sexta-feira, 1 de outubro de 2010

UMA MENSAGEM SOBRE NOSSA ALIANÇA COM DEUS!

UMA IGREJA ALIANÇADA COM DEUS!

Texto: Hebreus 8:6-13

Introdução

- Celebrar o aniversário da Igreja é algo muito bom e importante, pois significa que estamos vivos e integrados a vida da Igreja. Mas entendemos que além de recebermos convidados, comermos bolo, quitutes e bebermos refrigerante, é tempo de refletirmos nossa caminhada com Deus.



- O texto da Bíblia que escolhemos como norte das pregações está localizado em Deuteronômio 11:2: Considerai hoje (não falo com os vossos filhos que não conheceram, nem viram a disciplina do Senhor, vosso Deus), considerai a grandeza do Senhor, a sua poderosa mão e o seu braço estendido. Neste mês de aniversário queremos relembrar a Igreja a respeito das grandezas de Deus, daquilo que ele já fez por nós e serve de referência a cerca do que ele fará.



- Nunca se esqueça que a maior grandeza de Deus é ter manifestado a humanidade sua graça e misericórdia. Mas outra grandeza de Deus é constantemente nos proporcionar livramento. Qual outra grandeza dele que precisa ser ressaltada neste domingo?



- Em Hebreus 8:6 diz que Jesus é o mediador de superior aliança. Tenho uma notícia para você, preste bem atenção: Deus quer ser seu sócio! Que coisa impressionante. Mas não é da sua empresa, família, emprego, mas sim de toda a sua vida. Podemos ter a certeza que existe da parte de Deus uma grande disposição em firmar uma parceria conosco, em estabelecer aliança com pessoas que acreditem nele de todo o seu coração.



- Vivemos em uma sociedade que não presa mais pela aliança, compromisso. Se não há compromisso com pessoas, com instituições, com a vida, imagine se as pessoas querem firmar uma aliança com Deus? Como membros e frequentadores de uma Igreja de 47 anos e que quer ser aliançada com Deus, precisamos compreender três coisas:



I – AO LONGO DA HISTÓRIA DEUS
 QUER FIRMAR SUA ALIANÇA

- Sem ler a Bíblia é impossível compreendermos a Deus, sua forma de agir e o seu plano para as nossas vidas. Por que afirmo isso, pois é na Palavra que percebemos as marcas desse Deus. Uma das principais características de Deus é se preocupar com as pessoas. Ele busca pessoas que estejam dispostas a serem cuidadas, orientadas e abençoadas por ele. Você quer isso para sua vida? É preciso então firmar uma aliança com Deus.



- A primeira aliança que Deus firma é ao criar a humanidade. Ele escolhe as pessoas para serem seu povo e ele seu Deus (Levítico 26:12). Com a queda, o pecado que chamamos de original, cometido por Adão e Eva, as pessoas estão impossibilitadas de estarem diante de Deus (Gênesis 3:24).



- No pecado o ser humano foge de Deus, pensa que não precisa do Senhor, mas Deus sempre quis estar presente na vida de sua criação. Então Deus firma uma aliança com Noé (Gênesis 9:9). Ele separa Noé e sua família, para preservá-los de um grande dilúvio. Depois com a nova povoação da terra, com o surgimento dos povos, e novamente a recusa das pessoas de seguirem a Deus resolve firmar uma aliança com Abraão (Gênesis 12:1-3), depois Isac e Jacó (Êxodo 3:6). Depois Deus firma uma aliança com Davi (Salmo 89:3-4). E por fim, Deus firma uma aliança com todo aquele que crê de coração no Senhor Jesus (2 Coríntios 3:6).



- Deus não precisa de pessoas, mas ele gosta de estar com elas. Deus não depende de ninguém, mas é seu prazer ser o Deus de uma pessoa. Na realidade fica evidente que Deus acredita no ser humano. Mas mais do que isso, sinto que Deus quer estar presente estendendo sua mão de cura, libertação e restauração. Não importa como esteja nossa vida, hoje vejo um Deus com sua mão estendida querendo tomar conta de nossa vida.



- É por isso que defendemos a família, o compromisso com Deus, a importância de nos dedicarmos a obra de Deus, pois o Deus se apresenta dessa forma para que todos saibam que de geração em geração ele faz pactos com seres humanos que se tornam seu povo e seus filhos.


II – EXISTE UM GRANDE PERIGO
 EM SE QUEBRAR UMA ALIANÇA

- Neste dia em que estamos celebrando 47 anos de caminhada precisamos atentar para alguns detalhes do texto bíblico. No v.9 o autor se lembra do tempo em que o povo de Israel não continuou na aliança com Deus.



- Está claro que aliança é uma iniciativa de Deus, que parte do Criador, que por amor e misericórdia resolve nos abençoar. Se lembrarmos do conhecido texto bíblico de João 3:16, está escrito que: Por que Deus amou o mundo...; Sendo Jesus o mediador dessa nova aliança, só o é por iniciativa de Deus. Mas em todas as alianças registradas na Bíblia, existe uma contra-partida, é preciso que se corresponda a algo. Aquilo que chamamos de condicionais.



- O autor de Hebreus se preocupa em nos alertar sobre o perigo de quebrarmos essa aliança com Deus. Pois imagine que o fato de Jesus ter se tornado mediador da nova aliança, significa que não existem mais possibilidades de alguém receber o estatus de sócio de Deus, ou de alguém que possui uma parceria com Deus, se não for através de Jesus. Quem rejeita a nova aliança rejeitou a tudo.



- Converse com o empresário e pergunte o que ocorre quando se quebra um contrato com outra empresa. Veja os conflitos que alguns países enfrentam por não cumprirem uma aliança feita com outros povos. Basta ver o que ocorre quando uma pessoa não cumpre um simples contrato, na compra de algum bem, logo se está com o nome em protesto, logo se enfrentará as conseqüências de ter quebrado um compromisso assumido.



- O autor de Hebreus faz menção ao tempo posterior a posse da terra prometida em que se jurou cumprir a aliança com Deus (Josué 24 :14-25). E o custo de se quebrar uma aliança com Deus é o risco de nos desviarmos e nunca mais voltarmos. Enfrentamos revezes. Um dos motivos do povo de Israel e Judá terem experimentado o exílio na Babilônia, passar pela humilhação de serem dominados por outros países foi com certeza o dia em que eles quebraram sua aliança com Deus.



III – ESSA ALIANÇA É BASEADA
EM EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO

- É interessante o v. 6 de Hebreus 8, pois Jesus é o mediador de uma superior aliança. O que significa isso? Que Deus está cansado de sacrifícios sem sentido, de pessoas que são meramente religiosas, e que agora não é uma circuncisão ou um animal que nos justifica diante de Deus, mas sim o próprio filho de Deus.



- Mesmo que tenha dito que podemos entender aliança com parceria, não podemos pensar que é uma simples sociedade. No comentário bíblico da Editora Vida está escrito assim: A aliança entre Deus e o homem, no entanto, nunca pode ser considerada meramente um contrato entre duas partes iguais. Antes, Deus é o único que toma a iniciativa, que estabelece os termos sob os quais o acordo será posto em prática. Embora Deus seja o parceiro principal, por assim dizer, os homens, mesmo assim são livres para responder, livres para escolher se vão aceitar ou não esse convite. Se aceitarem, tornam-se o povo que o adora, e ele se torna seu Deus.



- Deus firma uma aliança conosco, pois procura pessoas sinceras, dispostas, que o adorem em todo tempo, que façam isso em espírito e em verdade (João 4:23-24). Deus quer pessoas que queiram desenvolver uma experiência verdadeira, que queiram conhecê-lo de verdade. Fica claro nessa leitura da Bíblia que Deus quer o nosso coração e a nossa mente (Romanos 12:1-2).



- Hoje há muitas Igrejas pregando que para termos uma aliança com Deus temos que provar com sacrifícios de ordem financeira. Isso é uma grande mentira. Temos que provar que temos uma aliança com Deus através de nossa vida, através de experiência diária e conhecimento na Palavra.



- É por isso que oramos e jejuamos, pois queremos a maior bênção de todas que é em seu coração estar gravado a vontade de Deus (v. 10) é sua mente estar cheia do conhecimento de Deus (v.11). É termos a certeza de que em Cristo Jesus, Deus realmente nos perdoa, e nos dá a possibilidade de permanecermos em sua presença.



Conclusão

- A aliança de Deus firmada em Cristo Jesus com a humanidade é com toda certeza uma das grandezas de Deus em nossas vidas. Pois o que seria de nossas vidas, se ele não tivesse estendido sua mão, se ele não quisesse nos adotar como filhos e povo de propriedade exclusiva dele? Ao longo desses 47 anos nossa Igreja está sob essa nova aliança. O dono da Igreja sempre foi Jesus, mesmo que em momentos da história pessoas tenham se sentido donas dela. A Igreja sempre esteve no santo caminho, mesmo que tenhamos inúmeros relatos de falta de santidade. A Igreja sempre foi abençoada, mesmo que tenhamos visto a mão do Senhor pesar impedindo sua bênção de ser derramada. Mas ao completarmos 47 anos acordamos para a verdade que precisamos mais do que nunca sermos uma Igreja aliançada com Deus, uma Igreja que se renova e busca viver a vida plena prometida para que vive na graça da nova aliança com Deus. Em nome de Jesus, amém.

Escrito em São José do Rio Preto, em 21 de fevereiro de 2010

Pr. Gilbean Ferraz



Nenhum comentário:

Postar um comentário