Vivendo em santidade!
Texto: 1 Pedro 1:13-21
Introdução
- Sempre que falamos sobre o tema santificação ou santidade a maioria das pessoas pensam e até dizem: “Santo eu? Perfeito só Jesus, eu não tenho jeito”. Outros usam expressões como: “eu nasci assim, vou ser sempre assim, Gabriela”. Porém, ao iniciarmos uma série de mensagens sobre o tema santificação, vamos descobrir que santidade é algo que faz parte da vida do cristão.
- Antes de adentrarmos no estudo precisamos esclarecer que santidade não é privilegio de um grupo seleto de cristãos (pastores, missionários, mártires), que santidade não é uma utopia (é impossível viver os princípios de Deus?), que santidade não é ser uma pessoa que vive no fanatismo ou isolada das outras pessoas (afim de não se contaminar com o “mundo”).
- O que é santidade? Há duas palavras que nos dão essa definição: kadosh (hebraico) e haguios (Grego LXX) ambos de um modo geral, significam separação e oposição ao profano (pecado).
- A pergunta que surge é se estamos vivendo em santidade? Ao adentrarmos o novo ano, temos que aproveitar esse momento de mudança, para de fato mudarmos nossa vida, pois muitas vezes vivemos uma pseudo-santidade que é algo aparente e superficial.
- Neste sermão queremos refletir princípios e valores que nos ajudarão a vivermos em santidade, pois é esse o contexto desta carta, chamar os crentes a andarem em temor a Deus (v.17). Que lições 1 Pedro 1:13-21 pode nos ensinar a cerca do tema “Vivendo em Santidade”?
I –Viver em santidade é não voltarmos à velha vida (v.14)
- Quantos aqui se lembram de sua velha vida antes de aceitar a Jesus? Creio que quando uma pessoa aceita a Jesus há uma mudança como do óleo para água, da água para o vinho, é o ato de abandonarmos a velha natureza caída em Adão e assumirmos a nova vida em abundância em Cristo Jesus (João 10:10). Pedro escreve palavras duras sobre a velha vida: “... paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”.
- Ignorância é uma palavra muito pesada e que tem o seguinte sentido: sf (lat ignorantia); estado de quem é ignorante; desconhecimento; falta de instrução; falta de saber; imperícia e incapacidade. Penso que ninguém goste de ser chamado de ignorante, mas é isso que Pedro afirma sobre quem volta à velha vida está voltando à ignorância espiritual.
- Lembra quando mentíamos, roubávamos, ofendíamos as pessoas por nada, julgávamos as pessoas, trapaceávamos, vivíamos uma vida sexual desregrada e outras coisas mais? São essas paixões que a Palavra nos exorta a não voltarmos a praticar (Efésios 4:25-30).
- Hoje somos filhos da obediência, filhos da graça como cantamos, somos filhos de Deus, que privilégio, que posição temos hoje! É preciso que olhemos para a nossa velha vida e não sintamos saudades, é preciso que não nos amoldemos às coisas que não agradam a Deus em nossa vida. Pois temos uma nova vida, a vida com Deus.
- Na palavra de Deus quem sente saudade da velha vida só tem a perder. Dois exemplos apenas. 1. A mulher de Ló (Gênesis 19:17 e 26). 2. E o povo de Israel na saída do Egito (Êxodo 16:3; 1 Coríntios 10:1; 5; 8-11). Então que possamos viver em santidade de vida sem voltarmos para a velha vida antes da conversão.
II –Viver em santidade é a firme decisão de andarmos nos passos de Jesus (vv.15-16)
- Ou somos ou não somos, ou estamos ou não estamos, ou andamos ou não andamos com Deus, pois não existe meio termo na caminhada com Deus. No v.15 há duas expressões interessantes: “segundo é santo aquele que vos chamou” e “tornai-vos santos também em todo vosso procedimento”.
- Se estamos aqui reunidos é porque fomos chamados por Jesus, você foi escolhido por Deus (João 15:16), assim como Deus escolheu em Cristo os apóstolos e todos os cristãos verdadeiros, ele chamou você para andar nos passos de Jesus. João Calvino disso algo: “a santidade, inocência, e assim toda e qualquer virtude que porventura exista no homem são frutos da eleição” (Efésios 1:4) - (Comentário de Efésios - p. 25).
- É duro isso que vou dizer, mas Deus nos chamou para vivermos em santidade, andarmos nos passos de Jesus, todas as horas e minutos de nosso dia. Não é apenas no domingo, não é apenas no encontro de célula em nossa casa, não é apenas quando o pastor chega em nossa casa. Temos que andar sempre nos passos de Jesus (Salmo 77:13; Colossenses 2:6).
- A expressão todo o vosso procedimento nos dá uma amplitude muito grande. Temos que rever nosso procedimento. Creio que a partir desse dia, precisamos nos perguntar: Jesus faria isso que estou fazendo? Não devemos nos esquecer: “Sede santos, porque eu sou santo”. Há muitos pastores que deveriam fazer esta pergunta, há muitos oficiais (presbíteros e diáconos), há muitos crentes que deveriam rever suas posturas. Ser santo é a firme decisão de andar nos passos de Jesus (Gálatas 2:20).
III – Viver em santidade é uma resposta ao amor de Deus ( vv.18-20)
- Enquanto preparava este sermão fiquei pensando, o que leva uma pessoa a abrir mão dos prazeres transitórios desta vida, de tudo aquilo que o mundo nos oferece, para viver uma vida em santidade diante de Deus? A resposta com toda certeza é o impacto de sermos amados por Deus, dele ter entregado o que tinha de mais precioso, a sua vida por nós pecadores.
- O amor de Deus nos constrange (no bom sentido) a vivermos em santidade. No livro Palavras Chaves da Fé Cristã encontrei uma definição interessante à cerca de santidade e sua relação com o amor. “É que o amor demanda afeição exclusiva (Exemplo do marido e mulher). Quando Deus diz a seu povo que o quer santificado, significa desejar que esse povo faça distinção entre ele, Deus, e o resto que há no mundo” p.93.
- Quando estamos celebrando o sacramento da eucaristia, a Ceia do Senhor, é preciso que olhemos para os elementos (Pão e Vinho) e nos lembremos de que o que Jesus fez é mais precioso do que prata e ouro, e tudo ele fez por amor, para vivermos em santidade de vida (João 17:19) e buscarmos a santificação de todas as áreas de nossa vida (Hebreus 2:11; 9:13-14; 10:10; 13:12), pois sem a santificação, sem viver em santidade, ninguém verá ao Senhor (Hebreus 12:14).
Conclusão
- É fácil viver em santidade? Se contarmos com a graça de Deus e obedecermos a sua Palavra, creio que podemos iniciar um processo de santificação em nossas vidas. Neste novo ano estamos desafiando a igreja a nos santificarmos para Deus, pois ele é santo e requer isso de seu povo. Se você já está vivendo em santidade, glória a Deus, mas se você precisa santificar sua vida a Deus, faça isso hoje, sem demora, pois é o que está no coração de Deus.
- Que Deus nos abençoe e nos ajude a vivermos em santidade. Em nome de Jesus, Amém!
Pr. Gilbean Ferraz