A EXPERIÊNCIA DE ISAÍAS COM DEUS!
Texto: Isaías 62:1 – Mensagem 3 – Isaías 6:1-8
Introdução
- Ler o livro de Isaías é se deparar com a história de uma pessoa que teve uma experiência com Deus. O que percebo por toda Bíblia nas leituras que já fiz, estudos e meditações, que todos os homens e mulheres que foram usados por Deus e não se calaram diante das injustiças, pecados, desigualdades, mazelas, foi porque antes tiveram sua experiência com Deus.
- Existe uma problemática hoje nas Igrejas. As pessoas que estão aderindo a Igreja em sua maioria não experimentam sua experiência com Deus. Muitos professam sua fé apenas para cumprir mais uma etapa da vida. Falta experiência com Deus, falta encontro com o Criador, falta tocar as vestes de Jesus, de ouvi-lo, de percebê-lo, e até de senti-lo em sua vida.
- Quem tem experiência tem autoridade para falar, para corrigir e orientar alguém. Quando estou utilizando meu computador, não peço ajuda para alguém que apenas sabe ligar e desligar como eu. Recorro a quem realmente tem experiência. A experiência é decorrente de caminhada, de encontros, de rotina, de momentos vividos ao longo de uma existência. Isaías teve uma experiência com Deus. Por isso ele pregava para os reis, por isso ele exortava o povo, por isso ele escreveu tantas profecias, por isso que seu livro está entre os livros inspirados e que forma a Bíblia Sagrada, porque ele teve sua experiência com Deus.
- Existe uma problemática hoje nas Igrejas. As pessoas que estão aderindo a Igreja em sua maioria não experimentam sua experiência com Deus. Muitos professam sua fé apenas para cumprir mais uma etapa da vida. Falta experiência com Deus, falta encontro com o Criador, falta tocar as vestes de Jesus, de ouvi-lo, de percebê-lo, e até de senti-lo em sua vida.
- O que a experiência de Isaías pode nos ajudar?
I – NOSSA VIDA PRECISA DE UM ENCONTRO REVELADOR COM DEUS
- Não sabemos muitas coisas sobre Isaías. Quero fazer uso das informações disponibilizadas na Bíblia Shedd, na introdução deste livro. O que está a nosso dispor é que ele era filho de Amoz, que viveu nos dias do Rei Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias reis de Judá. Parece que Isaías era de uma família prospera e respeitada, tinha relacionamento com a família real. Mas a informação mais importante é que ele teve um encontro revelador que mudou e o vocacionou.
- Em Isaías 6:1 ele relata que viu o Senhor. Ele teve uma visão, algo muito presente nos relatos da Bíblia. Visão tem o sentido de revelação. A experiência de Isaías com Deus o faz perceber algumas verdades.
- Quando temos um encontro revelador reconhecemos que Deus é o grande rei e governante de todas as coisas (v.1). A visão de Isaías é muito parecida com a de João no livro do Apocalipse em Apocalipse 4:2-3. O que essas duas experiências nos ensinam? Que precisamos reconhecer o reinado de Deus. Que Ele é o governante do universo e quer ser das nossas vidas.
- Quando temos um encontro revelador aprendemos a adorar a Deus da maneira que ele merece (vv.2-3). Nessa visão, anjos serafins adoram a Deus. Demonstrando que Deus é santo e que sua presença se estende por toda terra. Isaías vê como se adora no céus. Muito similar a Apocalipse 4:9-11 quando os 4 seres viventes e os 24 anciãos adoram a Deus. Não sabemos adorar a Deus, é para que possamos servi-lo da maneira que o agrada temos que aprender a adorá-lo.
- Hoje Deus quer se revelar a você de uma forma real, pessoal e intensa. É essa experiência que temos que almejar em nossa vida. Pois nenhuma experiência pode ser mais intensa e profunda do que ver e perceber a glória de Deus.
II – PRECISAMOS RECONHECER NOSSOS ERROS E CRER NO PERDÃO
- Geralmente em nossas Igrejas temos uma liturgia que sempre é incluído o momento de confissão. Mas sinceramente, foram poucas as vezes que nesse momento me arrependi de verdade. Os grandes arrependimentos que experimentei foi diante do Senhor em meu quarto, prostrado e entregue em suas mãos.
- Na leitura do texto bíblico ninguém condenou a Isaías. Não vi nenhuma expressão que desse a entender que na experiência que ele teve com Deus, houve alguma manifestação divina dizendo que ele era um pecador.
- Mas no v.5 o próprio Isaías reconhece que é um grande pecador, que todo o seu povo está em pecado. Sabe o que aconteceu? A presença de Deus por si nos constrange, nos coloca em uma posição de consciência de quem somos e como está nossa vida.
- O problema em si não é pecar. Pois em Romanos 3:23 diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Em João 8:1-11 Jesus disse que se alguém não tivesse pecado poderia apedrejar a mulher pega em adultério. Ninguém a apedrejou, pois, todos temos nossas falhas e precisamos ser aperfeiçoados por Cristo. O problema é não reconhecermos nossos erros, que significa arrependimento sincero. E conseqüentemente sermos perdoados por Deus.
- A experiência de Isaías nos ensina que quem se arrepende e que reconhece sua conduta recebe a graça de ser perdoado por Deus com aconteceu com Isaias. Isso é um princípio de Deus que encontramos em sua Palavra (1 João 1:9).
III – DEUS ESTÁ PRECISANDO DE PESSOAS DISPOSTAS A TUDO
- Uma verdade que precisa ser ressaltado é que Deus é alto suficiente, onipotente, poderoso, glorioso e que ele não precisa de ninguém para ser Deus, mas ele nos chama para cuidarmos de sua obra aqui na terra. Sabe aquela profissão que talvez seja a do seu pai: representante. Isaías estava recebendo o chamado para ser representante de Deus (vv.8).
- Tudo o que os apóstolos fizeram, os missionários, pastores só terá válido a pena se todos nós nos dermos conta de que Deus está nos chamando para ser um representante dele aqui na terra.
- Temos que estar dispostos, temos que nos colocar nas mãos de Deus como Isaias, dizendo: Eis-me aqui, envia-me (v.8). Vejo nessa declaração alguém disposto a tudo. A querer ser enviado por Deus, a ser usado por ele, a falar o que é da vontade de Deus.
- Nossa Igreja tem sonhado com o crescimento através do Projeto Semeando, que é expectativa de experimentarmos um grande crescimento nesta década. O projeto Semeando precisa de você. Com todo respeito aos idosos e adultos, mas são os jovens da Igreja que precisam estar dispostos a tudo por Jesus.
- Criticamos os pentecostais, as seitas dos mórmons e testemunhas de Jeová, consideramos um horror aquilo que jovens mulçumanos fazem pelo seu deus, mas a verdade é que eu e você não temos a mesma disposição. Que eu e você estamos tão preocupados com nossa vida que esquecemos que existe alguém que nos criou esperando que o correspondamos. Temos que acordar para a verdade bíblica que somos representantes de Cristo aqui na terra. Para compreendermos bem esse ensino temos que ler 2 Coríntios 5:20-21).
Conclusão
- A experiência de Isaías é muito significativa. Que possamos olhar para ela e neste dia buscarmos a nossa experiência com Deus. Em nome de Jesus, Amém.
Sermão escrito em São José do Rio Preto, 12 de fevereiro de 2010. Pr. Gilbean Ferraz