O LUGAR DA IGREJA EM MINHA VIDA!
Texto: Isaías 62:1 – Mensagem 4 – Atos 2:42-47
Introdução
- Pense em algo que te faça sentir bem, querido, em que você possa se divertir, conhecer novas pessoas, crescer em sua vida, fazer algo de relevante. Em que lugar você pensou? Sua casa, a faculdade, seu trabalho ou a Igreja? Dependendo da resposta você saberá que lugar a Igreja ocupa em sua vida.
- Em Isaías 62:1 ele afirma que por amor de Sião e Jerusalém não se calará. O povo de Deus tem uma importância muito grande em sua vida. Muitos se calam, não se engajam, não pregam, não servem porque a Igreja não faz parte de sua vida, não tem lugar em seu coração.
- Depois de Deus, da família, a instituição mais importante do mundo é a Igreja. Dependendo do lugar da Igreja em nossa vida, falamos mal dela, criticamos, nos omitimos, não contribuímos financeiramente. Mas dependendo do lugar que ela esteja em nossa vida nos envolvemos, trabalhamos, defendemos, pregamos sobre a mensagem que ela ensina, contribuímos inclusive com dízimos e ofertas.
- Falar sobre o lugar que a Igreja ocupa em minha vida preciso me recordar de Atos 2:42-27, e refletir o lugar que ela ocupou na vida dos novos convertidos, das primeiras pessoas que aderiram a fé em Cristo. O lugar que a Igreja ocupa na vida dos cristãos relatados nessa passagem da Bíblia é de prioridade, de relevância e amor. Por que afirmamos isto
I – PORQUE ELES TINHAM RESPEITO
POR SEUS LÍDERES
- Todo movimento tem líderes. Desde a sua sala na faculdade, até a nação mais poderosa do mundo, os Estados Unidos da América. A liderança é uma função instituída por Deus. Vocês são futuros líderes da Igreja e da nação. Mesmo que você não se sinta preparado para tal proeza.
- O que constatamos hoje é que as pessoas querem líderes que façam e falem aquilo que elas querem ouvir. Em Atos 2:42-43 vejo pessoas que seguem aquilo que os líderes, no caso os apóstolos ensinam. Eles perseveram na doutrina apostólica, que é o mais puro e genuíno ensino de Jesus Cristo.
- Como anda seu respeito e submissão ao Conselho de sua Igreja e aos seus pastores? Será que você é alguém que prega com suas palavras e atitudes rebeldia, desobediência, insubmissão. E não venha com essa história que você é do contra.
- Seguir líderes que seguem Jesus é a melhor coisa que podemos escolher em nossa vida. É evidente que a Bíblia afirma que antes importa obedecer a Deus do que aos homens. Mas só podemos ir contra nossa liderança quando estiverem fazendo algo que desagrade a Deus e aos princípios de nossa fé cristã reformada.
- Do contrário eu e você devemos ter grande respeito por nossos líderes. Mesmo que saibamos mais, mesmo que nossas idéias sejam melhores, mesmo que nos consideremos melhor preparados do que eles.
- Nossas Igrejas sofrem, dividem, diminuem, porque um dos problemas é que não respeitamos a liderança como ela deve ser respeitada. Tanto pastores, presbíteros, diáconos e lideres de ministérios. Ou vou mais além, quem exerce essas funções chaves na vida da Igreja não se dão ao respeito.
II – PORQUE ELES INVESTIAM TEMPO EM COMPARTILHAR TUDO
- Nos vv.44-46 encontramos uma disposição por parte dessas pessoas em compartilhar tudo uns com os outros. Neste trecho da Bíblia encontramos algumas palavras chaves: estavam juntos; tudo em comum; vendiam suas propriedades, distribuíam o produto entre todos; perseveravam unânimes no templo, de casa em casa.
- O segredo dessa Igreja é que eles investiam tempo para estar juntos compartilhando tudo. As lutas, as alegrias, as dificuldades. Estar em um acampamento, culto, em comunhão em que a maioria das outras pessoas está em grandes centros, no meio das multidões liberando geral, é vivenciar de alguma forma isso.
- Sua Igreja só experimentará o crescimento dos membros tanto espiritualmente como numericamente quando for restaurado esse compartilhar tudo que é unidade e comunhão. É inadmissível que em uma Igreja de 50, 100, 300 pessoas, os jovens especificamente vivam em guetos, panelinhas. Temos que nos enxergar como uma família de Deus.
- A grande estratégia de satanás para minar as Igrejas, foi colocar no coração dos crentes do século 21 o joio da individualidade, do egoísmo, do viver si mesmo. Há uma canção do Daniel de Souza, que ele diz: Não quero viver para mim mesmo. Hoje as pessoas na prática cantam: quero viver para mim mesmo.
- Queira estar com as pessoas da Igreja, da sua idade, de outras idades. Desenvolva comunhão, relacionamentos, convivam no dia-a-dia e experimentem a mesma certeza de que a Igreja é uma grande bênção de Deus para nossas vidas.
III – PORQUE ELES SE PREOCUPAVAM EM LOUVAR A DEUS E SEREM RELEVANTES NA VIDA DAS PESSOAS
- Eles louvavam a Deus e tinham a simpatia de todos de acordo com o v.47. Louvar a Deus deve ser uma disposição coletiva do povo de Deus. Deve ser um desejo de em tudo exaltar a Cristo em nossas vidas. Uma Igreja que louva a Deus se torna relevante em sua sociedade. A isto me refiro não em momentos de cânticos e hinos nos cultos e reuniões nas casas, mas refiro-me a atitude do povo de Deus. Nessas últimas férias encontrei uma Igreja com o seguinte slogan: Uma Igreja Relevante.
- Será que basta dizer que louvamos a Deus e que somos relevantes como sempre encontro em confissões de fé e propósitos? A missão de nossa Igreja é louvar a Deus e glorificar seu nome? Questiono quando isso não faz parte da essência das pessoas, do seu interior de cada membro dessa Igreja.
- Em João 4:23-24 Jesus diz que vem o momento em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Imagine se em nossos cultos cantássemos como realmente vivemos durante a semana: “Eu morri de novo, eu morri de novo...; para pecar o rei Jesus, foi que nasci e vivo sim, meu prazer é pecar, meu prazer é envergonhar o nome do Senhor meu prazer é fazer tudo isso meu Deus e no domingo cantar no louvor; Estou roubando, mentindo em casa, estou colando na prova na escola, estou cansado de ir na Igreja, estou pensando de ir na balada, os meus pais não vou respeitar. Correndo pra maconha, essa semana eu vou transar, furar o sinaleiro, a 200 vou andar, prefiro essa vida pra minha família em meu pé não pegar”, imagine como seria?
- Todos os domingos estamos louvando a Deus (em nossa concepção), mas porque será que não temos mais a simpatia do povo? Por que será que não está acrescentando dia-a-dia os que são salvos em muitas de nossas igrejas? Por que certamente estamos aquém do espírito, da motivação de Atos 2:42-47.
Conclusão
- Nunca se esqueça. Muitas pessoas passam pela Igreja, mas não deixam que a Igreja passe por sua vida. Coloque-a no lugar mais importante do seu coração e viva essa maravilha de Deus que é ser crente da Igreja. Amém.
Sermão escrito em São José do Rio Preto, 12 de fevereiro de 2010. Pr. Gilbean Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário