terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A RAZÃO DE TUDO!


TEMA: A RAZÃO DE TUDO!

2ª IPI de S. J. do Rio Preto, 24.02.13 – 19H30 – sede

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo o que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Mateus 6:33

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade. Provérbios 16:4

 

 

Introdução

- Quando falamos sobre ter uma vida com propósitos, estamos trazendo a tona algo que pode mudar a história de sua vida não apenas nesta próxima década, mas por toda sua vida na terra e na eternidade.

- Por que vivemos? Por que frequentamos a Igreja? Por que somos chamados de cristãos? Qual é a razão de todas as coisas? Com certeza a glória de Deus. Hoje vamos falar sobre a glória de Deus. Por que a Bíblia se refere a ela de muitas maneiras e muitas vezes.

- Na verdade, não fosse a glória de Deus, não haveria nada. Deus em glória, resolve criar todas as coisas e tudo o que vemos declara a glória de Deus (Salmo 19:1). A glória de Deus é o ser dele, sua presença, sua vida, seu poder, seu agir, sua força, enfim, tudo o que envolve o ser de Deus.

- A glória de Deus ao longo da história pode ser vista de muitas maneiras. No Jardim do Eden, no Tabernáculo e Monte com Moisés, através da Igreja. Na realidade a glória de Deus é mais bem observada em Jesus Cristo: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14.

- Quando olhamos para Jesus precisamos reconhecer, honrar, declarar, louvar, refletir sua glória e viver por sua glória (Apocalipse 4:11).  Apenas duas criações de Deus falham em lhe dar a glória devida, os anjos caídos (demônios) e nós, as pessoas. Que pecamos por não dar glória a Deus. Seja amando algo mais do que a Deus (pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3:23/ a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz. Isaías 43:7). Como posso dar glória a Deus?

 1. Damos glória a Deus ao adorá-lo.

- Esse é o x da questão. Adoramos a Deus? Vivemos como verdadeiros adoradores? Não estou falando de templo, de cânticos, hinários. Eli, um sacerdote de Deus tinha 2 filhos que ofereciam sacrifícios diante do Senhor (Adoravam), porém fora do templo faziam coisas absurdas: 22 Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. 23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento.  24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do SENHOR.  25 Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o SENHOR, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar. 26 Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do SENHOR e dos homens. 27 Veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó? 28 Eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso e para trazer a estola sacerdotal perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.  29 Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?  30 Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos. 31 Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho nenhum em tua casa. 32 E verás o aperto da morada de Deus, a um tempo com o bem que fará a Israel; e jamais haverá velho em tua casa. 33 O homem, porém, da tua linhagem a quem eu não afastar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade.  34 Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e Finéias: ambos morrerão no mesmo dia. (1 Samuel 2:22-34).

- Adorar é nosso primeiro dever para com Deus, e nós o adoramos ao apreciá-lo. Amor, ações de graças e alegria, não imposta. Adorar é muito mais que cantar, louvar e orar, é um estilo de vida de apreciar a Deus na vida cotidiana, e viver de maneira agradável a ele.  (nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:13).

 2. Damos glória a Deus ao amar outros crentes.

- Desde criança tenho contato com o Evangelho, mas me converti aos 16 anos. Hoje, 16 anos depois já fui amado por muita gente, de verdade, que orou por mim, que me ajudou financeiramente, que me corrigiu, que me levantou quando cai, desanimei. Tento fazer isso pelas pessoas, vejo que alguns também se esforçam em amar aos outros crentes. Mas infelizmente vejo que de modo geral não vivemos para a glória de Deus, pois o que mais há dentro da Igreja é discórdia, inveja, brigas, mágoas e revoltas, tudo menos o amor pregado por Jesus.

- Quem crê em Jesus se torna da família de Deus. Seguir a Cristo envolve relacionamento com os irmãos e irmãs (Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. 1 João 3:14); (Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. Romanos 15:7); (34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13:34-35).

 

 3. Damos glória a Deus ao nos tornar como Cristo.

- Este tópico me faz lembrar do tema de 2012, quando falamos de crescimento total até sermos mais parecidos com Jesus. Em 2011 falamos que deveríamos ser seguidores do Rei Jesus. Tudo em nosso ministério aponta para Jesus. A razão de tudo é sermos mais parecidos com Jesus. Quem se torna parecido com Jesus, atingiu a maturidade espiritual.

- Maturidade espiritual é nos tornarmos como Jesus na forma de pensar, de sentir e de agir. Quanto mais caráter cristão, mais glória a Deus (E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Coríntios 3:18/ cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11).

 4. Damos glória a Deus servindo a outras pessoas com nossos dons

- Parece me que está ficando claro se vivemos ou não para a glória de Deus. Fomos criados para que Deus nos use na vida de outras pessoas. Por que? Todos temos dons e talentos e logo uma finalidade em conexão com outras pessoas de Deus.

- Participei de um curso de Igreja em células em que apenas 20% dos membros de uma igreja efetivamente trabalham e servem as demais, no caso 80%. Significa que de modo geral, quase a totalidade dos evangélicos e cristãos não estão glorificando a Deus com suas vidas, pois glorificar ao Senhor implica em serviço a Deus. (10. Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!1 Pedro 4:10-11). Fomos criados para servir as pessoas.

 5. Damos glória a Deus falando dele às outras pessoas.

- Tanto Romanos 11:36, quanto Provérbios 16:4 nos revelam que precisamos revelar a glória de Deus as pessoas. Deus não quer que seu amor e propósitos sejam mantidos em segredo. Será que está claro isso para você? Precisamos acordar como Igreja e proclamar a glória de Deus para as pessoas que ainda não conhecem a Jesus.

- Sendo conhecedores da Palavra, ele espera que partilhemos com os outros a vontade, os planos e a obra de Deus na vida de uma pessoa (Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus. 2 Coríntios 4:15/ 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:19-20).

- Se queremos realmente viver para a glória de Deus precisamos falar mais de Jesus, começar novas células, plantar Igrejas, enviar missionários, investir em projetos de missões, espalhar a palavra de Deus por Rio Preto, São Paulo, Brasil e confins da Terra.
 

Conclusão

- Precisamos entender que a razão de tudo é vivermos para glória de Deus. Que muitos atos em nossa vida cristã não glorificam a Deus. Porém, reconhecer isto requer humildade, humilhação, entrega, consagração e dedicação ao Senhor e a convicção que precisamos viver para a glória de Deus  (1 Coríntios 10:31). Em nome de Jesus, Amém.    

São José do Rio Preto, 21 de fevereiro de 2013, Pr. Gilbean Ferraz.

CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO

GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS