sábado, 28 de agosto de 2010

JAMAIS ME CALAREI MENSAGEM 5


AGINDO COMO INSTRUMENTOS DE DEUS!

Texto: Isaías 62:1 – Mensagem 5 – Romanos 6:13 (Bíblia Viva)

Introdução

- A impressão que tenho de Isaías 62:1 é de alguém que quer ser instrumento nas mãos de Deus. Você deseja ser usado por Deus? Você quer ver Deus operando na vida de pessoas através de você? Talvez o ministério dos profetas seja o ministério que na teoria e na prática represente essa proposta. Pois o profeta é boca de Deus onde está.



- Em Romanos 6:13 nos deparamos com uma exortação muito séria de Paulo para nossas vidas: Não deixem que nenhuma parte de seus corpos seja instrumento do mal, usada para pecar. Antes se entreguem inteiramente a Deus - o corpo todo - pois que vocês voltaram da morte e desejam ser instrumentos nas mãos de Deus, usados para seus bons propósitos.



- Ser um instrumento é como ser um violão, guitarra, baixo, bateria, violino, harpa, trompete, enfim, instrumentos nas mãos de um músico. O instrumento tem sua beleza, mas ele realmente se torna belo e transformador quando é tocado por quem sabe.



- Da mesma forma sua vida é muito importante, mas de fato ela será se for executada por Deus. Se Jesus Cristo estiver no controle do seu coração. Mas como Deus quer agir em sua vida? Como é possível ser um instrumento nas mãos de Deus?


 
I – NÃO VIVENDO MAIS NA VIDA DO PECADO

- Não sei como é com você, mas sendo humano, enfrentamos uma constante luta interior, pois no domingo escutamos o pastor dizer que devemos evitar as coisas erradas, mas depois durante a semana circunstâncias nos levam a escolher a vida no pecado. Que drama, que batalha enfrentamos. Até digo que a grande luta espiritual não é nem contra o demônio, é contra nós mesmos.



- Na realidade pecar é gostoso, fazer nossa vontade, corresponder aos desejos de nossa alma geram uma satisfação. A mesma que Eva e Adão sentiram quando estavam para comer o fruto do conhecimento do bem e do mal: A mulher acreditou nisso. Então achou que a fruta era boa para comer. Agora a árvore parecia tão bonita! E parecia boa até para dar sabedoria! Pensando assim, ela apanhou uma fruta e comeu. Deu ao marido, e ele comeu também. Mal acabaram de comer, ficaram conscientes da nudez em que estavam, e se encheram de vergonha. Então juntaram folhas de figueira e fizeram aventais para se cobrir.



- Viver no pecado é algo extremamente ruim para nós que conhecemos a Deus pois a vida no pecado envelhece nossos ossos ( Salmo 32:3-4), a vida no pecado nos afasta de Deus (Isaías 59:2) e nos conduz a morte espiritual (Romanos 6:23).



- Viver no pecado é como aquela pessoa que sabe que o uso constante de cigarro com o passar dos anos levará aquela pessoa a um quadro de câncer no pulmão, na boca ou traquéia e continua fazendo uso dessa droga lícita.



- O que fazer então? Optar pelo caminho da santidade, de realmente dizer não a determinadas coisas. Evitar situações que te façam entrar no círculo vicioso do pecado, que é a atitude de viver em desarmonia com o querer de Deus.


II – ENTREGANDO TODA MINHA VIDA A DEUS

- O que considero interessante nessa comparação com instrumentos musicais é que nunca vi um piano correr do pianista. Não conheço nenhum violão que não quisesse ser tocado pelo ser executor. Quem quer viver como um instrumento nas mãos de Deus precisa entender que sua vida não lhe pertence mais.



- A Bíblia é muito clara sobre isso. Enquanto não acontecer uma entrega não haverá ação por meio de sua vida. Enquanto não acontecer um momento de passar o controle para Cristo, é impossível ter o privilégio de ser um instrumento nas mãos de Deus.



- Os escolhidos de Deus são pessoas que tem um coração totalmente entregue para Deus. Deus não usa doutores, não usa mentes brilhantes, pessoas cheias de talentos musicais, Deus não usa excelentes oradores. Ele usa pessoas que se entregam nas mãos dele. Se houve entrega pode ser tudo isso que falei, mas se não aconteceu essa entrega, não é Deus quem está usando essa pessoa.



- Será que todas as pessoas da Igreja tem essa consciência? Será que todos entregaram suas vidas nas mãos de Deus? Sempre digo as pessoas, Deus não quer nosso dinheiro, não quer nosso tempo, ele quer nossa vida.



- No Salmo 37:5 está escrito que devemos entregar nosso caminho ao Senhor e que o mais ele fará. Entregar-se é confessar a Jesus como Senhor e Salvador (Romanos 10:9-10). É sua vida ser vivida por Cristo (Gálatas 2:20).



- Tenho escutado uma canção da Mariana Valadão que demonstra até que ponto é essa entrega:



Deus no meu viver

Tu és o meu ar

Deus no acordar

Deus no meu dormir



Deus no descansar

Estás no trabalhar

Deus na minha mente

Deus no meu falar



Seja tudo em mim

Seja tudo em mim

Seja tudo em mim

Seja tudo em mim



Deus na esperança

Estás nos meus sonhos

Deus no meu olhar

Deus no esperar



Deus na alegria

Deus na tristeza

E na amargura

És minha cura

Seja tudo em mim

Seja tudo em mim

Seja tudo em mim

Seja tudo em mim



Cristo em mim

Cristo em mim

A Esperança da glória

Tudo és mim.



III – PERCEBENDO O QUE ELE QUER EU FAÇA

- Há um detalhe no versículo que quero ressaltar: pois que vocês voltaram da morte e desejam ser instrumentos nas mãos de Deus, usados para seus bons propósitos. Deus quer algo de você, ele quer que você faça algo para ele. Instrumento tem finalidade, tem objetivo, tem um porque e um para que.



- Moisés sabia muito bem o que ele precisava fazer, Samuel tinha consciência do que Deus queria dele. Davi ao ser escolhido por Deus tinha certeza do que Deus queria fazer através dele. Salomão recebeu de Deus uma missão de construir um templo. Esdras e Neemias  tinham que reconstruir uma cidade para Deus. Cada um dos apóstolos foram chamados por Jesus e ao receberem o convite eram desafiados a serem pescadores de homens. Eles perceberam o que Deus queria deles. Com todos foi Deus que falou, a virtude deles foi perceber esse falar e seguir a risca o que tinham que fazer. Como Noé que construir uma arca para Deus, salvando a existência da humanidade. Mas a pessoa que mais percebeu o propósito de Deus e que cumpriu a risca o que Deus queria, foi Jesus Cristo, que foi obediente até a morte de cruz (Filipenses 2:8).



- Fale com Deus hoje e pergunte para ele o que ele quer que você faça. Talvez você tenha que começar um programa social em sua Igreja. Talvez você vai ajuntar a moçada da Igreja para conscientizar seu bairro no combate a dengue. Talvez você vai dar aulas de violão para crianças carentes. Pode ser que você comece um ministério que não existe em sua Igreja. Pode ser que Deus queira que você se envolva no ministério de oração de sua Igreja. Pode ser que Deus quer que você seja pastor, então, está esperando o que para ser usado por Deus?



Conclusão

- A nossa vida foi criada com essa finalidade. Outros cristãos no passado compreenderam isso, e mesmo morrendo, sofrendo pela causa do Evangelho receberão as bênçãos da eternidade, pois viveram como instrumentos nas mãos de Deus. Espero que sinceramente você esteja entre eles. Espero que um dia possamos chegar diante de Deus e dizermos que valeu a pena ser instrumento nas mãos dele. Em nome de Jesus, Amém.

São José do Rio Preto, 12 de fevereiro de 2010. Pr. Gilbean Ferraz

terça-feira, 3 de agosto de 2010

JAMAIS ME CALAREI - PARTE IV


 O LUGAR DA IGREJA EM MINHA VIDA!
Texto: Isaías 62:1 – Mensagem 4 – Atos 2:42-47

 
Introdução
- Pense em algo que te faça sentir bem, querido, em que você possa se divertir, conhecer novas pessoas, crescer em sua vida, fazer algo de relevante. Em que lugar você pensou? Sua casa, a faculdade, seu trabalho ou a Igreja? Dependendo da resposta você saberá que lugar a Igreja ocupa em sua vida.

- Em Isaías 62:1 ele afirma que por amor de Sião e Jerusalém não se calará. O povo de Deus tem uma importância muito grande em sua vida. Muitos se calam, não se engajam, não pregam, não servem porque a Igreja não faz parte de sua vida, não tem lugar em seu coração.
- Depois de Deus, da família, a instituição mais importante do mundo é a Igreja. Dependendo do lugar da Igreja em nossa vida, falamos mal dela, criticamos, nos omitimos, não contribuímos financeiramente. Mas dependendo do lugar que ela esteja em nossa vida nos envolvemos, trabalhamos, defendemos, pregamos sobre a mensagem que ela ensina, contribuímos inclusive com dízimos e ofertas.
- Falar sobre o lugar que a Igreja ocupa em minha vida preciso me recordar de Atos 2:42-27, e refletir o lugar que ela ocupou na vida dos novos convertidos, das primeiras pessoas que aderiram a fé em Cristo. O lugar que a Igreja ocupa na vida dos cristãos relatados nessa passagem da Bíblia é de prioridade, de relevância e amor. Por que afirmamos isto

I – PORQUE ELES TINHAM RESPEITO
POR SEUS LÍDERES
- Todo movimento tem líderes. Desde a sua sala na faculdade, até a nação mais poderosa do mundo, os Estados Unidos da América. A liderança é uma função instituída por Deus. Vocês são futuros líderes da Igreja e da nação. Mesmo que você não se sinta preparado para tal proeza.
 
- O que constatamos hoje é que as pessoas querem líderes que façam e falem aquilo que elas querem ouvir. Em Atos 2:42-43 vejo pessoas que seguem aquilo que os líderes, no caso os apóstolos ensinam. Eles perseveram na doutrina apostólica, que é o mais puro e genuíno ensino de Jesus Cristo.
 
- Como anda seu respeito e submissão ao Conselho de sua Igreja e aos seus pastores? Será que você é alguém que prega com suas palavras e atitudes rebeldia, desobediência, insubmissão. E não venha com essa história que você é do contra.
 
- Seguir líderes que seguem Jesus é a melhor coisa que podemos escolher em nossa vida. É evidente que a Bíblia afirma que antes importa obedecer a Deus do que aos homens. Mas só podemos ir contra nossa liderança quando estiverem fazendo algo que desagrade a Deus e aos princípios de nossa fé cristã reformada.
 
- Do contrário eu e você devemos ter grande respeito por nossos líderes. Mesmo que saibamos mais, mesmo que nossas idéias sejam melhores, mesmo que nos consideremos melhor preparados do que eles.
 
- Nossas Igrejas sofrem, dividem, diminuem, porque um dos problemas é que não respeitamos a liderança como ela deve ser respeitada. Tanto pastores, presbíteros, diáconos e lideres de ministérios. Ou vou mais além, quem exerce essas funções chaves na vida da Igreja não se dão ao respeito.


II – PORQUE ELES INVESTIAM TEMPO EM COMPARTILHAR TUDO
- Nos vv.44-46 encontramos uma disposição por parte dessas pessoas em compartilhar tudo uns com os outros. Neste trecho da Bíblia encontramos algumas palavras chaves: estavam juntos; tudo em comum; vendiam suas propriedades, distribuíam o produto entre todos; perseveravam unânimes no templo, de casa em casa.
 
- O segredo dessa Igreja é que eles investiam tempo para estar juntos compartilhando tudo. As lutas, as alegrias, as dificuldades. Estar em um acampamento, culto, em comunhão em que a maioria das outras pessoas está em grandes centros, no meio das multidões liberando geral, é vivenciar de alguma forma isso.
 
- Sua Igreja só experimentará o crescimento dos membros tanto espiritualmente como numericamente quando for restaurado esse compartilhar tudo que é unidade e comunhão. É inadmissível que em uma Igreja de 50, 100, 300 pessoas, os jovens especificamente vivam em guetos, panelinhas. Temos que nos enxergar como uma família de Deus.
 
- A grande estratégia de satanás para minar as Igrejas, foi colocar no coração dos crentes do século 21 o joio da individualidade, do egoísmo, do viver si mesmo. Há uma canção do Daniel de Souza, que ele diz: Não quero viver para mim mesmo. Hoje as pessoas na prática cantam: quero viver para mim mesmo.
 
- Queira estar com as pessoas da Igreja, da sua idade, de outras idades. Desenvolva comunhão, relacionamentos, convivam no dia-a-dia e experimentem a mesma certeza de que a Igreja é uma grande bênção de Deus para nossas vidas.


III – PORQUE ELES SE PREOCUPAVAM EM LOUVAR A DEUS E SEREM RELEVANTES NA VIDA DAS PESSOAS
- Eles louvavam a Deus e tinham a simpatia de todos de acordo com o v.47. Louvar a Deus deve ser uma disposição coletiva do povo de Deus. Deve ser um desejo de em tudo exaltar a Cristo em nossas vidas. Uma Igreja que louva a Deus se torna relevante em sua sociedade. A isto me refiro não em momentos de cânticos e hinos nos cultos e reuniões nas casas, mas refiro-me a atitude do povo de Deus. Nessas últimas férias encontrei uma Igreja com o seguinte slogan: Uma Igreja Relevante.
 
- Será que basta dizer que louvamos a Deus e que somos relevantes como sempre encontro em confissões de fé e propósitos? A missão de nossa Igreja é louvar a Deus e glorificar seu nome? Questiono quando isso não faz parte da essência das pessoas, do seu interior de cada membro dessa Igreja.
 
- Em João 4:23-24 Jesus diz que vem o momento em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Imagine se em nossos cultos cantássemos como realmente vivemos durante a semana: “Eu morri de novo, eu morri de novo...; para pecar o rei Jesus, foi que nasci e vivo sim, meu prazer é pecar, meu prazer é envergonhar o nome do Senhor meu prazer é fazer tudo isso meu Deus e no domingo cantar no louvor; Estou roubando, mentindo em casa, estou colando na prova na escola, estou cansado de ir na Igreja, estou pensando de ir na balada, os meus pais não vou respeitar. Correndo pra maconha, essa semana eu vou transar, furar o sinaleiro, a 200 vou andar, prefiro essa vida pra minha família em meu pé não pegar”, imagine como seria?
 
- Todos os domingos estamos louvando a Deus (em nossa concepção), mas porque será que não temos mais a simpatia do povo? Por que será que não está acrescentando dia-a-dia os que são salvos em muitas de nossas igrejas? Por que certamente estamos aquém do espírito, da motivação de Atos 2:42-47.

 
Conclusão
- Nunca se esqueça. Muitas pessoas passam pela Igreja, mas não deixam que a Igreja passe por sua vida. Coloque-a no lugar mais importante do seu coração e viva essa maravilha de Deus que é ser crente da Igreja. Amém.

Sermão escrito em São José do Rio Preto, 12 de fevereiro de 2010. Pr. Gilbean Ferraz