencer vícios e pecados e para se livrar os ataques do inimigo.
- Minha experiência tem sido fantástica. Tenho procurado permanecer em Jesus e as palavras dele em minha vida, da Wania e Manuela. Dias desses pedi uma bênção financeira para nossas férias pastorais. Sem saber que fiz essa oração, uma pessoa me presenteou com um recurso de 4 dígitos. Sabe o que é isso? É autoridade.
- É por isso que nesta semana enquanto lia Atos 19:11-12 fiquei impressionado pelas coisas que Deus fazia através do apóstolo Paulo. Ele fazia essas coisas porque tinha autoridade. Esse pedir o que quiser não significa simplesmente ser atendido em tudo, pois o próprio Paulo pediu livramento de um espinho na carne e Deus lhe respondeu dizendo: a minha graça te basta (2 Coríntios 12:7-10).
III – QUEM TEM JESUS É AMIGO DE DEUS (V.14)
- Quem tem Jesus tem tudo porque se tornou amigo de Deus. Ser amigo de Deus é ser amigo de alguém muito especial, poderoso, grandioso e maravilhoso. Ser amigo de Jesus é ser amigo de Deus. Amigo de Deus? Como é possível? Seria o mesmo que se eu e você fossemos amigos de uma formiguinha. Já pensou? Se preocupar com ela, providenciar todas as sua necessidades? Cuidar do seu formigueiro e formiguinhas de sua família?
- Na realidade a Bíblia não nos fala de muitas pessoas que realmente foram amigas de Deus. Mas existe uma pessoa que vale a pena ser comentada. A Bíblia nos mostra que Abraão era amigo de Deus. Em Tiago 2:23 diz que ele creu. Se ele creu ele obedeceu e se ele obedeceu ele se tornou amigo de Deus.
- No v. 14 Jesus deixa claro quem realmente é amigo dele. Pensava que ser amigo de Jesus era cantar na Igreja, freqüentar uma reunião, dar uma ajuda financeira por desencargo de consciência ou desejo de ser abençoado. Mas é muito mais do que isso, é fazer o que ele manda.
- Conheço uma canção do Pr. Ademar de Campos que ele diz que: não existe nada melhor do que ser amigo de Deus. Caminhar seguro na luz, desfrutar do seu amor, ter a paz no coração, viver sempre em comunhão. E assim, perceber a grandeza do poder, de Jesus, meu bom pastor. Mas para isso ser realidade é preciso que façamos o que ele quer.
- O que Jesus nos mandou fazer? Amar as pessoas, sermos humildes, sermos pessoas de oração, evangelizarmos, ajudarmos os pobres, curarmos os enfermos, visitarmos o órfão, a viúva, a glorificarmos a Deus com nossa vida, amando a Deus acima de todas as coisas.
Conclusão
- Jesus pensa coisas coerentes e que se observadas pelas pessoas podem desencadear um processo de grandes bênçãos sobre essa vida. Que Deus nos abençoe e nos ajude a atentarmos a esse grande pensamento. Amém!
Escrito em São José do Rio Preto, 26 de dezembro de 2009.
Pr. Gilbean Ferraz
Deus e jesus são o meu coração,e para deixar esse coração forte eu preciso nutrir ele com humildade amor e respeito com as pessoas ao meu redor, nunca ser falso a ninguem.
ResponderExcluir