CRESCENDO ESPIRITUALMENTE!
Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho estão lutando juntos com um só desejo. Filipenses 1:27
Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor,
cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.
Efésios 4:15
Introdução
Todo crente é um cidadão do reino (Filipenses 1:27). Se somos, temos valores que norteiam nossa vida. Desde o início do mês estamos mostrando a vocês que há valores que são inegociáveis. Temos que viver para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31), temos que influenciar pessoas (Rute 1:15-16) e com certeza é crescer espiritualmente.
- O Apóstolo Paulo escreve aos cristão que congregavam em Éfeso, eram pessoas que viveram em um tempo diferente que o nosso, em uma sociedade que não se parecia nem um pouco com a nossa, mas que eram pessoas de carne e osso como somos, que tinham uma cultura, trabalho, sonhos, tentações e desafios como nós. Acreditavam no mesmo Jesus em que cremos.
- Como cidadãos do reino de Deus temos como valor crescer espiritualmente, pois de acordo com o versículo crescimento em tudo até a altura espiritual de Cristo tem relação com crescimento espiritual.
- Talvez pensávamos que quem cresce é economia de países, árvores e barriga de homens após certa idade, mas todo cristão precisa crescer espiritualmente. O cidadão do reino cresce espiritualmente:
1. EM SEU RELACIONAMENTO COM DEUS
- Relacionar-se com Deus é o segredo da vida cristã. Enquanto uma pessoa que freqüenta uma Igreja não tiver um encontro pessoal e poderoso com Deus tudo o que ela faz e fala até sobre Deus não passa de superficialidade e religiosidade. É como a pessoa que comenta sobre um assunto que apenas viu na televisão, filme, estudo, mas nunca presenciou, nunca experimentou, nunca foi até o fim.
- Comparo relacionamento a se deliciar com uma laranja, é necessário não apenas olhar ou escutar alguém falando sobre ela. Temos que provar e depois que provarmos chuparmos até o fim.
- Lembrei-me de um personagem da Bíblia, Jó. Uma das histórias mais fascinantes e empolgantes da Bíblia, pelo ocorrido e intensidade. Jó conhecia a Deus, mas ele precisava crescer espiritualmente. Como ele não tomava iniciativa Deus permitiu que ele passasse por tribulações que o fizeram conhecer mais o Senhor e crescer em seu relacionamento com Deus.
- Leiamos Jó 42:1-5: Então, em resposta ao SENHOR, Jó disse: 2 Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. 3 Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. 4 Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. 5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. 6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.
- O nosso padrão de vida se chama Jesus. Ser cidadão do reino é ter como valor o cuidado com o relacionamento com Deus. Você tem crescido em sua relação de fé para com Deus? Assim como em nossas relações humanas temos vários níveis de relacionamento (desconhecido, colega, amigo, cônjuge) temos que desenvolver nossa vida espiritual, ao ponto de Deus não ser um colega, mas mais íntimo que nosso esposo ou esposa.
2. EM SUA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS
- Quando nos reunimos em chácaras, jantares, futebol, vigílias, é mais uma oportunidade para exercitarmos nossa comunhão. Quem cresce espiritualmente com toda certeza sente o desejo e necessidade de crescer no relacionamento com pessoas de Deus. As pessoas de Deus são melhores que as não convertidas? Creio que não, porém a Bíblia nos alerta: Salmo 1:1: Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
- Devemos viver no meio das pessoas para testemunharmos do amor de Deus, para ajudarmos que precisa de ajuda, mas é fundamental que tenhamos comunhão com as pessoas da Igreja. Viver em comunidade é um dos pilares da Igreja em células 1. Vida em comunidade, 2. Cuidado com os novos, 3. Prestação de contas, 4. treinamento de liderança e 5 . evangelismo. O primeiro é comunhão.
- Vamos ler o Salmo 133: Canção de peregrinos. De Davi. Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! É como o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal. É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Pois é em Sião que o SENHOR Deus dá a sua bênção, a vida para sempre.
- Penso que o Diabo se incomoda quando as pessoas desenvolvem ou pegam gosto pela comunhão. Saber o nome das pessoas, visitá-las quando elas necessitam, saber os problemas, compartilhar as cargas, orar juntos, chorar juntos, dar risadas juntos. Isso é comunhão, isso são as áreas que precisamos desenvolvê-las e crescer.
- Vamos perceber que comunhão faz diferença na vida das pessoas (Chamar dois irmãos que não se conhecem e dois que possuem comunhão). Mas além desses argumentos fortes que lhe dei, estar com as pessoas que seguem a Jesus é fator decisivo para nossa jornada na terra. Cercado de pessoas cristãs (quem tem a disposição de dar sua vida por Cristo) tornamo-nos alguém fortalecido e abençoado. Pare de limitar seu relacionamento com as pessoas apenas ao culto de domingo e encontro da célula. Os discípulos tiveram comunhão com Jesus pescando, festando de forma saudável e sem vícios, estudando, descansando, em vigília, em pequenos grupos, na ceia, viajando, enfim, nas coisas da vida.
3. NOS ESTÁGIOS DESCRITOS NA BÍBLIA PARA A VIDA CRISTA
- Você sabia que existe um projeto de vida para você sonhado por Deus? Na realidade desde que chegamos a Igreja esse tem sido o nosso trabalho, conduzir a Igreja a maturidade espiritual. Veja qual é a visão de sua Igreja: Crescer integralmente até que todos da Igreja atinjam a maturidade cristã, levando salvação e transformação de vida a todas as pessoas. E porque estamos trabalhando assim?
- Por causa de 1 João 2:11-14: Filhinhos, escrevo a vocês porque os seus pecados são perdoados por causa de Cristo. Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Jovens, escrevo a vocês porque vocês têm vencido o Maligno. Escrevo a vocês, filhinhos, porque conhecem o Pai. Escrevo a vocês, pais, porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno.
- Descobrimos que filhinho é o recém convertido ou o crente que não saiu da infância espiritual. Jovem é aquela pessoa que consegue dizer não para vícios e pecados e conseguem evangelizar e discipular as pessoas. E os pais são aqueles que são exemplo dos fiéis, que evangelizam e discipulam pessoas e se tornam líderes.
- Porém corremos o risco de sermos apenas bebes espirituais, pessoas que não crescem na fé, no compromisso e na caminhada da Igreja. Vejamos um triste quadro de uma Igreja em Hebreus 5:12-13: Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.
- Na realidade Igreja não é empresa, mas ela tem um plano de carreira para sua vida. E o nosso objetivo é que todos sejam pais que é ser parecido com Jesus. Ralph Neighbour Jr. diz que: O alvo de Deus é maturidade do cristão. Assim como todos os pais têm a responsabilidade de preparar e conduzir os seus filhos para a maturidade, também os líderes cristãos têm o dever de discipular os cristãos rumo à maturidade.
Conclusão
- Se você não está crescendo espiritualmente é hora de crescer, pois quem não cresce morre espiritualmente. Saiba que a vida cristã é uma bênção, mas se crescermos em nosso relacionamento com Deus, na comunhão dos irmãos até a maturidade espiritual que é sermos crentes que ministram, que servem, que evangelizam e discipulam as pessoas para o reino de Deus. Não aceite ser um estagnado cresça espiritualmente. Em nome de Jesus, Amém.
Escrito em São José do Rio Preto, 20 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz