sexta-feira, 15 de abril de 2011


ÁREAS QUE DEUS QUER TRABALHAR
EM MINHA VIDA!

E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar. Filipenses 1:6



Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’. Mateus 13:15

Introdução

- Dias desses meu sogro me levou para ver uma casa em construção. É terrível, sujeira, entulho, partes feias e inacabadas, terra para todo lado. Mas tenho certeza que quando a obra estiver finalizada vou querer até comprar a casa. Não seria diferente com nossa vida, a própria Biblia diz que Deus começou uma obra em nossas vidas, significa que há coisas a serem concertadas.



- Qual é a avaliação quer você faz de sua vida cristã? Digo isso, porque, por mais que construamos nossa vida no dinheiro, prazer, enfim as coisas gostosas que há neste mundo, um dia, em algum momento prestaremos contas a Deus de nossa existência.



- O que será que nesses dias Deus quer e precisa trabalhar em sua vida espiritual? Será que Deus precisa trabalhar seu caráter, hábitos, pensamentos, uma dificuldade de relacionamento com seus pais, um vício que tem escravizado você, uma fraqueza sexual, uma dependência química? Responda para o seu coração. Pode ser que sua resposta seja na direção de que está tudo certo. Quero lhe mostrar na Palavra, o que Deus quer trabalhar em sua vida.


1. DEUS QUER TRANSFORMAR SEU CORAÇÃO (DESEJOS)

- Qual é uma das primeiras coisas que somos examinados no consultório medico? Com toda certeza, independentemente da especialidade, o médico costuma escutar nosso coração. No texto bíblico Jesus diz que o povo de Deus se tornou um povo de coração insensível.



- Qual é o sentido dessa insensibilidade? Com toda certeza passa pela falta de fé, de espiritualidade, de temor pelo Senhor, de carnalidade, vida no pecado que é o ingrediente principal para a insensibilidade espiritual.



- A obra de Deus em sua vida não progrediu porque o seu coração está totalmente fechado, lacrado e anestesiado para as coisas de Deus. Temos alguns versículos que confirmam isto na Bíblia.



- Em 1 Reis 11:4 temos uma triste situação que temos que deixar Deus trabalhar em nossas vidas, quando o coração já não é ou nunca foi totalmente dedicado ao Senhor. Veja o triste fim de um homem de Deus: À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi. 1 Reis 11:4.



- Um coração dividido é um coração desviado. Com Deus não existe meio termo, ou sou do Salvador ou não pertenço a ele. Ou minha vida realmente é do mestre ou não passo de um religioso que precisa se aproximar de Jesus. Mas porque será que Salomão já não tinha um coração toalmente dedicado a Deus? Com toda certeza é o fato de se esquecer dos princípios do Senhor. É por isto que o salmista declarou: Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11



- Quando falo de coração estou ministrando sobre desejos, vontades, coisas que sentimos em relação a pessoas, a Deus, a Igreja, enfim tudo aquilo que está no mais profundo de nossa alma. Deus lhe ama tantoque está de mangas arregaçadas para colocar ordem em seu mundo interior, para resolver todas as pendencias de seu coração. Na realidade, Deus é o único capaz de transformar o nosso coração. Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Ezequiel 11:19


2. DEUS QUER TRANSFORMAR SEU OUVIDO
 (DISCERNIMENTO)

- Você sabia que Deus fala? Alguém aqui sinceramente já ouviu a voz de Deus? Quem ainda não escutou é porque Deus precisa transformar seu ouvido espiritual. È importante que você saiba que devemos falar com Deus, fazer nossas orações, pedir aquilo que consideramos ser importante, mas sempre tendo como principio escutar sua voz.



- Na realidade não escutar de propósito é mais grave do que alguém que seja surdo. Mas em ambos os casos tem-se grandes e graves problemas. Quem não presta atenção no que lhe foi falado geralmente faz algo errado (dinâmica para pedir para alguém fazer algo). Quem não escuta além de fazer algo errado não sabe e nem tem a mínima idéia do que lhe está sendo solicitado.



- Para que você possa ser um jovem e adolescente abençoado por Deus é preciso que se tenha discernimento espiritual que é o ato de escutar atentamente o que Deus fala. Na realidade a voz de Deus existe, ela é poderosa, porém, como forma de desfazer a sabedoria e prepotência humana, se manifesta na vida daqueles que o buscam verdadeiramente.



- Queremos demonstrar a importância de escutarmos a Deus e entendermos que ele quer trabalhar nosso ouvido. Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros’."Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.Endureceram o coração para não ouvirem a Lei e as palavras que o Senhor dos Exércitos tinha falado pelo seu Espírito por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos Exércitos irou-se muito"." ‘Quando eu os chamei, não deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não ouvirei’, diz o Senhor dos Exércitos.‘Eu os espalhei com um vendaval entre nações que eles nem conhecem. A terra que deixaram para trás ficou tão destruída que ninguém podia atravessá-la. Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas’ ".Zacarias 7:9-14

- Não vale apena rejeitar a voz de Deus. Isto é muito sério. Se não escutar pessos nos custa muita coisa, imagine então deixar de escutar a Deus. Quem faz isto se torna alguém sem discernimento entre o certo e errado. (silencio e oração).

3. DEUS QUER TRANSFORMAR SEUS OLHOS (VISÃO)

- Fechar os olhos é uma expressão que todos entendemos. Quando acontece uma adultério, um filho nas drogas (fechou os olhos para a situação). Quando não enxergamos sérios problemas surgem. Na realidade os olhos são muito importantes, pois nos permitem perceber coisas que somente visualmente para entendermos. Olhos na Bíblia tem o sentido de visão, de estar focado. O povo de Deus de acordo com o desabafo de Jesus estava com os olhos fechados. Significa que eles estavam no caminho errado, tomando decisões precipitadas e fora do propósito de Deus.



- Será que seus olhos estão fechados ou fora do padrão de Deus? Para isso precisamos descobrir como você se enxerga no espelho. Você se aceita fisicamente? Como você enxerga a oportunidade de viver. Você vive para você, em busca de seus ideais ou para servir a Deus? Como você enxerga as pessoas ao seu derredor? Como objetos, meios do seu prazer ou como irmãos e pessoas amadas por Deus? Deus quer abrir seus olhos em três direções.



- Abra seus olhos e perceba que você é obra das mãos de Deus. Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. (Salmo 139:13-14). Você é lindo (a) do jeito que Deus lhe fez e pronto.



- Abra seus olhos e perceba que você é um vencedor. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37. Não se enxergue mais como um derrotado. Se Jesus lhe deu a vitória sobre a morte, pecado, com certeza ele lhe dará vitória sobre as outras áreas de sua vida.



- Abra seus olhos e perceba que Deus tem uma missão para você. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:18-20). Deus não lhe trouxe ao mundo a passeio, mas para ser um evangelista e discipulador, para ganhar vidas para o reino de Deus.

Conclusão

- Se deixarmos Deus trasformar nossa vida nessas três coisas, seremos curados por Deus, pois é isto que ele prometeu que faria pelo povo de Israel. Note bem, a obra de Deus só se concretiza na vida de pessoas que querem ser trabalhadas por Deus. Pois o agir dele em nós significa renuncia e novidade de vida. Em nome de Jesus, Amém.

Escrito em São José do Rio Preto, 03 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz

sexta-feira, 1 de abril de 2011

EXISTE UM PLANO PARA VOCÊ

TEMA: UM PLANO ESPECIAL!

Acampa de Jovens e Adolescentes da 2ª IPI de S. J. do Rio Preto – Palestra 2



E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar. Filipenses 1:6



Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Efésios 1:11

Introdução

- Você sabe como se inicia uma obra? Alguém precisa se deter, a pensar, a gastar neurônios para arquitetar e planejar aquele projeto. È como um filme, que precisa do roteirista, uma pessoa que se dedica a contar o relato, a definir como serão as cenas. A vida é a mesma coisa. Foi Deus quem fez e ao fazer bolou um plano muito especial. É como se quando nascesse uma criança dos céus os anjos dissessem: Versão brasileira.



- Nisso tudo existe um problema, que é a escolha consciente do ser humano em se distanciar desse plano divino. A inclinação para o pecado, para a rebelião e desobediência. O que você entender por plano especial. De repente plano para você é o da TIM, Claro, Telefônica. Mas plano de Deus são os projetos especiais que ele escreveu pensando em você.



- A obra de Deus estará completa em sua vida quando você estiver vivendo os planos que ele sonhou para você. Será que é difícil de entender isto. Pensa comigo, se eu e você temos planos para aquele cachorro, para o ramister, para o “the farm”, em jogos como de Sins, imagine Deus para com sua vida?



- Sobre o plano especial para você queremos fazer três perguntas:

 

1. NO QUE FOI BASEADO ESTE PLANO?

- Todo projeto, obra, plano tem um pano de fundo, um contexto, um sentimento de motivou aquela criação. Pois bem, a motivação de Deus se baseia em quatro letras, amor. O plano de Deus para sua vida é baseado no amor.



- Pode ser que para você a palavra amor seja algo distante, associado a sexo (meninas que se sentem amadas apenas transando ou vice versa). Muitos seres humanos crescem em ambientes tão hostis, com pessoas mal intencionadas, com gente sem Deus no coração que crescem sem saber o que é amor de verdade.



- Não podemos rejeitar o plano de Deus, pois ele realmente nos ama, nos aceita, nos compreende e acredita em nosso potencial. Realmente não podemos continuar rejeitando alguém que realmente tem seus olhos voltados para nossa vida.



- Vejamos o que Deus através da Bíblia falou para pessoas diferente, em épocas diferentes, mas sobre o mesmo sentimento. Tudo o que Deus faz é motivado por um sentimento de amor, de carinho e cuidado. Em Gênesis 26:24 lemos: Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão".



- Todo o plano de Deus para sua vida é especial pois o seu amor não dura uma década, cem anos, o amor de Deus por nós é eterno. É por isso que quando vamos louvar a Bíblia diz no Salmo 118:1: Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.



- Deus é apaixonado pelas pessoas, ele as criou, desenhou, planejou pois sente por nós um amor eterno e fiel. Vamos ler Jeremias 31:3: o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: "Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai. Nunca mais diga que Deus não lhe ama, pelo contrário o seu amor é eterno.



- O plano especial tem como carro chefe, o Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus que se entregou em nosso favor. Em 1 João 4:9 lemos: Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Este plano tem uma base segura e aconchegante com certeza.
 

2. QUAL É A VONTADE DE DEUS?

- Você já parou para se perguntar qual é a vontade de Deus para sua vida? Qual será o objetivo maior de você existir? Ou vai me dizer que você nasceu apenas para ser corintiano, trabalhar muito e depois envelhecer? Que plano? Que propósito mais esquisito? Creio que o caminho para a obra de Deus se cumprir em sua vida é descobrir a vontade do seu criador.



- Para entendermos isso claramente vamos colocar algumas cenas de projetos, objetos e tentarmos deduzir qual foi a vontade do criador (carro, computador, bola, telefone e etc.). Todos estes objetos foram criados com um objetivo, quem fez tinha uma vontade especifica sobre aquilo. Concordamos que é pura suposição deduzirmos qual era a vontade do criador de cada uma dessas coisas. Qual é o melhor jeito de saber a vontade de quem fez o carro? Com toda certeza perguntando pessoalmente para quem fez.



- Temos certeza que a vida humana não é um acaso, que somos filhos do infortúnio chamado 1 em um quatrilhão de chances. Não somos criados pelo ocaso, mas sim pelo Deus Criador. E se ele existe, que é no que reside a fé evangélica, temos a certeza que ele tem algo a nos dizer.



- No versículo Paulo fala de algo que é feito de acordo com a sua vontade. Deus tem personalidade própria, não é oráculo de homens, criação, fruto da imaginação. Ele existe, sua presença é real e quem quiser pode descobrir sua vontade.



- Você já percebeu como as pessoas (jovens e adolescentes) reclamam de tudo? Com certeza a vontade do Senhor reside em agradecermos a ele por tudo. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18. Você já percebeu que a maioria dos jovens e adolescentes são promiscuos (mulheres são cachorras)? A vontade de Deus também reside na postura de não vivermos em imoralidade sexual, mas sim santificando nossa mente e ações. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 1 Tessalonicenses 4:3. Você já viu como as pessoas são maldosas, bélicas e egoístas? Entendemos que a vontade de Deus está relacionada a promovermos o bem onde estivermos, pois só assim estabeleceremos o reino de Deus. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. 1 Pedro 2:15.

 

3. COMO DESCOBRIR ESTE PLANO?

- A pior coisa que existe no mundo é não saber o que fazer com determinado objeto ou propósito de vida. Às vezes fico me perguntando por que as pessoas mesmo sabendo que o plano de Deus é especial preferem deixar de lado e viver de seu jeito. Chego à conclusão que as pessoas não sabem como chegar ao plano especial de Deus para sua vida. Paulo comenta sobre a união com Cristo. Veja o detalhe do estudo bíblico. A Mesma Bíblia registra que Jesus é o caminho, a verdade e a vida em João 14:6. E vai mais além, diz que ninguém vai ao Pai, a não ser por Jesus. Para descobrir o plano de Deus é necessário um encontro com Jesus.



- De todas as maneiras, de todas as aplicações possíveis vamos descobrir em Jesus o plano especial para nossa vida. Na realidade união com Cristo significa comunhão, relacionamento e caminhada de fé com o Salvador.



- Quando olhamos para a vida de Jesus vamos perceber que o plano de Deus é que sejamos seus filhos. Pode ser que você não seja ainda. O plano de Deus é que tenhamos uma vida humilde e simples como a dele, que não tinha onde reclinar a cabeça. O plano especial que descobrimos em Jesus é que ele nos fez para fazermos parte da família espiritual, para caminharmos com ele na Igreja, juntamente com seus discípulos.

- É possível que muitas perguntas, dúvidas e questionamentos que você tenha sobre sua vida, família, religião, vocação sejam sanadas apenas no dia em que você tiver um encontro pessoal com Jesus, uma experiência no nível de Zaqueu em Lucas 19:1-10: Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ".Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". O plano de Deus é salvar você de si mesmo e do pecado.

Conclusão

- O plano especial é o caminho para uma vida feliz e abençoada. Não precisamos esperar chegar a velhice para descobrir que deveriamos ter feito diferente. De certa forma compartilhei o plano especial de Deus para nossas vidas. Nos cabe agora o desafio de nos concientizarmos que a boa obra de Deus começa a se concretizar na vida de quem acorda para esse plano especial. Em nome de Jesus, Amém.

Escrito em São José do Rio Preto, 02 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz