Olho para os montes e pergunto: “De onde virá o meu socorro?” O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra. (Salmos 121:1, 2 NTLH)
- Com certeza em algum momento da vida precisamos ou precisaremos de socorro.
- Nunca me esqueço um dia minha filha, a Rafaela, no seu quarto, abriu a gaveta da cômoda, onde ficam partes de seus brinquedos, e ao abrir puxou demais e teve que segurar o peso. Algo normal para nós adultos, mas algo além do suportável para uma criança de 2 anos, na ocasião. Enquanto se esforçava em não deixar a gaveta cair, a mesma gritava por socorro! Prontamente a socorri.
- Lembro-me também de um dia em que meu carro furou o pneu e impossibilitado comecei a pedir socorro pelo celular, até que um irmão atendeu e veio me socorrer. Graças a Deus tudo se resolveu.
- Com certeza se existisse um canal, ou uma maneira de interagirmos neste texto, e se abrisse para que cada leitor partilhasse uma experiência e socorro, em que precisou de ajuda de alguém e recebeu, teríamos milhares de relatos.
- Porém, tanto quanto, temos também histórias tristes em que pessoas não receberam o socorro necessário. Desde a ambulância do SAMU que não chegou em tempo, até mesmo alguém que poderia ter socorrido alguém com uma provisão, uma ajuda ou um conselho.
- O Salmo 121 é uma oração de confiança muito importante para nossa fé. Precisamos crer em Deus e em seu socorro. Está claro nos vv. 1-2 que Deus e o nosso socorro, ele vem de quem fez o céu e a terra, do Criador. Do Pai de Jesus, do próprio Cristo e Espirito Santo.
- Nesta oração o salmista olha para os montes e descobre que o seu socorro vem do Senhor. Note bem, ele poderia dizer o seu socorro está no carro blindado, no seguro de vida, nos bens materiais, em pessoas importantes, no alto muro com cerca elétrica e caco de vidro, enfim, tantas coisas que as pessoas buscam refúgio e segurança.
- Podemos olhar para qualquer lugar, circunstâncias, refletir, ponderar, analisar e comparar, no final, quem é inteligente, quem tiver a humildade de reconhecer que há um Deus acima dos céus e da terra, chegará a mesma conclusão do salmista, de que sempre Deus será o nosso socorro. Pois aquelas coisas e situações que enumerei, já deixaram muita gente na mão. Deus! Nosso socorro:
1. Na hora da tribulação
Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. (Salmos 46:1 NTLH)
2. Na hora da escassez
Então os cristãos resolveram mandar ajuda aos irmãos que moravam na região da Judeia, e cada um deu de acordo com o que tinha. E mandaram o dinheiro por meio de Barnabé e Saulo, para que eles o entregassem aos presbíteros da igreja. (Atos 11:29, 30 NTLH)
3. Na hora do desespero
No meu desespero, eu clamei ao Senhor e pedi que ele me ajudasse. Do seu templo no céu o Senhor ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro. (Salmos 18:6 NTLH)
4. Na hora da enfermidade e lutas espirituais
Então o pai gritou: — Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda! Quando Jesus viu que muita gente estava se juntando ao redor dele, ordenou ao espírito mau: — Espírito surdo-mudo, saia desse menino e nunca mais entre nele! O espírito gritou, sacudiu o menino e saiu dele, deixando-o como morto. Por isso todos diziam que ele havia morrido. Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé. (Marcos 9:24-27 NTLH)
5. Na hora do medo
Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. (Isaías 41:10 NTLH)
6. Na hora dos perigos iminentes
De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões. Ali, com voz muito triste, ele disse: — Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões? Daniel respondeu: — Que o rei viva para sempre! O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor. (Daniel 6:19-22 NTLH)
Considerações finais
- Deus é nosso socorro. Poderia enumerar muitas outras situações. Mas deixei a melhor para o final. Deus é nosso socorro, pois ele enviou seu filho Jesus, para morrer na Cruz pelos nossos pecados.
- Na verdade, o ser humano tem no seu coração uma inclinação ao pecado, que o faz já nasçer condenado ao inferno. Tudo isto é consequência do pecado original, do primeiro casal que se rebelou contra Deus.
- Mas Deus ama a todas as pessoas, ele deseja a nossa salvação. E além disso, Deus sabe que ninguém pode se auto socorrer do pecado, do Diabo e da morte eterna.
- Por isso Deus dá a possibilidade de sermos salvos ao entregar Jesus para morrer na Cruz por nossos pecados. Ele morre e ressuscita dentre os mortos. Para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 NTLH). Aí o carcereiro pediu que lhe trouxessem uma luz, entrou depressa na cela e se ajoelhou, tremendo, aos pés de Paulo e Silas. Depois levou os dois para fora e perguntou: — Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa. Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele. Naquela mesma hora da noite, o carcereiro começou a cuidar deles, lavando os ferimentos da surra que haviam levado. Logo depois ele e todas as pessoas da sua casa foram batizados. (Atos 16:29-33 NTLH). Pense nisso!
Paz para todos, Pr. Gilbean Ferraz