segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

JESUS A EXPRESSÃO MÁXIMA DO AMOR!


JESUS A EXPRESSÃO MÁXIMA DO AMOR
Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. (1 João 3:16 NTLH)

Introdução 

- Que lindo terminar falando e meditando na pessoa de Jesus. Já vimos sua humildade, sua sabedoria, sua convicção e hoje falaremos sobre seu amor. 

- Sua humildade em servir as pessoas, sua sabedoria em ensinar a verdade, sua convicção em fazer o que fez só tem sentido se for visto a partir de seu amor. 

- A pessoa maravilhosa de Jesus se dá pelo seu amor. Se há uma pessoa que amou intensamente a DEUS e seus semelhantes foi Jesus. Amar é se importar, se dar, envolve abnegação, sacrifício e dedicação.

- Quando pensamos em amor, quando definimos esse sentimento temos que citar a pessoa maravilhosa de Jesus. O que ele fez, com certeza ninguém faria!

Jesus é a expressão máxima do amor pelos motivos que se seguem:

1. Jesus nos ensina o que é o amor

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

- Jesus é uma figura impressionante. Dois mil anos depois estamos falando sobre ele. Sua história, seus ensinos, seus milagres. Jesus veio a terra com a missão de nos ensinar a amar. 

- Gosto muito de uma frase de D. M. Panton: O amor do Senhor Jesus abrange toda a raça e, no entanto, ele me escolhe e se concentra em mim. 

- Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos. (Mateus 22:37-40 NTLH)

- Se hoje sabemos o que é amor, é por causa do que Jesus nos ensinou. Jesus nos ensinou a amar. Ele nos ensinou acolhendo os enfermos, as crianças, se importando com as mulheres, pobres, prostitutas, enfim, olhando para as pessoas, cuidando  das pessoas, estendendo as mãos para as pessoas. 

- Temos que aprender com Jesus. Temos que entender que amor não é dizer eu te amo. Jesus não ficou no céu dizendo que nos ama. Ele veio a terra. Nos maridos, esposas, pais, filhos, irmãos, colegas precisamos aprender com esse ensino do amor. 

2. Jesus nos prova o que é o amor

 “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” Romanos 8:32

- Geralmente provas de amor são dadas entre casais apaixonados, entre amigos íntimos. O único deus de qualquer religião que prova seu amor pela humanidade é o DEUS dos cristãos. Quantos deuses que requerem sacrifícios até mesmo humanos? Mas Deus se sacrifica por nós. 

- Isso é tão forte que David Wikerson disse que: O amor não é uma coisa que se sente. É uma coisa que se faz. 

- Sempre digo que não precisamos pedir provas de amor para DEUS. Jesus é a expressão máxima do amor pela sua decisão de caminhar conosco, de se tornar um ser humano, de se importar com as pessoas e de morrer na cruz por nossos pecados. 

- A prova foi o sangue vertido na cruz, foi a dor de ser pregado, ultrajado e chingado. Ele poderia não ter morrido, mas decidiu provar que amor é sacrifício. Muitos já deram dinheiro, outros bens, outros seus talentos, mas apenas Jesus deu sua vida por nós. 

- Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus. Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus. (Romanos 5:7-11 NTLH)

3. Jesus nos leva a manifestar o amor

 “E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". Mateus 22:39-40.

- A cada ano quando chega dezembro várias revistas publicam a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo naquele ano. Tudo bem que a Marina Silva foi a 5 mulher mais influente do mundo. Mas com toda certeza a pessoa mais influente de todos os tempos se chama Jesus. 

- Porém, temos que entender que essa influência precisa ser continuada em nossas vidas. 

- Certa vez Gandi disse que queria o Cristo do cristianismo, mas que não conseguia aceitar os cristãos do cristianismo. Será que essa é questão das pessoas não estarem se convertendo através de nossas vidas? 

- Quando conhecemos a Jesus, quando entendemos sua mensagem, quando aprendemos suas histórias, somos moldados, somos forjados e em nós é imprimido novos valores. E isso nos leva a manifestar o amor de Deus. Concordo com Joel Houston: Às vezes algumas pessoas são realmente difíceis de amar, mas se eu penso em todas as razões para Deus não me amar, muda minha perspectiva. 

- Quando as pessoas olham para cada um de nós o que elas estão vendo? Intolerância, egoísmo, maldade, traição, decepção, violência, mentira, religiosidade? Ou quando as pessoas olham para nossas vidas e enxergam Jesus? 

- Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.  1 João 4:19-20

- E agora eu lhe peço, senhora - não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, mas o que já tínhamos desde o princípio - que amemos uns aos outros. E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor.  2 João 1:5-6. 

- Quando a graça de Cristo estiver plenamente desperta em sua vida, você descobrirá que não está fazendo algo devido ao medo ou vergonha por causa da culpa, mas age por causa do amor. Charles Swindos. 

- Afirmo que conhecer a pessoa maravilhosa de Jesus é conhecer e experimentar o amor de Deus. Esse amor é tão grande, tão forte que ao nos tocar, ao fazer sentido para nossa vida, nos leva a manifestar desse amor na vida dos demais. Nos tornamos manifestações do amor de Jesus na vida dos nossos amigos, vizinhos, colegas, parentes e desconhecidos.

Conclusão 

- Estamos no último culto de domingo de 2014. Vimos este mês todo sobre a pessoa maravilhosa de Jesus. Aprendemos sobre sua humildade, sabedoria, convicção, e finalizando, vimos seu amor. Como é bom saber que Jesus nos ama, que ele nos ensinou, nos provou e nos manda amar. Que Jesus nos abençoe e ajude, amém. Pr. Gilbean Ferraz