terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PRIMEIRA MENSAGEM DE 2011. LEIA COM ATENÇÃO!!!

 SEGUIDORES DO REI JESUS!

Texto: Apocalipse 5:9-10 – 2ª IPI de S. J. Do Rio Preto – 22h30 – 31.12.2010

 
Introdução

9 Eles cantavam esta nova canção: “Tu és digno de pegar o livro e de quebrar os selos. Pois foste morto na cruz e, por meio da tua morte, compraste para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, nações e raças. 10 Tu fizeste com que essas pessoas fossem um reino de sacerdotes que servem ao nosso Deus; e elas governarão o mundo inteiro.”

- Ter uma direção de vida é fundamental. No passado os navegadores por exemplo tinham a bussola, equipamento que os guiavam em alto mar, pois dava a condição de se situar. Constantemente em minhas andanças faço uso do meu GPS, que me conduz até o caminho traçado no início da viagem. Na verdade todo crente tem que ter um GPS como padrão de vida: Guiado Pelo Senhor.

- A Bíblia diz sobre ela mesma: Lampada para os meus pés é a tua palavra (Salmo 119:105). É através dela que encontramos direção de vida e orientação espiritual. E a palavra que nos foi confiada por Deus para 2011 é: Seguidores do Rei Jesus. Pois em Apocalipse 5:9-10 temos o registro dessas pessoas que estão adorando a Deus. Na revelação de João, o Cordeiro (Jesus Cristo) está sendo adorado pelos 4 seres viventes e 24 anciãos, e eles dizem que ele é digno pois através de sua morte ele comprou seguidores fiéis, os quais ele constitui sacerdotes que governarão.

- Algumas perguntas precisam ser feitas nesta noite. Será que estamos seguindo Jesus Cristo? Pois a Bíblia diz que ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). Ele está no trono do nosso coração? Sua vida se encontra entre aqueles que foram comprados pelo Cordeiro de Deus? É o que vamos descobrir a partir de hoje.

Com base em Apocalipse 5:9-10 queremos afirmar três coisas fundamentais:

 
1. SOMOS SEGUIDORES DAQUELE
QUE É DIGNO DE SER ADORADO

- Algumas pessoas sentem dificuldades em ler o livro do Apocalipse pois é um livro cheio de mistérios, profecias, simbologias, das quais precisamos da graça de Deus para entender e também das ferramentas da história daquele tempo. Mas a principal mensagem desse livro da Bíblia é algo muito simples: Só Deus é digno em Jesus Cristo de receber a nossa adoração.

- No v.9 vemos uma cena de adoração, onde seres celestiais reconhecem que Jesus Cristo é digno de toda nossa adoração, pois ele é Deus. Quem se propoem a seguir a Jesus através do batismo e profissão de fé precisa entender que sua vida agora é para adoração daquele que é digno.

- Confesso que em muitos momentos não consegui adorar a Deus em 2010, mas peço a graça de Deus para fazer isso em 2011, pois seguimos e servimos ao Senhor Jesus Cristo. Existem muitas passagens da Bíblia que evocam isso na vida do povo de Deus e em especial no livro dos Salmos.

- E por que o Senhor é digno de ser adorado? Vejamos o que diz o Salmo 24:1-10: 1 Salmo de Davi. Ao SENHOR Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele. 2 O SENHOR construiu a terra sobre os mares e pôs os seus alicerces nas profundezas do oceano. 3 Quem tem o direito de subir o monte do SENHOR? Quem pode ficar no seu santo Templo? 4 Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas. 5 O SENHOR Deus o abençoará, o salvará e o declarará inocente no julgamento. 6 São assim as pessoas que adoram o SENHOR, que prestam culto ao Deus de Jacó. 7 Abram bem os portões, abram os portões antigos, e entrará o Rei da glória. 8 Quem é esse Rei da glória? É Deus, o SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso na batalha. 9 Abram bem os portões, abram os portões antigos, e entrará o Rei da glória. 10 Quem é esse Rei da glória? É Deus, o SENHOR Todo-Poderoso; ele é o Rei da glória.

- Não adoramos a uma invenção, uma fantasia, uma doutrina, mas sim ao Deus que tudo lhe pertence, ao Deus que fez todas as coisas, que abençoa quem lhe serve, ao rei da glória que é forte e poderoso.

- Por isso que em 2011 possamos adorar mais a Deus, oferecer a ele a nossa adoração sincera e verdadeira. Que possamos cantar com nossos lábios e exaltar a Cristo com nossa vida, tornando prático em nós o Salmo 96:1-9 e 1 Coríntios 10:31. E ao fazermos dessa maneira, faremos porque ele é digno.

 
2. SOMOS SEGUIDORES DAQUELE
QUE PAGOU UM PREÇO ALTISSIMO

- Fico pensando se realmente cremos que Jesus Cristo pagou um alto preço por nós no calvário. Os quatro seres viventes reconhecem que Jesus Cristo foi morto na cruz, que ele pagou o preço, que ele se sacrificou por nós. Você tem vivido em gratidão e compromisso ao preço que Jesus pagou?

- Hoje as pessoas seguem artistas, atletas, atores, políticos, fazem tudo por essas pessoas, peregrinam, choram, gastam dinheiro. Basta ver o que acontece quando o fenomeno Justin Bieber aparece em público. Basta ver as multidões que correm, posam ao relento para comprar ingressos, tatuam seus corpos e gastam sua vida por pessoas que nada fizeram por elas.

- Quem realmente pagou um preço altissimo por você foi Jesus Cristo. Ele sofreu, chorou, sentiu dor, foi abandonado pelos seus, enfrentou violência fisica tudo para nos possibilitar a vida eterna e a possibildiade de vivermos mais perto de Deus por ocasião de sua morte e ressurreição.

- Em Isaías 53 há um relato muito interessante e real do que Jesus Cristo enfrentou pela humanidade: 3 Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos. 4 “No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo. 5 Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. 6 Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. 7“Ele foi maltratado, mas agüentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã.

- É por isso que ele comprou para si pessoas de todo o mundo. Pois ao derredor do planeta Deus está levantando uma geração de pessoas que reconhecem o valor desse sacrifício, que consagram suas vidas ao Senhor e em gratidão ao seu sacrificio vivem para ele e traduzem em atitudes Romanos 11:36. Em 2011 queremos uma Igreja que valorize esse sacrificio, que corresponda a esse chamado de sangue. Que vivamos para seguir a quem se deu por nós quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:6-11).

3. SOMOS SEGUIDORES DAQUELE
QUE MUDOU NOSSA VIDA

- No v.10 encontramos uma boa noticia. Quem segue a Jesus é alguém que foi transformado. Somos chamados de sacerdotes (Apocalipse 1:6). Se analisarmos o Antigo Testamento vamos descobrir que apenas pessoas consagradas, separadas e santificadas poderiam ser sacerdotes de Deus. Mas por que Deus nos constitui sacerdotes?

- Por que se alguém está em Cristo é uma nova pessoa (2 Coríntios 5:17). Seguimos a quem tem a capacidade de mudar a vida das pessoas. A 2ª IPI de Rio Preto pertence a quem tem a capacidade de transformar água em vinho, incrédulo em crente, pecador em santo, viciado em liberto.

- Mas existe um problema que precisa ser corrigido em nós. Que é o comodismo, que é acordarmos do perigo de coisas erradas se tornarem normais para os cristãos. Hoje é comum a pessoa vir para a Igreja e continuar na homossexualidade, promiscuidade, ser alcólatra e continuar no vício, ser fumante e continuar a dar as pitadas, ser mentiroso e continuar a mentir, ser caloteiro e continuar a enganar. Não estamos dezendo que essas pessoas não sejam pessoas de bem ou merecedoras de amor. Porém, ou sou ou não sou de Cristo, ou sigo essa fé ou não sigo. É importante que 2011 seja o ano da mudança em nossas vidas. É fundamental que tenhamos a consciência de verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.

- Será que somos as pessoas do Salmo 55:19? Pessoas que não querem mudar de vida. Como o jovem rico que após ser persuadido por Jesus a ter uma mudança radical, que é a proposta do Evangelho de Jesus Cristo, não conseguiu seguir Jesus (Mateus 19:16-22)? Penso que devemos tomar a decisão de Zaqueu (Lucas 19:1-10) que realmente mudou de vida e se tornou um discípulo de Jesus.

- Seguir Jesus não é uma aventura descomprometida. Não é seguir como as multidões que queriam apenas uma bênção ou milagre (Mateus 8:1). O seguir que estamos propondo é o do discipulado (Marcos 8:34-38), do carregar sua cruz, do não viver mais para si mesmo, mas sim viver para Deus.

- Deixe em 2010 tudo aquilo que lhe impedia de seguir a Jesus. Tenha fé que ele está liberando seu perdão e restauração. Abra seu coração e deixe Deus mudar sua vida por completo para que em 2011 você possa testemunhar sua mudança de vida. E como Igreja possamos governar sobre a terra, já vivenciando aquilo que será na glória, a realização completa do reino de Deus. Tenho certeza que com muita oração, fé e vida em células vamos viver essa transformação de vida.



Conclusão

- Que Deus nos abençoe e ajude a vivermos assim. Que quando falarem da 2ª IPI de Rio Preto e de toda Igreja que tiver esta convicção e consciência, que possam todos dizer: É a Igreja dos seguidores do Rei Jesus. Amém.
Escrito em São José do Rio Preto, 30 de dezembro de 2010. Pr. Gilbean Ferraz