sexta-feira, 12 de novembro de 2010

UM ALERTA GERAL A TODOS OS CRISTÃOS!!!


ATENTOS AS CILADAS ESPIRITUAIS!

Texto: Efésios 6:11/ 1 Pedro 5:8-11


Introdução

- Estamos começando uma série de pregações que tocam em um assunto muito pesado, desmascarar as mentiras e enganos do inimigo de nossas almas. Neste mês, com base em Efésios 6:11: Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo, falaremos sobre a importância de estarmos atentos.



- Evidente que se estivermos de férias na praia não estaremos atentos. Com toda certeza se estivermos deitado em nossa cama dormindo não estaremos atentos. Certamente que uma pessoa que está tranquilamente tomando seu café da manhã não está atenta. Mas se dissermos que nosso país está em guerra, que há um grupo de pessoas tentando nos matar ou seqüestrar, certamente que ficaremos atentos. Tenho uma notícia para lhe dar: o diabo quer destruir você!



- Não estou desejando isso para sua vida, mas foi o que Jesus falou: O ladrão vem para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10:10). Neste mês falaremos sobre as ciladas que ele arma. Entendemos serem três: espirituais; morais e subliminares. No último estudo pregaremos sobre a armadura espiritual.



- Em 1 Pedro 5:8-11 temos uma segunda recomendação. Agora feita por Pedro. O apóstolo sabia o que significava ser atacado pelo inimigo e cair em sua cilada. Todos se lembram que Pedro negou Jesus três vezes e quase abandonou a fé. Veja o alerta que Cristo fez a ele antes dele cair na cilada espiritual do Diabo de pensar que era maior que o plano de Deus (Lucas 22:31): Jesus continuou: Simão, Simão, escute bem: Satanás já conseguiu permissão para pôr vocês a prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador separa o trigo da palha. Por isso em sua carta Pedro alerta a Igreja que o Diabo quer nos devorar, mas como se dá a cilada espiritual?

 

I – O INIMIGO FAZ A PESSOA PERDER O FOCO DE DEUS

- Uma das coisas que mais nos preocupam é quando uma pessoa começa a perder o foco de Deus e começa a focar em outras coisas que não sejam o Senhor. Sempre que isso acontece, pode ter certeza há por detrás a pata suja de Satanás. Não é exagero de nossa parte, mas será que você sabe por que existe o diabo, porque ele gasta sua energia em desviar as pessoas de Deus? Basta lermos Isaías 14:12 e Ezequiel 28:11-17. Fica claro que ele queria ser deus, não admite que as pessoas vivam perto de Deus, pois ele não pode mais.



- Fica claro porque Paulo nos manda que revistamos a armadura de Deus, porque devemos ficar firmes contra as ciladas do inimigo. Quem cai na cilada do Diabo acaba perdendo o foco de Deus em sua vida.



- Se o diabo aparecesse para a pessoa e simplesmente a mandasse parar de adorar a Deus, parar de confiar em Jesus, certamente que ninguém cairia em sua cilada. Mas ele coloca diante da pessoa algumas situações que o faz perder o foco de Deus.



- O inimigo coloca o apego a religião. A religiosidade é uma estratégia do maligno, pois passa a impressão à pessoa que ela está com Deus, mas pelo contrário, está distante de Deus. Veja o que Jesus falou aos escribas e fariseus em João 8:39-44. Esses homens seguiam todas as regras da religião. Para eles era mais importante guardar o sábado do que curar uma pessoa (Mateus 12:2;Lucas 13:14). Eles falavam sobre oração, mas não oravam, eles defendiam os escritos sagrados e até liam e ouviam, mas não praticavam. Eles se consideravam os donos da verdade, mas viviam na mentira.



- O inimigo coloca o poder, riquezas e prazer. Quantas pessoas que perderam o foco de Deus por optarem pelo poder, riqueza e prazer. Desde um emprego, até um dinheiro podem fazer a pessoa entristecer o Espírito Santo e optar em servir a essas coisas. Desde uma comida apetitosa até uma balada. O que o diabo ofereceu para Jesus em Mateus 4: 3; 8-9, ele oferece todos os dias as pessoas evangélicas ou não. Temos que ser como Jesus (v.10).


 
II – O INIMIGO FAZ A PESSOA ACEITAR O PECADO COMO NATURAL

- Uma pessoa nunca se afasta de Deus de um dia para o outro. Um exemplo é quando olhamos no espelho e nos vemos obeso. Não foi em um dia que alguém engordou 30 kilos. Tudo começou com uma empada de frango. O pecado é a mesma coisa e o inimigo sabe o efeito que isso tem em nós.



- O pecado na realidade foi introduzido na vida humana através de Satanás. Em Gênesis 3:1-6 fica claro como se dá esse processo. Facilmente alguém que considera um horror desviar dinheiro pode fazer isso se pouco a pouco se for sendo enganado pelo Diabo. Um vício, uma prática, um hábito.



- No v.1 vemos que o inimigo se preocupa em questionar no coração do ser humano a vontade de Deus. Fique atento quando pessoas, filmes, novelas, começa a questionar a vontade de Deus para sua vida sobre sexualidade, família, finanças, espiritualidade e outros assuntos.



- Isso ocorre por causa de 1 João 5:19. No v.4 vemos a seqüência na estratégia satânica em fazer a pessoa aceitar a vida no pecado. O inimigo mente. Aquilo que parecia tão maléfico já não é mais. O inimigo instiga na pessoa a rebelião e a posição de deus de sua vida (v.5). É assim que funciona, é assim que alguém que um dia tinha certeza que tal pecado era errado começa a considerar normal.



- Em Isaías há uma afirmação que nos deveria no mínimo nos fazer refletir se temos tido coerência em discernir as coisas (Isaías 5:20 ). Pois em 1 Coríntio 2:15 diz que quem é espiritual tem discernimento. Na realidade percebo que o inimigo se preocupa em minar discernimento das pessoas. Que é a capacidade de distinguir o certo do errado e vice e versa.



- O que tem afastado as pessoas de Deus como foi o caso de Adão e Eva que foram expulsos do Jardim do Éden é não atentarem aos sussurros do diabo em sua vida. Uma prática antes condenada passa-se ser aceita por conveniência e desejo de ser o deus de sua vida. Cuidado, abra o olho e pergunte para Deus se isso que você não considera como pecado, talvez seja e é o que tem lhe afastado de estar na presença de Deus.


 
III – O INIMIGO FAZ A PESSOA SE DESVIAR DA IGREJA

- A cilada espiritual quando acontece é com a finalidade de afastar a pessoa da Igreja. O diabo sabe que nesse lugar ou nessa comunhão a pessoa é fortalecida e abençoada por Deus (Salmo 133). Fomos criados por Deus para vivermos na Igreja, para andarmos com os discípulos de Jesus. Uma pessoa na Igreja está protegida, está sendo fortalecida e a probabilidade de ser atacada pelo devorador é pequena.



- No v.8 Pedro afirma que o inimigo está procurando alguém para devorar. Será que é mais fácil ele devorar alguém que está sozinho, ou alguém que está em grupo? Quando olhamos para a natureza, e vale a pena ser dito, pois o apóstolo Pedro utiliza um exemplo da natureza, o leão. Os animais para sobreviver geralmente andam em bando. Veja as aves, os peixes, as zebras, os veados. Um protege o outro. Mas de acordo com Eclesiastes 4:10 quem está sozinho ninguém pode levantá-lo.



- Fique atento ao que o inimigo está colocando em sua vida. Às vezes uma inimizade com o pastor, com outro irmão, a não concordância com algo, uma divergência doutrinária ou teológica, cansaço, desânimo, são artimanhas das trevas para tirar a pessoa da Igreja e acabar com a vida dela.



- Um exemplo típico é o que aconteceu com Judas Iscariotes um dos 12 apóstolos de Jesus (Lucas 22:3). O inimigo entrou na vida dele, e o afastou da Igreja, e o mesmo acabou sendo responsável em entregar Jesus aos religiosos que o crucificaram, acabou vendendo a sua fé por 30 moedas.



- Em Hebreus 10:25 está escrito: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. A Bíblia registra essa recomendação, pois a probabilidade de alguém ser enganado estando firme na Igreja é menor. Pois a Igreja é nossa mãe, nosso berço espiritual, o local onde reabastecemos para uma semana de batalhas. Se um crente começa a faltar na Igreja pode ter certeza, ele está começando a cair na cilada do inimigo. Ele está dando o primeiro passo rumo a escuridão e a vida em trevas. É por isso que quando lemos Atos encontramos versículos como Atos 2:42-47.



Conclusão

- Creio que muitas pessoas serão libertas, pois escutarão a verdade sobre o inimigo de nossas almas. Algumas igrejas evidenciam demais a obra do mal, a nossa menospreza e quase declara não existir esse mal. Mas como devemos ficar com a Palavra de Deus, ela nos diz que devemos ficar atentos contra as ciladas do inimigo. Vimos que a primeira é a espiritual. Não deixe o inimigo colocar impedimentos para que você não venha à casa de Deus ouvir essas pregações. Se esforce, vigie, seja sóbrio como lemos na Palavra, e nunca mais o inimigo fará arruaça em sua vida. Lembre-se do que disse Martinho Lutero: Não posso impedir o passarinho de voar sobre minha cabeça, mas posso impedi-lo de fazer ninho. Amém.


Escrito em São José do Rio Preto, 04 de março de 2010, por Pr. Gilbean Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário