TEMA: JESUS NÃO
NOS DEIXA AFUNDAR!
2ª IPI de S. J. do Rio Preto 22.08.2012 –20H
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele
que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:15
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:20
22 Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. 23 Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, 24 mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. 25Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. 26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma!" E gritaram de medo. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! " 28 "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". 29 "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. 30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! " 31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? " 32 Quando entraram no barco, o vento cessou. 33 Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus". Mateus 14:22-33
Introdução
- Começo meu sermão dizendo: Não faça de Deus seu amigo imaginário, pois ele está mais presente do que você pode imaginar.
- A presença de Jesus é esta certeza que nos faz ter esperança e crer que tudo pode mudar. Em Mateus 28:20 Jesus prometeu estar conosco todos os dias até o fim dos tempos.
- Já vimos Jesus presente na: - 01/08 – NA ENFERMIDADE – MARCOS 1:29-31; 08/08 – NO CASAMENTO – JOÃO 2:1-12; 15/08 – NO TRABALHO– LUCAS 5:1-11; 22/08– NA ADVERSIDADE – MATEUS 14:22-33; 29/08– NA ESCASSES – JOÃO 6:1-15.
- Ler Mateus 14:22-33 evoca em nossas vidas a certeza que Jesus está presente até mesmo quando estamos afundando, quando pensamos que não existe mais saída, solução, quando perdemos a fé, o foco. Na realidade não é Jesus que desaparece, mas somos nós que fazemos de conta que ele não está conosco. Mas ao lermos este texto bíblico precisamos fazer três afirmações:
1. POR SERMOS DE DEUS O QUE PASSAMOS É PERMISSÃO DELE
- De modo geral Jesus sabia o que aconteceria. É difícil entendermos isso, mas fica evidente quando ele já sabia que Lázaro, irmão de Marta e Maria havia morrido (João 11). Quando ele prediz sua morte e sua ressurreição três dias depois (Mateus 12:40). Quando Jesus afirma a um pai desesperado chamadoJairo que sua filha seria curada (Lucas 8:50).
- Isto significa que quando ele insiste que os discípulos entrem no barco e atravessem o lago é sabendo que eles passariam por aquele terrível temporal.Mas por que? Qual o propósito? No meio do temporal é difícil discernir, mas depois sempre aprendemos que sendo bom ou ruim, aquilo serviu para nosso crescimento.
- Veja a permissão de Deus na vida de Jó. O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor. Jó 1:12. Mas veja o resultado em Jó 42:1-5: 1 Então Jó respondeu ao Senhor: 2 "Sei que podesfazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Tu perguntaste: ‘Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? ’ Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber. 4 "Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’. 5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
- Se estamos afundando não temos que aceitar, gostar, mas crer que ele está presente conosco, concretizando seus propósitos em nossa vida. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28
- 2. NÃO IMPORTA O TAMANHO DA DIFICULDADE ELE NOS ENCORAJA
- Sabe por que Jesus não nos deixa afundar? Ele é nosso encorajador. A presença de Jesus nos encoraja. No caso de Pedro não deu certo porque ele preferiu focar no problema. Será que somos assim também? Penso que sim. Nosso problema é que não ouvimos ou percebemos a voz e direção de Deus diante das adversidades que surgem na vida.
- Os discípulos representam a todos nós. No barco (vida), atravessando o mar (a caminhada), e de repente surgem tribulações, o mar agitado. Confesso que tenho mais medo de mar do que do céu, de barco do que de avião. O mar é traiçoeiro, perigoso, até hoje não encontraram Ulisses Guimaraes, enfim, imagine a situação dos apóstolos?
- No v.27 Jesus fala aquilo que Deus sempre falou e diz até nossos dias: Coragem, não tenha medo, sou eu. Quando Deus chamou Moises para liderar o povo de Israel, quando Josué foi chamado para ser líder na entrada da terra prometida, quando Zorobabel tinha que colaborar com a reconstrução de Jerusalém, Paulo diante das perseguições, todos ouviram de Deus coragem, não tenham medo, fiquem firmes, não deixarei vocês afundarem.
- Êxodo 3:12: Deus afirmou: "Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte"; Josué 1:9: Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar"; Ageu 2:4: "Coragem, Zorobabel", declara o Senhor. "Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra! ", declara o Senhor. "Porque eu estou com vocês", declara o Senhor dos Exércitos; Atos 23:11: Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: "Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma".
- O afundamento de Pedro foi circunstancial, ele pensou que fosse fantasma, não conseguiu no meio do furacão perceber que se tratava de Jesus Cristo. Que possamos estar atentos ao encorajamento vindo da parte de Deus.
3. O SENHOR ESTENDE A MÃO E NOS TIRA NA SITUAÇÃO
- O v.31 é maravilhoso. Quando Jesus estende sua mão. O Senhor não nos deixará afundar na depressão, na enfermidade, na derrota no casamento, enfim em tudo de ruim que estamos passando em nossa vida. Ele pode até permitir que passemos por tribulações, mas o que diz João 16:33: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
- Pedro estava sob um forte estresse emocional, enfrentando a tempestade, pensando ver um fantasma, vendo que em vez da tempestade diminuir a mesma aumentando. E parece-me que é assim que acontece conosco também. Quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais os ventos contrários aumentam. Provas, tentações, ataques, todos com o objetivo de provar nossa fé.
- Gosto muito de alguns hinos e louvores. Quando Jesus estendeu a sua mão, quando ele estendeu a sua mão para mim, eu era pobre, perdido, sem Deus e sem Jesus, quando ele estendeu a sua mão para mim. Se as águas do mar davida quiserem lhe sufocar, segura na mão de Deus e vai. Segura na mão de Deus e vai. Quando o mar agitado estiver, e fantasmas eu só conseguir enxergar. Na minha direção, o Salvador virá. E sobre às aguas me fará caminhar. Quando as ondas quiserem me afundar, aflições e no mar de angustias estar. Na minha direção o Salvador virá e sobre as águas me fará caminhar. Sobre as águas vou andar. Seu olhar encontrar, se porventura afundar, o braço forte do meu Senhor me levantará.
- Todas essas canções sinalizam uma única verdade bíblica, de que se estivermos afundando, quando não tivermos mais força, Deus estenderá sua mão e nos colocará em um lugar seguro, nos protegerá, nos ajudará, nos levantará e provará que sua presença é real e faz toda a diferença em nossa vida.
- Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões".Daniel 6:27; O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano Senhor que nos livra da morte.Salmos 68:20; Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos,2 Coríntios 1:10.
Conclusão
- Que possamos entender que a presença de Jesus não é uma realidade apenas em tempos aureos, de bonança e paz. Jesus prometeu estar conosco todos os dias, até o fim. Todos os dias incluem os dias da adversidade, quando nos sentimos ou efetivamente estamos afundando. Que Deus nos abençoe eajude, amém.
São José do Rio Preto, 22 de agosto de 2012, Pr. Gilbean Ferraz
CADA CASA UMA IGREJA, CADA CRENTE UM MINISTRO
GENTE FELIZ QUE SE IMPORTA COM PESSOAS