quarta-feira, 10 de abril de 2013

O QUE REALMENTE IMPORTA!


 
O QUE REALMENTE IMPORTA!

2ª IPI de S. J. do Rio Preto, 07.04.13 – 19H30 – sede

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo o que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Mateus 6:33

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 1 Coríntios 13:3

 

E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele. 2 João 1:6

Introdução

- Desde janeiro estamos tratando sobre o tema uma vida com propósitos. Este tema de hoje está inserido dentro da idéia de que fazemos parte de uma família espiritual, a Igreja.

- Quem participada Igreja precisa ter disposição em amar. Na verdade todos que me ouvem precisam saber que: Deus é amor, fomos criados para amar e no final de tudo o que permanece é o amor. 

- Certa feita Jesus respondendo ao questionamento de um mestre da lei fariseu sobre qual era o mais importante mandamento  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40.

- Mediante essa afirmação de Jesus fica evidente que temos que amar a Deus, temos que amar as pessoas e dessas posturas depende tudo. Amar é um desafio que deve ser exercitado em nossa família natural e a espiritual que é a Igreja: Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. 1 Pedro 2:17; Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10; Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35.  Precisamos aprender três verdades sobre isso:

1. A melhor utilidade que se pode dar à vida é amar.

- Você já parou para refletir que cada objeto e pessoa tem uma finalidade. E quando se utiliza da maneira certa há satisfação e gozo! O amor é o sentido de existirmos. Amar os irmãos deve ser nossa prioridade (Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1; E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 1 Coríntios 13:3.

 

- Sabe qual é o nosso problema? Sabe o que está errado em nossas vidas e famílias e Igreja? Tratamos os relacionamentos na Igreja e em casa como um tópico da agenda, mas deveria ser nossa vida.

 

- Se pegarmos os 10 mandamentos, 4 versam sobre nossa relação com Deus e 6 com as pessoas. Deu para perceber que Deus se importa com nossas relações. E tenho certeza do que afirmarei, o desejo de Deus é que vivamos nossos relacionamentos em amor!

 

- Nunca se esqueça as ocupações são inimigos dos relacionamentos. Na verdade temos que entender que o que é eterno é o amor (1Coríntios 13:13). “Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa” (madre Tereza de Calcutá). Precisamos entender que a eternidade depende desse amor (Mateus 25:34-46; 25:40). 

 

2. A melhor expressão do amor é o tempo.

- Pense em algo que seja muito importante para os seres humanos? Alguns podem ter pensado nos bens materiais, dinheiro, fama, amigos, mas com certeza, o que temos de mais precioso é o tempo.

- Dizemos que amamos as pessoas da Igreja, dizemos que amamos a família, o cônjuge, mas quanto tempo dedicamos para eles? Para saber o que realmente importa ou é prioridade para alguém, veja quanto tempo ela investe naquilo.

- O que realmente importa é amarmos. E a melhor maneira de manifestar o amor é dedicando tempo. Não se esqueça, o tempo é sua dádiva mais importante. O seu tempo é sua vida. Sabe por que estamos dizendo que temos que amar com o tempo? Podemos criar qualquer coisa, exceto tempo.

- Por isso o maior presente a ser dado as pessoas é o tempo. Não basta dizermos que amamos, temos que provar dedicando tempo (Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 1 João 3:18).

- A melhor maneira de soletrar amor é t-e-m-p-o. O mais desejado presente de amor não são diamantes, rosas ou chocolate; é a atenção concentrada (Efésios 5:2; João 3:16). Você pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar.

3. O melhor momento para amar é agora.

- Desde muito cedo tenho aprendido que o tempo não volta, que jamais existirá o dia que se chama hoje. Por isso é primordial que nunca se deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. (Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo. Provérbios 3:27-28).

- Temos que amar hoje, pois não sabemos se haverá o amanhã. As circunstâncias mudam, as pessoas morrem, os filhos crescem. Ame agora!  Além disso, pense em nossa audiência com Deus no dia final! Como explicar aqueles momentos em que projetos e coisas foram mais importantes para você do que as pessoas?

- Com quem você precisa começar a passar mais tempo? O que você precisa eliminar de sua agenda para tornar isso possível? Que sacrifícios você precisa fazer? A melhor utilidade que pode se dar à vida é amar. A melhor expressão do amor é o tempo. O melhor momento para amar é agora.

 

Conclusão

- Vivemos uma geração de pessoas que não amam mais. As relações não são mais nutridas em amor, mas em prazer, em benefícios, interesses, egoísmo, mas exceto amor. Temos que desejar esse amor. Que Deus nos ajude a amar as pessoas. Em nome de Jesus, amém.

 

São José do Rio Preto, 04 de abril de  2013, Por Rick Warren, Pr. Gilbean Ferraz.

CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO

GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS