NÃO TENHA MEDO DE SERVIR A DEUS!
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:15
4 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 5 "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". 6 Mas eu disse: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem". 7 O Senhor, porém, me disse: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. 8 Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o Senhor. 9 O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: "Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Jeremias 1:4-9
8 Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o Senhor.. Jeremias 1:8
Introdução
- Medo com certeza é algo que todos nós sentimos em algum momento da vida. A palavra medo expressa nossos temores, incertezas, nossa dificuldade em prosseguir, decidir, fazer, optar ou lutar. Você já sentiu medo? Na realidade é muito comum sermos assombrados por esse sentimento. Seja pela saúde, de ter alguma doença grave. Medo pela família, de separar, de perder os filhos, medo da carreira profissional não vingar, enfim, medo.
- Estamos desde o inicio de setembro estudando Jeremias 1:4-9, a cada domingo um versículo. O deste domingo é o v.8, em que vemos Deus falando para Jeremias não ter medo. Muito provavelmente o profeta estava com medo de ser profeta. E com razão. Ser profeta era um grande risco, era renunciar a própria vida, família para anunciar os desígnios de Deus para as pessoas.
- Ao lermos o v.8 somos apresentados ao medo de servir a Deus. Deus quer usar você, mas porque você não se permite? Por que é tão difícil para muitas pessoas se envolverem na Igreja, célula e ministério? Por que muitos dizem não, fogem do chamado, da responsabilidade espiritual? Pode ser que não estejamos permitindo que Deus use nossa vida por medo. Quais são os temores que impedem as pessoas de servirem a Deus?
1. MEDO DE SE ENVOLVER DEMAIS
- Ser profeta era sacrifício, envolvimento direto, total e sem volta. Será que Jeremias estava com medo de se envolver demais? Tem pessoas que morrem de medo de dizer sim a um convite de célula, de algum ministério, pois acreditam que estarão se envolvendo demais, tendo muito compromisso.
- Será que isso é de Deus? Medo de se envolver é na verdade não querer responsabilidade, não quere dar sua contribuição? Medo das consequências de servir a Deus? Por um momento Davi teve medo de cumprir sua missão pois viu o peso que era carregar a arca: Naquele dia, Davi teve medo de Deus e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca de Deus? "1 Crônicas 13:12.
- Enquanto preparava este sermão me lembrei da história do homem que não seguiu a Jesus por medo de ter que deixar seu estilo e padrão de vida: 21 Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". 22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Mateus 19:21-22
- Talvez Jeremias estivesse com medo, pois sabia que ser profeta requereria se envolver nas coisas de Deus. Deixe de lado seu medo de ser usado por Deus. Quem tem medo de batizar, de assumir ministério, de ser dizimista, de orar, de ler a Bíblia porque isso significará envolvimento precisa entender que foi formado por Deus para tal vivencia. Porém, não devemos ter medo de nos envolver, pois quanto mais envolvidos melhor, mais abençoados, mais felizes seremos, pois estamos sendo usados por Deus.
2. MEDO DE NÃO DAR CONTA DA RESPONSABILIDADE ASSUMIDA
- Sabemos que e modo geral o medo paralisa, impede e cerceia as possibilidades das pessoas. Jeremias estava com medo, pois no v.8 Deus diz para ele não ter medo das pessoas. Jeremias sabia que ser profeta era uma grande responsabilidade. E geralmente quando alguém assume uma grande responsabilidade surge o medo de não dar conta do compromisso assumido diante de Deus e da Igreja.
- Muitos não se envolvem, pois tem medo de não dar conta da responsabilidade. Realmente, ser usado por Deus significa assumir algo que muitas vezes é pesado. Mas será que temos que declinar por pensarmos que não conseguiremos conciliar trabalho, família, esposa, marido e filhos com discipular alguém, fazer visitas, louvar no coral ou louvor, liderar uma célula, ser um bom supervisor?
- Temos exemplos de homens e mulheres de Deus que tiveram medo da responsabilidade, mas no final enfrentaram seus temores e foram usados por Deus. Nosso primeiro exemplo é Moisés que teve medo, mas depois abriu o mar vermelho: Disse, porém, Moisés ao Senhor: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! Êxodo 4:10. Como Gideão, que teve medo e depois venceu uma grande batalha com apenas 300 homens. 15 "Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família". 16 "Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem".Juízes 6:15-16
- Se o que impede você de se envolver mais é o medo de não dar conta, fique tranquilo, Deus lhe ajudará. Com certeza o mesmo Deus que supriu, abençoou, livrou, abriu portas, honrou, ou que permitiu o martírio dos profetas estará ao seu lado nessa empreitada que é servir. Pela graça de Deus, quem se propõem a ser usado por Deus sempre dá conta do recado. Se lermos todo o livro de Jeremias, perceberemos que ele deu conta do recado, cumpriu seu chamado e foi uma bênção, mas ele não teve medo.
3. MEDO DE SUCUMBIR DIANTE DOS ATAQUES E PERSEGUIÇÕES
- Que interessante, todos temos medos, mas apenas alguns não se deixam guiar por eles. Tenho medo de avião, mas meu medo não me impedirá de voar. Posso ter medo de hospital, mas se tiver que operar nada nos impedirá. Será que o medo de ser perseguido, sofrer, enfrentar os embates espirituais do ministério lhe impedem de ser usado por Deus?
- Em nenhum momento a Bíblia nos manda temer pessoas, mas sim a Deus: Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. Mateus 10:28. Deus nãonos manda ter medo do Diabo, mas resistir aos ataques: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7.
- Assim como aconteceu com Jeremias, quando dizemos sim ao chamado profético, estamos nos colocando em rota de colisão com pessoas, com situações, com o reino espiritual. Porém não precisamos ter medo, Deus usará nossas vidas e nos dará a vitória.
- Não tenha medo de servir a Deus. Ser usado por Deus incomoda pessoas e o inferno inteiro. Entramos em batalha espiritual. Assim como Jeremias não teve medo de ser usado por Deus também precisamos crer e confiar na presença de Deus nos protegendo de pessoas e ataques espirituais.
- Quem serve a Deus não sucumbe, não desiste, pois sabe que o que está sendo feito é para Deus. Veja que testemunho lindo de cristãos que assim como Jeremias não tiveram medo de servir a Deus: E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor. Filipenses 1:14.
Conclusão
- Que possamos deixar nossos temores de lado e nos colocarmos nas mãos de Deus. Ele quer usar nossas vidas. Tenham tranquilidade, basta se entregar nas mãos de Deus que o resto ele faz. Em nome de Jesus, amém. Pr. Gilbean Ferraz
São José do Rio Preto, 20 de setembro de 2012, Pr. Gilbean Ferraz
CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO
GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS